UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Curricular Supervisionado V

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

GHS038

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15h

Prática:

85h

Total:

100h

Obrigatória:

    ( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Natália Batista Peçanha

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

Período letivo 2022/1 presencial, entre 26/09/2022 à 06/02/2023, conforme as Resoluções  CONSUN 30/2022,  CONGRAD 25/2020  e CONGRAD 46/2022.

 

EMENTA

O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio curricular supervisionado: Regência. A prática pedagógica e o planejamento do ensino articulado às propostas de ensino público no Ensino Fundamental ou Médio. Elaboração de relatório circunstanciado refletido sobre as experiências vivenciadas nas atividades de Estágio.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Estágio Supervisionado V propiciará aos/as licenciandos/as uma reflexão acerca da sua formação docente e da construção da sua práxis, ao permitir a convergência entre teoria e prática. Tal disciplina buscará uma problematização teórica-metodológica da disciplina História em convergência com o Ensino de História, que possibilitará aos/as licenciandos/as a compreender a sala de aula do ensino básico (Ensino Fundamental e Médio) como um espaço de produção de pesquisa. Neste sentido, as discussões bibliográfica articuladas às experiências práticas, como a observação e planejamento de sequências didáticas, a regência, a elaboração de planos de aula, bem como a confecção do relatório reflexivo, permitirão que os/as futuros/as professores/as reflitam não só sobre a importância do conhecimento histórico para a sociedade, mas sobretudo, sobre sua formação e prática.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Articular a discussão teórica sobre conteúdo e metodologia da História, pertinentes ao Ensino Fundamental e Médio com a prática docente.

Objetivos Específicos:

- Pesquisar e avaliar outras experiências de ensino de História que se efetivaram (efetivam) fora do sistema escolar;

- Exercer a prática docente no Ensino Fundamental, Médio ou Modalidades de Ensino Alternativas;

- Discutir criticamente sobre a relação escola/sociedade e as práticas pedagógicas atuais;

- Fundamentar coerentemente as opções teórico-metodológicas, didáticas e pedagógicas adotadas no estágio docente;

- Elaborar um relatório circunstanciado, no qual apresente uma síntese das experiências de leitura, produção de material e execução da atividade docente, vivenciadas durante o estágio.

PROGRAMA

Unidade I – Estágio e a formação da identidade professoral: reflexão sobre a prática docente e os desafios a serem enfrentados

1.1 – Profissão do inacabamento: o estágio como importante etapa na formação docente

1.2 – “Território em disputa”: professores/as e as recentes reformas curriculares – BNCC e Novo Ensino Médio.

 

Unidade II – Estratégias, linguagens e práticas docentes: experiência de produção das regências

2.1 – Uso de Diversas linguagens no Ensino de História

2.2 – Produção de Sequências didática: planejamentos, avaliação e recursos pedagógicos

2.3 – Regências

 

Unidade III – Repensando as práticas docentes

3.1 – Educação antirracista: como a lei 10639/03 e 11645/08 deve/é aplicada nas salas de aula do Ensino Básico.

3.2 – Gênero e diversidade

3.3 - Entrega do Relatório

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida na modalidade presencial, de acordo com a Resolução CONSUN 30/2022, com exposições dialogadas baseadas nos textos teóricos e metodológicos selecionados, com a apresentação da sequência didática pelos discentes, atendimentos individuais ou em grupo, além da regência de turmas do Ensino Fundamental ou Médio, nas escolas das redes municipal e estadual. Serão 18 encontros presenciais entre os dias 29/09/2022 e 02/02/2023, nos quais realizaremos reflexões teórico-metodológicas amparadas em importantes debates historiográficos e educacionais em diálogo com as experiências vivenciadas na escola-campo, onde serão executadas as sequências didáticas e a regência. Além disso, será proposto um momento de reflexão e revisão de uma das sequências desenvolvidas na escola escolhida.

Unidade I – Estágio e a formação da identidade professoral: reflexão sobre a prática docente e os desafios a serem enfrentados

                - Avaliação 1 - Caracterização do ambiente escolar – 10/11/2022

Unidade II – Estratégias, linguagens e práticas docentes: experiência de produção das regências

- Avaliação 2 - Período de Regências: entre os dias 31/10/2022 à 01/12/2022

Unidade III – Repensando as práticas docentes

         - Avaliação 3: Reelaboração e socialização de uma das sequências didáticas nos dias 08/12/2022 e 22/12/2022

         - Avaliação 4: Relatório Final. Data de Entrega: 19/01/2023

AVALIAÇÃO

A nota final da disciplina será a soma dos seguintes instrumentos avaliativos, de acordo com a Resolução CONGRAD 46/2022:

Avaliação 1: Caracterização do ambiente escolar. Para isto será disponibilizado um modelo em que os/as estagiários preencherão de acordo com as primeiras impressões sobre o ambiente escolar: comunidade escolar, estrutura física, dentre outros aspectos que permitirão com que os/as futuros/as professores/as observem a escola, para além da sala de aula escolhida para a regência. –Valor: 25 pontos.

 

Avaliação 2:  Produção de Sequência Didática e Regência de turma no Ensino Fundamental – Valor: 30 pontos / 20 horas.  Período de Regências: entre os dias 31/10/2022 à 01/12/2022.  Avaliação individual, escrita e oral. O/a discente deverá produzir uma Sequência Didática de 3 (três) aulas em consonância com os currículos nacional e municipal do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio e apresentando-os previamente a partir de reuniões individuais e/ou em grupos. As datas das regências deverão ser acordadas com o/a professor/a supervisor/a do estágio e informadas ao professor da disciplina com 15 (quinze) dias de antecedência. Com 24 horas de antecedência da regência, a sequência didática deverá entregue.

Critérios avaliativos: Sequência Didática: correção ortográfica, coerência textual, articulação entre as discussões e textos da disciplina com as atividades propostas e registro das referências utilizadas. Regência: educação e cordialidade no trato com a comunidade escolar, clareza na exposição didática, correção ortográfica e desenvolvimento da sequência proposta.

 

Avaliação 3 – Reelaboração do plano de aula de regência a partir de temas transversais como: aplicabilidade da lei 10.639/03 e 11.645/08; gênero; etc. – valor: 15 pontos.

 

Critérios avaliativos: estrutura do plano de aula, coerência, domínio do conteúdo e adequação da proposta ao tempo de aula e à turma/série.

Avaliação 4: Relatório Final. Data de Entrega: 26/01/2023 Valor: 30 pontos / 20 horas. O relatório é uma produção textual circunstanciada (segundo normas da ABNT) apresentando as principais reflexões teórico-metodológicas dialogadas ao longo da experiência de estágio, bem como a exposição de como foi vivenciada tal experiência em turmas de Ensino Fundamental e Médio. Desta maneira, no relatório, não só os aspectos mais técnicos, como dados da escola e da turma, como quantidade de alunos, devem ser destacados. Anseios, surpresas, decepções e alegrias experimentadas no processo podem ser expostos no relatório, a fim de se fazer presente as relações vivenciadas entre os/as estagiários/as e a comunidade escolar, sobretudo o/a professor/a supervisor/a e os/as alunos/as. Além disso, os/as futuros/as professores/as deverão expor as dificuldades/superação no planejamento das aulas; o convívio com as turmas e o/a professor/a supervisor/a e linguagens e conteúdos abordados.

Ao relatório, deverá ser anexados: as sequências didáticas; recursos utilizados na regência e a ficha de estágio assinado pelo/a professor/a supervisor/a.

O licenciando deverá cumprir, pelo menos, 20 horas no campo de estágio acompanhando a turma de regência e o professor supervisor. Ao final da disciplina deverão estar registradas na ficha de estágio, pelo menos, 60 horas assim distribuídas: 20 horas campo de estágio; 20 horas sequência didática e regência de turma e 20 horas  para produção do relatório final.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ABREU, M.; SOHIET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Casa da palavra, 2003.

CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto; GONZÁLEZ, María Fernanda (orgs). Ensino da História e Memória Coletiva. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

 

Complementar

KARNAL. Leandro (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2005.

 LAGOA, Ana; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lucia. Oficinas de história. Belo Horizonte: Dimensão, 2000.

OLGA, Brites; PEREIRA, Mirna Busse. Oficina de História: ensino, memória e patrimônio histórico. Projeto História, n. 40, p. 333-356, 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6135/4457 Acesso em março/2013.

OLIVEIRA, Sírley Cristina. História e Teatro: novos olhares para o ensino de história. In: PATRIOTA, Rosangela;

 

 FREIRE, Alcides (orgs.). História e cultura: espaços plurais. Uberlândia: Aspectus, p. 159-179, 2002. SALVADORI, Maria Ângela Borges. História, ensino e patrimônio. Araraquara-SP: Junqueira&Marin Editores, 2008.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Natália Batista Peçanha, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/11/2022, às 21:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4041892 e o código CRC 7281A867.




Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 SEI nº 4041892