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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI025 |
COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30H |
CH TOTAL PRÁTICA: 30H |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Problematizar os modos de produção do conhecimento histórico no Brasil e as práticas da escrita da história, tanto no discurso histórico quanto nos materiais para sua socialização;
Compreender como se articula a produção do conhecimento histórico e o modo de ensino;
Refletir sobre como ocorre o diálogo entre o discurso historiográfico e o material de ensino-aprendizagem;
Analisar as relações entre concepções de história, abordagem historiográfica, discurso histórico, pesquisa histórica (documental e bibliográfica), materiais para socialização do conhecimento e ensino.
Ementa
Historicidade do discurso histórico e do objeto de conhecimento/pesquisa, bem como de sua apropriação nos materiais produzidos para sua socialização no ensino formal e informal, a partir de temas da historiografia brasileira.
PROGRAMA
I - Formação do objeto: conhecimento histórico e concepções de história no Brasil;
II - Escrita da história nos discursos históricos e materiais didáticos;
III - Problematização do objeto: abordagens do ensino de história na perspectiva da historiografia brasileira.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ABREU, Marta e SOIHET, Rachel (orgs.) Ensino de História – Conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
CHALHOUB, Sidney, SILVA, L. A. Pereira, NEVES, M. Souza (org.). História de cousas miúdas.Campinas: Ed. Unicamp, 2005.
FREITAS, Marcos Cezar (org). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998.
IGLÉSIAS, Francisco – Os historiadores do Brasil: capítulos de historiografia brasileira. 1.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Belo Horizonte: UFMG- IPEA, 2000.
KARNAL, Leandro (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.
MARTINS, Maria do Carmo. A história prescrita e disciplinada nos currículos escolares: quem legitima esses saberes? Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
MATTOS, Ilmar Rohloff de (org.) Histórias do ensino da história no Brasil. Rio de Janeiro: Access, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
RODRIGUES, José Honório. A pesquisa histórica no Brasil.SP: Editora Nacional, 1969.
SIMAN, Lana M. de Castro e FONSECA, Thaís Nívia de Lima e (orgs.). Inaugurando e História e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2001
VAINFAS, Ronaldo. História e Sexualidade no Brasil. RJ: Editora Graal, 1986.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 | SEI nº 1588525 |