UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

TÓPICOS ESPECIAIS EM FÍSICA MÉDICA II: Conceitos, legislação e atuação em Física Médica

Unidade Ofertante:

INFIS

Código:

INFIS39526

Período/Série:

5

Turma:

G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X)

Professor(A):

Ana Paula Perini

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

Conceitos envolvidos em Física Médica; Legislação em Física Médica e Atuação do Físico Médico

JUSTIFICATIVA

A disciplina é importante para formação dos alunos, pois eles aprenderão sobre conceitos, legislação e atuação em Física Médica, o que dará uma base para o entendimento das disciplinas específicas do curso.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Complementar a formação teórica ou prática com temas especiais da Física Médica que não foram abordados em abrangência ou profundidade nas demais disciplinas.

Objetivos Específicos:

Estudar conceitos aplicados em Física Médica
Estudar a parte de legislação em radiodiagnóstico, radioterapia e medicina nuclear
Estudar as diferentes áreas de atuação em Física Médica

PROGRAMA

1. Conceitos envolvidos com física médica;
2. Aplicações das radiações ionizantes em física médica;
3. Legislação em física médica;
4. Atuação do físico médico no ambiente hospitalar;
5. Atuação do físico médico no ambiente acadêmico.

METODOLOGIA

As aulas serão apresentadas na forma de seminários, empregando data-show e quadro. Durante as aulas será realizada uma discussão sobre os temas, para que os alunos possam entender melhor os temas abordados.

Em cada aula, os alunos têm a oportunidade de interagir, podendo interromper a explicação a qualquer momento, possibilitando a interação entre os alunos e o professor. Serão discutidos temas práticos, com aplicações no cotidiano dos alunos.

Disponibilização de material didático e listas de exercícios: Serão disponibilizados para os alunos arquivos PDF por meio de uma pasta criada no canal Microsoft TEAMS. Esta plataforma será usada como auxiliar do curso.

Atividades Complementares Assíncronas: Listas de exercícios e roteiros de estudos passados aos alunos por plataforma eletrônica de ensino (Microsoft TEAMS).

Instruções para acesso ao Microsoft TEAMS (Devem ser realizadas nesta ordem):

1.      Todo(a)s devem ter seu email institucional na forma: *usuário*@ufu.br;

2.      Acesse: http://www.comunica.ufu.br/comunicado/2020/05/office-365-education-esta-disponivel-para-os-usuarios-de-e-mails-ufu-br

3.      Siga as instruções de cadastro;

4.     Envie um e-mail para o docente da disciplina (anapaula.perini@ufu.br), informando o seu e-mail UFU empregado no cadastro do Microsoft TEAMS.

No total, serão ministradas 68 horas-aula presenciais e 4 horas-aula assíncronas (considerando as 17 semanas de aulas, conforme calendário acadêmico aprovado pela Resolução 56/2022 do CONGRAD).

AVALIAÇÃO

1. A avaliação compreenderá trabalhos que serão seminários, listas de exercícios e atividades para fixação do conteúdo discutido em aula.

2. Todos os trabalhos terão valor de 100 pontos. A nota final (NF) será a média aritmética de todos os trabalhos propostos ao longo do semestre.

3. Será realizada uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem (AARA), conforme o disposto no Art. 141. da RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022:

Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular.

4. A AARA consistirá de uma prova com todo conteúdo da disciplina.

5. Caso o discente realize a AARA, a nova nota final (NF2) será calculada como a média aritmética simples entre a NF e a AARA.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ATTIX, F.H. Introduction to Radiological Physics and Radiation Dosimetry, Ed. John Wiley & Sons. New York, 1986.

OKUNO, E., YOSHIMURA,E. Física das Radiações, Oficina de Textos, São Paulo, 2010.

KNOLL, G.F. Radiation Detection and Measurement, Ed. John Wiley. New York, 4ª edition, 2010.

 

Complementar

OKUNO, E.; CALDAS, I.L.; CHOW, C. Física para Ciências Biológicas e Biomédicas. São Paulo: Harper; Row, 1982.

KHAN, FAIZ M. The Physics of Radiation Therapy, Baltimore, Maryland USA; Williams 7 Wilkins, 1994.

JOHNS, H.E. e CUNNINGHAM, J.R. The Physics of Radiology, Charles C. Thomas Publisher, Springfield, Illinois, USA, 1983.

STABIN, M.G. Radiation Protection and Dosimetry: An Introduction to Health Physics. New York: Springer, 2007.

CEMBER, H.; JOHNSON, T. Introduction to Health Physics. McGraw-Hill, New York, 4ª ed., 2009.

NORMAS DA COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR: Disponível em: http://appasp.cnen.gov.br/seguranca/normas/normas.asp

INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY, Radiation Oncology Physics: a handbook for teachers and students, IAEA, Vienna (2014). Disponível em: https://www-pub.iaea.org/mtcd/publications/pdf/pub1196_web.pdf

INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY, Diagnostic Radiology Physics: A Handbook for Teachers and Students, IAEA, Vienna (2014). Disponível em: https://www-pub.iaea.org/MTCD/Publications/PDF/Pub1564webNew-74666420.pdf

REVISTA BRASILEIRA DE FÍSICA MÉDICA (https://www.rbfm.org.br/rbfm)

DIRETORIA COLEGIADA DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (Brasil). Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Diretoria Colegiada. Resolução - RDC nº 611, de 09 de março de 2022. Brasil: Diário Oficial da União, ano 2022, p. 107-110, 16 mar. 2022

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ana Paula Perini, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/09/2022, às 19:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.060094/2022-88 SEI nº 3888317