UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso III (TCC III)

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

GHS037

Período/Série:

Turma:

GeovannaIII

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15hs

Prática:

45hs

Total:

60hs

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Geovanna de Lourdes Alves Ramos

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Pré-requisitos: Métodos e Técnicas de Pesquisa em História; TCC I; TCC II. E-mail da docente: geovanna@ufu.br

 

EMENTA

Redação autoral do trabalho de conclusão de curso que deverá conter no mínimo: problematização do objeto, discussão teórico-metodológica e bibliográfica, análise das fontes de pesquisa e adequação às normas da ABNT.

JUSTIFICATIVA

A disciplina é um componente curricular obrigatório, em que o discente apropria-se de discussões teóricas pertinentes à elaboração de uma pesquisa relacionada às temáticas na área da História e/ou de seu ensino.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar a redação final da monografia a partir do projeto de pesquisa aprovado na disciplina TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I – TCC I e desenvolvido na disciplina TCC II .

Objetivos Específicos:

  • Apresentar o tema investigado como um Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Executar e finalizar o plano de trabalho estabelecido junto com a orientadora, para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Executar e finalizar o percurso metodológico frente à questão de pesquisa, sob orientação da docente orientadora;
  • Identificar os tipos de abordagens metodológicas em pesquisas científicas;
  • Reconhecer cada etapa para o desenvolvimento de um trabalho científico.

PROGRAMA

I – Orientação e acompanhamento da elaboração e redação do trabalho de pesquisa para conclusão de curso.

II – Apresentação e defesa do trabalho de pesquisa de conclusão de curso.

 

METODOLOGIA

A maior ênfase na condução da disciplina é para uma abordagem prática, com o aluno concluindo o desenvolvimento do seu TCC e mantendo encontros periódicos com seu orientador, conforme cronograma de trabalho previamente definido.

Recursos:

Serão utilizados: Leitura, correção e orientação quanto ao texto escrito, inclusive usando recursos tecnológicos como e-mail, Office Word.

AVALIAÇÃO

A avaliação da professora orientadora consistirá na assiduidade e pontualidade do aluno durante as orientações; Disciplina e cumprimento dos prazos previamente estabelecidos; Rigor metodológico adotado e avaliação do trabalho final elaborado.

Na apresentação do Trabalho Final do Curso (mediante a defesa pública) os membros da banca pontuarão o trabalho do aluno de 0 a 100,0 pontos. A nota do aluno consistirá na média aritmética entre os valores atribuídos pelo professor orientador e os membros da banca.

Critérios de Avaliação por parte da docente/orientadora: O desempenho dos alunos será avaliado mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma, cumprimento dos prazos, lógica e adequação do trabalho científico às normas da instituição e ABNT. A avaliação que a professora fará de cada aula será realizada mediante a análise dos itens propostos nas respectivas unidades, ou seja, elaboração e sistematização das várias etapas do Trabalho de Conclusão de Curso. Os discentes deverão fazer os ajustes recomendados pela docente a fim de cumprir os prazos finais propostos pelo curso de História.

A entrega do trabalho final será feita via e-mail institucional da docente: geovanna@ufu.br  

A data da entrega do Texto Final será acordada entre a docente e os discentes.

Não entrar em contato com a orientadora via whatsapp (somente e-mail).

BIBLIOGRAFIA

Básica

BURKE, Peter. História e teoria social. São Paulo, UNESP, 2002.

CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Complementar

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

HUNT, Lynn Avery. A Nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PACHECO, Heloisa Helena Cardoso; MACHADO Maria Clara Tomaz (Orgs.) Histórias: narrativas plurais, múltiplas linguagens. Uberlândia: EDUFU, 2005.

REIS, José Carlos. História & teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006.

VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato. São Paulo, HUCITEC, 1997.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 13:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4244037 e o código CRC 21772729.




Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 SEI nº 4244037