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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
JUSTIFICATIVA
Os conteúdos a serem trabalhados na disciplina possibilitarão ao futuro profissional obter e utilizar dados e informações de seu negócio e do mercado, para a tomada de decisão. Além disso, a compreensão desses conteúdos esclarece os alunos quanto à importância da utilização de informações confiáveis, atualizadas e adequadas aos objetivos organizacionais.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Apresentar, debater e utilizar os conteúdos e técnicas relativos à disciplina. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1. Sistema de lnformações de Marketing e a Pesquisa de Marketing
2. Definição de Pesquisa de Marketing
3. Processo de Pesquisa de Marketing (Etapas de um Projeto de Pesquisa de Marketing)
4. Design de Pesquisa de Marketing: Exploratória X Conclusiva (Descritiva X Causal); Dados Primários X Secundários; Pesquisa Qualitativa X Quantitativa
5. Técnicas de Coleta e Análise para a Pesquisa de Marketing: Observação, Grupos Focais, Entrevistas, Questionários, Técnicas Projetivas, Experimentos
6. Mensuração de Variáveis / Uso de Escalas em Pesquisa de Marketing
7. Amostragem em Pesquisa de Marketing
8. Tratamento de Dados em Pesquisa de Marketing
9. Projeto Prático de Pesquisa de Marketing
METODOLOGIA
Atividades presenciais teóricas:
Aulas expositivas, vivências, dinâmicas, estudos de caso e debates.
Atividades práticas:
Trabalho prático de elaboração de uma pesquisa de marketing.
Trabalho discente efetivo:
Leituras da bibliografia básica e complementar, atividades extras (aplicação de conceitos).
AVALIAÇÃO
2. Trabalho prático
Data entrega relatório: 07/11/2023
Valor: 50 pontos
Em grupo
2. Atividades avaliativas
Qualquer aula presencial
Valor: variável num total de 50 pontos
3.Recuperação de aprendizagem
Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma prova individual e sem consulta, abrangendo todo o conteúdo da disciplina, no dia 21/11/2023.
BIBLIOGRAFIA
Básica
KUMAR, J.; DAY, G. S.; AAKER, D. A. Pesquisa de Marketing. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. São Paulo: Atlas, V. 1, 6. ed., 2005 e V. 2, 3. ed., 2006.
Complementar
COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL, A. C. Metodos e tecnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LAKATOS, M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MALHOTRA, N. K.; ROCHA, I.; LAUDISIO, M. C.; ALTHEMAN, E.; BORGES, F. M. Introdução a Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Education, 2005.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Renata Rodrigues Daher Paulo, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/08/2023, às 19:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4701687 e o código CRC E622FA37. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4701687 |