UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA OITAVA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E UM, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA OITAVA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E UM, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos vinte e um dias do mês de outubro de dois mil e vinte e um, às 14h00min, teve início a oitava reunião ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/elton-da-silva-negreto, sob a presidência do Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira, Presidente do Conselho do Instituto de Geografia, com a presença dos seguintes conselheiros: Ângela Suélem Rocha Veloso, Antonio Marcos Machado de Oliveira, Cláudia de Sousa Rodrigues, Cláudio Antonio Di Mauro, Dênis Sebastião Ramos Firmino, Elton da Silva Negreto, Fernando Luiz de Paula Santil, Filipe Goulart Lima, Gabriel do Nascimento Guimarães, Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, João Vitor Meza Bravo, Paulo Cezar Mendes, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, Sérgio Luis Miranda, Vivianne Peixoto da Silva, e William Rodrigues Ferreira. Justificaram a ausência os conselheiros: Antônio Carlos Freire Sampaio. O professor Boscolli recepcionou os conselheiros e servidores do IGUFU e, em seguida, submeteu à votação a aprovação de duas solicitações de inclusão de ponto de pauta a serem tratadas, respectivamente, nos itens 3.17, 3.18, a saber: - Solicitação de anuência do Instituto de Geografia para a manutenção dos auxílios de transporte e alimentação durante o recesso escolar e/ou férias, para os discentes que irão desenvolver atividades acadêmicas presenciais. Processo: 23117.038423/2021-23. Solicitação de anuência para descentralizar as coordenações de Geologia e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica a atribuição de nomearem comissão interna, para apresentar perfis de vagas para docentes ao Colegiado e ao Conselho. Após votadas, as duas solicitações foram aprovadas por unanimidade. Em seguida, passou-se à discussão e aprovação de: 1.1) Ata da 7ª Ordinária/2021 do Conselho do IGUFU, de 26 de agosto de 2021. Protocolo SEI: (3059255). O professor Boscolli abriu espaço para as considerações e, não havendo, colocou em votação a aprovação da Ata, obtendo-se 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 1.2) Ata da 7ª Extraordinária/2021 do Conselho do IGUFU, de 9 de setembro de 2021. Protocolo SEI: (3101649). O professor Boscolli abriu espaço para as considerações e, não havendo, colocou em votação a aprovação da Ata, obtendo-se 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 2.1) Informes da Direção do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Não houve informes. 2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. Não houve informes. 2.5) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Não houve informes. 2.6) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.8) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Não houve informes. 2.9) Informes da Coordenação de Extensão. Não houve informes 2.10) Informes dos Laboratórios do IG. Não houve informes.  2.11) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não houve informes. 2.12) Informes do representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação. Não houve informes.  2.13) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. Não houve informes. ORDEM DO DIA: 3.1) Processo  23117.060042/2021-21. Apreciação e aprovação das disciplinas a serem ofertadas pelo IGUFU no semestre letivo 2021/1, em cursos ofertados por outras Unidades Acadêmicas. O professor Boscolli fez a apresentação da Planilha (3118694) contendo as disciplinas para as quais docentes lotados no IGUFU ministram aulas em cursos ofertados por outras unidades acadêmicas. Em seguida, a planilha foi submetida à votação para aprovação por parte do Conselho do IGUFU e aprovada por unanimidade, com 16 votos favoráveis. 3.2) Processo 23117.067604/2021-67. Apreciação e aprovação das disciplinas a serem ofertadas no Curso de Graduação em Geografia, no semestre letivo 2021/1. O professor Antonio Marcos fez a apresentação da Planilha (3121597) contendo relacionadas as disciplinas a serem ofertadas nos cursos de graduação em Geografia do IGUFU. Em seguida, a planilha foi submetida à votação para aprovação por parte do Conselho do IGUFU e aprovada por unanimidade, com 17 votos favoráveis. 3.3) Processo 23117.067604/2021-67. Apreciação e aprovação das disciplinas a serem ofertadas no Curso de Graduação em Saúde Coletiva, no semestre letivo 2021/1. A professora Vivianne fez a apresentação da Planilha (3118534) contendo relacionadas as disciplinas a serem ofertadas no Curso de Graduação em Saúde Coletiva do IGUFU. Em seguida, a planilha foi submetida à votação para aprovação por parte do Conselho do IGUFU e aprovada por unanimidade, com 18 votos favoráveis. 3.4) Processo 23117.067604/2021-67. Apreciação e aprovação das disciplinas a serem ofertadas no Curso de Graduação em Geologia, no semestre letivo 2021/1. O professor Filipe fez a apresentação da Planilha (3118515) contendo relacionadas as disciplinas a serem ofertadas no Curso de Graduação em Geologia do IGUFU. Em seguida, a planilha foi submetida à votação para aprovação por parte do Conselho do IGUFU e aprovada por unanimidade, com 17 votos favoráveis.3.5) Processo 23117.067604/2021-67. Apreciação e aprovação das disciplinas a serem ofertadas no Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, no semestre letivo 2021/1. O professor Fernando  fez a apresentação da Planilha (3120756) contendo relacionadas as disciplinas a serem ofertadas no Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica do IGUFU. Em seguida, a planilha foi submetida à votação para aprovação por parte do Conselho do IGUFU e aprovada por unanimidade, com 16 votos favoráveis. 3.6) Processo 23117.067604/2021-67. Apreciação e aprovação das disciplinas a serem ofertadas no Programa de Pós-graduação em Geografia, no semestre letivo 2021/1​. A professora Gelze fez a apresentação da Planilha (3118576) contendo relacionadas as disciplinas a serem ofertadas no Programa de Pós-graduação em Geografia do IGUFU. Em seguida, a planilha foi submetida à votação para aprovação por parte do Conselho do IGUFU e aprovada por unanimidade, com 14 votos favoráveis.  3.7) Processo 23117.067604/2021-67. Apreciação e aprovação das disciplinas a serem ofertadas no Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, no semestre letivo 2021/1. O professor Paulo Cezar fez a apresentação da Planilha (3118576) contendo relacionadas as disciplinas a serem ofertadas no Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do IGUFU. Em seguida, a planilha foi submetida à votação para aprovação por parte do Conselho do IGUFU e aprovada por unanimidade, com 16 votos favoráveis. 3.8) Processo 23117.067544/2021-82. Solicitação do docente Gabriel do Nascimento Guimarães, de anuência por parte do Conselho do IGUFU, para ministrar a disciplina Cartografia e Sistemas de Posicionamento por Satélites em Programa de Pós Graduação da FAZU, num total de 16 horas e com remuneração de R$ 1.000,00. O professor Boscolli submeteu à votação a solicitação do professor Gabriel, a qual foi aprovada com 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 3.9) Processo 23117.063964/2021-90, com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 3 para Nível 4, da Classe de Professor Associado, referente ao período de 16 de outubro de 2019 a 15 de outubro de 2021, da Profª.  Maria Beatriz Junqueira Bernardes, lotada no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente​. O professor Sérgio Miranda, presidente da comissão permanente, fez a leitura do Parecer (3118702), o qual em seguida foi submetido à votação, sendo aprovado por unanimidade, com 16 votos favoráveis. 3.10) Processo 23117.058293/2021-45,  com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 2 para Nível 3, da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 03 de outubro de 2019 a 03 de outubro de 2021, do Prof. Matheus Fonseca Durães, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio Miranda, presidente da comissão permanente, fez a leitura do Parecer (3118710), o qual em seguida foi submetido à votação, sendo aprovado por unanimidade, com 16 votos favoráveis. 3.11) Apresentação da Comissão que estuda a viabilidade da criação de Programa de Pós-graduação em Geociências. O professor Vinícius Rofatto, presidente da comissão, fez a apresentação dos levantamentos feitos pela Comissão, conforme documentos em anexo ao processo. Não houve apreciação acerca do item.12) Recomposição da Comissão de Estudo para Readequação/Reestruturação do Espaço Físico do Instituto de Geografia. O professor Boscolli apresentou a sugestão dos nomes  dos docentes a serem nomeados para a Comissão de Estudo para Readequação e Reestruturação do Espaço Físico do IGUFU, a saber: Jean Ezequiel Limongi (presidente), Sérgio, Jorge, Pedro e Emerson. Em seguida, os nomes foram submetidos à aprovação do Conselho do IGUFU, obtendo-se 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e duas abstenções. 3.13) Processo 23117.061438/2021-95. Homologação dos Resultados das Eleições do Instituto de Geografia. O professor Pedro fez a leitura da Ata de Apuração com os resultados da consulta à Comunidade Acadêmica do IGUFU. Em seguida, a Ata (3106560) foi submetida à aprovação por parte do Conselho do IGUFU, sendo aprovada com 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.14 )Processo 23117.062614/2021-14. Nomeação de parecerista para relatoria do Plano de Extensão do Instituto de Geografia. O professor Boscolli apresentou como sugestão o nome do professor Mirlei Fachini. Em seguida, abriu espaço às considerações por parte do Conselho do IGUFU e, não havendo, submeteu o nome do professor Mirlei à votação para aprovação, o qual foi aprovado por unanimidade, com 16 votos favoráveis. 3.15) Apreciação da proposta de trabalho para construção do Plano de Qualificação da Unidade Acadêmica. O professor Boscolli propôs ao Conselho conceder anuência para que durante a formulação do Plano de Qualificação do IGUFU, o documento possa ser apresentado primeiramente aos servidores da Unidade Acadêmica, a fim de oportunizar a participação e recebimento de contribuições e, em seguida, trazer a proposta para  

apreciação do Conselho. Em seguida, abriu espaço às considerações e, não havendo, submeteu o item à votação, o qual foi aprovado por unanimidade, com 15 votos favoráveis. 3.16) Constituição de comissão para propor norma complementar acerca de procedimentos, critérios de avaliação e formas de comprovação, que possam subsidiar as comissões avaliadoras em processos de remoção e redistribuição de docentes para o Instituto de Geografia. O professor Boscolli propôs ao Conselho do IGUFU a criação de uma Comissão para propor norma complementar acerca de procedimentos, critérios de avaliação e formas de comprovação, que possam subsidiar as comissões avaliadoras em processos de remoção e redistribuição de docentes para o Instituto de Geografia. O professor Boscolli apresentou a sugestão dos nomes  dos docentes a serem nomeados para a Comissão: Boscolli (presidente), Antônio Marcos e Filipe.  Em seguida, o item foi colocado em votação e aprovado com 11 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 03 abstenções. 3.17) Solicitação de anuência do Instituto de Geografia para a manutenção dos auxílios de transporte e alimentação durante o recesso escolar e/ou férias, para os discentes que irão desenvolver atividades acadêmicas presenciais. O professor submeteu ao Conselho a solicitação em questão que, colocada em votação, foi aprovada por unanimidade, com 14 votos favoráveis. 3.18) Processo: 23117.038423/2021-23. Solicitação de anuência para descentralizar às coordenações de Geologia e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica a atribuição de nomearem comissão interna, para apresentar perfis de vagas para docentes ao Colegiado e ao Conselho. O professor Boscolli solicitou anuência por parte do Conselho do IGUFU para descentralizar às coordenações de Geologia e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica a atribuição de nomearem comissão interna, para apresentar perfis de vagas para docentes ao Colegiado e ao Conselho. Colocada em votação, a proposta foi aprovada por unanimidade, com 15 votos favoráveis. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a sessão e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Secretário do Instituto de Geografia, designado pela Portaria Reito nº 1596/2019, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 21 de outubro de 2021.

1.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

Presente

2.

Ana Paula Dechen

Representante dos Discentes da Graduação - Início em 11/08/2021

Ausente

3.

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante dos Docentes - Reeleita em 11/06/2021

Presente

4.

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Graduação em Geografia - Reeleito em 06/07/2021

Presente

5.

Antônio Carlos Freire Sampaio

Representante dos Docentes - Eleito em 11/06/2021

Ausência Justificada

6.

Cláudia de Sousa Rodrigues

Representante dos Discentes da Pós-Graduação

Presente

7.

Cláudio Antonio Di Mauro

Representante dos Docentes - Reeleito em 11/06/2021

Presente

8.

Dênis Sebastião Ramos Firmino

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

9.

Elton da Silva Negreto

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

10.

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2019

Presente

11.

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Reeleito em 11/06/2021

Presente

12.

Gabriel do Nascimento Guimarães

Representante dos Docentes - Eleito em 27/09/2019

Presente

13.

Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 19/06/2021

Presente

14.

João Vitor Meza Bravo 

Representante dos Docentes - Reeleito em  11/06/2021

Presente

15.

Paulo Cezar Mendes

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Eleito em 11/06/2021

Presente

16.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante dos Laboratórios - Eleito em 27/06/2021

Presente

17.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante dos Docentes -Reeleito em  11/06/2021

Presente

18.

Sérgio Luís Miranda

Representante dos Docentes - Eleito em 27/06/2021

Presente

19.

Vivianne Peixoto da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Eleita em 12/07/2021

Presente

20.

William Rodrigues Ferreira

Representante dos Docentes - Reeleito em 28/11/2019

Presente

 


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Marcos Machado de Oliveira, Conselheiro(a), em 09/12/2021, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Conselheiro(a), em 09/12/2021, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por João Vitor Meza Bravo, Conselheiro(a), em 09/12/2021, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Suelem Rocha Veloso, Conselheiro(a), em 09/12/2021, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.067604/2021-67 SEI nº 3119063