UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Gestão de Pessoas

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Gestão de Clima Organizacional

Unidade Ofertante:

FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN31533

Período/Série:

-o-

Turma:

Integral e Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

18

Prática:

18

Total:

36

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X)

Professor(A):

Dra. Noézia Maria Ramos

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

Clima organizacional, Conceitos; Escalas de mensuração do clima organizacional; A Pesquisa de clima organizacional; Aplicação gerencial do clima organizacional; Qualidade de Vida no Trabalho.

 

JUSTIFICATIVA

Os conteúdos da disciplina contribuirão para a formação gerencial dos estudantes, por meio da aquisição do conhecimento e da capacidade de aplicação dos fundamentos relativos às práticas de recursos humanos, nas organizações, tendo em vista, essencialmente, a qualidade de vida dos profissionais impactada pelos ambientes de trabalhos constituídos de climas satisfatórios ou precários. A disciplina oportunizará aos discentes uma visão holística, sistêmica, gerencial e crítica em relação às organizações no qual se encontram inseridas.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Conhecer os conceitos de clima organizacional e qualidade de vida no trabalho para saber analisar a percepção dos colaboradores das organizações dos mais variados segmentos em relação ao clima organizacional e qualidade de vida no trabalho por meio de pesquisas como ferramenta de apoio à gestão na criação e/ou manutenção de um ambiente de trabalho satisfatório.

Objetivos Específicos:

* Conhecer os desafios para se constituir e manter um ambiente de trabalho satisfatório;
* Compreender as etapas de elaboração de um instrumento que mensure o clima no ambiente de trabalho;
* Aprender a aplicar os instrumentos de mensuração de clima organizacional;
* Compreender a importância de si construir de um clima satisfatório no ambiente de trabalho para oportunizar melhoria na Qualidade de Vida dos profissionais.

PROGRAMA

5.1 Clima Organizacional: Conceitos
- Conceitos de Clima Organizacional e Características;
- Diferenças entre Clima Organizacional e Cultura.

 

5.2 A pesquisa de Clima Organizacional
- Conceitos e princípios; 
- Etapas da pesquisa de Clima Organizacional;
- Escalas de mensuração do clima organizacional: modelos;
- Diagnóstico e Análise da Pesquisa


5.3 Aplicação Gerencial do Clima Organizacional
- O plano de ação: Gestão do Clima Organizacional;
- A Pesquisa de Clima como uma ferramente de gestão

 

5.4 Qualidade de vida no trabalho
- Conceitos e dimensões
- Modelos e instrumentos

 

METODOLOGIA

Para melhor construção do conhecimento dos(as) alunos(as), serão abordados os seguintes métodos:
• Seminários em grupo, contendo 2 ou 3 pessoas, em sala de aula, sendo cada grupo responsável por um estudo diferente de forma a oportunizar uma melhor compreensão dos diversos contextos tradicionais e contemporâneos, nacionais e internacionais;
• Multimídia para apresentação de conteúdos teóricos;
• Discussões e/ou resolução de Estudos de Casos sobre práticas de Gestão de Pessoas no Brasil voltadas à compreensão das influências e impactos no Clima Organizacional;
• Debates e discussões em torno de casos reais que retratam comportamentos das pessoas em organizações diversas, seja via filme ou live ou artigo ou livro ou mídia-social;
• Resenhas e/ou mapa mental em torno de leituras obrigatórias que abordem temas correlatas ao conteúdo da disciplina;

 

Horário das aulas presenciais: Sexta-feira das 20h50 às 22h30min
Carga Horária Total: 36 horas/aula 
Link para acesso  https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=11841
Chave de inscrição é FAGEN31533 

 

Atividades TDE para complemento de carga horária:
Conteúdo/CH: serão repassadas e orientadas em sala de aula computando um total de 08hs
Informações: serão disponibilizadas na plataforma Moodle.
Assiduidade: entrega na data agendada.

 

Direitos Autorais: Todo o material produzido e divulgado pelo docente, como vídeos, textos, arquivos de voz, etc., está protegido pelaLei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998), pela qual fi ca vetado o uso indevido e areprodução não autorizada de material autoral por terceiros cabendo, aos responsáveis pela reprodução ou usoindevido do material de autoria dos docentes, as sanções administrati vas e às dispostas na Lei de Direitos Autorais.

 

AVALIAÇÃO

7.1 Forma de Avaliação
A avaliação da aprendizagem será por meio de seminários avaliativos em dupla ou em grupo, realizadas em sala de aula, sendo cada grupo responsável por um estudo diferente para oportunizar uma melhor compreensão dos diversos contextos tradicionais e contemporâneos, nacionais e internacionais, com discussões de casos e elaboração de propostas para resolver problemas. Também serão aplicadas avaliações de multipla escolha, individual, via Moodle, semanalmente, para diagnóstico do estudo teórico precedente às aulas. Assim, em todas as aulas, haverá alguma atividade avaliativa. Outro método a ser adotado será resenha, análise fílmica ou pesquisa empírica sobre as temáticas que permeiam o conteúdo da disciplina com descrições de aplicações práticas. As diversas atividades somarão no final 100 pontos. Para as(os) estudantes que não realizarem alguma(s) atividade(s) avaliativa(s), poderão solicitar a atividade de reposição, a qual conterá apenas o conteúdo perdido. Esta reposição de atividade perdida deverá ser solicitada e realizada antes da atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem, que ocorrerá no final do semestre acadêmico - dia 10/11/2023.


7.2 Critérios de avaliação
Para cada atividade avaliativa, será disponibilizado um roteiro próprio, contendo as instruções de realização, as informações sobre o acesso aos materiais de apoio e os critérios de avaliação. Não obstante, listam-se, na sequência, os critérios de avaliação globais, considerados para todas as atividades avaliativas: a) atendimento ao conteúdo e aos parâmetros previstos no roteiro da atividade; b) pertinência das respostas aos assuntos propostos pelas perguntas; c) organização e apresentação do relatório, compreendendo estética e layout ; d)ausência de plágio; e) cumprimento do prazo e meio de entrega (não será recebido relatório de atividade forado prazo estipulado no roteiro da atividade); f) envio dos atividades por meio do Moodle (os relatórios serão recebidos, apenas, via Moodle).


7.3 Atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem
Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 as(os) estudantes que não alcançarem no final do semestre acadêmico um rendimento total mínimo de 60 pontos, mas tiveram frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) poderão realizar a atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem, a qual conterá todo o conteúdo do semestre e a pontuação de avaliação será de 100 pontos. A nota conseguida na avaliação de recuperação substituirá a nota adquirida durante o semestre, exceto quando for inferior. Neste caso, permanecerá a nota obtida no semestre que representa o seu rendimento alcançado, na disciplina. Para aprovação, o estudante deve obter a nota mínima de 60 pontos. Para maiores informações consultar a seção III (Da avaliação de recuperação) da Resolução CONGRAD46/2022.


7.4 Controle de assiduidade
Para aprovação na disciplina, é necessária a frequência mínima de 75%, ou seja, são permitidas, no máximo, 18 faltas. Conforme previsto nas Normas Gerais da Graduação (Art. 143) “falta não pode ser abonada [...]”, exceto em situações que impliquem a participação em exercícios ou manobras, relativas ao Serviço Militar. Logo, eventuais faltas às aulas não serão abonadas, independentemente da situação que tenha motivado a falta, exceto em relação às situações previstas nas Normas Gerais da Graduação.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica
LIMONGI-FRANÇA, A. C. Qualidade de Vida no Trabalho - QVT: conceitos e pniticas nas empresas da sociedade p6s-industrial. 2. Ed, Sao Paulo: Atlas, 2008.
LUZ, R. Gestão do clima organizacional. 7. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
SANTOS, N. M. B. F. Clima organizacional. Lorena: Stiliano, 1999.


Complementar
BERGAMINI, C. W. Psicopatologia do comportamento organizacional: organizações desorganizadas, mas produtivas. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
CAMPOS, D. C. C. Atuando em psicologia do trabalho, psicologia organizacional e recursos humanos. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
LIMONGI-FRANÇA, A. C. Stress e trabalho: uma abordagem psicossomática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
SIQUEIRA, M. M. M. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.
ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Noezia Maria Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/08/2023, às 07:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4760320