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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 4L - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
A disciplina Clínica Odontológica em Saúde Coletiva tem como objetivo auxiliar os estudantes do 9º período no desenvolvimento de habilidades clínicas, com ênfase no diagnóstico de doenças bucais e nos métodos preventivos relacionados à cárie, periodontite, más oclusões e fluorose dentária. O agendamento dos pacientes na clínica é baseado no critério ciclo de vida (de 10 a 19 anos), na presença de doenças sistêmicas, no pertencimento a grupos de risco para doenças bucais e vulnerabilidade social, sendo dada prioridade ao cuidado familiar na atenção básica. Além disso, a disciplina conta com a participação de professores orientadores, que se dividem para oferecer um acompanhamento mais individualizado aos alunos. Todos os procedimentos realizados na clínica são planejados e supervisionados em todas as etapas pelos docentes responsáveis, que realizam tanto procedimentos preventivos quanto curativos de atenção básica.
JUSTIFICATIVA
A disciplina Clínica Odontológica em Saúde Coletiva possui grande relevância para o discente e para o projeto pedagógico do curso, uma vez que ressalta para o aluno a importância das abordagens preventivas associadas às práticas curativas. Possibilita também que o aluno problematize as situações vivenciadas na clínica, criando ambientes favoráveis em saúde e reforçando a ação comunitária. Logo, a disciplina fortalece o projeto pedagógico do curso, uma vez que auxilia na formação de um futuro profissional mais bem preparado para atuar no Sistema Único de Saúde.
OBJETIVO
Objetivo Geral
Diagnosticar, planejar e tratar de forma integrada os grupos populacionais alvos, observando o caráter preventivo, social e filosófico do projeto pedagógico do curso e estimular o desenvolvimento de um acadêmico com capacidade crítica e habilidade técnica, aplicando o conhecimento técnico-clínico integrado à um olhar holístico para os determinantes sociais que influenciam na situação de saúde do paciente.
Objetivos específicos
1. Integrar as ações odontológicas, por meio do oferecimento de medidas preventivas, educativas e curativas;
2. Capacitar o acadêmico a diagnosticar e a classificar quanto ao risco a doença cárie, a doença periodontal e a má-oclusão;
3. Capacitar o acadêmico a planejar e a programar os atendimentos;
4. Definir encaminhamentos para especialidades de casos clínicos de maior complexidade;
5. Orientar individualmente pais/responsáveis sobre dieta, higiene corporal e higiene bucal, bem como explanar sobre uso racional do flúor;
6. Utilizar os procedimentos terapêuticos e profiláticos de fluorterapia, profilaxia, aplicação de selante de fóssulas e fissuras, adequação de meio bucal, restaurações, exodontias, pulpotomias e pequenos procedimentos cirúrgicos;
7. Treinar o aluno para o trabalho a 4 mãos, de acordo com os princípios ergonômicos;
8. Fornecer subsídios para o trabalho em equipe, visando uma prática odontológica inserida no contexto dos determinantes sociais em saúde.
PROGRAMA
Os conteúdos a serem abordados se orientam pelos seguintes eixos:
I. Educação em saúde em sala de espera, abrangendo as temáticas de saúde bucal, saúde corporal, dieta e hábitos, para bebês, crianças e adolescentes.
II. Higienização bucal supervisionada, antes da realização de qualquer procedimento clínico.
III. Adequação do meio bucal e controle de placa (Índice de Higiene Oral Simplificado).
IV. Realização de procedimentos preventivos (selantes; ATF)
V. Realização de procedimentos curativos (restaurações, pulpotomias e exodontias).
METODOLOGIA
A Clínica Odontológica em Saúde Coletiva acontecerá as quintas-feiras, das 14:00 às 17:30, conforme cronograma abaixo. Serão realizadas práticas preventivas (educação em saúde em sala de espera e higienização bucal supervisionada) e práticas curativas, em todas as clínicas. Todos os procedimentos clínicos serão acompanhados, em todas as etapas, pelos docentes responsáveis.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
Dia |
Mês |
D/S |
Tipo de aula |
Horário |
Conteúdo Programático |
Docente |
23 |
05 |
Quinta |
Teórica (T) |
14:00 – 17:30 |
Apresentação da clínica |
Todos |
06 |
06 |
Quinta |
Prática (P) |
14:00 – 17:30 |
Atendimento clínico |
Todos |
13 |
06 |
Quinta |
Prática (P) |
14:00 – 17:30 |
Atendimento clínico |
Todos |
20 |
06 |
Quinta |
Prática (P) |
14:00 – 17:30 |
Atendimento clínico |
Todos |
27 |
06 |
Quinta |
Prática (P) |
14:00 – 17:30 |
Atendimento clínico |
Todos |
04 |
07 |
Quinta |
Prática (P) |
14:00 – 17:30 |
Atendimento clínico |
Todos |
11 |
07 |
Quinta |
Prática (P) |
14:00 – 17:30 |
Atendimento clínico |
Todos |
01 |
08 |
Quinta |
Prática (P) |
14:00 – 17:30 |
Atendimento clínico |
Todos |
08 |
08 |
Quinta |
Prática (P) |
14:00 – 17:30 |
Atendimento clínico |
Todos |
22 |
08 |
Quinta |
Prática (P) |
14:00 – 17:30 |
Atendimento clínico |
Todos |
29 |
08 |
Quinta |
Prática (P) |
14:00 – 17:30 |
Atendimento clínico |
Todos |
05 |
09 |
Quinta |
Prática (P) |
14:00 – 17:30 |
Atendimento clínico |
Todos |
12 |
09 |
Quinta |
Prática (P) |
14:00 – 17:30 |
Atendimento clínico |
Todos |
19 |
09 |
Quinta |
Prática (P) |
14:00 – 17:30 |
Atendimento clínico |
Todos |
AVALIAÇÃO
Avaliação
A) EIXO QUANTITATIVO
I. Cumprimento de agenda dos pacientes (10%)
II. Cumprimento de indicadores de Atenção Básica (25%)
III. Quantitativo de procedimentos realizados conforme códigos SUS (25%)
B) EIXO QUALITATIVO
I. Domínio do conteúdo (25%)
II. Ergonomia, biossegurança e atitude (15%)
Será aprovado o aluno que alcançar 60 pontos, correspondentes a 60% da avaliação e o mínimo de 75% de frequência.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. ROUQUAYROL, Maria Zélia. Epidemiologia & Saúde: Fundamentos, Métodos e Aplicações. 8ª edição. São Paulo: Guanabara Koogan, 2023.
2. MAGALHÃES, Ana Carolina; BUZALAF, Marília Afonso Rabelo. Cariologia Clínica. 1ª edição. São Paulo: Quintessence, 2020.
3. CONCEIÇÃO, Ewerton Nocchi. Dentística: Saúde e Estética. 3ª edição. São Paulo: Santos Publicações, 2018.
Complementar
1. VOLLÚ, Ana Lucia et al. Fatores comportamentais e socioeconômicos são fortes preditores de cárie dentária em pré-escolares: um estudo transversal. Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal), v. 7, n. 1, p. 40-48, 2022.
2. BERNARDES, Andressa Lara Braga; DIETRICH, Lia; DE FRANÇA FRANÇA, Mayra Maria Coury. A cárie precoce na infância ou cárie de primeira infância: uma revisão narrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. e268101422093-e268101422093, 2021.
3. CORRÊA, Lívia Litsue Gushi et al. Fatores associados à cárie dentária em adolescentes: um estudo transversal, estado de São Paulo, 2015. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, p. e2019523, 2020.
4. FONTENELE, Geórgia et al. Odontologia para bebês na atenção primária à saúde: revisão integrativa. Cadernos ESP, v. 16, n. 1, p. 85-94, 2022.
APROVAÇÃO
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Luiz Renato Paranhos, Professor(a) do Magistério Superior, em 28/04/2024, às 14:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.028848/2024-77 | SEI nº 5374571 |