UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Supervisionado II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

GQI117

Período/Série:

8.º

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

60

Total:

90

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Paulo Vitor Teodoro de Souza

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

Período Letivo 2021/2 – Resolução nº. 25/2020 e suas atualizações, pela Resolução CONGRAD nº 11/2021, de 13/05/2021, Resolução CONGRAD nº 16, de 21/06/2021 e Resolução CONGRAD n° 38, de 14/02/2022 do Conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia - 02 de maio de 2022 a 20 de agosto de 2022.

 

EMENTA

  1. Orientações básicas sobre a disciplina Estágio Supervisionado II.
  2. Levantamento de situações-problemas e prioridades a serem trabalhadas
  3. Atividades de planejamento de aulas teóricas e práticas em Química.
  4. Atividades de planejamento e aplicação de mini-cursos no espaço escolar.
  5. Registro formal de todo o processo (elaboração do relatório).

JUSTIFICATIVA

O estágio supervisionado é um componente curricular que oportuniza o exercício da profissão docente, configurando-se como experiência pedagógica que articula relações conceituais aprendidas durante o processo formativo formal na reconstrução de modalidades apropriadas para atuação docente no sistema escolar. Neste momento, realizará um processo de investigação e reconhecimento de situações-problemas a serem trabalhadas em uma escola pública; realizará o planejamento de aulas teóricas e práticas para o ensino de Química; atividades de planejamento e execução de mini-cursos, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos nas disciplinas relacionadas ao Ensino de Química. Os estagiários terão a oportunidade de vivenciar de forma mais efetiva as inter-relações entre a teoria e a prática em seu processo formativo, a partir do planejamento e regência de aulas teóricas e práticas no espaço escolar. Ao final, as ações serão sistematizadas, estimulando a reflexão sobre o contexto escolar a partir da elaboração do relatório das atividades observadas e desenvolvidas. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Propiciar ao estagiário a vivência de situações reais (observação, participação e pesquisa) nas quais ele possa, com base no conhecimento teórico desenvolvido nas diferentes disciplinas do curso de Licenciatura em Química, buscar a unidade teoria e prática na realidade escolar e reconhecer o seu papel enquanto educador e agente de transformação social.

Objetivos Específicos:

Vivenciar as ações pedagógicas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos nas disciplinas de Projeto Integrado de Prática Educativa, Instrumentação para o Ensino de Química e Metodologia para o Ensino de Química; refletir sobre a prática, sistematizar a reflexão elaborando relatório das atividades observadas e desenvolvidas e socializar o conhecimento advindo das experiências, favorecendo a formação do profissional reflexivo.

PROGRAMA

 

1. Análise de problemas cotidianos e busca de alternativas de solução;

2. Participação nas atividades planejadas pelas escolas de Educação Básica ou em outros ambientes educativos;

3. Desenvolvimento de material didático e de novas metodologias de ensino de Química.

4. Planejamento e desenvolvimento de oficinas e mini-cursos para professores e alunos da Educação Básica;

5. Planejamento de aulas teóricas e práticas;

6. Análise dos conteúdos de Química no Ensino Médio em livros didáticos e para-didáticos;

7. Apresentação de seminários e pesquisas, dentre outras atividades que lhes oportunizem a mediação didática dos conhecimentos aprendidos para situações escolares.

8. Elaboração de relatório das atividades realizadas na escola trazendo a descrição das experiências e atividades desenvolvidas, também uma reflexão, fundamentada teoricamente, dessas experiências e atividades.

METODOLOGIA

 

Atividades presenciais (102 aulas presenciais: 72 aulas práticas e 30 aulas teóricas): Durante o Estágio Supervisionado II, os/as estagiários/as acompanharão e auxiliarão o trabalho, em sala e fora dela, de professores/as de Química em escolas de Ensino Médio. Neste período, ocorrerá a observação e a participação, onde os/as estagiários/as poderão auxiliar os/as professores/as em diferentes atividades didáticas em sala de aula, de acordo com as necessidades de cada professor/a (por exemplo, a construção de planos de aulas). Em momento posterior, o/a estagiário/a desenvolverá minicursos, durante período a ser combinado com o/a professor/a supervisor/a, em contato direto com os/as alunos/as, ensinando e aprendendo, articulando os conhecimentos construídos ao longo das disciplinas específicas e pedagógicas do curso, nas etapas anteriores do estágio. É importante ressaltar também que durante este período, o/a estagiário/a estará sob orientação técnica e pedagógica do orientador de Estágio e com a autorização e supervisão do/a professor/a que permitir esta modalidade em sala de aula. Durante todo o semestre, ocorrerão encontros na universidade para socialização das informações colhidas na Escola e planejamento das ações que serão realizadas durante o Estágio. Cada estagiário/a deverá elaborar e apresentar ao professor coordenador um plano de Estágio, que deverá conter todas as atividades a serem realizadas no período de trabalho na Escola. Ao final das atividades, os/as estagiários/as deverão elaborar um relatório, segundo as orientações do setor de estágio da UFU.

Atividades remotas-assíncronas (complementares para cumprimento das 30 horas de aulas teóricas) (6 aulas): Serão destinadas às atividades de estudos, leituras e produção pelos/as licenciandos/as matriculados/as, a partir dos textos sugeridos na bibliografia básica e complementar. Estas atividades poderão ser socializadas na plataforma Microsoft Teams, em datas pré-estabelecidas com a turma. Para isso, é primordial que os/as licenciandos/as matriculados tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma.

AVALIAÇÃO

 

A avaliação ocorrerá em diferentes momentos durante o semestre, em situações de diálogo durante as atividades, nos relatos das observações e experiências vividas nas aulas de Química, em contato com alunos/as e professores/as da Educação Básica. As atividades serão avaliadas da seguinte maneira:

BIBLIOGRAFIA

Básica

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

BUENO, B.; CATANI, D. B. e SOUZA, C. P. (orgs.) A vida e o ofício dos professores. São Paulo: Escrituras, 2ª ed., 2000.

CARVALHO, A. M. P. A formação do professor e a prática de ensino (org.). São Paulo: Livraria Pioneira, 1988.

Complementar

CARVALHO, T. R. D; ROCHA,V. H.(org) Formação de professores e Estágios Supervisionados: relatos e reflexões. São Paulo: Andross, 2004.

CUNHA, M. I. O bom professor e a sua prática. 8. ed. Campinas. Ed. Papirus, 1989.

FAZENDA, I. C. A. et al. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2001.

KRASILCHICK, M. e MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e pratica? 3ª ediçao. São Paulo: Cortez, 1992.

Projetos para Ensino de Química: CBA; ChemCom; ChemStudy; Interações e Transformações; Proquim; Química e Sociedade; Salter's.

Textos selecionados dos periódicos: Journal of Chemical Education; Enseñanza de las Ciencias; Journal of Research in Science Teaching; Química Nova; Química Nova na Escola; Education in Chemistry; International Journal of Science Education; Science Education, entre outros periódicos da área da Educação e do Ensino.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Paulo Vitor Teodoro de Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 19:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3516082 e o código CRC 67FD7798.




Referência: Processo nº 23117.024402/2022-10 SEI nº 3516082