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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio curricular supervisionado: Regência. A prática pedagógica e o planejamento do ensino articulado às propostas de ensino público no Ensino Fundamental ou Médio. Elaboração de relatório circunstanciado refletido sobre as experiências vivenciadas nas atividades de Estágio.
JUSTIFICATIVA
A disciplina Estágio Supervisionado V propiciará aos/as licenciandos/as uma reflexão acerca da sua formação docente e da construção da sua práxis, ao permitir a convergência entre teoria e prática. Tal disciplina buscará uma problematização teórica-metodológica da disciplina História em convergência com o Ensino de História, que possibilitará aos/as licenciandos/as a compreender a sala de aula do ensino básico (Ensino Fundamental e Médio) como um espaço de produção de pesquisa. Neste sentido, as discussões bibliográfica articuladas às experiências práticas, como a observação e planejamento de sequências didáticas, a regência, a elaboração de planos de aula, bem como a confecção do relatório reflexivo, permitirão que os/as futuros/as professores/as reflitam não só sobre a importância do conhecimento histórico para a sociedade, mas sobretudo, sobre sua formação e prática.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Articular a discussão teórica sobre conteúdo e metodologia da História, pertinentes ao Ensino Fundamental e Médio com a prática docente. |
Objetivos Específicos: |
- Pesquisar e avaliar outras experiências de ensino de História que se efetivaram (efetivam) fora do sistema escolar; - Exercer a prática docente no Ensino Fundamental, Médio ou Modalidades de Ensino Alternativas; - Discutir criticamente sobre a relação escola/sociedade e as práticas pedagógicas atuais; - Fundamentar coerentemente as opções teórico-metodológicas, didáticas e pedagógicas adotadas no estágio docente; - Elaborar um relatório circunstanciado, no qual apresente uma síntese das experiências de leitura, produção de material e execução da atividade docente, vivenciadas durante o estágio. |
PROGRAMA
Unidade I – Estágio e a formação da identidade professoral: reflexão sobre a prática docente e os desafios a serem enfrentados
1.1 – Profissão do inacabamento: o estágio como importante etapa na formação docente
1.2 – “Território em disputa”: professores/as e as recentes reformas curriculares – BNCC e Novo Ensino Médio.
Unidade II – Estratégias, linguagens e práticas docentes: experiência de produção das regências
2.1 – Uso de Diversas linguagens no Ensino de História
2.2 – Produção de Sequências didática: planejamentos, avaliação e recursos pedagógicos
2.3 – Regências
Unidade III – Repensando as práticas docentes
3.1 – Educação antirracista: como a lei 10639/03 e 11645/08 deve/é aplicada nas salas de aula do Ensino Básico.
3.2 – Gênero e diversidade
3.3 - Entrega do Relatório
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida na modalidade presencial, de acordo com a Resolução CONSUN 30/2022, com exposições dialogadas baseadas nos textos teóricos e metodológicos selecionados, com a apresentação da sequência didática pelos discentes, atendimentos individuais ou em grupo, além da regência de turmas do Ensino Fundamental ou Médio, nas escolas das redes municipal e estadual. Serão 18 encontros presenciais entre os dias 29/09/2022 e 02/02/2023, nos quais realizaremos reflexões teórico-metodológicas amparadas em importantes debates historiográficos e educacionais em diálogo com as experiências vivenciadas na escola-campo, onde serão executadas as sequências didáticas e a regência. Além disso, será proposto um momento de reflexão e revisão de uma das sequências desenvolvidas na escola escolhida.
Unidade I – Estágio e a formação da identidade professoral: reflexão sobre a prática docente e os desafios a serem enfrentados
- Avaliação 1 - Caracterização do ambiente escolar – 10/11/2022
Unidade II – Estratégias, linguagens e práticas docentes: experiência de produção das regências
- Avaliação 2 - Período de Regências: entre os dias 31/10/2022 à 01/12/2022
Unidade III – Repensando as práticas docentes
- Avaliação 3: Reelaboração e socialização de uma das sequências didáticas nos dias 08/12/2022 e 22/12/2022
- Avaliação 4: Relatório Final. Data de Entrega: 19/01/2023
AVALIAÇÃO
A nota final da disciplina será a soma dos seguintes instrumentos avaliativos, de acordo com a Resolução CONGRAD 46/2022:
Avaliação 1: Caracterização do ambiente escolar. Para isto será disponibilizado um modelo em que os/as estagiários preencherão de acordo com as primeiras impressões sobre o ambiente escolar: comunidade escolar, estrutura física, dentre outros aspectos que permitirão com que os/as futuros/as professores/as observem a escola, para além da sala de aula escolhida para a regência. –Valor: 25 pontos.
Avaliação 2: Produção de Sequência Didática e Regência de turma no Ensino Fundamental – Valor: 30 pontos / 20 horas. Período de Regências: entre os dias 31/10/2022 à 01/12/2022. Avaliação individual, escrita e oral. O/a discente deverá produzir uma Sequência Didática de 3 (três) aulas em consonância com os currículos nacional e municipal do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio e apresentando-os previamente a partir de reuniões individuais e/ou em grupos. As datas das regências deverão ser acordadas com o/a professor/a supervisor/a do estágio e informadas ao professor da disciplina com 15 (quinze) dias de antecedência. Com 24 horas de antecedência da regência, a sequência didática deverá entregue.
Critérios avaliativos: Sequência Didática: correção ortográfica, coerência textual, articulação entre as discussões e textos da disciplina com as atividades propostas e registro das referências utilizadas. Regência: educação e cordialidade no trato com a comunidade escolar, clareza na exposição didática, correção ortográfica e desenvolvimento da sequência proposta.
Avaliação 3 – Reelaboração do plano de aula de regência a partir de temas transversais como: aplicabilidade da lei 10.639/03 e 11.645/08; gênero; etc. – valor: 15 pontos.
Critérios avaliativos: estrutura do plano de aula, coerência, domínio do conteúdo e adequação da proposta ao tempo de aula e à turma/série.
Avaliação 4: Relatório Final. Data de Entrega: 26/01/2023 Valor: 30 pontos / 20 horas. O relatório é uma produção textual circunstanciada (segundo normas da ABNT) apresentando as principais reflexões teórico-metodológicas dialogadas ao longo da experiência de estágio, bem como a exposição de como foi vivenciada tal experiência em turmas de Ensino Fundamental e Médio. Desta maneira, no relatório, não só os aspectos mais técnicos, como dados da escola e da turma, como quantidade de alunos, devem ser destacados. Anseios, surpresas, decepções e alegrias experimentadas no processo podem ser expostos no relatório, a fim de se fazer presente as relações vivenciadas entre os/as estagiários/as e a comunidade escolar, sobretudo o/a professor/a supervisor/a e os/as alunos/as. Além disso, os/as futuros/as professores/as deverão expor as dificuldades/superação no planejamento das aulas; o convívio com as turmas e o/a professor/a supervisor/a e linguagens e conteúdos abordados.
Ao relatório, deverá ser anexados: as sequências didáticas; recursos utilizados na regência e a ficha de estágio assinado pelo/a professor/a supervisor/a.
O licenciando deverá cumprir, pelo menos, 20 horas no campo de estágio acompanhando a turma de regência e o professor supervisor. Ao final da disciplina deverão estar registradas na ficha de estágio, pelo menos, 60 horas assim distribuídas: 20 horas campo de estágio; 20 horas sequência didática e regência de turma e 20 horas para produção do relatório final.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ABREU, M.; SOHIET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Casa da palavra, 2003.
CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto; GONZÁLEZ, María Fernanda (orgs). Ensino da História e Memória Coletiva. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.
Complementar
KARNAL. Leandro (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2005.
LAGOA, Ana; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lucia. Oficinas de história. Belo Horizonte: Dimensão, 2000.
OLGA, Brites; PEREIRA, Mirna Busse. Oficina de História: ensino, memória e patrimônio histórico. Projeto História, n. 40, p. 333-356, 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6135/4457 Acesso em março/2013.
OLIVEIRA, Sírley Cristina. História e Teatro: novos olhares para o ensino de história. In: PATRIOTA, Rosangela;
FREIRE, Alcides (orgs.). História e cultura: espaços plurais. Uberlândia: Aspectus, p. 159-179, 2002. SALVADORI, Maria Ângela Borges. História, ensino e patrimônio. Araraquara-SP: Junqueira&Marin Editores, 2008.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Natália Batista Peçanha, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/11/2022, às 21:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 | SEI nº 4041892 |