UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS39005

COMPONENTE CURRICULAR:

ANTROPOLOGIA

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

SIGLA:

INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60h

 

OBJETIVOS

 

Ementa

Introdução à Antropologia. O lugar da Antropologia nas Ciências Sociais. Processos e contextos de sua constituição e alguns de seus conceitos primordiais: cultura, sociedade, alteridade e diferença, unidade e diversidade, etnocentrismo e relativismo. A pesquisa antropológica: observação participante e etnografia. Abordagens teóricas clássicas e contemporâneas. Diálogos entre Antropologia e História. Variedade temática em Antropologia.

 

PROGRAMA

1.  O conhecimento antropológico

A constituição da Antropologia e alguns de seus conceitos primordiais

1.1.  Dos viajantes do séc. XVI aos pesquisadores do séc. XIX

1.2.  Homem, Cultura e Sociedade

1.3.  Unidade e Diversidade

1.4.  Etnocentrismo e Relativismo

 

2.  O fazer antropológico

2.1.  O trabalho de campo na pesquisa antropológica

2.2.  Observação participante e etnografia

2.3.  Alteridade e diferença na escrita etnográfica

 

3.  Abordagens teóricas clássicas e contemporâneas

3.1.  A antropologia estadunidense e a abordagem culturalista

3.2.  A antropologia britânica, o funcionalismo e o estrutural-funcionalismo

3.3.  Escola Sociológica Francesa e a antropologia estruturalista

3.4.  Diálogos entre Antropologia e História

 

4. Variedade temática em Antropologia

Temas, contextos e questões diversas em debates antropológicos, tais como: gênero e sexualidade; urbanidades e ruralidades; questões raciais; antropologia da ciência e da técnica; arte; populações tradicionais e povos indígenas; religião; antropologia política; antropologia do corpo; antropologia da saúde.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MALlNOWSKI, Bronislaw. 1984 [1922]. "Introdução: o assunto, o método e o objetivo desta investigação". Os Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia (Coleção Grandes Cientistas Sociais). São Paulo: Abril Cultural.

DAMATTA, Roberto. 1983. Relativizando: Uma introdução à antropologia social. Petrópolis: Vozes. LAPLANTINE, François. 2000 [1987]. Aprender antropologia. São Paulo: Editora Brasiliense.

LARAIA, Roque. 1986. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOAS, Franz. 2004 [1889] "Sobre sons alternantes". George Stocking Jr. (org.). Franz Boas: a formação da antropologia americana, 1883-1911. Ed. UFRJ/Contraponto.

EVANS-PRITCHARD, Edward. Os Nuer. 2005 [1942]. São Paulo: Ed. Perspectiva GEERTZ, Clifford. 1989 [1973]. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar.

LATOUR, Bruno. 2001 [1999]. A esperança de Pandora. Ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru: EDUSC.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1993 [1973]. Antropologia estrutural dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. SAHLINS, Marshall. 1990 [1985]. Ilhas de história. Rio de Janeiro: J. Zahar

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Prof. Dr. Edilson José Graciolli

Diretor do Instituto de Ciências Sociais

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Edilson José Graciolli, Diretor(a), em 08/01/2020, às 05:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 SEI nº 1734588