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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO: DIFUSÃO DO CONHECIMENTO GEOCIENTÍFICO II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA |
SIGLA: IGUFU |
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CH TOTAL TEÓRICA: 0 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 75 horas |
CH TOTAL: 75 horas |
OBJETIVOS
I - ampliar a interação dialógica dos estudantes com a sociedade em geral, por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social;
II - proporcionar formação cidadã aos estudantes, tornando-os agentes de transformação social;
III - gerar mudanças na instituição e nos diferentes setores da sociedade, a partir da construção, da aplicação e do compartilhamento de conhecimentos entre a universidade e a sociedade; e
IV - possibilitar a articulação do ensino/extensão/pesquisa ao processo pedagógico interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico e simbólico.
Ementa
As Atividades Curriculares de Extensão correspondem ao conjunto de atividades que são realizadas pelo estudante, articuladas com o ensino e a pesquisa, coordenadas por docente da UFU que envolvem diretamente as comunidades externas à Universidade. Podem ser realizadas a partir das seguintes modalidades:
I - programas;
II - projetos;
III - cursos e oficinas;
IV - eventos; e
V - prestação de serviços.
Todas as atividades devem ser devidamente registradas no Sistema de Informação de Extensão (SIEX).
PROGRAMA
O programa deste módulo do componente curricular Atividades Curriculares de Extensão consiste na troca de conhecimentos relacionados à disseminação do conhecimento geocientífico a membros da comunidade externa à Universidade em Monte Carmelo e cidades próximas. As atividades incluem elaboração de material educativo, preparação de palestras para alunos de escolas de Ensino Fundamental e Médio, visitas supervisionadas a laboratórios do curso de Geologia, e outras atividades relacionadas, elaboradas através de um planejamento supervisionado.
Por meio da divulgação das ações planejadas, a população local será estimulada a participar das atividades, fazendo com que os envolvidos se tornem potenciais agentes transformadores em relação à sustentabilidade do meio físico.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1. MASSARANI L., TURNEY J., MOREIRA, I. DE C. (Org.) Terra incógnita: a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro : Vieira Lent : UFRJ, Casa da Ciência : Ed. FIOCRUZ, 2005
2. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
3. GUIMARÃES, E. Produção e circulação do conhecimento. Campinas: Pontes, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1. BITAR, O. Y. Curso de geologia aplicada ao meio ambiente. São Paulo: Associação Brasileira de Geologia de Engenharia: Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Divisão de Geologia, 1995.
2. PORTO, C. DE M.; BROTAS, A. M. P.; BORTOLIERO, S. T. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2011.
3. SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
4. TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a terra. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
5. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
aprovação
Filipe Goulart Lima Coordenador do Curso de Graduação em Geologia |
Roberto Rosa Diretor do Instituto de Geografia |
Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Coordenador(a), em 16/04/2021, às 09:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por William Rodrigues Ferreira, Diretor(a) substituto(a), em 30/04/2021, às 10:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.009788/2021-41 | SEI nº 2577733 |