|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Avila, 2121, Bloco 3P - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Portaria PROGEP Nº 103, de 10 de agosto de 2023
Autoriza a implementação do Programa de Gestão da Universidade Federal de Uberlândia - PDG/UFU na Diretoria de Ensino - DIREN. |
O PRÓ-REITOR DE GESTÃO DE PESSOAS SUBSTITUTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, no uso da competência que lhe foi delegada pela Portaria Reito nº 397, de 18 de julho de 2023, tendo em vista o Decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022, a Resolução CONDIR nº 16, de 9 de maio de 2022, a Instrução Normativa SGP-SEGES/ME nº 2, de 10 de janeiro de 2023, a Portaria REITO nº 389, de 02 de junho de 2023 e os autos do processo 23117.049525/2023-36;
RESOLVE:
Art. 1º Autorizar a implementação do Programa de Gestão da Universidade Federal de Uberlândia - PDG/UFU na Diretoria de Ensino - DIREN.
§1º A fase de ambientação do PDG/UFU terá duração de 6 (seis) meses, contados da data de início efetivo do programa na UFU.
§2º A vigência do PDG/UFU após o término da fase de ambientação dependerá de portaria do(a) Pró-reitor(a) de Gestão de Pessoas autorizando a continuidade do programa no âmbito da DIREN.
Art. 2º Fica aprovada a Tabela Específica de Atividades da DIREN, constante no Anexo I.
Art. 3º Caberá à DIREN manter todos os dados relativos ao PDG/UFU atualizados em seu sítio eletrônico.
Art. 4º O(a) dirigente da DIREN deverá informar a relação de servidores(as) interessados(a) em aderir ao PDG/UFU na fase de ambientação.
Parágrafo único. A Comissão Permanente de Acompanhamento do Programa de Gestão - CPAPDG fornecerá treinamento obrigatório às chefias e servidores(as) interessados(as) na adesão.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico.
RENAN BILLA
Documento assinado eletronicamente por Renan Billa, Pró-Reitor(a) substituto(a), em 10/08/2023, às 17:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4729179 e o código CRC 903DB3FE. |
ANEXO I
tABELA ESPECÍFICA DE ATIVIDADES DA Diretoria de Ensino - DIREN
UORG/DIVISÃO (Sigla) |
Ordem (siglaxxx) |
NOME DA ATIVIDADE |
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE |
FÓRMULA DE CÁLCULO DO TEMPO (atividade/alocação diária) |
PERMITE TRABALHO REMOTO (Sim/Não) |
A (2h) |
B (3h) |
C (4h) |
D (5h) |
E (6h) |
F (8h) |
G (10h) |
H (20H) |
I (30h) |
J (40h) |
GANHO DE PRODUTIVIDADE (%) |
ENTREGAS ESPERADAS (resultado)*** |
CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES |
Faixa de Complexidade / Tempo de Execução (em horas) Obs.: Adotou-se o mesmo tempo de execução para as atividades presenciais e em teletrabalho |
||||||||||||||||||
DIREN |
DIREN001 |
Formalização de Convênios ou Acordos de Cooperação Mútua para Concessão de Estágio para estudantes |
Receber, analisar, dar pareceres, colher assinaturas da parte da UFU, como Instituição de Ensino e devolver documentos físicos ou eletrônicos para formalização de Convênios ou Acordos de Cooperação Mútua para Concessão de Estágio para estudantes. |
Atividade |
Sim |
X |
X |
X |
|
|
|
|
|
|
|
0% |
Registro do Relatório de fluxo de documentos recebidos e analisados. |
Conhecimento da legislação de estágio vigente, bem como das normas de estágio da Universidade. |
DIREN |
DIREN002 |
Gestão de processos seletivos de projetos e de participantes para os programas vinculados à Diretoria de Ensino |
Atuar na elaboração de editais de processos seletivos dos programas vinculados à Diretoria de Ensino (Pibid, PRP, PET, PBG, editais para atendimento de pessoas com deficiências, dentre outras); elaborar minuta de edital; preparar documentos e ofícios relativos à elaboração de editais de processos seletivos; divulgar dos resultados dos editais; acompanhar e responder às interposições de recursos, dentre outras ações pertinentes. |
Atividade |
Sim |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
0% |
Registro de Acompanhamento dos Processos e Tratativas; Documento produzido; Documento publicado; e Divulgações relativas ao processo seletivo. |
Conhecimento técnico específico sobre o equipamento, sistema ou aplicativo. Conhecimento sobre a plataforma do site e mídias sociais. Conhecimento das legislações e normas pertinentes a cada programa ou projeto. |
DIREN |
DIREN003 |
Planejamento, gestão, execução e avaliação das ações de formação e desenvolvimento profissional dos docentes da UFU |
Elaborar e organizar agenda de capacitação, propor ações de formação inicial e continuada de docentes (com e sem parceria/s), realizar demandas institucionais de formação docente, selecionar instrutores, negociar projetos com instrutores/condutores, orientar instrutores/ condutores e participantes das ações, divulgar ações, abrir e acompanhar inscrições nos cursos, divulgar listas de participantes, manter contato com os participantes das ações, organizar controle de frequência, dar suporte aos instrutores/ ministrantes, realizar abertura e fechamento dos cursos, alimentar os processos dos cursos de capacitação no SEI, SIEX e outros, montar e encaminhar a avaliação de reação após o curso, emitir e encaminhar certificados. |
Atividade |
Sim |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
0% |
Registro de Acompanhamento dos Processos e Tratativas; Documento produzido; Divulgação do conteúdo produzido. |
Domínio sobre os diversos assuntos tratados na unidade. Conhecimento sobre a plataforma do site e mídias sociais. |
DIREN |
DIREN004 |
Gestão da agenda de compromissos do Diretor de Ensino |
Executar atividades relacionadas ao controle diário da agenda do Diretor de Ensino. |
Atividade |
Sim |
X |
X |
X |
|
|
|
|
|
|
|
0% |
Registro da agenda de compromissos do Diretor de Ensino. |
Conhecimento da plataforma utilizada para planejamento da agenda. |
DIREN |
DIREN005 |
Produção e acompanhamento de elaboração de produtos gráficos digitais, impressos ou de audiovisual |
Atuar na produção, editoração, diagramação e acompanhamento de elaboração de produtos gráficos informacionais, didáticos e de expediente, em formato impresso, digital ou de audiovisual |
Atividade |
Sim |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
0% |
Registro dos serviços ; Registro de acompanhamento da execução dos serviços ou Divulgação do conteúdo produzido. Produção de publicações impressas, digitais ou Audiovisual; Tais como: guias e catálogos, relatórios manuais, material gráfico informacional para divulgação dos cursos de graduação, de expediente e outros. |
Conhecimento técnico e experiência sobre criação, diagramação, produção gráfica e sobre sistema ou aplicativos utilizados para elaboração. |
DIREN |
DIREN006 |
Orientação metodológica e didático pedagógica de monitores, docentes, orgãos colegiados e administrativos da UFU para a inclusão e acessibilidade das Pessoas com Deficiência |
Orientar docentes e monitores em assuntos relacionados a aspectos metodológicos e didático-pedagógico dos processos de ensino para pessoas com deficiência e apresentar ao corpo docente os recursos de tecnologia assistiva oferecidos pela DACIN. |
Atividade |
Sim |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
0% |
Relatórios ou registro do atendimento para orientação; atas de reuniões; documentos relacionados às orientações e aos certificados expedidos para os monitores. |
Conhecimeto das necessidades dos estudantes com deficiência e dos recursos disponíveis na DACIN. Conhecimento da Educação Especial e da Legislação pertinente e atualizada. Conhecimentos específicos sobre projetos ou programas pertinentes. |
DIREN |
DIREN007 |
Adaptação de materiais para as pessoas com deficiência em atendimento às demandas das/os estudantes |
Adaptar materiais de estudo para o formato desejado - impressão em braile, digitalização de material, conversão de imagem para texto/voz - e fazer correções da adaptação, quando necessário, a partir do feedback do estudante que o utilizará. |
Atividade |
Sim |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
0% |
Registro dos serviços ou materiais produzido; registro de acompanhamento da execução dos serviços ou do recebimento de materiais, com exceção das impressões e entregas presenciais dos materiais. |
Domínio dos recursos de tecnologia assistiva e adaptação de materiais. Conhecimento das necessidades dos estudantes com deficiência atendidos pela Dacin, com exceção das impressões e entregas presenciais dos materiais. |
DIREN |
DIREN008 |
Tradução e interpretação em Libras |
Promover a acessiblilidade linguística aos discentes, docentes ou servidores surdos em sala de aula, eventos e reuniões, demandas individuais de atendimento aos discentes ou docentes em secretaria de curso, reuniões de orgão colegiado, congressos, simpósios, aulas da pós-graduação, exames de qualificação, defesas de dissertação e de tese, e lives, de acordo com a prioridade de atendimento às demandas previstas na Portaria Prograd n. 184, de 10 de fevereiro de 2023, assim como na tradução em vídeo sinalizado em Libras de materiais pedagógicos, instrucionais, legislação, sites, editais, dentre outros. |
Atividade |
Sim |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
0% |
Relatório das atividades em que se atuou como intérprete e tradutor em libras. |
Capacidade corporal cinestésica diretamente ligada à competência linguística e à competência comunicativa com ênfase na competência tradutória intermodal. |
DIREN |
DIREN009 |
Elaboração de plano de ação individualizado para atendimento didático-pedagógico de estudantes com deficiência |
Propor plano de ação individualizado para a inclusão de estudantes com deficiência após processo de acolhimento, que envolve escuta atenta, levantamento de informações relevantes quanto às suas necessidades para analise das condições de cada estudantes, acompanhar a execução deste plano e avaliá-lo a partir do feedbak dos envolvidos no atendimento. |
Atividade |
Sim |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
0% |
Relatórios, documentos de orientação e planos de ação individualizado. |
Formação específica para realizar acolhimento, analisar os contextos sociais e pessoais em que os estudantes estão inseridos e analisar, também, quais são as suas expectativas com o processo. Conhecimentos específicos sobre os trâmites e recursos disponíveis na Divisão e na Universidade. |
Referência: Processo nº 23117.049525/2023-36 | SEI nº 4729179 |