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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rodovia BR 050, KM 78, Bloco 1D, 2º andar - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Interpretação e elaboração de esboços e desenhos técnicos por meio manual e computacional.
JUSTIFICATIVA
Em seu trabalho, o engenheiro se relaciona com várias pessoas da área técnica, com as quais precisa se comunicar não só com palavras, mas principalmente com desenhos de peças, dispositivos e equipamentos que precisam ser construídos, adaptados ou reparados. Esta disciplina fornece ao estudante os meios e normas pelas quais ele deve se comunicar graficamente com estas pessoas, de maneira mais eficiente e sem deixar margem a inevitáveis dúvidas que ocorreriam pela comunicação apenas verbal.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Permitir ao aluno o conhecimento de técnicas e normas para a comunicação e expressão gráficas com vistas ao desenvolvimento de projetos de peças e equipamentos. |
Objetivos Específicos: |
Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de:
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PROGRAMA
1. DESENHO PARA ENGENHARIA
1.1. Formato das folhas para desenho e dobra da folha
1.2. Escalas
1.3. Vistas ortográficas
1.4. Cotagem em desenho técnico
1.5. Cortes e seções
1.6. Desenhos em perspectivas
1.7. Planificação
2. TÉCNICAS DE DESENHO FEITO POR COMPUTAÇÃO (USO DE UM SOFTWARE COMERCIAL)
2.1. Conhecendo a área de trabalho
2.2. Criação e edição de desenho
2.3. Utilização de layers, cores e tipos de linhas
2.4. Sistemas de coordenadas
2.5. Criação, modificação e visualização de modelos bi e tridimensionais
METODOLOGIA
Em conformidade com a resolução CONGRAD Nº 7/2020, as atividades foram discretizadas em Síncronas¹ e Assíncronas², dividindo a carga horária total de 60h, assim como se segue:
Atividades Síncronas¹ (13,5h)
As aulas síncronas terão o objetivo de sanar as dúvidas e realizar atividades interativas para aprimorar os conhecimentos adquiridos com as atividades assíncronas. Elas serão gravadas e disponibilizadas aos alunos via Microsoft Teams.
Carga Horária: 13,5h divididas em 9 aulas de 1,5h.
Horários e datas de Realização: Dentro do horário previsto inicialmente para 2020/1. Ou seja:
Turma A – Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações - 30 alunos
Primeira Aula (22/10 às 7:10h): Acesse o link https://meet.google.com/mtw-sawk-npg
Segunda-feira (9:00h às 10:30h) |
Quinta-feira (7:10h às 8:40h) |
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Semana 1 |
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quinta-feira, 22 de outubro de 2020 |
Semana 2 |
segunda-feira, 26 de outubro de 2020 |
quinta-feira, 29 de outubro de 2020 |
Semana 3 |
02/11 – Feriado Nacional - Finados |
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Semana 4 |
segunda-feira, 9 de novembro de 2020 |
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Semana 5 |
segunda-feira, 16 de novembro de 2020 |
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Semana 6 |
segunda-feira, 23 de novembro de 2020 |
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Semana 7 |
segunda-feira, 30 de novembro de 2020 |
quinta-feira, 3 de dezembro de 2020 |
Semana 8 |
segunda-feira, 7 de dezembro de 2020 |
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Total de Aulas Síncronas |
6 |
3 |
Turma B – Engenharia Biomédica - 30 alunos
Primeira Aula (22/10 às 9:00h): Acesse o link https://meet.google.com/oop-jjmi-zfx
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Segunda-feira (10:50h às 12:20h) |
Quinta-feira (9:00h às 10:30h) |
Semana 1 |
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quinta-feira, 22 de outubro de 2020 |
Semana 2 |
segunda-feira, 26 de outubro de 2020 |
quinta-feira, 29 de outubro de 2020 |
Semana 3 |
02/11 – Feriado Nacional - Finados |
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Semana 4 |
segunda-feira, 9 de novembro de 2020 |
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Semana 5 |
segunda-feira, 16 de novembro de 2020 |
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Semana 6 |
segunda-feira, 23 de novembro de 2020 |
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Semana 7 |
segunda-feira, 30 de novembro de 2020 |
quinta-feira, 3 de dezembro de 2020 |
Semana 8 |
segunda-feira, 7 de dezembro de 2020 |
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Total de Aulas Síncronas |
6 |
3 |
Plataforma de TI: Microsoft Teams, onde serão disponibilizados os materiais necessários para realização da disciplina;
Softwares a serem utilizados: Microsoft Teams, Google Meet, Quizlet, Sketchup for Web ( para desenho 3D, devido a versão online gratuita, sem necessidade de instalação do software, e pouca exigência do hardware do estudante comparado aos softwares convencionais de desenho CAD 3D, https://www.youtube.com/watch?v=1TAoIsNey3Q );
Requisitos do hardware para uso do SketchUp for Web
De acordo com a Trimble, desenvolvedora do Sketchup, o dispositivo precisa de entrada de mouse e teclado. Ele pode ser usado na maioria dos computadores conectados à Internet por meio de um navegador recomendado (Chrome 59+ ou Firefox 52+). O dispositivo precisa ter as seguintes configurações:
Especificações mínimas |
Especificações recomendadas |
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Processador Intel de 2.1+ GHz |
Processador Intel 2.8+ GHz |
4GB RAM |
8GB + RAM |
700 MB de espaço disponível no disco rígido |
Pelo menos 1 GB de espaço disponível no disco rígido |
Placa gráfica integrada Intel HD com pelo menos 512 MB de memória de vídeo |
Placa gráfica discreta como AMD Radeon R9 M37X 2048 MB |
Atividades Assíncronas² (46,5h)
Desenvolvimento de Habilidades com os softwares (22h)
Plataforma de TI: Microsoft Teams, onde serão disponibilizados os materiais necessários para realização da disciplina;
Softwares a serem utilizados: Microsoft Teams, Google Meet, Quizlet, Sketchup for Web ( para desenho 3D).
Desenvolvimento de habilidades com os softwares de comunicação e com o Software de desenho (Sketchup) por meio de vídeos tutoriais e manuais de utilização.
Demais Atividades (24,5h)
Questionários: Aplicação de questões sobre os conteúdos e habilidades na expressão gráfica manual e com os softwares para melhor acompanhamento do desenvolvimento do aluno;
Projeto Final: Desenvolvimento de um desenho de conjunto a ser realizado em grupo de forma remota, para aplicação prática dos conteúdos assimilados.
MATERIAL MULTIMIDIA E COMPLEMENTAR ASSOCIADO AOS CONTEÚDOS TEÓRICOS PREVISTOS NA DISCIPLINA A SEREM PROVIDOS PELO PROFESSOR:
Apostilas;
Slides;
Vídeoaulas;
Vídeos Tutoriais;
Textos explicativos;
Normas Técnicas de Desenho.
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¹ Atividades onde os alunos e o docente se encontram de forma on-line no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual, onde dúvidas e questionamentos poderão ser feitos em tempo real.
² Atividades que ocorrem sem a presença em tempo real do professor. Permite que os alunos desenvolvam o aprendizado de acordo com a própria disponibilidade de tempo e local de preferência.
AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO
Total de pontos: 100 pontos
Atividades Síncronas
Participação nas aulas (10 pontos);
Atividades interativas de aprendizagem (20 pontos).
Atividades Assíncronas
Questionários (40 Pontos);
Projeto Final (30 Pontos).
BIBLIOGRAFIA
Básica
FRENCH, T. E. Desenho técnico e tecnologia gráfica. 5. ed. São Paulo: Globo, 1995.
BORNANCINI, J. C. [et al]. Desenho Técnico Básico. 2a Edição, Vol. I e II. Porto Alegre: Editora Sulina, 1981.
PROVENZA, F. Desenhista de Máquinas. Escola Protec, 1982.
Complementar
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas para Desenho Técnico, Globo, 1981.
CAVALLIN, J. Perspectiva Linear Cônica. Curitiba: A. M. Cavalcante, 1976.
VENDITTI, Marcus. Desenho Técnico sem Prancheta com AutoCAD. Visual Books, 2010.
MARMO, C. Jr. Curso de Desenho. Vol. I, II e VII, São Paulo: Ed. Moderna, 1971.
VIANA, Agnelo Correa. Leitura de Desenho Técnico Mecânico. Expressão e Cultura, 1973.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Fernando Lourenco de Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/09/2020, às 16:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2282449 e o código CRC A22E048E. |
Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 | SEI nº 2282449 |