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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Professor(A): |
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EMENTA
Aprendizado supervisionado: Redes neurais artificiais. Neurônio de Mc-Culoch-Pitts. Regra de Hebb. Perceptrons e Adaline. Método do gradiente descendente; reconhecimento de padrões e regressão linear. Análise exploratória de dados, seleção e transformação de atributos. Redes neurais multicamadas. Regressão não linear. Aprendizado não-supervisionado: agregadores (clustering). K-means, SOM e LVQ. Evolução diferencial. Projetos.
JUSTIFICATIVA
Ao final do curso, o aluno poderá analisar e projetar sistemas de aprendizado de máquina com uma visão crítica, compreendendo as melhores práticas e conhecendo as nuances de avaliação de desempenho de tais sistemas, e em consonância com os processos atuais de inovação em aprendizado de máquina e em inteligência artificial.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Aprender e utilizar as melhores práticas para projetos de sistemas baseados em técnicas de aprendizagem de máquina. |
Objetivos Específicos: |
Compreender e implementar: - um sistema de aprendizado supervisionado: redes neurais artificiais (e.g. MLP). - um sistema de aprendizado não-supervisionado: métodos de agrupamento (k-means). SOM e LVQ - um sistema de otimização utilizando Evolução Diferencial. |
PROGRAMA
1 - Introdução à Aprendizagem de Máquina. Exemplos de aplicação
1.1 - pesquisa bibliográfica sobre uma aplicação utilizando técnicas de aprendizagem de máquina.
2 - Introdução às Redes Neurais Artificiais.
2.1 - Neurônio de Mc-Culloch-Pitts,
2.2 - Regra de Hebb
2.3 - Perceptrons
2.4 - aplicação em classificação de padrões
3 – Adaline e a Regra Delta
3.1 - aplicação em reconhecimento de padrões.
3.2 - regressão linear utilizando Adaline
4 - Análise exploratória de dados
4.1 - engenharia, seleção e transformação de atributos.
4.2 - exercícios utilizando bases de dados
5 - Redes neurais multicamadas e a retropropagação do erro.
5.1 - aplicação em reconhecimento de padrões
5.2 - aplicação em regressão não-linear
6 - Agrupamento(Clustering)
6.1 - agrupamento de dados usando K-means
6.2 - agrupamento de dados usando SOM e LVQ
6.3 - aplicação em reconhecimento de padrões
7 - Evolução Diferencial
7.1 - fundamentos e aplicação em otimização de funções
8 - Projetos.
Cronograma: (descrição do conteúdo a ser abordado em cada dia, num total de 9 dias, na modalidade síncrona, com duração de 2h/a).
13/08 - Introdução à Aprendizagem de Máquina. Exemplos de aplicação
20/08 - Introdução às Redes Neurais Artificiais.
27/08 - Adaline e a Regra Delta
03/09 - Análise exploratória de dados
10/09 - Redes neurais multicamadas e a retropropagação do erro.
17/09 - Redes neurais multicamadas e a retropropagação do erro.
24/09 - Agrupamento(Clustering)
01/10 - Evolução Diferencial
08/10 - Apresentação de projetos
METODOLOGIA
Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, no âmbito do período letivo suplementar emergencial, será adotada aula na modalidade síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:
Modalidade síncrona (on-line): 18 horas de atividades. Aulas expositivas através das plataformas M-Conf, Google Meet ou Microsoft Teams, utilizando slides(powerpoint) e lousa branca.
Carga horária prática (off-line): 27 horas de atividades. Os alunos receberão listas de exercícios, roteiros de projetos que deverão ser realizados durante a semana e entregues até a próxima aula de modalidade síncrona. Os projetos deverão ser desenvolvidos e implementados utilizando um computador(desktop/notebook). Os trabalhos serão propostos pelo professor durante a aula, e o aluno deverá entregar sua implementação via email.
Materia de apoio: Serão disponibilizados capítulos de livros que serão utilizados durante o estudo, e indicação de páginas da internet com conteúdo que abordam temas da disciplinas.
Atendimento ao aluno será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou através de e-mail, aplicativos de mensagens ou reuniões individuais através das plataformas M-Conf, Google Meet ou Microsoft Teams, em horários específicos a serem definidos pelo professor.
- Para o pleno acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas, o discente necessitará de:
Acesso à internet (conforme Art. 14 da Resolução no 6/2020 do CONPEP, a UFU instituiu o Auxílio de Inclusão Digital aos discentes em situação de vulnerabilidade econômica);
Computador ou tablet;
AVALIAÇÃO
Metodologia de avaliação individual será baseada:
Na entrega e correção de listas de exercícios e projetos semanais. A média final será calculada pela soma das notas obtidas nos trabalhos enviados para o professor dividida pelo total de trabalhos propostos.
Valor: 100,0 pontos
BIBLIOGRAFIA
Básica
[1] SARKAR D., BALI R., SHARMA T. Practical Machine Learning with Python. Apress, 2018
[2] FAUSETT, L. Artificial Neural Networks, Archiectures, Algorithms and Applications.
Prentice Hall, 1994.
[3] RUSSEL, S. ,NORVIG, P. Artificial Intelligence-A Modern Approach. Prentice Hall, 2003.
[4] Da SILVA, Ivan Nunes. Redes Neurais Artificiais para Engenharia e Ciências Aplicadas-Um curso prático. ArtLiber Ed. , 2010.
[5] HAYKIN, S. Redes Neurais – Princípios e Prática. Bookman Companhia e Editora, 2ª.ed.,
2001.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Keiji Yamanaka, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/07/2020, às 13:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 | SEI nº 2156681 |