UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 2ª reunião Ordinária/2021 Do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS – GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS. Aos cinco dias do mês de março do ano dois mil e vinte e um, às 8 h, na Sala de reuniões virtuais do PPGAIG (Webex), teve início a 2ª reunião Ordinária do colegiado, sob a Presidência do Prof. Gilberto de Oliveira Mendes, estando presentes os professores Bruno Sérgio Vieira, Gabriel Mascarenhas Maciel, George Deroco Martins, Vanessa Andaló Mendes de Carvalho e o representante dos discentes José Tadeu Ferreira Lima. O presidente Prof. Gilberto de Oliveira Mendes inicia agradecendo a presença de todos e assim deu início a reunião conforme pauta de convocação. 1. Comunicações. Prof. Gilberto comunica que a bolsa CAPES, da qual o PPGAIG havia sido beneficiado, foi atribuída ao discente Samuel Tarso da Silva, seguindo os critérios do PPGAIG. 2. Ordem do dia.  2.1    Aprovação de Atas.  2.1.1 Ata da 1ª reunião ordinária, realizada dia 12/02/2021 (processo 23117.005859/2021-36).  Colocada em votação foi aprovada por unanimidade. 2.1.2    Ata da 1ª reunião Extraordinária realizada no dia 26/02/2021 (processo 23117.011839/2021-02). Colocada em votação foi aprovada por unanimidade. 2.2  Reorganização das atividades acadêmicas do discente Weldon Martins dos Santos, processo 23117.075339/2020-18. Prof. Gilberto expõe que, como ficou definido em reunião anterior, o discente e o orientador, Prof. Gabriel Guimarães do Nascimento, foram convidados para reunião com o colegiado e confirmaram presença, como está registrado no processo. Complementa que o discente havia encaminhado o Plano de Trabalho, motivo do processo, assim como o cronograma das demais atividades acadêmicas que ele deveria cumprir. Em seguida, o orientador foi convidado a entrar na sala de reunião. Prof. Gilberto agradece e expõe que o discente havia encaminhado o Plano de Trabalho e a reprogramação das demais atividades necessárias. Com a palavra, prof. Gabriel Guimarães diz estar de acordo com o Plano de trabalho e cronograma, explica as dificuldades do discente, que o cronograma foi readequado para atender aos prazos normatizados pelo Programa. Diz que todo o processo que gerou os atrasos está no histórico de orientação (documento 2604939), anexo ao processo citado. Após as explicações, prof. Gilberto agradece novamente a disponibilidade do prof. Gabriel Guimarães, dispensando-o da reunião. Dando continuidade, prof. Gilberto chama o discente Weldon Martins dos Santos, para dar-lhe a oportunidade da palavra. Agradecendo a presença, prof. Gilberto relata o que já havia sido discutido e que o Plano de Trabalho e o cronograma de realização das outras atividades atendia à expectativa do Colegiado. O discente Weldon pede a palavra e relata seus problemas e dificuldades que culminaram com o processo. Após, prof. Gilberto agradece novamente e o dispensa da reunião. O processo é dado como encerrado devido à entrega do Plano de Trabalho pelo discente. 2.3  Apreciação de Ad referendum emitidos pelo Coordenador do PPGAIG. 2.3.1 Ad referendum para homologação da composição da Comissão Examinadora do Exame Geral de Qualificação da discente Andressa Alves Clemente, processo 23117.009970/2021-00.  Aprovado por unanimidade. 2.3.2 Ad referendum para homologação da composição da Banca de defesa de dissertação de mestrado  da discente Andressa Alves Clemente, processo 23117.010463/2021-19. Aprovado por unanimidade. 2.4  Homologação da Ata de defesa de dissertação da discente Andressa Alves Clemente, processo 23117.012673/2021-33.  Aprovado por 4 (quatro) votos a favor e 2 (duas) abstenções. 2.5 Carta-convite INOVAGRI-SIBBRAI 2021 de parceria institucional visando ampliar a divulgação do Seminário Ibero-Brasileiro de Agricultura Irrigada na Pós Graduação (2603235). Prof. Gilberto explica o recebimento de uma carta convite, através do docente Eusímio Felisbino Fraga Junior, oferendo parceria entre o PPGAIG e o Seminário Ibero-Brasileiro de Agricultura Irrigada, onde haveria uma divulgação das marcas nos respectivos sites dos envolvidos. Colocado em votação, aprovada a adesão por 5 (cinco) votos a favor e 1 (uma) abstenção. 2.6 Pedido de trancamento da discente Patrícia dos Santos Pires, matricula no 320l2AIG0l0, documento 2603165. Prof. Gilberto relata que houve um pedido de trancamento geral da matrícula por parte da discente Patrícia dos Santos Pires, com a anuência do orientador, pelo período de 6 (seis) meses. Faz a leitura da justificativa enviada pela discente e coloca em votação. Aprovado por 5 (cinco) votos a favor e 1 (uma) abstenção. 2.7 Extensão de prazo para exame de qualificação das turmas 2019/2 e 2020/1 do PPGAIG. Prof. Gilberto relata que, em decorrência dos efeitos da pandemia no país, algumas solicitações de extensão de prazo para defesas do exame de qualificação das turmas 2019/2 e 2020/1 foram recebidas pela coordenação. Sugere que o prazo deveria ser estendido até o 23º mês após o ingresso do candidato no PPGAIG para todos os discentes das respectivas turmas. Colocado em votação, aprovado por 5 (cinco) votos a favor e 1 (uma) abstenção. 2.8 Edital para processo seletivo do PPGAIG , semestre 2021/2 (2603422). Prof. Gilberto relata que, como o Edital é complexo, havia pedido uma leitura atenta de todos para que fossem observadas possíveis falhas. Em seguida, solicitou que um membro da Comissão do Processo Seletivo fizesse uma síntese dos principais itens do Edital e assim passou a palavra para profª. Vanessa Andaló, membro da comissão. Profª. Vanessa inicia seu relato justificando os principais itens alterados em relação ao Edital do processo anterior, como na documentação e na forma de avaliação e classificação, que todos os candidatos iriam ser classificados de forma decrescente. Retomando a palavra, prof. Gilberto agradece a comissão pelo trabalho e sugere alguns pequenos ajustes pontuais no Edital. Após colocações de todos é colocado em votação. Aprovado por unanimidade. 3. Outros. Nada mais a ser tratado o Presidente encerrou a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, como secretario, e demais Membros do Colegiado. Monte Carmelo, 5 de março de 2021.  

Bruno Sergio Vieira 

Gabriel Mascarenhas Maciel

Gilberto de Oliveira Mendes 

George Deroco Martins 

Hélio Langoni Sobrinho 

José Tadeu Ferreira de Lima 

Vanessa Andaló Mendes de Carvalho


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Documento assinado eletronicamente por Hélio Langoni Sobrinho, Secretário(a), em 09/04/2021, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Bruno Sergio Vieira, Membro de Colegiado, em 09/04/2021, às 14:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por George Deroco Martins, Membro de Colegiado, em 09/04/2021, às 14:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vanessa Andalo Mendes de Carvalho, Membro de Colegiado, em 09/04/2021, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gilberto de Oliveira Mendes, Presidente, em 09/04/2021, às 15:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gabriel Mascarenhas Maciel, Membro de Colegiado, em 10/04/2021, às 07:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por José Tadeu Ferreira Lima, Membro de Colegiado, em 13/04/2021, às 20:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.013582/2021-15 SEI nº 2627219