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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rodovia BR 050, Km 78, Bloco 1CCG - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Conhecimento científico e ciência. Fundamentos da metodologia cientifica. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos (ABNT). Métodos e técnicas de pesquisa. A comunicação entre orientados/orientadores. O projeto preliminar de pesquisa (TCC1). O projeto da monografia (TCC2) . A organização/formatação de textos científicos. O processo de pesquisa científica e suas classificações. Ética em pesquisa (plágio)
JUSTIFICATIVA
A disciplina de metodologia científica permitirá que o discente realize produção e expressão em seu processo de construção do conhecimento. A disciplina proporcionará ao discente ferramentas de produção de documentos necessários na elaboração do trabalho de conclusão de curso e demais matérias O discente também irá compreender a estrutura científica formal como maneira de comunicação acadêmica eficaz e produtiva no próprio setor científico e acadêmico, mobilizando aspectos intelectuais para pesquisa e disseminação das práticas de produção científica.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Conhecer os métodos de investigação cientifica e de processos tecnológicos na Engenharia Ambiental e Sanitária. Ser capaz de avaliar criticamente relatórios técnico-científico, planejar a pesquisa e processos. |
Objetivos Específicos: |
Identificar a metodologia de pesquisa para conhecer as áreas de pesquisa do curso. Compreender o exercício da escrita como elemento constitutivo da produção acadêmica. Utilizar as normas cientificas para elaboração e apresentação de trabalhos e textos acadêmicos. Compreender os princípios de metodologia cientifica. |
PROGRAMA
MÓDULO 1 – Introdução ao curso:
Apresentação da disciplina.
Apresentação do cronograma.
Sondagem de conteúdo
MÓDULO 2 – Introdução sobre o TCC e Métodos
2.1 – Objetivos, programa resumido e fonte bibliográfica sugerida
2.2 – Diferença entre projeto da monografia e a própria monografia
2.3 – Partes da estrutura de uma monografia
2.4 – Aspectos importantes e estrutura básica de um projeto de monografia
MÓDULO 3 – Definição de temas e objetivos
3.1 – Relembrando as partes da estrutura de uma monografia
3.2 - Recomendações para escolha do tema e exemplos
3.3 – Definindo os objetivos (I) conceito e recomendações
3.4 – Definindo os objetivos (II) tipos de verbos e exemplos
MÓDULO 4 – Estrutura de uma monografia I
4.1 – Visão geral
4.2 – Detalhamento: Título e resumo
4.3 – Detalhamento: introdução
4.4 – Detalhamento: desenvolvimento do trabalho
MÓDULO 5 – Estrutura de uma monografia II
5.1 – Detalhamento: resultados
5.2 – Detalhamento: conclusão e lista referências
5.3 – Dicas quanto à forma I
5.4 – Dicas quanto à forma II
MÓDULO 6 – Elaboração da fundamentação teórica I
6.1 – Princípios da fundamentação teórica
6.2 – Citação no texto: conceito
6.3 – Tipos de citação no texto I
6.4 – Tipos de citação no texto II
MÓDULO 7 – Elaboração da fundamentação teórica II
7.1 – Revisão bibliográfica: processo
7.2 – Busca e recuperação bibliográfica
7.3 – Lista de referências
7.4 – Organização e registro das fontes
MÓDULO 8 – Elaboração da fundamentação teórica III
8.1 – Necessidade de ter uma fundamentação teórica
8.2 – Possíveis entregas robustas de uma análise teórica
8.3 - Conceito de rede social e modelo conceitual
MÓDULO 9 – Métodos – visão geral
9.1 – Conceito e importância dos métodos
9.2 – Definição dos métodos e técnicas a serem adotadas
9.3 – Tipos de monografia
9.4 – Tipos gerais de dados, métodos e técnicas
MÓDULO 10 – Métodos – conceitos específicos
10.1 – Abordagem metodológicas típicas nas engenharias e na gestão I
10.2 - Abordagem metodológicas típicas nas engenharias e na gestão II
10.3 – Métodos, requisitos e características
10.4 - Métodos de pesquisa nas engenharias e gestão de operações estudo de caso
METODOLOGIA
Metodologia ativa. Aprendizagem baseada em problemas (PBL). Seminários, construção de mapa mental, elaboração de apresentações como resumo, capítulos, estudo de caso e ACCC. Aulas expositivas. Leituras em sala. Lista de exercícios a cada módulo.
Semanas |
Atividades previstas |
Aula [1] 01/08 |
MÓDULO 1 – Introdução ao curso: Apresentação da disciplina. Apresentação do cronograma. Sondagem de conteúdo MÓDULO 2 – Introdução sobre o TCC e Métodos |
Aula [2] 08/08 |
MÓDULO 2 CONTINUAÇÃO 2.1 – Objetivos, programa resumido e fonte bibliográfica sugerida 2.2 – Diferença entre projeto da monografia e a própria monografia 2.3 – Partes da estrutura de uma monografia 2.4 – Aspectos importantes e estrutura básica de um projeto de monografia |
Aula [3] 15/08 |
Feriado |
Aula [4] 22/08 |
MÓDULO 3 – Definição de temas e objetivos 3.1 – Relembrando as partes da estrutura de uma monografia 3.2 - Recomendações para escolha do tema e exemplos |
Aula [5] 05/09 |
MÓDULO 3 CONTINUAÇÃO 3.3 – Definindo os objetivos (I) conceito e recomendações 3.4 – Definindo os objetivos (II) tipos de verbos e exemplos |
Aula [6] 12/09 |
MÓDULO 4 – Estrutura de uma monografia I 4.1 – Visão geral 4.2 – Detalhamento: Título e resumo 4.3 – Detalhamento: introdução 4.4 – Detalhamento: desenvolvimento do trabalho |
Aula [7] 19/09 |
MÓDULO 5 – Estrutura de uma monografia II 5.1 – Detalhamento: resultados 5.2 – Detalhamento: conclusão e lista referências 5.3 – Dicas quanto à forma I 5.4 – Dicas quanto à forma II |
Aula [8] 26/09 |
Prova 1 - valor 30 pontos |
Aula [9] 03/10 |
MÓDULO 6 – Elaboração da fundamentação teórica I 6.1 – Princípios da fundamentação teórica 6.2 – Citação no texto: conceito 6.3 – Tipos de citação no texto I 6.4 – Tipos de citação no texto II |
Aula [10] 10/10 |
MÓDULO 7 – Elaboração da fundamentação teórica II 7.1 – Revisão bibliográfica: processo 7.2 – Busca e recuperação bibliográfica 7.3 – Lista de referências 7.4 – Organização e registro das fontes Vista de prova |
Aula [11]17/10 |
MÓDULO 8 – Elaboração da fundamentação teórica III 8.1 – Necessidade de ter uma fundamentação teórica 8.2 – Possíveis entregas robustas de uma análise teórica 8.3 - Conceito de rede social e modelo conceitual |
Aula [12] 24/10 |
MÓDULO 9 – Métodos – visão geral 9.1 – Conceito e importância dos métodos 9.2 – Definição dos métodos e técnicas a serem adotadas 9.3 – Tipos de monografia 9.4 – Tipos gerais de dados, métodos e técnicas |
Aula [13] 31/10 |
MÓDULO 10 – Métodos – conceitos específicos 10.1 – Abordagem metodológicas típicas nas engenharias e na gestão I 10.2 - Abordagem metodológicas típicas nas engenharias e na gestão II 10.3 – Métodos, requisitos e características 10.4 - Métodos de pesquisa nas engenharias e gestão de operações estudo de caso |
Aula [14] 07/11 |
Prova 2 - valor 30 pontos |
Aula [15] 14/11 |
Atividade valendo pontuação |
Aula [16] 21/11 |
Vista de prova |
Aula [17] 28/11 |
Prova de recuperação - todo conteúdo Fechamento final e vista |
AVALIAÇÃO
As avaliações estão distribuídas da seguinte forma:
TIPO DE AVALIAÇÃO |
VALOR |
DATA REALIZAÇÃO |
PROVA P1 – INDIVIDUAL E SEM CONSULTA |
30 PONTOS |
26/09/2023 |
PROVA P2 – INDIVIDUAL E SEM CONSULTA |
30 PONTOS |
07/11/2023 |
TRABALHOS APLICADOS DENTRO E FORA DA SALA COMO SEMINÁRIOS, CONSTRUÇÕES DE MAPA MENTAL E ELABORAÇÃO DE ACCC |
40 PONTOS DISTRIBUÍDOS POR ATIVIDADES NO DECORRER DO SEMESTRE |
DE ACORDO COM O ANDAMENTO DAS AULAS |
PROVA SUBSTITUTIVA |
100 PONTOS |
28/11/2023 |
Notas:
1 As atividades assíncronas deverão ser entregues de acordo com as diretrizes estabelecidas e postadas no Microsoft Teams.
2 Caso ocorra algum problema na plataforma TEAMS, o professor irá utilizar outras ferramentas, que serão informadas.
3 As avaliações do tipo provas da disciplina serão efetuadas por meio de atividades síncronas.
4 O cálculo da nota final (NF) será realizado pelo somatório das pontuações de cada atividade.
Se NF >= 60 - aprovado
Se NF <60 - reprovado
5 A assiduidade será avaliada nas entregas das atividades assíncronas dentro dos prazos determinados.
6 O discente entregará ao professor as atividades avaliativas conforme prazo e diretrizes estabelecidas e disponibilizadas e as dúvidas serão esclarecidas em sala. Todas as atividades disponibilizadas serão apresentadas e irão valer nota.
7 Haverá vista de prova.
8 Os discentes terão acesso a bibliografia e material de apoio no TEAMS.
9 Para ser aprovado na disciplina o discente ao final do semestre letivo deverá ter alcançado no mínimo 60% da nota e 75% de frequência.
10 A chamada será realizada por meio de lista de presença em todas as aulas.
11 Poderão fazer a Avaliação de recuperação (AR) conforme cronograma das atividades, os discentes que obtiverem nota final menor que 60 e que tiverem frequência mínima de 75% . A avaliação consistirá em uma prova escrita, abordando todo o conteúdo do semestre letivo (provas e trabalhos). A nota obtida pelo discente na avaliação de recuperação irá substituir a sua nota final na disciplina, seguindo as seguintes regras:
Se a nota na AR>= 60, nota final da disciplina = 60
Se nota na AR < 60, nota final da disciplina = nota na AR
12 O presente plano de ensino poderá sofrer alterações no decorrer do semestre que serão informadas à coordenação e aos discentes.
BIBLIOGRAFIA
Básica
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 5. ed.2010
MARCONI, M. A. ; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. 8o. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
CAUCHICK, Paulo.; LACERDA, Daniel.; ABACKERLI, Alvaro.; CARVALHO, Marly.; COSTA, Sergio.; LIMA, Edson.; DRESCH, Aline.; CAPINETTI, Luiz Cesar.; BIDO, Diógenes.; NETO, Reinaldo Morabito.; ZOMER, Thayla.; PUREZA, Vitória Metodologia Cientifica para Engenharia. GEN LTC; 1ª edição 2021.
Complementar
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de Metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2004.
COSTA, M.A.F. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Petrópolis: Vozes, 2012.
MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2007.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2016.
RAMPAZZO, L. Metodologia científica para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 8. ed. São Paulo: Layola, 2015.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Angela Marcia de Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/07/2023, às 11:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 | SEI nº 4679109 |