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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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Observações: |
EMENTA
Conceitos envolvidos em Física Médica; Legislação em Física Médica e Atuação do Físico Médico
JUSTIFICATIVA
A disciplina é importante para formação dos alunos, pois eles aprenderão sobre conceitos, legislação e atuação em Física Médica, o que dará uma base para o entendimento das disciplinas específicas do curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Complementar a formação teórica ou prática com temas especiais da Física Médica que não foram abordados em abrangência ou profundidade nas demais disciplinas. |
Objetivos Específicos: |
Estudar conceitos aplicados em Física Médica |
PROGRAMA
1. Conceitos envolvidos com física médica;
2. Aplicações das radiações ionizantes em física médica;
3. Legislação em física médica;
4. Atuação do físico médico no ambiente hospitalar;
5. Atuação do físico médico no ambiente acadêmico.
METODOLOGIA
As aulas serão apresentadas na forma de seminários, empregando data-show e quadro. Durante as aulas será realizada uma discussão sobre os temas, para que os alunos possam entender melhor os temas abordados.
Em cada aula, os alunos têm a oportunidade de interagir, podendo interromper a explicação a qualquer momento, possibilitando a interação entre os alunos e o professor. Serão discutidos temas práticos, com aplicações no cotidiano dos alunos.
Disponibilização de material didático e listas de exercícios: Serão disponibilizados para os alunos arquivos PDF por meio de uma pasta criada no canal Microsoft TEAMS. Esta plataforma será usada como auxiliar do curso.
Atividades Complementares Assíncronas: Listas de exercícios e roteiros de estudos passados aos alunos por plataforma eletrônica de ensino (Microsoft TEAMS).
Instruções para acesso ao Microsoft TEAMS (Devem ser realizadas nesta ordem):
1. Todo(a)s devem ter seu email institucional na forma: *usuário*@ufu.br;
2. Acesse: http://www.comunica.ufu.br/comunicado/2020/05/office-365-education-esta-disponivel-para-os-usuarios-de-e-mails-ufu-br
3. Siga as instruções de cadastro;
4. Envie um e-mail para o docente da disciplina (anapaula.perini@ufu.br), informando o seu e-mail UFU empregado no cadastro do Microsoft TEAMS.
No total, serão ministradas 68 horas-aula presenciais e 4 horas-aula assíncronas (considerando as 17 semanas de aulas, conforme calendário acadêmico aprovado pela Resolução 56/2022 do CONGRAD).
AVALIAÇÃO
1. A avaliação compreenderá trabalhos que serão seminários, listas de exercícios e atividades para fixação do conteúdo discutido em aula.
2. Todos os trabalhos terão valor de 100 pontos. A nota final (NF) será a média aritmética de todos os trabalhos propostos ao longo do semestre.
3. Será realizada uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem (AARA), conforme o disposto no Art. 141. da RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022:
Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular.
4. A AARA consistirá de uma prova com todo conteúdo da disciplina.
5. Caso o discente realize a AARA, a nova nota final (NF2) será calculada como a média aritmética simples entre a NF e a AARA.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ATTIX, F.H. Introduction to Radiological Physics and Radiation Dosimetry, Ed. John Wiley & Sons. New York, 1986.
OKUNO, E., YOSHIMURA,E. Física das Radiações, Oficina de Textos, São Paulo, 2010.
KNOLL, G.F. Radiation Detection and Measurement, Ed. John Wiley. New York, 4ª edition, 2010.
Complementar
OKUNO, E.; CALDAS, I.L.; CHOW, C. Física para Ciências Biológicas e Biomédicas. São Paulo: Harper; Row, 1982.
KHAN, FAIZ M. The Physics of Radiation Therapy, Baltimore, Maryland USA; Williams 7 Wilkins, 1994.
JOHNS, H.E. e CUNNINGHAM, J.R. The Physics of Radiology, Charles C. Thomas Publisher, Springfield, Illinois, USA, 1983.
STABIN, M.G. Radiation Protection and Dosimetry: An Introduction to Health Physics. New York: Springer, 2007.
CEMBER, H.; JOHNSON, T. Introduction to Health Physics. McGraw-Hill, New York, 4ª ed., 2009.
NORMAS DA COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR: Disponível em: http://appasp.cnen.gov.br/seguranca/normas/normas.asp
INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY, Radiation Oncology Physics: a handbook for teachers and students, IAEA, Vienna (2014). Disponível em: https://www-pub.iaea.org/mtcd/publications/pdf/pub1196_web.pdf
INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY, Diagnostic Radiology Physics: A Handbook for Teachers and Students, IAEA, Vienna (2014). Disponível em: https://www-pub.iaea.org/MTCD/Publications/PDF/Pub1564webNew-74666420.pdf
REVISTA BRASILEIRA DE FÍSICA MÉDICA (https://www.rbfm.org.br/rbfm)
DIRETORIA COLEGIADA DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (Brasil). Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Diretoria Colegiada. Resolução - RDC nº 611, de 09 de março de 2022. Brasil: Diário Oficial da União, ano 2022, p. 107-110, 16 mar. 2022
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Ana Paula Perini, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/09/2022, às 19:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.060094/2022-88 | SEI nº 3888317 |