UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

EMPREENDEDORISMO

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

SIGLA:

FEELT

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

-

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

           1. Identificar comportamentos empreendedores;

           2. Apresentar mecanismos e procedimentos para o desenvolvimento de nova oportunidade de negócio;

           3.  Agir como agente de mudanças na organização em que irá prestar serviço, própria ou de terceiros, melhorando processos e desenvolvendo novos negócios, em consonância com o mercado de sua área de atuação.

 

Ementa

Desenvolvimento da capacidade empreendedora na área de engenharia elétrica, com ênfase no estudo do perfil do empreendedor, nas técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades e na aquisição e gerenciamento dos recursos necessários ao negócio. Técnicas de criação de novos negócios e de elaboração de planos de negócio.

 

PROGRAMA

1. Paradigmas

2. Criatividade

3. Características do comportamento empreendedor

      3.1Conhecimentos

      3.2. Habilidades

      3.3. Atitudes

4. Geração de idéias e oportunidades de negócios em engenharia elétrica

      4.1. Diferenciando idéias de oportunidades

      4.2. Fontes de novas idéias

      4.3.  Identificando oportunidades

5. Simulação da administração das principais áreas funcionais de uma indústria

      5.1. Produção

      5.2.  Vendas

      5.3.  Marketing

      5.4. Recursos humanos

      5.5. Recursos financeiros

6. Simulação da criação e lançamento de uma empresa no mercado

      6.1. Plano de negócios simplificado

      6.2. Plano de negócios completo 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. ALMEIDA, F. Como ser empreendedor de sucesso. Belo Horizonte: Leitura Empresarial, 2001

2. AYAN, J. A. 10 maneiras de libertar seu espírito criativo e encontrar grandes ideias. São Paulo: Negócio, 2001

3. DOLABELA, F. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. DOLABELA, F. O Segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

2. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

3. KELLEY, T. A arte da inovação, São Paulo: Futura, 2001

4. LODISH, L. et al. Empreendedorismo e marketing. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

5. MORAIS, C. Atitudes de empreendedores. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

6. RANGEL, A. Empreendendo o sucesso. Uberlândia: Alexandre Rangel, 1999.

 

aprovação

 

Prof. Dr. Carlos Eduardo Tavares

Coordenador do Curso de Graduação em Eng. Elétrica

Prof. Dr. Sérgio Ferreira de Paula Silva

Diretor da Faculdade de Eng. Elétrica

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Tavares, Coordenador(a), em 04/06/2019, às 13:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sergio Ferreira de Paula Silva, Diretor(a), em 05/06/2019, às 16:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1160995 e o código CRC A344ECA8.




Referência: Processo nº 23117.025407/2019-56 SEI nº 1160995