UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Construção do Conhecimento em Geografia

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

ICHPO33402

Período/Série:

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Jeane Medeiros Silva

Ano/Semestre:

2º/2022

Observações:

Observeou-se a Resolução nº 73 do Conselho de Graduação, referente aos semestres letivos 2022/1, 2022/2, 2023/1 e 2023/2, para os campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas;  a Resolução nº 30/2011, que  dispõe sobre a composição do Plano de Ensino para os componentes curriculares dos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia; o Art . 202 da Resolução nº 46/2022.

 

EMENTA

Concepções de Geografia recorrentes no ensino na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O papel dessa disciplina no currículo escolar. Diagnóstico e crítica da atual realidade do ensino e das pesquisas na área de Geografia. Experiências e propostas metodológicas em debate e implementação. Temas recorrentes na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino de Geografia. Elaboração de materiais didáticos.

JUSTIFICATIVA

A disciplina apresenta uma sequenciação de conteúdos a serem trabalhados em concordância com a proposta do Projeto Políco Pedagógico do Curso de Pedagogia do Instuto de Ciências Humanas do Pontal. Construção do conhecimento geográfico, assim, centra-se no ensino e na aprendizagem dos conceitos, categorias, teorias, método, linguagem essenciais para a formação do professor da Educação Infanl e para os anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando, ainda, a formação da pessoa humana e a formação para a cidadania.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os processos de ensino-aprendizagem, bem como os conteúdos de Geografia para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivos Específicos:

· Analisar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o ensino da Geografia nos diferentesníveis de ensino.

· Articular a pesquisa e a reflexão sobre métodos e experiências didáticas de diferentes níveis e asrealidades educacionais.

· Analisar as propostas curriculares de Geografia em ação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

· Refletir sobre a política de produção, os pressupostos teórico-metodológicos e os conteúdos doslivros didáticos de Geografia.

· Debater e produzir propostas metodológicas e materiais pedagógicos que possam contribuir com oavanço das pesquisas e com a construção de práticas comprometidas com a formação de sujeitosconscientes do fazer e do saber geográfico.

· Articular o conteúdo com a temática do Ciclo: diálogos interculturais.

PROGRAMA

Unidade 1: OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA

1.1 Noções básicas para a construção do conhecimento geográfico

1.2 Diferentes abordagens da Geografia: gênese, Geografia Tradicional, Geografia Crítica

1.3 O desenvolvimento dos conceitos de tempo, espaço, paisagem, lugar e região

1.4 O ensino da Geografia na história da educação brasileira

 

Unidade 2: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE CRÍTICA DA ATUAL REALIDADE DO ENSINO DE GEOGRAFIA

2.1 A nova LDB, e os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e Diretrizes Curriculares de Minas Gerais

2.2 Alfabetização Cartográfica

2.3 Metodologias de ensino e problemas recorrentes na prática escolar

2.4 Planejamento, metodologias de ensino e avaliações na prática docente

 

Unidade 3: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

3.1 A tematização dos conhecimentos prévios e das vivências dos alunos

3.2 O desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino de Geografia

3.3 A pesquisa e a produção do conhecimento pelas crianças

3.4 O Estudo do meio: trabalho de campo e excursões pedagógicas

3.5 Alfabetização cartográfica: construção de representações espaciais

3.6 Diferentes fontes e linguagens no ensino de Geografia

METODOLOGIA

Aula expositivo-dialogada. Leitura, análise e discussão dos textos da bibliografia básica e complementar. Seminários. Dinâmicas de grupo. Seleção e organização de conteúdos e métodos de ensino. Escolha, organização e preparação de material avaliativo por meio de orientação direta, individual ou coletiva.

Os encontros (datas, horários e atividades) da disciplina se darão conforme descrito a seguir:

 

 

Semana

Datas

Horário

Conteúdo

27/fev.

19:00-22:30

Apresentação do Plano de Ensino.

Introdução à Construção do Conhecimento em Geografia

06/mar.

19:00-22:30

Unidade 1: OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA 

13/mar.

19:00-22:30

20/mar.

19:00-22:30

27/mar.

19:00-22:30

Unidade 1: OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA 

03/abr.

19:00-22:30

Unidade 1: OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA 

10/abr.

 

Avaliação Escrita

17/abr.

19:00-22:30

Vista de prova

Unidade 2: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE CRÍTICA DA ATUAL REALIDADE DO ENSINO DE GEOGRAFIA 

24/abr.

19:00-22:30

Unidade 2: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE CRÍTICA DA ATUAL REALIDADE DO ENSINO DE GEOGRAFIA 

10ª

01/maio

19:00-22:30

Feriado – Dia do Trabalho

11ª

08/maio

19:00-22:30

Unidade 3: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 

12ª

15/maio

19:00-22:30

Unidade 3: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 

13ª

22/maio

19:00-22:30

Unidade 3: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 

14ª

29/maio

19:00-22:30

Unidade 3: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 

15ª

05/jun.

19:00-22:30

Avaliação Escrita

16ª

12/jun.

19:00-22:30

Vista de prova

Seminários Finais

17ª

19/jun.

19:00-22:30

Seminários Finais

18ª

26/jun.

19:00-22:30

Entrega das notas Finais

Avaliação de recuperação (para discente com 75% de frequência, com aproveitamento de 60% nesta avaliação para ser aprovado(a) na disciplina com a nota mínima para aprovação).

 

O atendimento ao aluno será as sextas-feiras, das 14:00 às 16:00 horas, considerado agendamento prévio.

A docente não autoriza gravação (áudio ou vídeo) das atividades conduzidas em sala, tendo seus direitos autorais resguardados.

 

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)

b) 10 dias letivos de trabalho discente efetivo (TDE), distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas:

- Leitura e socialização da bibliografia indicada para os seminários (selecionada em discussão com os discentes);

- vista de prova, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD.

- avaliação da atividade de recuperação.

 

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua do desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes acerca da docência no Ensino de Geografia no Ensino Fundamental. Durante o semestre será observado o grau de interesse no cumprimento dos trabalhos propostos, participação efetiva nas aulas, leitura do material indicado, capacidade e interesse para exercitar a crítica e a autocrítica, como também a assiduidade, pontualidade e autoavaliação (esta inclusa nas atividades avaliativas).

Primeira Avaliação Escrita – 30 pts

Segunda Avaliação Escrita – 30 pts

Produtos de participação em aula – 20 pts

Seminários – 20 pts

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ALMEIDA, R. D. (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

RECLUS, E. Da ação humana na geografia física: geografia comparada no espaço e no tempo. São Paulo:Imaginário; Expressão & Arte, 2010.

SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuições para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo:UNESP, 2004.

 

Complementar

CARLOS, A. F. A. Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2005.

CASTROGIOVANNI, A. C. et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: EdUFRGS,1999.

LACOSTE, Y. L. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, SP: Papirus,2006.

PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (Org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo:Contexto, 2006.

VITTE, A. C. (Org.). Contribuições à história e a epistemologia da Geografia. Rio de Janeiro: BertrandBrasil, 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jeane Medeiros Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/04/2023, às 14:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4436668