|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3P, Sala 103 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Ofício Conjunto nº 15/2024
Uberlândia, 07 de fevereiro de 2024.
Aos(Às) Dirigentes das UORGs do PGD/UFU
Às Chefias Imediatas do PGD/UFU
Aos (Às)Presidentes das Comissões Locais do PGD/UFU
Assunto: Adequação do PGD-UFU à IN nº 24/2023.
Senhores(as) Dirigentes, Chefias Imediatas e Presidentes das Comissões Locais do PGD-UFU,
A partir do diálogo estabelecido com a equipe do Ministério de Gestão e Inovação - MGI em relação à adequação do PGD/UFU à IN nº 24/2023, fomos orientados a implementar o modelo do Ciclo PGD, com as devidas adaptações, até que a nova Resolução da UFU seja aprovada e o sistema informatizado seja disponibilizado.
Neste sentido, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e a Comissão Permanente de Acompanhamento do Programa de Gestão - CPAPDG informam sobre retificação das orientações contidas no Ofício Conjunto 9 CPAPDG-PROGEP/UFU (5150657), conforme se segue:
Sobre a descrição das entregas dos participantes:
Segundo orientações do MGI, o campo de "considerações de conclusão" no sistema SISPG deve ser preenchido com um resumo sintético da entrega, podendo indicar o local (sistema/pasta) em que ela pode ser visualizada ou, ainda, caracterizar o tipo de serviço prestado. Informações adicionais relacionadas às circunstâncias da entrega, como dificuldades, motivos de atrasos ou de impedimento para sua conclusão também são passíveis de registro.
Neste sentido, orienta-se o registro seguindo o padrão "objeto direto + verbo no particípio". Exemplos de verbos comumente utilizados para descrição das entregas: "respondido, elaborado, implementado, analisado, produzido, registrado, cadastrado, realizado, etc."
Os elementos como "descrição detalhada", "data/prazo", "quantidade", "metas", dentre outros, constarão no plano de entregas das unidades executoras, que será elaborado em breve.
Segue, portanto, novo quadro exemplificativo sobre como o participante pode realizar os registros no campo "considerações de conclusão", conforme se segue:
Atividade Planejada |
Exemplos de registro entrega sintética, contendo a indicação do produto/serviço + verbo no particípio ou de informações adicionais*** que eventualmente impactaram na entrega planejada (Conforme orientações do MGI e Ciclo PGD estabelecido na IN nº 24/2023) |
AG_UFU001 Atendimento ao Público |
Entrega: Participantes do PGD atendidos; Entrega: E-mails respondidos; Informação adicional: No dia 05/02 não houve atendimento presencial em virtude de desinsetização da unidade. |
AG_UFU002 Gestão de Processos Administrativos e Produção de Documentos no SEI |
Entrega: Ofício de orientações sobre o PGD produzido e encaminhado pelo SEI às unidades. Entrega: Pareceres de adesão das UORGS ao PGD elaborados no SEI; Informação adicional: O sistema SEI ficou indisponível nos dias 05 e 06/02, com remanejamento das demandas recebidas. |
AG_UFU005 Elaboração de relatórios, formulários e planilhas |
Entrega: Relatório sobre a prestação de contas do PGD elaborado; Entrega: Planilha de participantes do PGD atualizada e divulgada no site; Informação adicional: Não foi possível concluir o relatório no prazo, porque uma das unidades autorizadas não enviou os dados necessários. |
AG_UFU006 Gestão, consulta, cadastro, alteração ou conferência de dados em sistemas diversos |
Entrega: Nova atividade cadastrada e disponibilizada para as unidades no sistema SISPG. Informação adicional: Sistema SISPG ficou indisponível dias 05 e 06/02 e as entregas precisaram ser remanejadas para os dias seguintes. |
AG_UFU014 Participação em órgãos colegiados (Conselhos, Colegiados, Comissões, Comitês) |
Entrega: Reunião de alinhamento da Comissão Permanente realizada e trabalhos distribuídos. Entrega: Reunião do Condir para discutir a minuta da resolução do PGD realizada. Entrega: Reunião com as Comissões Locais do PGD realizada. Informação adicional: Reunião do Condir cancelada por falta de internet. |
*** As informações adicionais não se confundem com as ocorrências de afastamentos legais ou férias, as quais devem ser registradas em código específico, porque impactam na quantidade total de horas a serem planejadas pelo participante.
Sobre a avaliação dos planos individuais pelas chefias imediatas:
A descrição sintética da entrega, seguindo os exemplos acima, é suficiente para registro no SISPG. Nesse sentido, não é necessário reabrir o plano e solicitar descrição mais detalhada. Reabra o plano e peça ajuste somente se a entrega não for minimamente registrada.
Conforme orientado pelo MGI, a verificação das entregas ocorre no cotidiano de trabalho, com o acompanhamento e monitoramento realizado rotineiramente pelas chefias.
No mesmo sentido, considerando a adaptação do sistema à lógica do Ciclo PGD constante na IN nº 24/2023, a chefia não precisa solicitar registro detalhado de tarefas no sistema SISPG como exigência para que o participante justifique a quantidade de horas alocadas para determinada atividade. As horas alocadas para cada atividade representam, na verdade, uma estimativa do tempo que o servidor dedica naquele tipo de trabalho (percentual de esforço, seguindo a IN nº 24/2023) e não uma obrigação de usar todo aquele tempo, uma vez que a maioria das entregas são realizadas por demandas e podem ser sazonais.
Logo, a chefia deve utilizar como subsídios para avaliação das entregas registradas o seu acompanhamento cotidiano (que já era realizado, independentemente de ponto eletrônico ou PGD), como por exemplo:
a) cumprimento dos prazos estabelecidos para produção de documentos e conclusão de serviços que são de responsabilidade do participante;
b) qualidade dos documentos produzidos e dos serviços prestados;
c) agilidade no atendimento das solicitações;
d) cumprimento dos combinados como, por exemplo, da escala de dias presenciais e do período de disponibilidade para contato nos dias de teletrabalho;
e) eventuais reclamações registradas pelo público interno ou externo, etc.
Plano de entregas das unidades: O MGI orientou que sejam utilizadas ferramentas de apoio, como SEI e planilhas eletrônicas, para criação dos planos de entregas das unidades, com a finalidade de facilitar a transição para o sistema informatizado, quando for disponibilizado.
Neste sentido, convocamos as Comissões Locais das unidades autorizadas para participarem de uma reunião a fim de apresentarmos o modelo do plano de entregas da unidade que adotaremos até a disponibilização do novo sistema, bem como a proposta de cronograma e definição de data limite para que as unidades executoras encaminhem os planos elaborados.
A reunião será realizada virtualmente, na plataforma Microsoft Teams, dia 20/02/2024 (terça-feira), de 9:30 às 11:00. O acesso à sala será pelo link https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MWI3MmJhZmItMjg4Mi00OTkzLWJkZjYtNTgwMzA3ZmZmZmZl%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%22cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451%22%2c%22Oid%22%3a%22451acadf-ce3f-489f-a07e-53df157bdc35%22%7d.
Dúvidas sobre o conteúdo deste Ofício podem ser esclarecidas pelo e-mail programadegestao@reito.ufu.br ou telefone (34) 3239-4929.
Atenciosamente,
SUHELLEN SOUZA MARTINS
Presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento do Programa de Gestão
Portaria de Pessoal UFU nº 3467, de 27 de junho de 2023
RENAN BILLA
Pró-reitor de Gestão de Pessoas em Exercício
Portaria de Pessoal UFU nº 1288, de 05 de abril de 2021
Documento assinado eletronicamente por Suhellen Souza Martins, Presidente, em 09/02/2024, às 08:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Renan Billa, Pró-Reitor(a) substituto(a), em 09/02/2024, às 10:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5169256 e o código CRC FF8C3A0E. |
Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23117.009820/2024-31 | SEI nº 5169256 |