UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, 2º piso, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4395 - inhis@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Currículo de História: Memória e produção de identidade/diferença

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

PROFHIS06

Período/Série:

 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60 horas

Prática:

 

Total:

60 horas

Obrigatória:

(  )

Optativa:

( x )

Professor(A):

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

 

 

EMENTA

Diferentes concepções de currículo e suas implicações para a reflexão sobre o ensino de história. Relação entre currículo e memória como territórios contestados. Diferenciação entre memória e história. Historiografia escolar, história ensinada e o debate político contemporâneo que envolve a questão identitária. Articulações entre os diferentes processos de identificação (nacional, sociocultural) no conhecimento histórico didatizado. Currículo de história e a questão da alteridade no tempo e no espaço.

JUSTIFICATIVA

 A disciplina "Currículo de História: Memória e produção de identidade/diferença", ofertada no Mestrado Profissional em Ensino de História, representa uma oportunidade de refletir sobre o currículo e o ensino de História. Os conteúdos selecionados podem contribuir na formação continuada das professoras e professores de História auxiliando a pensar na possibilidade de abordar "outras Histórias", "outras memórias".  Possibilitará reflexões acerca das políticas curriculares, em particular, a BNCC de História. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

 Analisar as diferentes possibilidades de currículo de História e suas relações com a formação das identidades e constituição de memórias.

Objetivos Específicos:

Refletir sobre a historicidade do currículo;

Compreender os conceitos de identidade e a relação com o currículo;

Discutir o currículo em uma perspectiva multicultural;

Pensar as possibilidades de um currículo decolonial;

Analisar os documentos curriculares sobre o ensino de História;

Refletir sobre o potencial de diferentes práticas educativas relacionadas ao estudo das relações étnico-raciais

 

Tema: Diferentes concepções de currículo

Tema: Formação de identidades

Tema: Reflexões sobre o currículo a partir dos estudos sobre multiculturalismo

Tema: Reflexões sobre o currículo a partir dos estudos decoloniais

Tema – Reflexões sobre o currículo a partir de uma ecologia de saberes

Tema: Ensino de História e Currículos

 

METODOLOGIA

A disciplina recorrerá a atividades síncronas e assíncronas. Os textos serão disponibilizados semanalmente na Plataforma Moodle. Até 24 horas antes das aulas os estudantes deverão postar comentários e/ou questionamentos sobre o texto. Nessa plataforma serão desenvolvidos fóruns temáticos e postados mídias complementares. Para o desenvolvimento das atividades síncronas será utilizado a Plataforma M-Conf-RNP. A aula expositiva na Plataforma terá duração em média de 90 minutos o restante do tempo será utilizado no diálogo com os estudantes.

AVALIAÇÃO

Serão atribuídos 40 pontos para as atividades desenvolvidas na Plataforma Moodle. 60 pontos serão destinados à produção de um ensaio recorrendo aos textos estudados.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2004.

ESCOLARIZANDO O MUNDO: O último fardo do homem branco. Direção: Carol Black. Estados Unidos e Índia, 2010. 1 filme (66 min.), son., col.

FRANCO, Aléxia Pádua; SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes da; GUIMARÃES, Selva. Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG, v.25, n. Especial, p. 1016-1035, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14393ER-v25n3e2018-10

GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs). Multiculturalismo – Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. SANTOS, Boaventura Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Edição Almedina S/A, Coimbra, 2009.

HAAL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.

JUZWIAK, Victor Ridel. Entre embates e disputas: a construção da BNCC de História. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia, 2021.

MARTINS, Maria Cristina Bohn. As sociedades indígenas, a história e a escola. Antítese, vol 2, n. 3, jan-jun de 2009, pp. 153-167.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Revolucionário – Pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000.

QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados, n. 19 (55), 2005.

SACRISTAN, J. Gimeno. Poderes instáveis em Educação. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

SANTOS, Boaventura Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. SANTOS, Boaventura Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Edição Almedina S/A, Coimbra, 2009.

SILVA, Marcos; GUIMARÃES, Selva. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas, SP: Papirus, 2007.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica 2020.

WALSH, Catherine. INTERCULTURALIDAD Y COLONIALIDAD DEL PODER: Un pensamiento y posicionamiento “otro” desde la diferencia colonial. In:  CASTRO GOMES, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial:  Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá, Colômbia, 2007.

Complementar

ABREU, Martha; XAVIER, G.; BRASIL, E.; MONTEIRO, L. (orgs.). Cultura negra, festas, carnavais e patrimônios negros. Novos desafios para os historiadores. Niterói: Eduff, 2018.
ABREU, Martha; DANTAS, C. V. (orgs.). O negro no Brasil. Trajetória e lutas em 10 aulas de História. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
ALBUQUERQUE, JUNIOR. D. M. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez; Recife: Massangana, 2006. 

CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Companhia Editora Nacional: Edusp, 2009.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: D&P Editora, 2000.
LIMA, Ivana Stolze. Cores, marcas e falas: sentidos da mestiçagem no Império do Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003.
SCHWARCZ, Lilia M., MACHADO, Maria Helena (orgs.). Emancipação, inclusão e exclusão: desafios do passado e do presente. São Paulo: Edusp, 2018.
SCHWARCZ, Lilia M.; PEDROSA, Adriano (orgs.). Histórias mestiças: Antropologia de textos. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

ANEXO I – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - 16 semanas

Atividades Síncronas (mínimo de 50%)

Atividades Assíncronas (máximo de 50%)

 

DATAS

ATIVIDADES – Explicitar plataforma de TI e softwares a serem utilizados.

05/03/2021

Atividade assíncrona

Participar do Fórum, na Plataforma Moodle, registrando as expectativas sobre a disciplina.

Reflexão sobre a canção Latino América do grupo Calle 13.

Iniciar a produção do Diário de Bordo

Atividade síncrona

Apresentação e análise da Canção Latino América interpretada pelo grupo porto-riquenho Calle 13

Apresentação da turma (apresentação dos projetos de pesquisa)

Apresentação do professor

Apresentação e discussão do plano da disciplina

 12/03/2021

Atividade assíncrona

Leitura do texto base:

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica 2020. (Introdução; Das teorias tradicionais às teoria críticas – p.11 a 81)

Participação do Fórum

Continuação da produção do Diário de Bordo.

Atividade síncrona

Debate do texto base:

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica 2020. (Introdução; Das teorias tradicionais às teoria críticas – p.11 a 81)

19/03/2021

Atividade assíncrona

Leitura do texto base:

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica 2020. (Teorias pós-críticas; Depois das teorias críticas e pós-críticas – p.85 a 150)

Participação do Fórum

Continuação da produção do Diário de Bordo.

Atividade síncrona

Debate do texto:

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica 2020. (Teorias pós-críticas; Depois das teorias críticas e pós-críticas – p.85 a 150)

26/03/2021

As atividades síncronas serão realizadas na Plataforma RNP: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/astrogildo-fernandes-da-silva-junior

As atividades assíncronas serão realizadas na Plataforma Moodle

09/04/2021

Atividade assíncrona

Leitura do texto base:

SACRISTAN, J. Gimeno. Poderes instáveis em Educação. Porto Alegre: ArtMed, 1999. (Parte II: A cultura para os sujeitos ou os sujeitos para a cultura ? o mapa mutante dos conteúdos na escolaridade - pp. 147- 209)

Participação do Fórum

Continuação da produção do Diário de Bordo.

Atividade síncrona

Leitura do texto:

SACRISTAN, J. Gimeno. Poderes instáveis em Educação. Porto Alegre: ArtMed, 1999. (Parte II: A cultura para os sujeitos ou os sujeitos para a cultura ? o mapa mutante dos conteúdos na escolaridade - pp. 147- 209)

16/04/2021

Atividade assíncrona

Leitura do texto base:

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.

Participação do Fórum

Continuação da produção do Diário de Bordo.

Atividade síncrona

Debate do texto:

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.

23/04/2021

Atividade assíncrona

Leitura do texto base:

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Participação do Fórum

Continuação da produção do Diário de Bordo.

Atividade síncrona

Debate do texto:

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

30/04/2021

Atividade assíncrona

Leitura do texto base:

HAAL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003 (capítulo selecionado (Questão multicultural)

Participação do Fórum

Continuação da produção do Diário de Bordo.

Atividade síncrona

Debate do texto:

HAAL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003 (capítulo selecionado (Questão multicultural)

07/05/2021

Atividade assíncrona

Leitura do texto base:

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Revolucionário – Pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000. (capítulos selecionados: introdução e capítulo 8).

Postar no Fórum reflexões acerca do evento: Discriminações e sofrimento psíquico: racismo, sexismo e homofobia: https://www.youtube.com/watch?v=x7PfqxqQF5I

Continuação da produção do Diário de Bordo.

Atividade síncrona

Debate do texto:

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Revolucionário – Pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000. (capítulos selecionados: introdução e capítulo 8).

14/05/2021

Atividade assíncrona

Leitura do texto base:

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. SANTOS, Boaventura Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Edição Almedina S/A, Coimbra, 2009.

Publicado também na Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, mar. 2008, p. 115-147. Disponível em: <http://rccs.revues.org/697>  . Acesso em: 24/01/2021

Participação do Fórum

Continuação da produção do Diário de Bordo.

Atividade síncrona

Debate do texto:

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. SANTOS, Boaventura Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Edição Almedina S/A, Coimbra, 2009.

Publicado também na Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, mar. 2008, p. 115-147. Disponível em: <http://rccs.revues.org/697>  . Acesso em: 24/01/2021

21/05/2021

Atividade assíncrona

Leitura dos textos base:

QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados, n. 19 (55), 2005.

WALSH, Catherine. INTERCULTURALIDAD Y COLONIALIDAD DEL PODER: Un pensamiento y posicionamiento “otro” desde la diferencia colonial. In:  CASTRO GOMES, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial:  Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá, Colômbia, 2007.

Participação do Fórum

Continuação da produção do Diário de Bordo.

Atividade síncrona

Debate sobre os texto:

QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados, n. 19 (55), 2005.

WALSH, Catherine. INTERCULTURALIDAD Y COLONIALIDAD DEL PODER: Un pensamiento y posicionamiento “otro” desde la diferencia colonial. In:  CASTRO GOMES, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial:  Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá, Colômbia, 2007.

28/05/2021

Atividade assíncrona

Leitura do texto:

SANTOS, Boaventura Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. SANTOS, Boaventura Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Edição Almedina S/A, Coimbra, 2009.

Postar no fórum reflexões sobre o documentário: Escolarizando o mundo: o último fardo do homem branco https://www.youtube.com/watch?v=3Xux89-8MX4

Continuação da escrita do Diário de Bordo

Atividade síncrona

Debate sobre o texto:

SANTOS, Boaventura Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. SANTOS, Boaventura Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Edição Almedina S/A, Coimbra, 2009.

ESCOLARIZANDO O MUNDO: O último fardo do homem branco. Direção: Carol Black. Estados Unidos e Índia, 2010. 1 filme (66 min.), son., col.

04/06/2021

Leitura do texto base:

CANDAU, Vera (Org.).  Didática Crítica intercultural:  aproximações (textos da própria Candau da p. 19 – 171): Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios; O/A educador/a como agente sociocultural; Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas; Escola, didática e interculturalidade: desafios atuais; Diferença e desigualdade: dilemas docentes no ensino)

Participação no Fórum

Continuação da escrita do Diário de Bordo

Atividade síncrona:

Debate do texto:

CANDAU, Vera (Org.).  Didática Crítica intercultural:  aproximações (textos da própria Candau da p. 19 – 171): Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios; O/A educador/a como agente sociocultural; Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas; Escola, didática e interculturalidade: desafios atuais; Diferença e desigualdade: dilemas docentes no ensino)

11/06/2021

Atividade assíncrona

Leitura do texto base:

SILVA, Marcos; GUIMARÃES, Selva. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas, SP: Papirus, 2007. (O que ensinar no mundo multicultural?)

Participação no Fórum

Continuação da escrita do Diário de Bordo

Atividade síncrona

Debate do texto:

SILVA, Marcos; GUIMARÃES, Selva. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas, SP: Papirus, 2007. (O que ensinar no mundo multicultural?)

18/06/2021

Atividade assíncrona

Leitura dos textos base:

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2004. (Capítulo III – História nas atuais Propostas Curriculares p. 97-128)

FRANCO, Aléxia Pádua; SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes da; GUIMARÃES, Selva. Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG, v.25, n. Especial, p. 1016-1035, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14393ER-v25n3e2018-10

Participação no Fórum

Continuação da escrita do Diário de Bordo

Atividade síncrona

Debate dos textos básicos

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2004. (Capítulo III – História nas atuais Propostas Curriculares p. 97-128)

FRANCO, Aléxia Pádua; SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes da; GUIMARÃES, Selva. Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG, v.25, n. Especial, p. 1016-1035, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14393ER-v25n3e2018-10

25/06/2021

Atividade assíncrona

Postar no fórum questões/questionamentos sobre a BNCC de História

Continuar a escrita do diário de bordo

Atividade síncrona:

Participação do pós-graduando Victor Ridel Juzwiak apresentando os resultados de sua dissertação que teve como foco a construção da BNCC de História.

JUZWIAK, Victor Ridel. Entre embates e disputas: a construção da BNCC de História. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia, 2021.

02/07/2021

Leitura dos textos:

GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs). Multiculturalismo – Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MARTINS, Maria Cristina Bohn. As sociedades indígenas, a história e a escola. Antítese, vol 2, n. 3, jan-jun de 2009, pp. 153-167.

Participação no Fórum

Finalização da escrita do Diário de Bordo.

Atividade síncrona

GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs). Multiculturalismo – Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MARTINS, Maria Cristina Bohn. As sociedades indígenas, a história e a escola. Antítese, vol 2, n. 3, jan-jun de 2009, pp. 153-167.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Astrogildo Fernandes da Silva Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/04/2021, às 15:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriano Mendes da Fonseca, Membro de Colegiado, em 04/12/2021, às 11:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.076910/2020-11 SEI nº 2474843