UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Telefone: (34) 3239-4701/4702 - www.feelt.ufu.br - feelt@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tecnologia Web Mobile

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT31521

Período/Série:

5

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

15

Total:

45

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Márcio José da Cunha

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

 

 

EMENTA

Padrões Web e Mobile; Aplicações Web e Mobile; Tecnologias Back-end; Tecnologias Front-end; Modelagem de aplicações Web e Mobile; Gerenciamento de projetos de aplicações Web e Mobile; Interação Homem-Computador; Construção e implantação de aplicações Web e Mobile em nuvem; Análise e otimização de acessos e implantação web e mobile; Web semântica

JUSTIFICATIVA

Fornecer ao aluno formas de implementação de aplicativos que utilizam tecnologia Web e Mobile

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:

O curso visa capacitar os alunos para o domínio das tecnologias Web e Mobile, em especial aquelas relacionadas ao desenvolvimento de aplicações, bem como para a adoção de melhores práticas em Engenharia de Software. Ao final da disciplina o estudante será capaz de:

- A partir de entrevistas com usuários ou de um documento descrevendo as funcionalidades, extrair os requisitos necessários ao desenvolvimento de um serviço web e mobile;

- Projetar e implementar um serviço web e mobile composto de banco de dados, scripts ou aplicações no servidor, camada de comunicação de dados e interface de usuário;

- Projetar o esquema de banco de dados que atenda aos requisitos de persistência de dados de uma aplicação web e mobile;

- Comunicar requisitos de web design, navegação e usabilidade para colaborar efetivamente com web designers

- Desenvolver a arquitetura e a lógica da aplicação que deve executar no servidor web e implementá-los com uma linguagem de programação e/ou framework de aplicações web;

- Selecionar protocolos e práticas que permitam aos dados dos usuários trafegarem pela rede pública (Internet) com segurança.

 

PROGRAMA

  1. Padrões Web e Mobile
  1. W3C – World Wide Web Consortium
  2. Padrões para o desenvolvimento de páginas Web e Web design responsivo
  3. Arquitetura, Identificadores, Protocolos, Meta formatos e Internacionalização
  4. Tecnologia XML e JSON
  5. Arquitetura de aplicações orientadas a serviço para servidores web
  1. Aplicações Web e Mobile
  1. Tecnologias Back-end, frameworks
  2. Tecnologias Front-end, frameworks
  1. Modelagem de Aplicações Web e Mobile
  1. Banco de dados relacional
  2. Banco de dados não-relacional
  3. Manipulação de dados de aplicações web e mobile em nuvem
  1. Gerenciamento e Projeto de Aplicações Web e Mobile
  1. Planejamento de websites e serviços web para acesso via múltiplos clientes (navegador web e dispositivos móveis)
  2. Atributos de qualidade de Aplicações web e mobile
  3. Projeto estrutural, comportamental, arquitetural de aplicações web e mobile
  4. Projeto de segurança em aplicações web e mobile
  1. Interação Homem-Computador
  1. Usabilidade web e mobile
  2. Requisitos de usabilidade
  3. Desenvolvimento centrado no usuário
  4. Estilos de Interação
  5. Prototipação de interfaces
  6. Avaliação de usabilidade
  1. Construção e Implantação de Aplicações Web e Mobil em nuvem
  1. Atributos de qualidade de Aplicações web e mobile em nuvem
  2. Projeto arquitetural de aplicações web e mobile em nuvem
  3. Gerência de Configuração, Ferramentas de gestão de configuração
  4. Desenvolvimento de aplicação web e mobile em nuvem
  5. Testes de aplicações web e mobile
  1. Análise e Otimização de Acessos e implantação de aplicações Web e Mobile
  1. Otimização para buscas na Web
  2. Web analytics
  3. Métricas e análises
  4. Estratégias de conteúdo
  1. Web Semântica
  2. Conceitos e exemplo de aplicação.

METODOLOGIA

Técnicas de Ensino

No desenvolvimento dos conteúdos desta disciplina serão ministradas aulas expositivas, contemplando a teoria, problematização e solução de exercícios, utilizando para tantos recursos audiovisuais e quadro negro.

Cronograma de desenvolvimento do conteúdo:

AULAS n0

CONTEÚDO

01-02

Apresentação da disciplina, plano de ensino, apresentação dos conteúdos, métodos de avaliação, histórico dos sistemas web, páginas web, introdução ao html

03-06

HTML, estrutura de arquivos, tags, cabeçalhos, listas ordenadas, não ordenadas, figuras, navegação na mesma página e navegação para outras páginas

07-10

CSS - estrutura, tipos de componentes, estruturação interna em um arquivo html, estruturação em um arquivo externo e chamada de arquivos via internet.

11-13

Utilização do css via framework Bootstrap

14-17

Introdução ao desenvolvimento Web e Mobile

17-20

Sistemas Front-end e back-end, ciclo da informação em sistemas web

21-24

ReactJS

25-26

Criação de componentes com ReactJS

27-28

Comunicação direta, indireta, reutilização de componentes

29-30

Comunicação com back-end e banco de dados

31-32

Programação Mobile utilizando React Native

33

Apresentação projeto final e encerramento da disciplina

34

Apresentação projeto final e encerramento da disciplina

 

 

 

 

AVALIAÇÃO

No início de cada semestre serão propostas e definidas em acordo com os estudantes as quantidades, tipos e datas de realização de cada atividade avaliativa. No presente semestre letivo foi decidido e distribuído da seguinte forma:

1 - Provas

1ª Prova (Projeto 1) – valor: 45,00 pontos

2ª Prova (Projeto 2) – valor: 45,00 pontos

2 – Listas de Exercícios e Estudos dirigidos

Serão aplicadas listas de exercícios e estudos dirigidos relacionados ao conteúdo da disciplina. Essas atividades valem 10 pontos.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. BUDD, Andy. Criando páginas web com CSS: soluções avançadas para padrões web. São Paulo: Prentice Hall, c2007.
  2. FREEMAN, Elisabeth. Use a cabeça!: HTML com CSS e XHTML. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.
  3. LEE, Valentino. Aplicações móveis: arquitetura, projeto e desenvolvimento. São Paulo: Makron Books, 2005.

Complementar

  1. KUNIAVSKY, Mike. Smart things: ubiquitous computing user experience design. Amsterdam; Boston: Morgan Kaufmann Publisher, c2010.
  2. LECHETA, Ricardo R. Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 4. ed. São Paulo: Novatec, 2015.
  3. MÁTTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância: Moodle, web 2.0, redes sociais, Youtube, Facebook, Twitter, games, mundos virtuais. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
  4. ROGERS, Yvonne. Design de interação: além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
  5. SILVA, Maurício Samy. Construindo sites com CSS e (X)HTML: sites controlados por folhas de estilo em cascata. São Paulo: Novatec, 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcio José da Cunha, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/01/2024, às 15:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 SEI nº 5137647