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Ata de Reunião
ATA DA 5ª reunião extraordinária/2021 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Ao décimo dia de dezembro do ano dois mil e vinte e um, às 9h30, na Sala de Reuniões virtuais do PPGAIG, teve início a 5ª reunião extraordinária do Colegiado, sob a Presidência do Prof. Gilberto de Oliveira Mendes, estando presentes os professores Bruno Sérgio Vieira, Gabriel Mascarenhas Maciel, Prof. George Deroco Martins, Vanessa Andaló Mendes de Carvalho. Registrado a ausência do representante dos discentes, uma vez que o novo representante foi indicado por estes após a convocação da presente reunião. O presidente inicia agradecendo a presença de todos e assim deu início à reunião conforme pauta de convocação. Ordem do dia. 1.1. Aprovação da ata da 9ª reunião ordinária, realizada dia 05/11/2021, processo 23117.072643/2021-86. Colocada em votação foi aprovada por unanimidade. 1.2. Indicação do representante dos discente junto ao COLPPGAIG, processo 23117.082904/2021-76. Professor Gilberto informa que o discente Lucas Medeiros Pereira se candidatou a representar os discentes junto ao colegiado do PPGAIG e que havia sido dado um prazo para que os outros discentes se manifestassem, até a data de 08/12/2021, e por isso não houve prazo hábil para a convocação. Na próxima reunião o discente já será convocado. 1.3. Solicitação de dilação de prazo para defesa de dissertação do discente Kamila Fernanda Rossati, documento 3238540. Professor Gilberto fala sobre o pedido da discente e em seguida faz a leitura do documento enviado pela mesma, onde consta a justificativa do pedido de dilação de prazo até 01/07/2022, com anuência de sua orientadora. Após coloca em discussão, sendo aprovado por unanimidade. 1.4. Aprovação de ad referendum para homologação de composição da Comissão Examinadora do Exame Geral de Qualificação do discente Patrick Vieira Silva, processo 23117.075044/2021-14, documento 3160151. Professor Gilberto explica o motivo da emissão do ad referendum e coloca em votação. Aprovado por unanimidade. 1.5. Definição do calendário de reuniões do COLPPGAIG para o ano de 2022. Prof Gilberto comenta que como não houve alteração na composição do Colegiado, que fossem mantidas as reuniões na primeira sexta-feira do mês, que começariam a partir de fevereiro, ficando as seguintes datas para o ano de 2022: 04/02, 04/03, 01/04, 06/05, 03/06, 01/07, 05/08, 02/09, 07/10, 04/11 e 02/12. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. 1.6. Definição dos critérios de distribuição do PROAP 2022. Professor Gilberto faz um breve relato sobre o recurso do PROAP, lembrando as dificuldades para se usar esse recurso dentro dos prazos estabelecidos, já a verba é disponibilizada muito próxima as datas limites para seu uso. Explica que a PROPP, em parceria com a PROPLAD, iria adiantar os recursos, baseando-se nos valores do último ano, para que fosse mais bem aproveitado. À medida que houvesse demanda pelos Programas, a PROPLAD adiantaria os recursos, sendo que, quando o recurso PROAP fosse disponibilizado, cobriria o adiantamento feito. Com isso os Programas ficariam com mais prazo para fazerem uma melhor distribuição e aproveitamento do recurso. Feito a introdução, é colocado em discussão com os demais membros do colegiado. Não havendo manifestação, prof. Gilberto sugere que, inicialmente o PPGAIG deveria definir um critério mais rigoroso, mais qualitativo na definição do uso dos recursos. Que deveria ser definido um limite mínimo no percentil dos periódicos, pelo menos 50%. Continuando, lembra da necessidade, dentro de uma prioridade equivalente à das taxas de publicação, de destinar uma parte dos recursos para pagamento de traduções e correções de inglês para revistas que a exigem. Após discussões e sugestões dos membros, definiu-se que o PROAP 2022 atenderia demandas para pagamento de taxa de publicação, revisão de inglês após aceite da revista e tradução ou revisão de inglês de artigo resultante da dissertação de discente do PPGAIG, tudo referente a artigos que foram/serão submetidos a periódicos com percentil (JCR/CiteScore) maior ou igual a 50%. As demandas serão registradas pela coordenação em planilha e, em situações em que haja maior demanda do que recursos, será priorizada a distribuição para maior número de docentes possível. Colocado em votação é aprovado por unanimidade. 1.7. Rearranjos de disciplinas com o iminente descredenciamento da docente Andressa Giovannini Costa. Professor Gilberto lembra que, conforme foi comunicado em reunião anterior, a professora Andressa pediu e justificou o descredenciamento do programa PPGAIG, mas como o pedido foi feito fora dos prazos ela ainda não havia sido descredenciada. Com intuito de colaborar com a situação, a Profª Andressa propõe ao colegiado um rearranjo para solucionar o futuro descredenciamento. Informa que já havia mantido contato com docentes que poderiam suprir essa ausência, tendo recebido retorno positivo dos mesmos, sendo autorizado a levar a proposta ao colegiado. Continuando, diz que a professora Andressa participa das disciplinas Horticultura Especial (60 h), esta dividida com a professora Renata Castoldi (30 h para cada docente), e a disciplina Introdução à produção vegetal, obrigatória, com responsabilidade de 1/3 da carga horária, correspondente a 20 h, portanto uma carga de 50 h. Finalmente, a proposta seria a seguinte: A professora Gleice Aparecida de Assis retornasse à disciplina Introdução à produção vegetal, da qual já tinha feito parte do quadro, o que lhe daria um total de carga horária de 50 h. Na disciplina Horticultura Especial, a professora Renata Castoldi assumiria 100% da disciplina, mas com a prerrogativa de incluir um segundo professor para a disciplina preservando a interdisciplinaridade nas disciplinas do Programa. Em seguindo, Prof. Gilberto comenta sobre a carga horária da professora Ana Carolina Silva Siquieroli. Atualmente a Profª Ana Carolina é responsável pela disciplina Biometria aplicada à genética e melhoramento de plantas junto com o Prof. Gabriel Mascarenhas Maciel, correspondendo a 23 h. Foi proposto a ela que assumisse a disciplina Ética na pesquisa, sendo que o professor Douglas José Marques, atual responsável pela disciplina iria para disciplina Introdução à produção vegetal, e assim passa a palavra aos demais membros. Após comentários é colocado em votação e aprovado por quatro (4) votos a favor e uma (1) abstenção. 1.8. Periodicidades de oferta das disciplinas do PPGAIG. Professor Gilberto explica que via a necessidade de haver uma periodicidade de oferta de disciplinas dentro do PPGAIG, que dentro da CAPES havia uma observância quanto a essa oferta, que deveria haver uma boa distribuição no decorrer do ano, dando oportunidade dos discentes se programarem, assim como facilitar a orientação por parte dos docentes. A ideia seria ofertar parte das disciplinas no primeiro semestre e outra parte no segundo, de acordo com quadro a seguir.
Código |
Nome da Disciplina |
Semestre de oferta* |
AIG011 |
BIOMETRIA APLICADA À GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS |
I |
AIG017 |
FUNDAMENTOS EM CARTOGRAFIA E ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS |
I |
AIG018 |
GÊNESE, MORFOLOGIA, CLASSIFICAÇÃO E MAPEAMENTO DE SOLOS |
I |
AIG021 |
HORTICULTURA ESPECIAL |
I |
AIG002 |
INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS |
I |
AIG001 |
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO VEGETAL |
I |
AIG024 |
PROSPECÇÃO, PRODUÇÃO E FORMULAÇÃO DE BIODEFENSIVOS E BIOFERTILIZANTES |
I |
AIG026 |
SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO A SISTEMAS AGRÍCOLAS |
I |
AIG013 |
CONTROLE DE QUALIDADE DE REDES GEODÉSICAS |
I |
AIG016 |
ÉTICA NA PESQUISA |
II |
AIG003 |
AGRICULTURA DE PRECISÃO |
II |
AIG012 |
CONTROLE BIOLÓGICO DE FITOPATÓGENOS, INSETOS-PRAGA E PLANTAS DANINHAS |
II |
AIG014 |
ELEMENTOS DE FOTOGRAMETRIA |
II |
AIG015 |
ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL APLICADA E RECURSOS COMPUTACIONAIS |
II |
AIG019 |
GEODÉSIA AMBIENTAL |
II |
AIG020 |
GRANDES CULTURAS AGRÍCOLAS: TECNOLOGIAS E MANEJO |
II |
AIG022 |
IRRIGAÇÃO DE PRECISÃO APLICADA A PROJETOS HIDROAGRÍCOLAS |
II |
AIG023 |
MINERAÇÃO DE DADOS APLICADA EM INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS E AGRÍCOLAS |
II |
AIG027 |
TEORIA DA ESTIMAÇÃO |
II |
AIG004 |
SEMINÁRIO |
I/II |
* Esta programação poderá ser alterada em caráter de excepcionalidade. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. 1.9. Solicitação de equivalência de disciplina feita pelo discente Bruno Amâncio da Cunha, processo 23117.084759/2021-68. Após leitura do pedido e da documentação é colocado em votação. Aprovado por 4 (quatro) votos favoráveis e 1 (uma) abstenção. 1.10. Solicitações de inclusão no Programa de Pós-doutoramento da Universidade Federal de Uberlândia (PPD_UFU), processo 23117.084857/2021-03. Professor Gilberto comenta a solicitação do professor Bruno Sergio Vieira, explicando que se referia a projeto de parceria com empresa privada (Processo SEI número 23117.084857/2021-03), com uma bolsa de pós-doutorado, onde o discente já estava atuando e havia necessidade de regularizá-lo junto à Universidade. Essa regularização passava primeiramente pelo vínculo do discente junto a um Programa de pós-graduação da universidade, vínculo que deveria primeiramente ser aprovado pelo Colegiado, e assim dando abertura para solicitação da matrícula do discente junto ao PPGAIG. Explica qual a documentação necessária e passa a palavra ao professor Bruno. Professor Bruno inicia explicando o projeto e sua relevância, que o projeto seria para desenvolvimento de novos produtos no controle de plantas daninhas resistentes ao glifosato. Que o projeto já havia passado pela aprovação dos órgãos competentes da universidade e que seria de grande interesse ao programa PPGAIG ter esse vínculo. Após as explicações e esclarecimentos referente ao deferimento de matrículas do discente, é colocado em votação e aprovado por unanimidade. Nada mais a ser tratado, o Presidente encerrou a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, como secretário, e demais Membros do Colegiado. Monte Carmelo, 10 de dezembro de 2021.
Bruno Sérgio Vieira
Gabriel Mascarenhas Maciel
George Deroco Martins
Gilberto de oliveira Mendes
Hélio Langoni Sobrinho
Vanessa Andaló Mendes de Carvalho
Documento assinado eletronicamente por Gilberto de Oliveira Mendes, Presidente, em 21/01/2022, às 10:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Vanessa Andalo Mendes de Carvalho, Membro de Colegiado, em 21/01/2022, às 10:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Gabriel Mascarenhas Maciel, Membro de Colegiado, em 21/01/2022, às 12:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Bruno Sergio Vieira, Membro de Colegiado, em 21/01/2022, às 17:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Hélio Langoni Sobrinho, Secretário(a), em 03/03/2022, às 08:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por George Deroco Martins, Membro de Colegiado, em 07/03/2022, às 08:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.084754/2021-35 | SEI nº 3314548 |