UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA


ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos vinte e sete dias do mês de janeiro de dois mil e vinte e dois, às 14h00min, teve início a primeira reunião ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/elton-da-silva-negreto, sob a presidência do Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira, Presidente do Conselho do Instituto de Geografia, com a presença dos seguintes conselheiros: Ana Paula Dechen, Ângela Suélem Rocha Veloso, Antônio Carlos Freire Sampaio, Antonio Marcos Machado de Oliveira, Cláudio Antonio Di Mauro, Dênis Sebastião Ramos Firmino, Elton da Silva Negreto, Filipe Goulart Lima, Fernando Luiz de Paula Santil, Gabriel do Nascimento Guimarães, Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, João Vitor Meza Bravo, Paulo Cezar Mendes, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Sérgio Luis Miranda, Vivianne Peixoto da Silva. O Conselheiro Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis justificou a ausência previamente. O professor Boscolli recepcionou os conselheiros e servidores do IGUFU e, em seguida, deu início à reunião. ORDEM DO DIA: Primeiramente, foram apreciadas as atas de reuniões anteriores. 1.1) Ata da 9ª Ordinária/2021 do Conselho do IGUFU, de 9 de dezembro de 2021. Processo: 23117.079447/2021-32; Protocolo SEI 3243986. O professor Boscolli abriu espaço às considerações e, não havendo, colocou a Ata em votação, sendo aprovada por unanimidade, com 15 votos favoráveis.  1.2) Ata da 10ª Extraordinária/2021 do Conselho do IGUFU, de 16 de dezembro de 2021. Processo: 23117.086401/2021-70; Protocolo SEI 3264607. O professor Boscolli abriu espaço às considerações e, não havendo, colocou a Ata em votação, sendo aprovada com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção.  1.3) Ata da 1ª Extraordinária/2022 do Conselho do IGUFU, de 13 de janeiro de 2022. Processo: 23117.001421/2022-60; Protocolo SEI 3320826. O professor Boscolli abriu espaço às considerações e, não havendo, colocou a Ata em votação, sendo aprovada com 12 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 03 abstenções.  1.4) Ata da 2ª Extraordinária/2022 do Conselho do IGUFU, de 14 de janeiro de 2022. Processo: 23117.002120/2022-53; Protocolo SEI 3320836. O professor Boscolli abriu espaço às considerações e, não havendo, colocou a Ata em votação, sendo aprovada com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. 2.1) Informes. Em seguida, foram feitos dois informes pela direção do Instituto de Geografia: QUADRO DE PESSOAL - Conforme previsto no cronograma do Edital IGUFU 132/2022, ocorreram as provas escrita e didática do concurso público para provimento de vaga para o curso de Geologia; REFORMULAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO -  Enviaremos a convocação para reunião extraordinária (prevista para 17/02/2022), específica para continuação da apreciação do parecer da Relatora, Professora Vivianne Peixoto da Silva. 2.2. Inclusão de itens. Em seguida, o Conselho autorizou, por unanimidade, a inclusão dos seguintes itens de pauta: 23117.002336/2022-19, com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 2 para Nível 3, da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 24 de novembro de 2019 a 24 de novembro de 2021, da Profª. Mirna Karla Amorim da Silva; 23117.084868/2021-85, com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 2 para Nível 3, da Classe de Professor Associado, referente ao período de 17 de dezembro de 2019 a 17 de dezembro de 2021, do Prof. Luiz Antonio de Oliveira e 23117.089447/2021-41, com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 1 para Nível 2, da Classe de Professor Associado, referente ao período de 11 de abril de 2020 a 11 de abril de 2022, do Prof. Rodrigo Bezerra de Araujo Gallis. PONTOS DE PAUTA: 3.1) 23117.002336/2022-19. Apreciação do Relatório de Progressão Funcional, do Nível 2 para Nível 3, da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 24 de novembro de 2019 a 24 de novembro de 2021, da Profª. Mirna Karla Amorim da Silva. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer. Em seguida, não havendo inscritos para discussão, o Parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, com 15 votos favoráveis. 3.2) 23117.084868/2021-85. Apreciação do Relatório de Progressão Funcional, do Nível 2 para Nível 3, da Classe de Professor Associado, referente ao período de 17 de dezembro de 2019 a 17 de dezembro de 2021, do Prof. Luiz Antonio de Oliveira. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer. Em seguida, não havendo inscritos para discussão, o Parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, com 15 votos favoráveis. 3.3) 23117.089447/2021-41. Apreciação do Relatório de Progressão Funcional, do Nível 1 para Nível 2, da Classe de Professor Associado, referente ao período de 11 de abril de 2020 a 11 de abril de 2022, do Prof. Rodrigo Bezerra de Araujo Gallis.  O professor Sérgio fez a leitura do Parecer. Em seguida, não havendo inscritos para discussão, o Parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, com 15 votos favoráveis. 3.4) 23117.000905/2022-91. Relatório anual (prestação de contas) de 2021. O professor Boscolli fez a leitura da apresentação do documento de prestação de contas, referente às atividades e ações executadas em 2021, conforme o Relatório (3293572). 3.5) 23117.084094/2021-92. Apreciação da Minuta do Plano de Qualificação do Instituto de Geografia (continuação). O professor Boscolli fez a leitura da Minuta do Plano de Qualificação do IGUFU (3323528) e, em seguida, colocou a matéria em discussão, de maneira que a Professora Gláucia solicitou esclarecimento a respeito do registro dos afastamentos nos Planos de Trabalhos dos Docentes. O Professor Boscolli respondeu que no lugar da exposição do PTD na página institucional, é publicada a portaria de afastamento. Em seguida, o documento foi submetido à votação e aprovado por unanimidade, com 17 votos favoráveis. 3.6) 23117.081437/2021-67. Apreciação do Relatório e Parecer da Comissão Permanente que Analisa as Solicitações de Trabalho de Campo – deslocamentos para campos de disciplinas. O professor Vinícius fez a leitura da Ata da Reunião (3335029) e Parecer (3335165) da Comissão, bem como apresentou a planilha (3334661) com as solicitações de trabalho de campo de ensino para o semestre 2021/1. Não havendo inscrições para discussão, o Parecer foi submetido à votação e aprovado por unanimidade, com 15 votos favoráveis. 3.7) Solicitação do Professor Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo para ministrar 3 minicursos na área de Planejamento Urbano, de 31/01/22 a 01/02/22, na Faculdade Única. O professor Boscolli fez a leitura do convite (3335906) recebido pelo docente Pedro, o qual solicita anuência do Conselho do IGUFU para ministrar minicursos, totalizando carga horária de 30 horas, sem perceber remuneração (apenas hospedagem, transporte e alimentação) e sem prejuízo às atividades no IGUFU. Não havendo inscrições para discussão, a solicitação foi submetida à votação e aprovada com 16 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. 3.8) 23117.002830/2022-83. Aprovar formulário de solicitação de concurso e composição de banca – Curso de Graduação em Geologia. O professor Filipe fez a leitura da Minuta do Edital (3335410), bem como das correções e justificativas solicitadas anteriormente por este Conselho, contendo o formulário de solicitação de concurso, com os critérios estabelecidos, bem como a composição da Banca de Avaliação. Para a Banca Examinadora foram propostos os seguintes nomes: – Titulares: 1- Prof. Dr. Felix Nannini (UFU) - Presidente; 2- Prof. Dr. Filipe Goulart Lima (UFU); 3- Prof. Dr. Danilo Barbuena (UFVJM);  - Suplentes: 1- Prof. Dr. Ilio Rodarte Faria Júnior (UFU); 2- Profa. Dra. Liliane Ibrahim (UFU); 3- Prof. Dr. Pedro Augusto da Silva Rosa (UFMG); 4- Prof. Dr. Dr. Rodrigo Prudente de Melo (UFG); 5- Profa. Dra. Rubia Ribeiro Viana (UFVJM). Em seguida, não havendo inscrições para discussão, o professor Boscolli submeteu à votação a Minuta do Edital, bem como a composição da Banca Examinadora, sendo ambas aprovadas por unanimidade, com 17 votos favoráveis. 3.9) 23117.002120/2022-53. Discutir sobre a data de início de oferta de atividades presenciais ou semi-presenciais de conteúdos práticos oferecidos pelo Instituto de Geografia, no semestre letivo 2021/1, prevista para 31 de janeiro de 2022, conforme Decisão Administrativa CONIGUFU Nº 5/2022. O professor Boscolli abriu espaço às considerações por parte dos conselheiros e comunidade IGUFU. O professor Filipe se inscreveu e ressaltou a importância da autorização de realização de componentes práticos ainda nesse semestre de 2021/1, haja vista o grande volume de atividades que encontram-se represadas no Curso de Graduação em Geologia. Além disso, argumentou que os índices de ocupação de leitos e de transmissão nos casos de COVID-19 em Monte Carmelo demonstram realidade diferente daquela pela qual passa a cidade de Uberlândia, sendo, portanto, mais favorável. Após ampla discussão, envolvendo docentes do IGUFU e manifestações de discentes do Curso de Geologia, foram apresentados dois encaminhamentos: I) "Manter a autorização da oferta de atividades presenciais ou semi-presenciais de conteúdos práticos oferecidos pelo Instituto de Geografia, no semestre letivo 2021/1, a partir de 31 de janeiro de 2022, conforme a Decisão Administrativa CONIGUFU Nº 5/2022 (3309349). O retorno deverá ocorrer mediante o planejamento de ações que atendam as condições previstas no Protocolo de Biossegurança da UFU - Covid-19, respeitando-se as especificidades dos cursos e as condições sanitárias das cidades nas quais as ofertas das disciplinas ocorrerão. As coordenações dos cursos de graduação devem consultar os docentes novamente para averiguar se há concordância e viabilidade para a manutenção da oferta de atividades presenciais ou semi-presenciais de conteúdos práticos. As coordenações e os respectivos docentes que ofertarão atividades práticas presenciais devem oferecer alternativas aos alunos que optarem por não comparecer presencialmente. A reavaliação das condições de oferta pode ocorrer a qualquer momento, a partir da comunicação das coordenações de curso à direção acerca da necessidade de suspensão das atividades presenciais. As coordenações dos cursos de graduação ficam responsáveis pela consulta aos órgãos locais e à prefeitura de campus para que se informe, juntamente à direção, sobre as condições de oferta das atividades presenciais de conteúdos práticos. No caso de detectada contaminação entre os participantes da atividade prática presencial, suspende-se a oferta da modalidade conforme intervalo estipulado pelo OFÍCIO Nº 5/2022/CMCOVID19/REITO-UFU, ou documento que venha a substituí-lo";  II) "Prorrogar autorização de ocorrência de atividades presenciais no IGUFU, de 31 de janeiro de 2022 para 10 de fevereiro de 2022, quando o Conselho do IGUFU deverá reunir-se novamente para deliberar sobre a matéria". Os encaminhamentos foram submetidos à votação, sendo que o encaminhamento I obteve 09 votos favoráveis e o encaminhamento II obteve 03 votos favoráveis, não havendo abstenções. 3.10) 23117.003966/2022-19. Apreciação da solicitação de oferta de componentes práticos presenciais do Curso de Graduação em Geologia. O item foi retirado de pauta, pois a deliberação do item 3.10 já contemplou o objeto da solicitação. Nada mais havendo a  tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a sessão e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Secretário do Instituto de Geografia, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 27 de janeiro de 2022.

 

1.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

Presente

2.

Ana Paula Dechen

Representante dos Discentes da Graduação - Início em 11/08/2021

Presente

3.

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante dos Docentes - Reeleita em 11/06/2021

Presente

4.

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Graduação em Geografia - Reeleito em 06/07/2021

Presente

5.

Antônio Carlos Freire Sampaio

Representante dos Docentes - Eleito em 11/06/2021

Presente

6.

Cláudia de Sousa Rodrigues

Representante dos Discentes da Pós-Graduação

Ausente

7.

Cláudio Antonio Di Mauro

Representante dos Docentes - Reeleito em 11/06/2021

Presente

8.

Dênis Sebastião Ramos Firmino

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

9

Elton da Silva Negreto

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

10.

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2019

Presente

11.

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Reeleito em 11/06/2021

Presente

12.

Gabriel do Nascimento Guimarães

Representante dos Docentes - Eleito em 27/09/2019

Presente

13.

Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 19/06/2021

Presente

14.

João Vitor Meza Bravo 

Representante dos Docentes - Reeleito em  11/06/2021

Presente

15.

Paulo Cezar Mendes

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Eleito em 11/06/2021

Presente

16.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante dos Laboratórios - Eleito em 27/06/2021

Presente

17.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante dos Docentes -Reeleito em  11/06/2021

Ausência Justificada

18.

Sérgio Luís Miranda

Representante dos Docentes - Eleito em 27/06/2021

Presente

19.

Vivianne Peixoto da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Eleita em 12/07/2021

Presente

 


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Marcos Machado de Oliveira, Conselheiro(a), em 24/02/2022, às 14:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Denis Sebastião Ramos Firmino, Conselheiro(a), em 24/02/2022, às 14:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004518/2022-24 SEI nº 3333464