UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Experimentação para o ensino de Química

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP34602

Período/Série:

6° (Not)

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

José Gonçalves Teixeira Júnior

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

 

 

EMENTA

Papel da experimentação nas aulas de Química. A importância das atividades investigavas para o ensino de Química. O laboratório para o ensino de Ciências e Química. Critérios para seleção de experimentos. Análise crítica e diagnóstica de atividades experimentais nos livros e na literatura. Experimentos didáticos - o fazer e o pensar em Química. Experimentação em química e a educação ambiental. Planejamento de aulas de Química com a inserção de atividades experimentais.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Experimentação para o ensino de Química justifica-se pela necessidade de se discutir questões relacionadas à linguagem química e sua mediação no processo de elaboração de significados em Química. Serão discutidos vários aspectos relacionados à experimentação no ensino de Química: planejamento de aulas práticas; análise de experimentos em livros didáticos e artigos científicos; questões relacionadas à inclusão, à segurança nos laboratórios e à educação ambiental e discussão de diferentes metodologias para as atividades experimentais para a educação básica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender a importância da experimentação no e para o ensino de Química. Possibilitar ao/a futuro/a professor/a participação em atividades de organização e seleção de conteúdos e estratégias envolvendo atividades experimentais como um recurso didático importante para a construção de conhecimentos nas aulas de Química.

Objetivos Específicos:

Discutir as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal de conteúdos, bem como os vários tipos de atividades experimentais (análise de suas funções, adequação a diferentes realidades e fundamentadas em pressupostos teóricos e metodológicos); planejar e organizar espaços físicos para o desenvolvimento de atividades experimentais. Contribuir para a formação do/a professor/a de Química para atuação na educação básica.

PROGRAMA

1. Papel da experimentação nas aulas de Química: as diferentes formas de realizar experimentos: ilustração, demonstração, redescoberta e investigação. A importância das atividades investigativas para o ensino de Química.

2. O laboratório para o ensino de Ciências: montagem de laboração de Ciências e de Química; organização e funcionamento; uso, conservação e manutenção (limpeza, convivência de reagentes, etc.); segurança no laboratório x condições das escolas de ensino médio.

3. Critérios para seleção de experimentos: o cotidiano dos alunos, conceitos envolvidos, contextualização, materiais necessários para execução dos experimentos, segurança e descarte dos materiais. 

4. Análise crítica e diagnóstica de atividades experimentais constantes de materiais didáticos e paradidáticos para o ensino de Química. Análise de pesquisas relacionadas às atividades experimentais para o ensino de Química em livros didáticos, paradidáticos, vídeos e softwares.

5. Experimentos didáticos - o fazer e o pensar em Química: níveis fenomenológico, representacional e teórico: proposição, observação e interpretação de fenômenos químicos através da realização de experimentos simples. Aplicação de conceitos fundamentais de química em experimentos representativos.

6. Experimentação em química e a educação ambiental. A educação ambiental nas aulas de Química. A necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos. O uso de materiais alternativos.

7. Planejamento de aulas de Química com a inserção de atividades experimentais, adequados à realidade das escolas de ensino médio.

METODOLOGIA

Atividades presenciais (totalizando 83,3% da carga horária): Nas aulas presenciais, serão propostas aulas experimentais com natureza investigativa utilizando diferentes metodologias e temas para serem desenvolvidas no Ensino Médio. Os/as licenciandos/as elaborarão experimentos utilizando materiais convencionais encontrados em laboratórios de escolas da Educação Básica, assim como materiais do cotidiano dos alunos na proposição das aulas. Nas aulas teóricas serão discutidos diferentes aspectos relacionados à experimentação e a linguagem de sala de aula. Para aprofundamento e sistematização serão explorados textos para discussão, análise de temas de pesquisa propostos (sobre a experimentação) e apresentação na forma de seminário.

Atividades assíncronas (totalizando 16,7% da carga horária): Serão destinadas às atividades de estudos, leituras e produção pelos/as licenciandos/as matriculados/as, a partir dos textos sugeridos na bibliografia básica e complementar. Estas atividades serão socializadas na plataforma Microsoft Teams em datas pré-estabelecidas com a turma no início do semestre. Para isso, é primordial que os/as licenciandos/as matriculados tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma.

AVALIAÇÃO

Os/as licenciandos/as serão avaliados em diferentes momentos ao longo do semestre. Constituem-se instrumentos avaliativos: elaboração e apresentação de aulas experimentais individuais (20%); reformulação de roteiro experimental a partir das considerações em aula (10%); análise dos experimentos nos livros didáticos de Química e apresentação de seminário (10%) e, participação nas aulas práticas e teóricas (30%); ao final de todas as aulas, os/as licenciandos/as deverão elaborar uma autoavaliação sobre as ações desenvolvidas (10%). Ao final do curso, será realizada uma avaliação formal a fim de verificar e identificar o desenvolvimento do/a licenciando/a e o planejamento do trabalho pedagógico realizado (20%). Será considerado aprovado o/a licenciando/a que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e/ou alcançar uma frequência inferior a 75% nas aulas o/a licenciando/a poderá fazer um exame final, no valor de 100 pontos, o qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o/a licenciando/a será aprovado se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame.

BIBLIOGRAFIA

Básica

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Complementar

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APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por José Gonçalves Teixeira Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/04/2022, às 10:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.024402/2022-10 SEI nº 3517194