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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Didática Geral possibilita aos futuros professores/as a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem diante das demandas do mundo contemporâneo. Neste sentido, se faz necessário que este licenciado compreenda criticamente o papel do professor em assegurar o encontro ativo do aluno com os conhecimentos científicos. Para tanto, se faz necessário ter como ponto de partida e de chegada os problemas do cotidiano escolar e suas influências na gestão da sala de aula, planejamento e avaliação.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática
Unidade II: Os saberes docentes
Unidade III: Organização do trabalho didático pedagógico
PROCEDIMENTOS
SEMANA |
UNIDADE |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS PREVISTAS |
ATIVIDADES SÍNCRONAS PREVISTAS |
1ª |
Apresentação do Plano de Ensino e das Professoras. |
Ambientação ao espaço de aula síncrona – Mconf/RNP Apresentação do Plano de Ensino e Ambientação ao AVA/MOODLE Organização dos grupos para o seminário |
Ambientação ao espaço de aula assíncrona – MOODLE
Ferramenta Livro: Será disponibilizado o Mapa da Disciplina e o Plano de Ensino. |
Professoras: Klívia e Valéria Dia: 27.10.2020 Horário: Início: 19h Término: 20:40 |
2ª |
Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática
A didática e sua trajetória histórica |
Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP
Aula dialogada sobre a Trajetória Histórica da Didática |
Tarefa Avaliativa (10 pontos): Construir uma linha do tempo com as principais ideias.
Entrega: 10.11.2020
Entrega da atividade - Ferramenta: Atividade Tarefa - Moodle |
Professoras: Klívia e Valéria Dia: 03.11.2020 Horário: Início: 19h Término: 20:40
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3ª
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Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática Teorias Pedagógicas
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Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP Aula dialogada sobre as teorias pedagógicas |
Tarefa Avaliativa (10 pontos): Ler o texto e fazer uma síntese das principais ideias.
Pode usar alguma ferramenta digital para apresentação, como por exemplo, Infográfico, Mapa Conceitual, outros.
Entrega: 17.11.2020
Ferramenta: Bases de dados |
Professoras: Klívia e Valéria Dia: 10.11.2020 Horário: Início: 19h Término: 20:40
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4ª
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Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática
Teorias Pedagógicas
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Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP Aula dialogada sobre as teorias pedagógicas |
Entrega da síntese do texto |
Professoras: Klívia e Valéria Dia: 17.11.2020 Horário: Início: 19h Término: 20:40
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5ª
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Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática
Seminário dos Grandes Pensadores das Teorias Pedagógicas
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Síncrona
Vídeo conferência / Mconf/RNP
Apresentação do Seminário e entrega da síntese do trabalho (20 pontos + 20 pontos) |
Tarefa Avaliativa (2,5 pontos): Destacar até 5 pontos relevantes sobre a apresentação dos grupos no seminário.
Entrega: 01.12.2020
Entrega da atividade - Ferramenta: fórum de discussão- Moodle
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Professoras: Klívia e Valéria Dia: 24.11.2020 Horário: Início: 19h Término: 20:40
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6ª
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Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática
Seminário dos Grandes Pensadores das Teorias Pedagógicas
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Síncrona
Vídeo conferência / Mconf/RNP
Apresentação do Seminário e entrega da síntese do trabalho (20 pontos + 20 pontos) |
Tarefa Avaliativa (2,5 pontos): Destacar até 5 pontos relevantes sobre a apresentação dos grupos no seminário.
Entrega: 08.12.2020
Entrega da atividade - Ferramenta: Atividade Tarefa - Moodle
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Professoras: Klívia e Valéria Dia: 01.12.2020 Horário: Início: 19h Término: 20:40
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7ª
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Unidade II: Os saberes docentes
A função docente e a produção de conhecimento
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Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP Aula dialogada sobre a função docente. |
Tarefa avaliativa (5 pontos)
Construção de um texto colaborativo
Ferramenta – Wiki - Moodle |
Professoras: Klívia e Valéria Dia: 08.12.2020 Horário: Início: 19h Término: 20:40
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8ª
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Unidade III: Organização do trabalho didático pedagógico
Planejamento de Ensino: Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação
Elaboração de um Mapa de Atividade para o Ensino Fundamental e Médio |
Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP Aula dialogada sobre Planejamento de Ensino. |
Aula da professora sobre o mapa de atividade para o ensino (ferramenta – podcast) Tarefa Avaliativa (30 pontos) Elaboração de um Mapa de Atividade para o Ensino Fundamental.
Gravar um vídeo explicativo sobre o mapa de atividade – ferramentas para usar:
Desafio: Podcast ou vídeo até 2min / Gravação Voz ou Vídeo/Moodle
Disponibilizar o arquivo do Mapa da Atividade no Padlet – o link será disponibilizado.
Entrega: 22.12.2020 |
Professoras: Klívia e Valéria Dia: 15.12.2020 Horário: Início: 19h Término: 20:40
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9ª
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Unidade III: Organização do trabalho didático pedagógico
Apresentação do Mapa de Atividade para o Ensino Fundamental e Médio e entrega da atividade no Moodle |
Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP
Platão de dúvidas |
Entrega da atividade avaliativa – Mapa de Atividade para o Ensino Fundamental
Entrega: 22.12.2020 |
Professoras: Klívia e Valéria Dia: 22.12.2020 Horário: Início: 19h Término: 20:40
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METODOLOGIA
O desenvolvimento da disciplina terá como suporte as práticas de metodologias ativas, de modo a propor situações de aprendizagem que busquem respeitar e atender as necessidades coletiva e individual dos alunos.
Considerando a situação emergencial da oferta das AARE, a disciplina de Didática, com carga horária de 60h, será desenvolvida em 9 semanas, conforme será detalhado no quadro de procedimentos.
Utilizaremos para a aprendizagem os recursos do AVA/Moodle para atividades assíncronas (organização do material teórico, atividades da disciplina, orientação dos alunos). Para plantão de dúvidas utilizaremos as ferramentas disponíveis no AVA/Moodle, como: Fórum de Dúvidas, sendo o retorno dos professores para o atendimento ao aluno correrá em até 48h.
Para as atividades síncronas, utilizaremos com preferência a Mconf ou em casos especiais, o Google Meet para desenvolver o conteúdo e orientação para os alunos.
a) Para as atividades síncronas: 2h/semana (18h em 9 semanas)
Horários das atividades síncronas:
Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Mconf RNP (preferencialmente) / Google Meet (situação emergencial)
b) Para as atividades assíncronas: 4 h/semana, sendo 1h/semanal destinada para realização das atividades = 36 h em 9 semanas
Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: AVA MOODLE
Endereço web de localização dos arquivos: a chave para acesso será disponibilizada tão logo a disciplina seja hospedada no Moodle UFU.
No Moodle, serão disponibilizados ainda: vídeos, e-book, artigos, capítulos de livros e outros.
CH total: 60h/aula x 20% = 72h, assim distribuídas = 2h (Síncronas/semana) + 6 h (Assíncronas/semana), totalizando 8h x 9 semanas = 72 h/aula
AVALIAÇÃO
A avaliação será formativa e ocorrerá ao longo do processo pedagógico na perspectiva dialógica que significa e ressignifica a aprendizagem colaborativa e sustenta o vínculo entre professor e aluno, aluno e aluno.
Este processo se dará na interação nos fóruns de discussão e nos encontros virtuais em ambiente on-line, promovendo a participação ativa e democrática de todos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
As professoras em cada atividade darão feedback para que o/a aluno/a possa ajustar sua atividade e fazer sua autoavaliação ao longo do processo formativo.
Critérios a serem considerados no processo avaliativo:
Síntese: conhecimento do conteúdo; argumentos consistentes; adequação da linguagem científica e referencial teórico mobilizado. (20) – Data para entrega: a combinar com os alunos
Atividade Colaborativa: ao longo do processo formativo – (5) – participação dos fóruns de discussão – será considerado - qualidade e quantidade de participação (número de mensagens enviadas no fórum, interação com os colegas e contribuição com fundamentação que possibilite a construção da atividade coletiva ou individual)
Atividade de grupo: fórum de orientação - será acompanhado a participação do aluno no processo de discussão e elaboração do seminário em termos de qualidade e quantidade de participação (número de mensagens enviadas no fórum, interação com os colegas e contribuição com fundamentação que possibilite a construção da atividade coletiva ou individual) - (5)
Seminário virtual: (20) – os grupos deverão apresentar o resultado de sua pesquisa sobre os grandes pensadores das ideias pedagógicas para os colegas com clareza, objetividade e adequação da linguagem. Deverá participar com ponto de vista, experiência e fundamentação – Data do Seminário: a combinar com os alunos.
Elaboração de uma Síntese dos Grandes Pensadores (20)
Atividade – Elaboração de um mapa de atividade de uma disciplina para educação básica (30)
BIBLIOGRAFIA
Básica
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Disponível em: https://www.professorrenato.com/attachments/article/161/Didatica%20Jose-carlos-libaneo_obra.pdf
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 39. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 2007. https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/savianidermeval-escolaedemocracia.pdf
FAZENDA, Ivani (org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993. Disponível em:
https://www.academia.edu/7797458/Ivani_Fazenda_DIDATICA_E_INTERDISCIPLINARIDADE?auto=download
Complementar
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Luis Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da Didática. Campinas: Papirus, 1995.
PIMENTA, Selma G. Para uma re-significação da didática. In: PIMENTA, Selma G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
Saviani, D. (2008). A função docente e a produção do conhecimento. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 11(21/22), 127-140. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/889
SEVERINO, Antonio Joaquim. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, Ivani (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1995. p. 31-46.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Klivia de Cássia Silva Nunes, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/10/2020, às 22:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Valeria Moreira Rezende, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/10/2020, às 23:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 | SEI nº 2319108 |