UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Odontologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Clínica Odontológica em Saúde Coletiva

Unidade Ofertante:

Faculdade de Odontologia

Código:

FOUFU_31901

Período/Série:

9° Período

Turma:

1

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

(  )

Professor(A):

Professor Coordenador da Disciplina:

Prof. Dr. Luiz Renato Paranhos

 

Professores que ministrarão a Disciplina:

Prof. Dr. Álex Moreira Herval

Prof. Dr. Luiz Renato Paranhos

Profa. Dra. Paula Caetano Araújo

Profa. Dra. Renata Prata Cunha Bernardes Rodrigues

Ano/Semestre:

2024-1

Observações:

Atividades totalmente síncronas

 

EMENTA

A disciplina Clínica Odontológica em Saúde Coletiva tem como objetivo auxiliar os estudantes do 9º período no desenvolvimento de habilidades clínicas, com ênfase no diagnóstico de doenças bucais e nos métodos preventivos relacionados à cárie, periodontite, más oclusões e fluorose dentária. O agendamento dos pacientes na clínica é baseado no critério ciclo de vida (de 10 a 19 anos), na presença de doenças sistêmicas, no pertencimento a grupos de risco para doenças bucais e vulnerabilidade social, sendo dada prioridade ao cuidado familiar na atenção básica. Além disso, a disciplina conta com a participação de professores orientadores, que se dividem para oferecer um acompanhamento mais individualizado aos alunos. Todos os procedimentos realizados na clínica são planejados e supervisionados em todas as etapas pelos docentes responsáveis, que realizam tanto procedimentos preventivos quanto curativos de atenção básica.

 

JUSTIFICATIVA

A disciplina Clínica Odontológica em Saúde Coletiva possui grande relevância para o discente e para o projeto pedagógico do curso, uma vez que ressalta para o aluno a importância das abordagens preventivas associadas às práticas curativas. Possibilita também que o aluno problematize as situações vivenciadas na clínica, criando ambientes favoráveis em saúde e reforçando a ação comunitária. Logo, a disciplina fortalece o projeto pedagógico do curso, uma vez que auxilia na formação de um futuro profissional mais bem preparado para atuar no Sistema Único de Saúde.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral

Diagnosticar, planejar e tratar de forma integrada os grupos populacionais alvos, observando o caráter preventivo, social e filosófico do projeto pedagógico do curso e estimular o desenvolvimento de um acadêmico com capacidade crítica e habilidade técnica, aplicando o conhecimento técnico-clínico integrado à um olhar holístico para os determinantes sociais que influenciam na situação de saúde do paciente.

Objetivos específicos

1. Integrar as ações odontológicas, por meio do oferecimento de medidas preventivas, educativas e curativas;

2. Capacitar o acadêmico a diagnosticar e a classificar quanto ao risco a doença cárie, a doença periodontal e a má-oclusão;

3. Capacitar o acadêmico a planejar e a programar os atendimentos;

4. Definir encaminhamentos para especialidades de casos clínicos de maior complexidade;

5. Orientar individualmente pais/responsáveis sobre dieta, higiene corporal e higiene bucal, bem como explanar sobre uso racional do flúor;

6. Utilizar os procedimentos terapêuticos e profiláticos de fluorterapia, profilaxia, aplicação de selante de fóssulas e fissuras, adequação de meio bucal, restaurações, exodontias, pulpotomias e pequenos procedimentos cirúrgicos;

7. Treinar o aluno para o trabalho a 4 mãos, de acordo com os princípios ergonômicos;

8. Fornecer subsídios para o trabalho em equipe, visando uma prática odontológica inserida no contexto dos determinantes sociais em saúde.

 

PROGRAMA

Os conteúdos a serem abordados se orientam pelos seguintes eixos:

I. Educação em saúde em sala de espera, abrangendo as temáticas de saúde bucal, saúde corporal, dieta e hábitos, para bebês, crianças e adolescentes.

II. Higienização bucal supervisionada, antes da realização de qualquer procedimento clínico.

III. Adequação do meio bucal e controle de placa (Índice de Higiene Oral Simplificado).

IV. Realização de procedimentos preventivos (selantes; ATF)

V. Realização de procedimentos curativos (restaurações, pulpotomias e exodontias).

 

METODOLOGIA

A Clínica Odontológica em Saúde Coletiva acontecerá as quintas-feiras, das 14:00 às 17:30, conforme cronograma abaixo. Serão realizadas práticas preventivas (educação em saúde em sala de espera e higienização bucal supervisionada) e práticas curativas, em todas as clínicas. Todos os procedimentos clínicos serão acompanhados, em todas as etapas, pelos docentes responsáveis.

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Dia

Mês

D/S

Tipo de aula

Horário

Conteúdo Programático

Docente

23

05

Quinta

Teórica (T)

14:00 – 17:30

Apresentação da clínica

Todos

06

06

Quinta

Prática (P)

14:00 – 17:30

Atendimento clínico

Todos

13

06

Quinta

Prática (P)

14:00 – 17:30

Atendimento clínico

Todos

20

06

Quinta

Prática (P)

14:00 – 17:30

Atendimento clínico

Todos

27

06

Quinta

Prática (P)

14:00 – 17:30

Atendimento clínico

Todos

04

07

Quinta

Prática (P)

14:00 – 17:30

Atendimento clínico

Todos

11

07

Quinta

Prática (P)

14:00 – 17:30

Atendimento clínico

Todos

01

08

Quinta

Prática (P)

14:00 – 17:30

Atendimento clínico

Todos

08

08

Quinta

Prática (P)

14:00 – 17:30

Atendimento clínico

Todos

22

08

Quinta

Prática (P)

14:00 – 17:30

Atendimento clínico

Todos

29

08

Quinta

Prática (P)

14:00 – 17:30

Atendimento clínico

Todos

05

09

Quinta

Prática (P)

14:00 – 17:30

Atendimento clínico

Todos

12

09

Quinta

Prática (P)

14:00 – 17:30

Atendimento clínico

Todos

19

09

Quinta

Prática (P)

14:00 – 17:30

Atendimento clínico

Todos

 

AVALIAÇÃO

Avaliação

A) EIXO QUANTITATIVO
I. Cumprimento de agenda dos pacientes (10%)
II. Cumprimento de indicadores de Atenção Básica (25%)
III. Quantitativo de procedimentos realizados conforme códigos SUS (25%)

 

B) EIXO QUALITATIVO
I. Domínio do conteúdo (25%)
II. Ergonomia, biossegurança e atitude (15%)

Será aprovado o aluno que alcançar 60 pontos, correspondentes a 60% da avaliação e o mínimo de 75% de frequência.

 

BIBLIOGRAFIA

 

Básica

1. ROUQUAYROL, Maria Zélia. Epidemiologia & Saúde: Fundamentos, Métodos e Aplicações. 8ª edição. São Paulo: Guanabara Koogan, 2023.

2. MAGALHÃES, Ana Carolina; BUZALAF, Marília Afonso Rabelo. Cariologia Clínica. 1ª edição. São Paulo: Quintessence, 2020.

3. CONCEIÇÃO, Ewerton Nocchi. Dentística: Saúde e Estética. 3ª edição. São Paulo: Santos Publicações, 2018.

Complementar

1. VOLLÚ, Ana Lucia et al. Fatores comportamentais e socioeconômicos são fortes preditores de cárie dentária em pré-escolares: um estudo transversal. Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal), v. 7, n. 1, p. 40-48, 2022.

2. BERNARDES, Andressa Lara Braga; DIETRICH, Lia; DE FRANÇA FRANÇA, Mayra Maria Coury. A cárie precoce na infância ou cárie de primeira infância: uma revisão narrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. e268101422093-e268101422093, 2021.

3. CORRÊA, Lívia Litsue Gushi et al. Fatores associados à cárie dentária em adolescentes: um estudo transversal, estado de São Paulo, 2015. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, p. e2019523, 2020.

4. FONTENELE, Geórgia et al. Odontologia para bebês na atenção primária à saúde: revisão integrativa. Cadernos ESP, v. 16, n. 1, p. 85-94, 2022.

 

APROVAÇÃO

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luiz Renato Paranhos, Professor(a) do Magistério Superior, em 28/04/2024, às 14:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.028848/2024-77 SEI nº 5374571