UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Agrárias

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Metodologia Cientifica

Unidade Ofertante:

ICIAG - EAS

Código:

ICIAG 33302

Período/Série:

3o. Período

Turma:

3o. Período

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

 

Total:

30

Obrigatória:

      ( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Dra. Angela Marcia de Souza

Ano/Semestre:

1-2023

Observações:

Será criada uma equipe no Microsoft Teams onde todos discentes matriculados  na disciplina serão adicionados.

 

EMENTA

Conhecimento científico e ciência. Fundamentos da metodologia cientifica. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos (ABNT). Métodos e técnicas de pesquisa.  A comunicação entre orientados/orientadores. O projeto preliminar de pesquisa (TCC1). O projeto da monografia (TCC2) . A organização/formatação de textos científicos. O processo de pesquisa científica e suas classificações. Ética em pesquisa (plágio)

JUSTIFICATIVA

A disciplina de metodologia científica permitirá que o discente realize produção e expressão  em seu processo de construção do conhecimento. A disciplina proporcionará ao discente ferramentas de produção de documentos necessários na elaboração do trabalho de conclusão de curso e demais matérias O discente também irá compreender a estrutura científica formal como maneira de comunicação acadêmica eficaz e produtiva no próprio setor científico e acadêmico, mobilizando aspectos intelectuais para pesquisa e disseminação das práticas de produção científica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Conhecer os métodos de investigação cientifica e de processos tecnológicos na Engenharia Ambiental e Sanitária. Ser capaz de avaliar criticamente relatórios técnico-científico, planejar a pesquisa e processos.

Objetivos Específicos:

Identificar a metodologia de pesquisa para conhecer as áreas de pesquisa do curso.

Compreender o exercício da escrita como elemento constitutivo da produção acadêmica.

Utilizar as normas cientificas para elaboração e apresentação de trabalhos e textos acadêmicos.

Compreender os princípios de metodologia cientifica.

PROGRAMA

MÓDULO 1  – Introdução ao curso:

Apresentação da disciplina.

Apresentação do cronograma.

Sondagem de conteúdo

MÓDULO 2 – Introdução sobre o TCC e Métodos

2.1 – Objetivos, programa resumido e fonte bibliográfica sugerida

2.2 – Diferença entre projeto da monografia e a própria monografia

2.3 – Partes da estrutura de uma monografia

2.4 – Aspectos importantes e estrutura básica de um projeto de monografia

MÓDULO 3 – Definição de temas e objetivos

3.1 – Relembrando as partes da estrutura de uma monografia

3.2 - Recomendações para escolha do tema e exemplos

3.3 – Definindo os objetivos (I) conceito e recomendações

3.4 – Definindo os objetivos (II) tipos de verbos e exemplos

MÓDULO 4 – Estrutura de uma monografia I

4.1 – Visão geral

4.2 – Detalhamento: Título e resumo

4.3 – Detalhamento: introdução

4.4 – Detalhamento: desenvolvimento do trabalho

MÓDULO 5 – Estrutura de uma monografia II

5.1 – Detalhamento: resultados

5.2 – Detalhamento: conclusão e lista referências

5.3 – Dicas quanto à forma I

5.4 – Dicas quanto à forma II

MÓDULO 6  – Elaboração da fundamentação teórica I

6.1 – Princípios da fundamentação teórica

6.2 – Citação no texto: conceito

6.3 – Tipos de citação no texto I

6.4 – Tipos de citação no texto II

MÓDULO 7  – Elaboração da fundamentação teórica II

7.1 – Revisão bibliográfica: processo

7.2 – Busca e recuperação bibliográfica

7.3 – Lista de referências

7.4 – Organização e registro das fontes

MÓDULO 8  – Elaboração da fundamentação teórica III

8.1 – Necessidade de ter uma fundamentação teórica

8.2 – Possíveis entregas robustas de uma análise teórica

8.3 -  Conceito de rede social e modelo conceitual

MÓDULO 9 – Métodos – visão geral

9.1 – Conceito e importância dos métodos

9.2 – Definição dos métodos e técnicas a serem adotadas

9.3 – Tipos de monografia

9.4 – Tipos gerais de dados, métodos e técnicas

MÓDULO 10 – Métodos – conceitos específicos

10.1 – Abordagem metodológicas típicas nas engenharias e na gestão I

10.2 - Abordagem metodológicas típicas nas engenharias e na gestão II

10.3 – Métodos, requisitos e características

10.4 - Métodos de pesquisa nas engenharias e gestão de operações estudo de caso

 

METODOLOGIA

Metodologia ativa. Aprendizagem baseada em problemas (PBL). Seminários, construção de mapa mental, elaboração de apresentações como resumo, capítulos, estudo de caso e ACCC. Aulas expositivas. Leituras em sala.  Lista de exercícios a cada módulo.

 

Semanas

Atividades previstas

Aula [1] 01/08

MÓDULO 1  – Introdução ao curso:

Apresentação da disciplina.

Apresentação do cronograma.

Sondagem de conteúdo

MÓDULO 2 – Introdução sobre o TCC e Métodos

Aula [2] 08/08

MÓDULO 2 CONTINUAÇÃO

2.1 – Objetivos, programa resumido e fonte bibliográfica sugerida

2.2 – Diferença entre projeto da monografia e a própria monografia

2.3 – Partes da estrutura de uma monografia

2.4 – Aspectos importantes e estrutura básica de um projeto de monografia

Aula [3] 15/08

Feriado

Aula [4] 22/08

MÓDULO 3 – Definição de temas e objetivos

3.1 – Relembrando as partes da estrutura de uma monografia

3.2 - Recomendações para escolha do tema e exemplos

Aula [5] 05/09

MÓDULO 3 CONTINUAÇÃO

3.3 – Definindo os objetivos (I) conceito e recomendações

3.4 – Definindo os objetivos (II) tipos de verbos e exemplos

Aula [6] 12/09

MÓDULO 4 – Estrutura de uma monografia I

4.1 – Visão geral

4.2 – Detalhamento: Título e resumo

4.3 – Detalhamento: introdução

4.4 – Detalhamento: desenvolvimento do trabalho

Aula [7] 19/09

MÓDULO 5 – Estrutura de uma monografia II

5.1 – Detalhamento: resultados

5.2 – Detalhamento: conclusão e lista referências

5.3 – Dicas quanto à forma I

5.4 – Dicas quanto à forma II

Aula [8] 26/09

 Prova 1 - valor 30 pontos

Aula [9] 03/10

MÓDULO 6  – Elaboração da fundamentação teórica I

6.1 – Princípios da fundamentação teórica

6.2 – Citação no texto: conceito

6.3 – Tipos de citação no texto I

6.4 – Tipos de citação no texto II

Aula [10] 10/10

MÓDULO 7  – Elaboração da fundamentação teórica II

7.1 – Revisão bibliográfica: processo

7.2 – Busca e recuperação bibliográfica

7.3 – Lista de referências

7.4 – Organização e registro das fontes

Vista de prova

Aula [11]17/10 

MÓDULO 8  – Elaboração da fundamentação teórica III

8.1 – Necessidade de ter uma fundamentação teórica

8.2 – Possíveis entregas robustas de uma análise teórica

8.3 -  Conceito de rede social e modelo conceitual

Aula [12] 24/10

MÓDULO 9 – Métodos – visão geral

9.1 – Conceito e importância dos métodos

9.2 – Definição dos métodos e técnicas a serem adotadas

9.3 – Tipos de monografia

9.4 – Tipos gerais de dados, métodos e técnicas

Aula [13] 31/10

MÓDULO 10 – Métodos – conceitos específicos

10.1 – Abordagem metodológicas típicas nas engenharias e na gestão I

10.2 - Abordagem metodológicas típicas nas engenharias e na gestão II

10.3 – Métodos, requisitos e características

10.4 - Métodos de pesquisa nas engenharias e gestão de operações estudo de caso

Aula [14] 07/11

Prova 2 - valor 30 pontos

Aula [15] 14/11

Atividade valendo pontuação

Aula [16] 21/11

Vista de prova

Aula [17] 28/11

Prova de recuperação - todo conteúdo

Fechamento final e vista

 

 

AVALIAÇÃO

As avaliações estão distribuídas da seguinte forma:

 

TIPO DE AVALIAÇÃO

VALOR

DATA REALIZAÇÃO

PROVA P1 – INDIVIDUAL E SEM CONSULTA

30 PONTOS

26/09/2023

PROVA P2 – INDIVIDUAL E SEM CONSULTA

30 PONTOS

07/11/2023

TRABALHOS APLICADOS DENTRO E FORA DA SALA COMO SEMINÁRIOS, CONSTRUÇÕES DE MAPA MENTAL E ELABORAÇÃO DE ACCC

40 PONTOS DISTRIBUÍDOS POR ATIVIDADES NO DECORRER DO SEMESTRE

DE ACORDO COM O ANDAMENTO DAS AULAS

PROVA SUBSTITUTIVA

100 PONTOS

28/11/2023

Notas:

1 As atividades assíncronas deverão ser entregues de acordo com as diretrizes estabelecidas e postadas no Microsoft Teams.

2 Caso ocorra algum problema na plataforma TEAMS, o professor irá utilizar outras ferramentas, que serão informadas.

3 As avaliações do tipo provas da disciplina serão efetuadas por meio de atividades síncronas.

4 O cálculo da nota final (NF) será realizado pelo somatório das pontuações de cada atividade.

Se NF >= 60 - aprovado

Se NF <60 - reprovado

5 A assiduidade será avaliada nas entregas das atividades assíncronas dentro dos prazos determinados.

6 O discente entregará ao professor as atividades avaliativas conforme prazo e diretrizes estabelecidas e disponibilizadas e as dúvidas serão esclarecidas em sala. Todas as atividades disponibilizadas serão apresentadas e irão valer nota.

7 Haverá vista de prova.

8 Os discentes terão acesso a bibliografia e material de apoio no TEAMS.

9 Para ser aprovado na disciplina o discente ao final do semestre letivo deverá ter alcançado no mínimo 60% da nota e 75% de frequência.

10 A chamada será realizada por meio de lista de presença em todas as aulas.

11 Poderão fazer a Avaliação de recuperação (AR) conforme cronograma das atividades, os discentes que obtiverem nota final menor que 60 e que tiverem frequência mínima de 75% . A avaliação consistirá em uma prova escrita, abordando todo o conteúdo do semestre letivo (provas e trabalhos). A nota obtida pelo discente na avaliação de recuperação irá substituir a sua nota final na disciplina, seguindo as seguintes regras:

Se a nota na AR>= 60, nota final da disciplina = 60

Se nota na AR < 60, nota final da disciplina = nota na AR

12 O presente plano de ensino poderá sofrer alterações no decorrer do semestre que serão informadas à coordenação e aos discentes.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 5. ed.2010

MARCONI, M. A. ; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. 8o. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

CAUCHICK, Paulo.; LACERDA, Daniel.; ABACKERLI, Alvaro.; CARVALHO, Marly.; COSTA, Sergio.; LIMA, Edson.; DRESCH, Aline.; CAPINETTI, Luiz Cesar.; BIDO, Diógenes.; NETO, Reinaldo Morabito.; ZOMER, Thayla.; PUREZA, Vitória   Metodologia Cientifica para Engenharia. GEN LTC; 1ª edição  2021.

Complementar

APPOLINÁRIO, F. Dicionário de Metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2004.

COSTA, M.A.F. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Petrópolis: Vozes, 2012.

MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2007.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2016.

RAMPAZZO, L. Metodologia científica para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 8. ed. São Paulo: Layola, 2015.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Angela Marcia de Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/07/2023, às 11:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 SEI nº 4679109