UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

BIOGEOGRAFIA DO CERRADO

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

IGUFU39015

Período/Série:

8º período - Bacharelado

Turma:

G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

(   )

Optativa:

( X )

Professor(A):

VINÍCIUS DE LIMA DANTAS

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário da disciplina:

Turma G: Terça-feira das 19 h às 22:30 h

 

EMENTA

Conceito de Cerrado e sua relação com outros tipos de vegetação. Distribuição do Cerrado e sua relação com clima, geologia, geomorfologia, solos e regimes de distúrbio. Origem do Cerrado. Fisionomias, formas de vida, flora e fauna do Cerrado e seus determinantes. Técnicas de Levantamento da Vegetação do Cerrado. Histórico da ocupação e uso antrópico na região, e suas associações com os processos de degradação nos diferentes ambientes.

 

JUSTIFICATIVA

A disciplina visa a compreensão a heterogeneidade do Cerrado, suas variações, suas relações com outras vegetações e os determinantes físicos e bióticos de sua distribuição, origem, diversidade e manutenção, no contexto global e regional. Para tal, estudaremos os fatores limitantes à distribuição da vida em seus ambientes, de suas fisionomias e as ameaças a sua conservação, e de suas relações com a sociedade. Iremos, também, por meio de atividades práticas, ter contato com metodologias usadas para descrever e estudar o cerrado, bem como vivenciar os aspectos discutidos em aulas teóricas no campo.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  1. Caracterizar geograficamente o Domínio dos Cerrados no Brasil quanto às suas dimensões, geologia, geomorfologia, clima, solo, cobertura vegetal, flora e fauna, bem como os mecanismos que os relacionam;

  2. Discutir a ocupação dos cerrados, conservação e a sua degradação ambiental.

  3. Conhecer as técnicas de estudo da vegetação do cerrado.

Objetivos Específicos:

  1. Caracterizar o Domínio dos Cerrados quanto ao os aspectos físicos e bióticos, bem com entender sua dinâmica ao longo do tempo ecológico e geológico;

  2. Discutir os determinantes da distribuição, origem, manutenção e heterogeneidade fisionômica e biológica dos Cerrados;

  3. Entender as adaptações das espécies do Cerrado para lidar com o ambiente físico;

  4. Entender a relação do Cerrado com o Bioma das Savanas, destacando as semelhanças fisionômicas e as diferenças na ocupação pelas diferentes espécies animais e vegetais, inclusive, o homem;

  5. Perceber as variações nos diferentes ambientes dos cerrados, desde os campos abertos até o cerrado (sensu stricto), cerradão e veredas, e como a vida se estrutura em cada um desses ambientes.

  6. Discutir aspectos relacionados a conservação dos Cerrados.

PROGRAMA

Conteúdos Teóricos

1. Introdução

1.1. Definições e esquemas de regionalização;

1.2. Relação com outros tipos de vegetação;

1.3. Localização e extensão;

 

2. Ambiente Físico

2.1. Clima;

2.2. Geomorfologia;

2.3. Solos do cerrado;

2.4. O fator fogo

 

3. Geologia, origem do cerrado e mudanças paleoclimáticas;

 

4. Meio biótico.

4.1. Fitofisionomias e seus determinantes;

4.2. Formas de crescimento vegetal e suas adaptações ao meio;

4.3. Flora;

4.4. Fauna.

 

5. Técnicas de Estudo da Vegetação

 

6. Conservação do Cerrado

 

7. Tópicos em Biogeografia do Cerrado (temas relacionados à disciplina selecionados pelos alunos para apresentação de seminário)

 

Conteúdos Práticos

8. Identificação de Fitofisionomias e observação da flora do Cerrado (Aula de Campo: identificação de fitofisionomias e observação da flora do Cerrado na Reserva Ecológica do Panga)

 

9. Observação e Interpretação da Paisagem no Cerrado (Aula de Campo: interpretação da paisagem na Serra da Canastra: flora, vegetação, fauna, solos e relevo)*

 

10. Conhecendo a avifauna do Cerrado (Aula de Campo: observação de aves do Cerrado e de técnicas de levantamento de avifauna no Parque Estadual do Pau Furado)

 

11. Dados e mapas no R

 

* Esse conteúdo poderá ser substituído por práticas em visualização, manejo e análise de dados usando o programa R, caso trabalho de campo na Serra da Canastra não seja aprovado.

 

 

TRABALHO DE CAMPO: (x) SIM* ( ) NÃO

 

METODOLOGIA

O conteúdo teórico da disciplina será desenvolvido por meio de aulas expositivas dialogadas, embasadas em leitura prévia de textos, com uso de material audiovisual (data-show). Após cada aula teórica, o aluno deverá responder um questionário (Estudo Dirigido) que deverá ser entregue ao docente antes da aula seguinte. As aulas práticas serão as aulas de campo, após as quais deverá ser entregue relatório de atividades. Estão previstas três aulas de campo, duas na Reserva Ecológica do Panga, em Uberlândia, com duração de um período, e uma no Parque Nacional da Serra da Canastra (duração de três 3 dias). Caso o trabalho de campo para a Serra da Canastra não seja aprovado, trabalharemos o conteúdo prático no programa R, em aulas realizadas em laboratório de informática da universidade, por meio de tutoriais disponibilizados pelo docente.

 

AVALIAÇÃO

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Estudos Dirigidos

Após Aulas Teóricas

50

Relatórios de Campo

Após Aulas de Campo

20

Apresentação de Seminários

A definir

30

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Prova Teórica Substitutiva

23/04/2024

100

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

AB’SABER, Aziz N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. Cotia: Ateliê, 2003.

FERRI, Mário G. Vegetação brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1980.

SANO, S. M. et al. Cerrado: ecologia e flora. Brasília: Embrapa, 2008. 2 v.

 

Complementar

CAIN, M. L.; BOWMAN, W. D.; HACKER, S. D. Ecologia. Porto alegre: Artmed, 2011.

COUTINHO,LEOPOLDO M. O conceito de bioma. Acta bot. Bras. 20:13-23, 2006.

COUTINHO, LEOPOLDO M. O. Biomas brasileiros. Oficina de textos. 2019. 128 p.

DANTAS, V. L. et al. Disturbance maintains alternative biome states. Ecology Letters, 19: 12–19, 2016

DANTAS, V.L. & PAUSAS, J.G. The legacy of the extinct Neotropical megafauna on plants and biomes. Nature
Communications, 13, 129, 2022.

FELFILI, J. M. Fitossociologia no Brasil: métodos e estudos de casos. Viçosa: UFV, 2015. v. 1.

GOTTSBERGER, Gerhard; SILBERBAUER-GOTTSBERGER, Ilse. Life in the Cerrado: a south american tropical seasonal ecosystem: origin, structure and Plant Use. Ulm: Reta Verlag, 2006. v. 1.

OLIVEIRA, P.S. & MARQUIS, R.J. The Cerrados of Brazil: Ecology and Natural History of a Neotropical Savanna. Columbia
University Press, 2002.

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024

 


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Documento assinado eletronicamente por Vinicius de Lima Dantas, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/01/2024, às 11:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015457