UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Regionalização do Espaço Mundial

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

GGO035

Período/Série:

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Sérgio Gonçalves

Ano/Semestre:

2ª Fase AARE

Observações:

 

 

EMENTA

As influências econômicas, políticas, sociais e culturais no processo de regionalização do espaço mundial. Globalização e regionalização do espaço mundial. Os principais blocos econômicos: impasses e perspectivas. Globalização e exclusão social. Redes e fluxos na produção do espaço mundial.

JUSTIFICATIVA

(Explicitar a importância dos conteúdos a serem trabalhados e sua articulação com o Projeto Pedagógico do Curso – PPC.)

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender a influência das condições econômicas, políticas, técnicas, sociais e culturais na regionalização do espaço mundial e as configurações contemporâneas.

Objetivos Específicos:

Analisar a influência da globalização no processo de regionalização do espaço mundial. Caracterizar os principais blocos e acordos econômicos no mundo contemporâneo. Identificar e caracterizar os principais espaços de exclusão social no mundo contemporâneo. Discutir sobre as redes e fluxos mundiais e inter-relações na produção e (re)organização do espaço geográfico.

PROGRAMA

 

1. A regionalização do mundo contemporâneo.

1.1 - A dialética da globalização e a regionalização do espaço mundial.

1.2 - As influências econômicas, políticas, sociais e culturais na regionalização do mundo.

1.3 - Transformações na organização do espaço mundial.

1.4 - Limites e possibilidades das novas regionalizações do espaço mundial.

 

2. Os blocos econômicos e a regionalização do espaço mundial.

2.1 - Os principais blocos econômicos

2.2 - Acordos de cooperação econômica e regionalização do espaço mundial.

2.3 - Impasses e perspectivas dos principais blocos econômicos.

 

3. Globalização e exclusão social no mundo contemporâneo.

3.1 - Teorias sobre globalização

3.2 - Globalização e exclusão social: as diferentes escalas de análise.

3.3 - As grandes metrópoles do mundo contemporâneo e a dialética da exclusão social.

3.4 - África e América Latina no contexto da globalização: as diferentes faces da exclusão social.

 

4. As redes e fluxos mundiais: técnica, ciência e informação e produção do espaço mundial.

 

METODOLOGIA

A metodologia da disciplina REM - Regionalização do Espaço Mundial será baseada em atividades síncronas e assíncronas.

Síncronas são as atividades realizadas em ambientas virtuais, sobretudo o Google Meet, garantindo ao mesmo tempo o isolamento social e a interação entre professor e alunos no debate de ideias, apresentação de conteúdos, estabelecimento de diálogos e interação para tirar dúvidas.

Os conteúdos serão sempre textos retirados de livros e artigos de revistas para leitura, visando a produção de trabalhos (resposta de lista de exercícios).

Assíncrona são as atividades individuais, propostas pelo docente e, a partir dos materiais disponibilizados, realizadas pelos alunos. De maneira assíncrona, serão disponibilizados no site da disciplina (https://sites.google.com/site/geographise), materiais diversos (filmes e documentários para download, links para acesso em plataformas como youtube, ou ainda, vídeos explicativos produzidos pelo professor), de maneira que lendo os textos, participando das discussões síncronas, os produtos das atividades assíncronas permitam reforçar o entendimento dos conteúdos repassados aos estudantes, capacitando-os para o entendimento do conhecimento científico geográfico.

 É obrigação de cada aluno a leitura dos textos, assistir aos vídeos, organizar seu dia e horários para atender os requisitos da disciplina, garantir sua participação nas atividades assíncronas e entrega de trabalhos nos prazos estipulados.

A disciplina terá 3 fases, cada qual com aulas em 3 semanas:

- Fase 1 REM, realizado nos dias 27 de outubro, 03 e 10 de novembro, serão tratados os elementos teóricos do ítem 1 (A regionalização do mundo contemporâneo. ) do programa da disciplina;

- Fase 2 REM – realizado nos dias 17 e 24 de novembro, e 1 de dezembro, será trabalhado o ítem 2 do programa da disciplina (Os blocos econômicos e a regionalização do espaço mundial);

- Rase 3 REM – realizado nos dias 08, 15 e 22 de dezembro,  serão trabalhados os ítem 3 (Globalização e exclusão social no mundo contemporâneo)d e 4 (As redes e fluxos mundiais: técnica, ciência e informação e produção do espaço mundial) do programa da disciplina;

No quadro Cronograma a seguir, explicitamos o desenvolvimento das atividades propostas:

 

Fase

 

Dia

Módulo

Atividades Assíncronas

 

Atividades Síncronas

 

 

1

Terças-feiras

27 de outubro, 03 e 10 de novembro

1. A regionalização do mundo contemporâneo.

Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 1 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/  na pasta Regionalização do Espaço Mundial

 

Total – 18 horas de atividades assíncronas

Nos dias 27 de outubro, 03 e 10 de novembro, todos os alunos devem participar da Atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido é das 19:50h às 21:40h da manhã. Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas é esse   meet.google.com/vkq-qzar-fxg

Total de 06 horas de atividades síncronas. A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos na sequência.

 

2

Terças-feiras

7 e 24 de novembro, e 1 de dezembro

2. Os blocos econômicos e a regionalização do espaço mundial.

Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 2 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/  na pasta Regionalização do Espaço Mundial

Total – 18 horas de atividades assíncronas

Nos dias 01, 08 e 15 de setembro, todos os alunos devem participar da

Atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido é das 19:50h às 31:40h da manhã. Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas é esse  meet.google.com/vkq-qzar-fxg

Total de 06 horas de atividades síncronas. A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos na sequência.

3

Terças-feiras

08, 15 e 22 de dezembro

3. Globalização e exclusão social no mundo contemporâneo.

4. As redes e fluxos mundiais: técnica, ciência e informação e produção do espaço mundial.

Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 3 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/  na pasta Regionalização do Espaço Mundial

Total – 18 horas de atividades assíncronas

Nos dias 22 e 29 de setembro, e 06 de outubro, todos os alunos devem participar da

Atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido é das 19:50h às 21:40h da manhã. Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas é esse  meet.google.com/vkq-qzar-fxg

Total de 06 horas de atividades síncronas. A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos na sequência.

 

Total – 72 horas aula

54 horas aula

18 horas aula

PRESENÇA - será lançado no livro de chamada as presenças aos alunos nas atividades síncronas e a qualquer tempo, o aluno pode requerer o número de notas e faltas. No caso das atividades assíncronas, a entrega dos trabalhos propostos vai configurar o cumprimento das horas de atividades assíncronas.

CARGA HORÁRIA PRÁTICA: A disciplina Teoria e Método não possui carga horária prática. 

PRIMEIRO ACESSO DISCENTE ÁS AULAS: da primeira à última aula, o acesso será o mesmo - é só clicar no link  meet.google.com/vkq-qzar-fxg. Para maiores detalhes, contate o docente por e-mail geographise@ufu.br ou Whatsapp (34) 992-216-358

ATENDIMENTO AOS ALUNOS: caso seja necessário, será estabelecido a cada aula, 50 minutos a mais de atividade na plataforma Google Meet para que os alunos tirem suas dúvidas e os discentes podem agendar reuniões particulares ou em grupo por quais quer ferramentas já descritas.

 

AVALIAÇÃO

Serão utilizados 3 instrumentos de Avaliação, todo trabalhos acadêmicos.

No planejamento da disciplina, o professor pedirá a realização de 3 Trabalhos Acadêmicos, que nada mais são do que perguntas, as quais os alunos responderão tendo por base a) Textos da disciplina, b) explicações presenciais na plataforma Google Meet; c) materiais de vídeo (com explicações do docente, documentários e outras fontes), previamente indicados e totalmente acessíveis para download no site da disciplina (https://sites.google.com/site/geographise/

Os Trabalhos Acadêmicos deverão ser entregues nas seguintes datas: Trabalho 1: 07 de novembro, Trabalho 2: 08 de dezembro  e Trabalho 3: 25 de dezembro. Devido a pandemia, a entrega será exclusivamente por e-mail encaminhado para geographise@ufu.br. O documento pode ser digitado pelo aluno ou uma foto das páginas escritas em folhas de caderno, desde que legível o seu conteúdo para aferição de nota.

Só são aceitos documentos entregues pelo próprio autor. O objetivo é incentivar a leitura e facilitar o entendimento dos assuntos trabalhados nos materiais de vídeo e nas atividades síncronas. A leitura e produção destes documentos é salutar para o sucesso dos alunos na disciplina.

O trabalho 1 tem valor de 30 pontos. O trabalho 2, 35 pontos. O trabalho 3, 35 pontos. Portanto, a soma dos trabalhos resultará em 100 pontos.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DOWBOR, Ladislau; IANNI, Octávio; RESENDE, Paulo-Edgar (Org.). Desafios da globalização. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 256-269.

HARVEY, David. O novo imperialismo. São Paulo: Loyola, 2004.

IANNI, Octávio. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

______. Teorias da globalização. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

______. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

Complementar

HAESBART, Rogério. China: entre o oriente e o ocidente. São Paulo: Ática, 1994.

POCHMANN, M. Atlas da exclusão social: a exclusão no mundo. São Paulo: Cortez, 2004. vol. 4.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. São Paulo: Record, 2000.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/10/2020, às 09:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2304319 e o código CRC 27C68267.




Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 SEI nº 2304319