UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

DIDÁTICA GERAL  

Unidade Ofertante:

ICHPO/ ICH/ CURSO DE GEOGRAFIA

Código:

GFB016

Período/Série:

Turma:

TN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

 

Total:

60h

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Klívia de Cássia Silva Nunes e Valéria Rezende

Ano/Semestre:

2020/2ªEtapa (AARE)

Observações:

Atividade Acadêmica Remota Emergencial (AARE) – Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação / Chave da Disciplina: GFB016

 

EMENTA

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Didática Geral possibilita aos futuros professores/as a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem diante das demandas do mundo contemporâneo. Neste sentido, se faz necessário que este licenciado compreenda criticamente o papel do professor em assegurar o encontro ativo do aluno com os conhecimentos científicos. Para tanto, se faz necessário ter como ponto de partida e de chegada os problemas do cotidiano escolar e suas influências na gestão da sala de aula, planejamento e avaliação.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Refletir sobre o ensino e a aprendizagem a partir de uma perspectiva política, histórica e cultural da Educação e do Conhecimento.

Objetivos Específicos:

  • Compreender as relações entre a escola, o currículo e a cultura, examinando-os à luz de considerações éticas, filosóficas, políticas e epistemológicas.
  • Visualizar a educação escolarizada como mecanismo produtor de cultura, subjetividades e identidades.
  • Discutir diferentes perspectivas de organização didático-pedagógica do cotidiano escolar, identificando os seus efeitos sociais, políticos e culturais.

PROGRAMA

Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática

  1. A didática e sua trajetória histórica
  2. Teorias Pedagógicas

Unidade II: Os saberes docentes

  1. A função docente e a produção de conhecimento

Unidade III: Organização do trabalho didático pedagógico

  1. Planejamento de Ensino: Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação
  2. Elaboração de um Mapa de Atividade para o Ensino Fundamental ou Médio

 

PROCEDIMENTOS

 

SEMANA

UNIDADE

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES ASSÍNCRONAS

PREVISTAS

ATIVIDADES SÍNCRONAS PREVISTAS

 

 

Apresentação do Plano de Ensino e das Professoras.

Ambientação ao espaço de aula síncrona – Mconf/RNP

Apresentação do Plano de Ensino e Ambientação ao AVA/MOODLE

Organização dos grupos para o seminário

Ambientação ao espaço de aula assíncrona – MOODLE

 

Ferramenta Livro: Será disponibilizado o Mapa da Disciplina  e o Plano de Ensino.

 

Professoras: Klívia e Valéria

Dia: 27.10.2020

Horário: Início: 19h

              Término: 20:40

Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática

 

A didática e sua trajetória histórica

Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP

 

Aula dialogada sobre a Trajetória Histórica da Didática

Tarefa Avaliativa (10 pontos):  Construir uma linha do tempo com as principais ideias.

 

Entrega: 10.11.2020

 

Entrega da atividade - Ferramenta: Atividade Tarefa - Moodle

Professoras: Klívia e Valéria

Dia: 03.11.2020

Horário: Início: 19h

              Término: 20:40

 

   

 

Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática

Teorias Pedagógicas

 

Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP

Aula dialogada sobre as teorias pedagógicas

Tarefa Avaliativa (10 pontos):  Ler o texto e fazer uma síntese das principais ideias.

 

Pode usar alguma ferramenta digital para apresentação, como por exemplo, Infográfico, Mapa Conceitual, outros.

 

Entrega: 17.11.2020

 

Ferramenta: Bases de dados

Professoras: Klívia e Valéria

Dia: 10.11.2020

Horário: Início: 19h

              Término: 20:40

 

 

Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática

 

Teorias Pedagógicas

 

Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP

Aula dialogada sobre as teorias pedagógicas

Entrega da síntese do texto

Professoras: Klívia e Valéria

Dia: 17.11.2020

Horário: Início: 19h

              Término: 20:40

 

 

Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática

 

Seminário dos Grandes Pensadores das Teorias Pedagógicas

 

Síncrona

 

Vídeo conferência / Mconf/RNP

 

Apresentação do Seminário e entrega da síntese do trabalho (20 pontos + 20 pontos)

Tarefa Avaliativa (2,5 pontos):  Destacar até 5 pontos relevantes sobre a apresentação dos grupos no seminário.

 

Entrega: 01.12.2020

 

Entrega da atividade - Ferramenta: fórum de discussão- Moodle

 

Professoras: Klívia e Valéria

Dia: 24.11.2020

Horário: Início: 19h

              Término: 20:40

 

 

Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática

 

Seminário dos Grandes Pensadores das Teorias Pedagógicas

 

Síncrona

 

Vídeo conferência / Mconf/RNP

 

Apresentação do Seminário e entrega da síntese do trabalho (20 pontos + 20 pontos)

Tarefa Avaliativa (2,5 pontos):  Destacar até 5 pontos relevantes sobre  a apresentação dos grupos no seminário.

 

Entrega: 08.12.2020

 

Entrega da atividade - Ferramenta: Atividade Tarefa - Moodle

 

Professoras: Klívia e Valéria

Dia: 01.12.2020

Horário: Início: 19h

              Término: 20:40

 

 

Unidade II: Os saberes docentes

 

A função docente e a produção de conhecimento

 

Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP

Aula dialogada sobre a função docente.

Tarefa avaliativa (5 pontos)

 

Construção de um texto colaborativo

 

Ferramenta – Wiki - Moodle

Professoras: Klívia e Valéria

Dia: 08.12.2020

Horário: Início: 19h

              Término: 20:40

 

 

Unidade III: Organização do trabalho didático pedagógico

 

Planejamento de Ensino: Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação

 

Elaboração de um Mapa de Atividade para o Ensino Fundamental e Médio

Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP

Aula dialogada sobre Planejamento de Ensino.

Aula da professora sobre o mapa de atividade para o ensino (ferramenta – podcast)

Tarefa Avaliativa (30 pontos)

Elaboração de um Mapa de Atividade para o Ensino Fundamental.

 

Gravar um vídeo explicativo sobre o mapa de atividade – ferramentas para usar:

 

Desafio: Podcast ou vídeo até 2min / Gravação Voz ou Vídeo/Moodle

 

Disponibilizar o arquivo do Mapa da Atividade no Padlet – o link será disponibilizado.

 

 

Entrega: 22.12.2020

Professoras: Klívia e Valéria

Dia: 15.12.2020

Horário: Início: 19h

              Término: 20:40

 

 

Unidade III: Organização do trabalho didático pedagógico

 

Apresentação do Mapa de Atividade para o Ensino Fundamental e Médio e entrega da atividade no Moodle

Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP

 

Platão de dúvidas

Entrega da atividade avaliativa – Mapa de Atividade para o Ensino Fundamental

 

Entrega: 22.12.2020

Professoras: Klívia e Valéria

Dia: 22.12.2020

Horário: Início: 19h

              Término: 20:40

 

 

METODOLOGIA

O desenvolvimento da disciplina terá como suporte as práticas de metodologias ativas, de modo a propor situações de aprendizagem que busquem respeitar e atender as necessidades coletiva e individual dos alunos.

Considerando a situação emergencial da oferta das AARE, a disciplina de Didática, com carga horária de 60h, será desenvolvida em 9 semanas, conforme será detalhado no quadro de procedimentos.

Utilizaremos para a aprendizagem os recursos do AVA/Moodle para atividades assíncronas (organização do material teórico, atividades da disciplina, orientação dos alunos). Para plantão de dúvidas utilizaremos as ferramentas disponíveis no AVA/Moodle, como: Fórum de Dúvidas, sendo o retorno dos professores para o atendimento ao aluno correrá em até 48h.

Para as atividades síncronas, utilizaremos com preferência a Mconf ou em casos especiais, o  Google Meet para desenvolver o conteúdo e orientação para os alunos.

a) Para as atividades síncronas: 2h/semana (18h em 9 semanas)

Horários das atividades síncronas:

Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Mconf RNP (preferencialmente) / Google Meet (situação emergencial)

b) Para as atividades assíncronas: 4 h/semana, sendo 1h/semanal destinada para realização das atividades = 36 h em 9 semanas

Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: AVA MOODLE

Endereço web de localização dos arquivos: a chave para acesso será disponibilizada tão logo a disciplina seja hospedada no Moodle UFU.

No Moodle, serão disponibilizados ainda: vídeos, e-book, artigos, capítulos de livros e outros.

CH total: 60h/aula x 20% = 72h, assim distribuídas = 2h (Síncronas/semana) + 6 h (Assíncronas/semana), totalizando 8h x 9 semanas = 72 h/aula

AVALIAÇÃO

A avaliação será formativa e ocorrerá ao longo do processo pedagógico na perspectiva dialógica que significa e ressignifica a aprendizagem colaborativa e sustenta o vínculo entre professor e aluno, aluno e aluno.

Este processo se dará na interação nos fóruns de discussão e nos encontros virtuais em ambiente on-line, promovendo a participação ativa e democrática de todos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

As professoras em cada atividade darão feedback para que o/a aluno/a possa ajustar sua atividade e fazer sua autoavaliação ao longo do processo formativo.

Critérios a serem considerados no processo avaliativo:

Síntese: conhecimento do conteúdo; argumentos consistentes; adequação da linguagem científica e referencial teórico mobilizado. (20) – Data para entrega: a combinar com os alunos

Atividade Colaborativa: ao longo do processo formativo – (5) – participação dos fóruns de discussão – será considerado - qualidade e quantidade de participação (número de mensagens enviadas no fórum, interação com os colegas e contribuição com fundamentação que possibilite a construção da atividade coletiva ou individual)

Atividade de grupo: fórum de orientação - será acompanhado a participação do aluno no processo de discussão e elaboração do seminário em termos de qualidade e quantidade de participação (número de mensagens enviadas no fórum, interação com os colegas e contribuição com fundamentação que possibilite a construção da atividade coletiva ou individual) - (5)

Seminário virtual: (20) – os grupos deverão apresentar o resultado de sua pesquisa sobre os grandes pensadores das ideias pedagógicas para os colegas com clareza, objetividade e adequação da linguagem. Deverá participar com ponto de vista, experiência e fundamentação – Data do Seminário: a combinar com os alunos.

Elaboração de uma Síntese dos Grandes Pensadores  (20)

Atividade – Elaboração de um mapa de atividade de uma disciplina para educação básica  (30)

BIBLIOGRAFIA

Básica

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Disponível em: https://www.professorrenato.com/attachments/article/161/Didatica%20Jose-carlos-libaneo_obra.pdf

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 39. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 2007. https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/savianidermeval-escolaedemocracia.pdf

FAZENDA, Ivani (org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993.  Disponível em:

https://www.academia.edu/7797458/Ivani_Fazenda_DIDATICA_E_INTERDISCIPLINARIDADE?auto=download

Complementar

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Luis Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da Didática. Campinas: Papirus, 1995.

PIMENTA, Selma G. Para uma re-significação da didática. In: PIMENTA, Selma G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.

Saviani, D. (2008). A função docente e a produção do conhecimento. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA11(21/22), 127-140. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/889

SEVERINO, Antonio Joaquim. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, Ivani (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1995. p. 31-46.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Klivia de Cássia Silva Nunes, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/10/2020, às 22:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Valeria Moreira Rezende, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/10/2020, às 23:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2319108 e o código CRC 77A18026.




Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 SEI nº 2319108