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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Concepções de Geografia recorrentes no ensino na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O papel dessa disciplina no currículo escolar. Diagnóstico e crítica da atual realidade do ensino e das pesquisas na área de Geografia. Experiências e propostas metodológicas em debate e implementação. Temas recorrentes na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino de Geografia. Elaboração de materiais didáticos.
JUSTIFICATIVA
A disciplina apresenta uma sequenciação de conteúdos a serem trabalhados em concordância com a proposta do Projeto Políco Pedagógico do Curso de Pedagogia do Instuto de Ciências Humanas do Pontal. Construção do conhecimento geográfico, assim, centra-se no ensino e na aprendizagem dos conceitos, categorias, teorias, método, linguagem essenciais para a formação do professor da Educação Infanl e para os anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando, ainda, a formação da pessoa humana e a formação para a cidadania.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os processos de ensino-aprendizagem, bem como os conteúdos de Geografia para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
Objetivos Específicos: |
· Analisar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o ensino da Geografia nos diferentesníveis de ensino. · Articular a pesquisa e a reflexão sobre métodos e experiências didáticas de diferentes níveis e asrealidades educacionais. · Analisar as propostas curriculares de Geografia em ação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. · Refletir sobre a política de produção, os pressupostos teórico-metodológicos e os conteúdos doslivros didáticos de Geografia. · Debater e produzir propostas metodológicas e materiais pedagógicos que possam contribuir com oavanço das pesquisas e com a construção de práticas comprometidas com a formação de sujeitosconscientes do fazer e do saber geográfico. · Articular o conteúdo com a temática do Ciclo: diálogos interculturais. |
PROGRAMA
Unidade 1: OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1.1 Noções básicas para a construção do conhecimento geográfico
1.2 Diferentes abordagens da Geografia: gênese, Geografia Tradicional, Geografia Crítica
1.3 O desenvolvimento dos conceitos de tempo, espaço, paisagem, lugar e região
1.4 O ensino da Geografia na história da educação brasileira
Unidade 2: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE CRÍTICA DA ATUAL REALIDADE DO ENSINO DE GEOGRAFIA
2.1 A nova LDB, e os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e Diretrizes Curriculares de Minas Gerais
2.2 Alfabetização Cartográfica
2.3 Metodologias de ensino e problemas recorrentes na prática escolar
2.4 Planejamento, metodologias de ensino e avaliações na prática docente
Unidade 3: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
3.1 A tematização dos conhecimentos prévios e das vivências dos alunos
3.2 O desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino de Geografia
3.3 A pesquisa e a produção do conhecimento pelas crianças
3.4 O Estudo do meio: trabalho de campo e excursões pedagógicas
3.5 Alfabetização cartográfica: construção de representações espaciais
3.6 Diferentes fontes e linguagens no ensino de Geografia
METODOLOGIA
Aula expositivo-dialogada. Leitura, análise e discussão dos textos da bibliografia básica e complementar. Seminários. Dinâmicas de grupo. Seleção e organização de conteúdos e métodos de ensino. Escolha, organização e preparação de material avaliativo por meio de orientação direta, individual ou coletiva.
Os encontros (datas, horários e atividades) da disciplina se darão conforme descrito a seguir:
Semana |
Datas |
Horário |
Conteúdo |
1ª |
27/fev. |
19:00-22:30 |
Apresentação do Plano de Ensino. Introdução à Construção do Conhecimento em Geografia |
2ª |
06/mar. |
19:00-22:30 |
Unidade 1: OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA |
3ª |
13/mar. |
19:00-22:30 |
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4ª |
20/mar. |
19:00-22:30 |
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5ª |
27/mar. |
19:00-22:30 |
Unidade 1: OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA |
6ª |
03/abr. |
19:00-22:30 |
Unidade 1: OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA |
7ª |
10/abr. |
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Avaliação Escrita |
8ª |
17/abr. |
19:00-22:30 |
Vista de prova Unidade 2: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE CRÍTICA DA ATUAL REALIDADE DO ENSINO DE GEOGRAFIA |
9ª |
24/abr. |
19:00-22:30 |
Unidade 2: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE CRÍTICA DA ATUAL REALIDADE DO ENSINO DE GEOGRAFIA |
10ª |
01/maio |
19:00-22:30 |
Feriado – Dia do Trabalho |
11ª |
08/maio |
19:00-22:30 |
Unidade 3: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
12ª |
15/maio |
19:00-22:30 |
Unidade 3: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
13ª |
22/maio |
19:00-22:30 |
Unidade 3: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
14ª |
29/maio |
19:00-22:30 |
Unidade 3: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
15ª |
05/jun. |
19:00-22:30 |
Avaliação Escrita |
16ª |
12/jun. |
19:00-22:30 |
Vista de prova Seminários Finais |
17ª |
19/jun. |
19:00-22:30 |
Seminários Finais |
18ª |
26/jun. |
19:00-22:30 |
Entrega das notas Finais Avaliação de recuperação (para discente com 75% de frequência, com aproveitamento de 60% nesta avaliação para ser aprovado(a) na disciplina com a nota mínima para aprovação). |
O atendimento ao aluno será as sextas-feiras, das 14:00 às 16:00 horas, considerado agendamento prévio.
A docente não autoriza gravação (áudio ou vídeo) das atividades conduzidas em sala, tendo seus direitos autorais resguardados.
Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)
b) 10 dias letivos de trabalho discente efetivo (TDE), distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas:
- Leitura e socialização da bibliografia indicada para os seminários (selecionada em discussão com os discentes);
- vista de prova, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD.
- avaliação da atividade de recuperação.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua do desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes acerca da docência no Ensino de Geografia no Ensino Fundamental. Durante o semestre será observado o grau de interesse no cumprimento dos trabalhos propostos, participação efetiva nas aulas, leitura do material indicado, capacidade e interesse para exercitar a crítica e a autocrítica, como também a assiduidade, pontualidade e autoavaliação (esta inclusa nas atividades avaliativas).
Primeira Avaliação Escrita – 30 pts
Segunda Avaliação Escrita – 30 pts
Produtos de participação em aula – 20 pts
Seminários – 20 pts
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALMEIDA, R. D. (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
RECLUS, E. Da ação humana na geografia física: geografia comparada no espaço e no tempo. São Paulo:Imaginário; Expressão & Arte, 2010.
SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuições para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo:UNESP, 2004.
Complementar
CARLOS, A. F. A. Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2005.
CASTROGIOVANNI, A. C. et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: EdUFRGS,1999.
LACOSTE, Y. L. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, SP: Papirus,2006.
PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (Org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo:Contexto, 2006.
VITTE, A. C. (Org.). Contribuições à história e a epistemologia da Geografia. Rio de Janeiro: BertrandBrasil, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Jeane Medeiros Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/04/2023, às 14:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4436668 |