UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História Moderna I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32303

Período/Série:

3.º

Turma:

HN2021

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Marco A. C. Sávio

Ano/Semestre:

2021/01

Observações:

Serão utilizadas as plataformas Microsoft Teams, ConferênciaWeb (apoio) e YouTube.

Os alunos devem se inscrever na plataforma Microsoft Teams disponibilizada pela UFU.

Todo material da disciplina será disponibilizado na plataforma Microsoft Teams, inclusive os links para as aulas assíncronas.

 

EMENTA

A constituição do mundo moderno em suas múltiplas manifestações. O Estado, as expressões religiosas e as relações sociais de produção. Estudo da historiografia sobre o tema.

JUSTIFICATIVA

A análise dos conteúdos propostos é de fundamental importância para a compreensão da formação da Europa na Idade Moderna, acompanhando a formação do capitalismo mercantil e seus desdobramentos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar um quadro geral do período envolvendo desde o Renascimento na Europa até a consolidação do Absolutismo na Europa. O impacto das ideias e a ascensão da economia mercantil e do liberalismo serão analisados sob o prisma do processo de evolução que resultou surgimento do capitalismo a partir do final do século XVII, bem como numa mudança nas sensibilidades ao longo do período.

Objetivos Específicos:

Compreender o surgimento do capitalismo mercantil no final da Idade Média. Entender o Renascimento urbano e seus impactos na crise do Feudalismo. Analisar o surgimento do Estado-nação na Europa. Entender os processos de unificação e a expansão ultramarina europeia. Analisar as Reformas religiosas e seus desdobramentos. Compreender o panorama cultural do período do Renascimento.

PROGRAMA

Módulo I – O Renascimento comercial e as origens do capitalismo.

  1. A transição do feudalismo para o capitalismo.

  2. O renascimento comercial e a ascensão da burguesia.

  3. A lógica comercial na Europa do Renascimento.

  4. Teorias econômicas e o surgimento da economia política.

Módulo II – O Estado-nação na Europa Moderna.

  1. Definição de Estado-nação.

  2. Processos de unificação e a expansão ultramarina europeia.

  3. Os conflitos na Europa no período da Reforma.

  4. Política continental na Europa Moderna.

Módulo III – O Renascimento e a Reforma

  1. O Renascimento cultural na Europa.

  2. O humanismo e a retomada dos ideais clássicos.

  3. Os sentidos da reforma: Lutero e o protestantismo.

  4. A contrarreforma e o Barroco.

METODOLOGIA

  1. Atividades síncronas: os encontros através de videoconferência terão a duração de 1h50min e ocorrerão toda segunda-feira, com início às 19h00min. Serão utilizadas como plataformas o Microsoft Teams, a Conferênciaweb (RNP) e WhatsApp (este último apenas para comunicação);

  2. Atividades assíncronas: serão baseadas em aulas pré-gravadas com duração de 1h00min. As aulas estarão disponíveis na plataforma YouTube, e poderão ser acessadas através de link específico, e serem vistas no endereço https://www.youtube.com/user/MacSavio72 ;

  3. Os links para as aulas gravadas serão disponibilizados através da plataforma Microsoft Teams;

  4. Carga-horária de atividades: os alunos devem dedicar outras 2h00min semanais no desenvolvimento das seguintes atividades: 1. Leitura dos textos indicados para cada um dos encontros (1h00min); 2. Produção de textos e exercícios para avaliação (1h00min);

  5. O acesso aos textos para leitura e materiais de acompanhamento do curso estarão disponíveis através plataforma do Microsoft Teams.

AVALIAÇÃO

  1. O curso contará com avaliações múltiplas a serem distribuídas ao longo do presente Período Letivo;

  2. O curso contará com uma (01) avaliação escrita, com o valor de trinta (40) pontos. A avalição deve ser entregue até a semana 12. A avaliação tratará de tema específico de pesquisa a ser desenvolvido pelo aluno. Será observada na avaliação a capacidade interpretativa da leitura dos textos utilizados, estrutura de escrita, argumentação e clareza da redação;

  3. Responder a questões específicas disponibilizadas pelo professor (através da plataforma Teams), relativas a temas a serem debatidos ao longo da disciplina, com o valor total de trinta (30) pontos. Serão observadas para a avaliçaõ a capacidade de síntese e o desenvolvimento argumentativo e coerência relativa ao tema da questão;

  4. Participar dos seminários. A apresentação terá o valor de trinta (30) pontos e os seminários serão distribuídos ao longo do semestre, tendo como base os textos para discussão. Será avaliado o planejamento da apresentação, a organização e utilização de documentos, bem como o trabalho de pesquisa;

  5. O controle de frequência será feito através da plataforma Microsoft Teams nos encontros síncronos, além dos registros de acesso na página do YouTube;

  6. A entrega das avaliações escritas será feita por e-mail: marco.savio@ufu.br ;

BIBLIOGRAFIA

Básica

ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico: http://www.afoiceeomartelo.com.br/posfsa/Autores/Anderson,%20Perry/Linhagens%20do%20Estado%20Absolutista.pdf

 

BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII (3. Vol.). São Paulo: Martins Fontes, 2005.

O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico:  https://www.academia.edu/34606877/Civiliza%C3%A7%C3%A3o_Material_Economia_e_Capitalismo_Vol_1_Fernand_Braudel_pdf

 

COLLINSON, Patrick. A reforma. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.

O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico:  https://www.scribd.com/document/454584721/A-Reforma-by-Patrick-Collinson-z-lib-org-pdf

Complementar

CHAUNU, Pierre. O tempo das reformas (1250-1550). II – A Reforma Protestante. Lisboa: Ed. 70, 1993.

O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico:  https://docero.com.br/doc/nc8e80

 

DOBB, Maurice. A evolução do capitalismo (9. ª ed.). Rio de Janeiro: LTC, 2009.

O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico:  https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5123004/mod_resource/content/1/Maurice%20Dobb.pdf

 

FALCON, Francisco. Mercantilismo e transição. São Paulo: Brasiliense, 1988.

O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico:  https://historiaeconomicageral.files.wordpress.com/2015/12/falcon-francisco-mercantilismo-e-transic3a7c3a3o-11.pdf

 

ELIAS, Norbert. A sociedade de corte (2.ª Ed.). Lisboa/Portugal: Editorial Estampa, 1995

O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico: https://www.academia.edu/30951798/Elias_norbert_a_sociedade_da_corte

 

THOMPSON, Edward P. Costumes em comum. Ensaios sobre cultura tradicional. São Paulo: Cia das Letras, 1988. O título pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico:  https://www.academia.edu/15399949/Costumes_em_Comum_Edward_Palmer_Thompson

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marco Antonio Cornacioni Savio, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/01/2022, às 13:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3296040