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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, 2º piso, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Diferentes concepções de currículo e suas implicações para a reflexão sobre o ensino de história. Relação entre currículo e memória como territórios contestados. Diferenciação entre memória e história. Historiografia escolar, história ensinada e o debate político contemporâneo que envolve a questão identitária. Articulações entre os diferentes processos de identificação (nacional, sociocultural) no conhecimento histórico didatizado. Currículo de história e a questão da alteridade no tempo e no espaço.
JUSTIFICATIVA
A disciplina "Currículo de História: Memória e produção de identidade/diferença", ofertada no Mestrado Profissional em Ensino de História, representa uma oportunidade de refletir sobre o currículo e o ensino de História. Os conteúdos selecionados podem contribuir na formação continuada das professoras e professores de História auxiliando a pensar na possibilidade de abordar "outras Histórias", "outras memórias". Possibilitará reflexões acerca das políticas curriculares, em particular, a BNCC de História.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Analisar as diferentes possibilidades de currículo de História e suas relações com a formação das identidades e constituição de memórias. |
Objetivos Específicos: |
Refletir sobre a historicidade do currículo; Compreender os conceitos de identidade e a relação com o currículo; Discutir o currículo em uma perspectiva multicultural; Pensar as possibilidades de um currículo decolonial; Analisar os documentos curriculares sobre o ensino de História; Refletir sobre o potencial de diferentes práticas educativas relacionadas ao estudo das relações étnico-raciais
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Tema: Diferentes concepções de currículo
Tema: Formação de identidades
Tema: Reflexões sobre o currículo a partir dos estudos sobre multiculturalismo
Tema: Reflexões sobre o currículo a partir dos estudos decoloniais
Tema – Reflexões sobre o currículo a partir de uma ecologia de saberes
Tema: Ensino de História e Currículos
METODOLOGIA
A disciplina recorrerá a atividades síncronas e assíncronas. Os textos serão disponibilizados semanalmente na Plataforma Moodle. Até 24 horas antes das aulas os estudantes deverão postar comentários e/ou questionamentos sobre o texto. Nessa plataforma serão desenvolvidos fóruns temáticos e postados mídias complementares. Para o desenvolvimento das atividades síncronas será utilizado a Plataforma M-Conf-RNP. A aula expositiva na Plataforma terá duração em média de 90 minutos o restante do tempo será utilizado no diálogo com os estudantes.
AVALIAÇÃO
Serão atribuídos 40 pontos para as atividades desenvolvidas na Plataforma Moodle. 60 pontos serão destinados à produção de um ensaio recorrendo aos textos estudados.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2004.
ESCOLARIZANDO O MUNDO: O último fardo do homem branco. Direção: Carol Black. Estados Unidos e Índia, 2010. 1 filme (66 min.), son., col.
FRANCO, Aléxia Pádua; SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes da; GUIMARÃES, Selva. Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG, v.25, n. Especial, p. 1016-1035, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14393ER-v25n3e2018-10
GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs). Multiculturalismo – Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. SANTOS, Boaventura Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Edição Almedina S/A, Coimbra, 2009.
HAAL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.
JUZWIAK, Victor Ridel. Entre embates e disputas: a construção da BNCC de História. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia, 2021.
MARTINS, Maria Cristina Bohn. As sociedades indígenas, a história e a escola. Antítese, vol 2, n. 3, jan-jun de 2009, pp. 153-167.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Revolucionário – Pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000.
QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados, n. 19 (55), 2005.
SACRISTAN, J. Gimeno. Poderes instáveis em Educação. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
SANTOS, Boaventura Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. SANTOS, Boaventura Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Edição Almedina S/A, Coimbra, 2009.
SILVA, Marcos; GUIMARÃES, Selva. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas, SP: Papirus, 2007.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica 2020.
WALSH, Catherine. INTERCULTURALIDAD Y COLONIALIDAD DEL PODER: Un pensamiento y posicionamiento “otro” desde la diferencia colonial. In: CASTRO GOMES, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá, Colômbia, 2007.
Complementar
ABREU, Martha; XAVIER, G.; BRASIL, E.; MONTEIRO, L. (orgs.). Cultura negra, festas, carnavais e patrimônios negros. Novos desafios para os historiadores. Niterói: Eduff, 2018.
ABREU, Martha; DANTAS, C. V. (orgs.). O negro no Brasil. Trajetória e lutas em 10 aulas de História. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
ALBUQUERQUE, JUNIOR. D. M. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez; Recife: Massangana, 2006.
CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Companhia Editora Nacional: Edusp, 2009.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: D&P Editora, 2000.
LIMA, Ivana Stolze. Cores, marcas e falas: sentidos da mestiçagem no Império do Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003.
SCHWARCZ, Lilia M., MACHADO, Maria Helena (orgs.). Emancipação, inclusão e exclusão: desafios do passado e do presente. São Paulo: Edusp, 2018.
SCHWARCZ, Lilia M.; PEDROSA, Adriano (orgs.). Histórias mestiças: Antropologia de textos. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
ANEXO I – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - 16 semanas
Atividades Síncronas (mínimo de 50%)
Atividades Assíncronas (máximo de 50%)
DATAS |
ATIVIDADES – Explicitar plataforma de TI e softwares a serem utilizados. |
05/03/2021 |
Atividade assíncrona Participar do Fórum, na Plataforma Moodle, registrando as expectativas sobre a disciplina. Reflexão sobre a canção Latino América do grupo Calle 13. Iniciar a produção do Diário de Bordo Atividade síncrona Apresentação e análise da Canção Latino América interpretada pelo grupo porto-riquenho Calle 13 Apresentação da turma (apresentação dos projetos de pesquisa) Apresentação do professor Apresentação e discussão do plano da disciplina |
12/03/2021 |
Atividade assíncrona Leitura do texto base: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica 2020. (Introdução; Das teorias tradicionais às teoria críticas – p.11 a 81) Participação do Fórum Continuação da produção do Diário de Bordo. Atividade síncrona Debate do texto base: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica 2020. (Introdução; Das teorias tradicionais às teoria críticas – p.11 a 81) |
19/03/2021 |
Atividade assíncrona Leitura do texto base: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica 2020. (Teorias pós-críticas; Depois das teorias críticas e pós-críticas – p.85 a 150) Participação do Fórum Continuação da produção do Diário de Bordo. Atividade síncrona Debate do texto: SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica 2020. (Teorias pós-críticas; Depois das teorias críticas e pós-críticas – p.85 a 150) |
26/03/2021 |
As atividades síncronas serão realizadas na Plataforma RNP: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/astrogildo-fernandes-da-silva-junior As atividades assíncronas serão realizadas na Plataforma Moodle |
09/04/2021 |
Atividade assíncrona Leitura do texto base: SACRISTAN, J. Gimeno. Poderes instáveis em Educação. Porto Alegre: ArtMed, 1999. (Parte II: A cultura para os sujeitos ou os sujeitos para a cultura ? o mapa mutante dos conteúdos na escolaridade - pp. 147- 209) Participação do Fórum Continuação da produção do Diário de Bordo. Atividade síncrona Leitura do texto: SACRISTAN, J. Gimeno. Poderes instáveis em Educação. Porto Alegre: ArtMed, 1999. (Parte II: A cultura para os sujeitos ou os sujeitos para a cultura ? o mapa mutante dos conteúdos na escolaridade - pp. 147- 209) |
16/04/2021 |
Atividade assíncrona Leitura do texto base: HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A, 2004. Participação do Fórum Continuação da produção do Diário de Bordo. Atividade síncrona Debate do texto: HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A, 2004. |
23/04/2021 |
Atividade assíncrona Leitura do texto base: SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. Participação do Fórum Continuação da produção do Diário de Bordo. Atividade síncrona Debate do texto: SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. |
30/04/2021 |
Atividade assíncrona Leitura do texto base: HAAL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003 (capítulo selecionado (Questão multicultural) Participação do Fórum Continuação da produção do Diário de Bordo. Atividade síncrona Debate do texto: HAAL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003 (capítulo selecionado (Questão multicultural) |
07/05/2021 |
Atividade assíncrona Leitura do texto base: MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Revolucionário – Pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000. (capítulos selecionados: introdução e capítulo 8). Postar no Fórum reflexões acerca do evento: Discriminações e sofrimento psíquico: racismo, sexismo e homofobia: https://www.youtube.com/watch?v=x7PfqxqQF5I Continuação da produção do Diário de Bordo. Atividade síncrona Debate do texto: MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Revolucionário – Pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000. (capítulos selecionados: introdução e capítulo 8). |
14/05/2021 |
Atividade assíncrona Leitura do texto base: GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. SANTOS, Boaventura Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Edição Almedina S/A, Coimbra, 2009. Publicado também na Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, mar. 2008, p. 115-147. Disponível em: <http://rccs.revues.org/697> . Acesso em: 24/01/2021 Participação do Fórum Continuação da produção do Diário de Bordo. Atividade síncrona Debate do texto: GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. SANTOS, Boaventura Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Edição Almedina S/A, Coimbra, 2009. Publicado também na Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, mar. 2008, p. 115-147. Disponível em: <http://rccs.revues.org/697> . Acesso em: 24/01/2021 |
21/05/2021 |
Atividade assíncrona Leitura dos textos base: QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados, n. 19 (55), 2005. WALSH, Catherine. INTERCULTURALIDAD Y COLONIALIDAD DEL PODER: Un pensamiento y posicionamiento “otro” desde la diferencia colonial. In: CASTRO GOMES, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá, Colômbia, 2007. Participação do Fórum Continuação da produção do Diário de Bordo. Atividade síncrona Debate sobre os texto: QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados, n. 19 (55), 2005. WALSH, Catherine. INTERCULTURALIDAD Y COLONIALIDAD DEL PODER: Un pensamiento y posicionamiento “otro” desde la diferencia colonial. In: CASTRO GOMES, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá, Colômbia, 2007. |
28/05/2021 |
Atividade assíncrona Leitura do texto: SANTOS, Boaventura Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. SANTOS, Boaventura Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Edição Almedina S/A, Coimbra, 2009. Postar no fórum reflexões sobre o documentário: Escolarizando o mundo: o último fardo do homem branco https://www.youtube.com/watch?v=3Xux89-8MX4 Continuação da escrita do Diário de Bordo Atividade síncrona Debate sobre o texto: SANTOS, Boaventura Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. SANTOS, Boaventura Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Edição Almedina S/A, Coimbra, 2009. ESCOLARIZANDO O MUNDO: O último fardo do homem branco. Direção: Carol Black. Estados Unidos e Índia, 2010. 1 filme (66 min.), son., col. |
04/06/2021 |
Leitura do texto base: CANDAU, Vera (Org.). Didática Crítica intercultural: aproximações (textos da própria Candau da p. 19 – 171): Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios; O/A educador/a como agente sociocultural; Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas; Escola, didática e interculturalidade: desafios atuais; Diferença e desigualdade: dilemas docentes no ensino) Participação no Fórum Continuação da escrita do Diário de Bordo Atividade síncrona: Debate do texto: CANDAU, Vera (Org.). Didática Crítica intercultural: aproximações (textos da própria Candau da p. 19 – 171): Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios; O/A educador/a como agente sociocultural; Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas; Escola, didática e interculturalidade: desafios atuais; Diferença e desigualdade: dilemas docentes no ensino) |
11/06/2021 |
Atividade assíncrona Leitura do texto base: SILVA, Marcos; GUIMARÃES, Selva. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas, SP: Papirus, 2007. (O que ensinar no mundo multicultural?) Participação no Fórum Continuação da escrita do Diário de Bordo Atividade síncrona Debate do texto: SILVA, Marcos; GUIMARÃES, Selva. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas, SP: Papirus, 2007. (O que ensinar no mundo multicultural?) |
18/06/2021 |
Atividade assíncrona Leitura dos textos base: BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2004. (Capítulo III – História nas atuais Propostas Curriculares p. 97-128) FRANCO, Aléxia Pádua; SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes da; GUIMARÃES, Selva. Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG, v.25, n. Especial, p. 1016-1035, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14393ER-v25n3e2018-10 Participação no Fórum Continuação da escrita do Diário de Bordo Atividade síncrona Debate dos textos básicos BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2004. (Capítulo III – História nas atuais Propostas Curriculares p. 97-128) FRANCO, Aléxia Pádua; SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes da; GUIMARÃES, Selva. Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG, v.25, n. Especial, p. 1016-1035, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14393ER-v25n3e2018-10 |
25/06/2021 |
Atividade assíncrona Postar no fórum questões/questionamentos sobre a BNCC de História Continuar a escrita do diário de bordo Atividade síncrona: Participação do pós-graduando Victor Ridel Juzwiak apresentando os resultados de sua dissertação que teve como foco a construção da BNCC de História. JUZWIAK, Victor Ridel. Entre embates e disputas: a construção da BNCC de História. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia, 2021. |
02/07/2021 |
Leitura dos textos: GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs). Multiculturalismo – Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. MARTINS, Maria Cristina Bohn. As sociedades indígenas, a história e a escola. Antítese, vol 2, n. 3, jan-jun de 2009, pp. 153-167. Participação no Fórum Finalização da escrita do Diário de Bordo. Atividade síncrona GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs). Multiculturalismo – Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. MARTINS, Maria Cristina Bohn. As sociedades indígenas, a história e a escola. Antítese, vol 2, n. 3, jan-jun de 2009, pp. 153-167. |
Documento assinado eletronicamente por Astrogildo Fernandes da Silva Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/04/2021, às 15:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Adriano Mendes da Fonseca, Membro de Colegiado, em 04/12/2021, às 11:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.076910/2020-11 | SEI nº 2474843 |