UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Reflexões e Planejamento para Aprender a Aprender - prática de estudos

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Biomédicas

SIGLA:

ICBIM

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

-

CH TOTAL:

30 horas

 

OBJETIVOS

- Refletir sobre o papel de cada agente do processo de ensino e aprendizagem no âmbito universitário.

- Analisar a atualidade do PROCESSO no qual o ensinar e o aprender estão inter-relacionados.

- Pensar o planejamento diário, mensal e semestral para prática de estudos.

- Entender o que é e como se pratica o ESTUDAR.

- Análise pessoal: me conhecendo para poder me planejar.

- Planejar para aprender a aprender.

- Entender o papel do docente, do discente e dos demais servidores do processo ensino aprendizagem no âmbito do ensino superior.

 

Ementa

Compreensão e construção do processo ensino e da aprendizagem. Reflexões sobre o ato de estudar. Reflexões sobre desejos, pensamentos, conceitos como mundo e ser humano. Planejamento para a vida e para os estudos. Planejamento para os estudos na construção do aprender a aprender.

 

PROGRAMA

  1. Papel do docente, do discente e dos servidores no processo ensino aprendizagem no âmbito universitário.

  2. Caminho da aprendizagem - informação, conhecimento e sabedoria.

  3. O ensino e a aprendizagem como parte de um PROCESSO.

  4. Entendendo o papel individual no processo de aprender a aprender.

  5. Ler, decorar e estudar são ações diferentes.

  6. As Dez-Conexões em análise para a construção do aprender a aprender.

  7. Olhar para dentro – me conhecendo – dificuldades para estudar/aprender.

  8. Planejamento para estudar – propondo, discutindo, praticando e analisando.

  9. Planejamento individual – Planejamento coletivo.

  10. A elaboração e construção do aprender a aprender.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FERNÁNDEZ, A. A atenção aprisionada: psicopedagogia da capacidade atencional. Porto Alegre: Penso, 2012. 235 p.

HUERTA, J. A classificação dos objetivos de aprendizagem. São Paulo: E.P.U. 1979. 138p.

LEAL, E. A; MIRANDA, G. J.; CASA NOVA, S.P.C. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologia ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2017. 234p.

MARCHAND, M. A afetividade do educador. São Paulo: Summus, 1985. 109 p.

MARQUES, J. C. A aula como processo: um programa de auto-ensino. 2.ed. Porto Alegre: Globo, 1976.222 p.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CANDAU, V. M. A didática em questão. 36ª.ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 127 p.

COUSINET, R. A formação do educador e a pedagogia da aprendizagem. São Paulo: Ed. Nacional, EDUSP, 1974. 186 p.

EFFREYS, M. V. C. A educação: sua natureza e seu propósito. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1975. 173 p.

KARNAL, L. Conversas com um jovem professor. São Paulo: Contexto, 2016. 144p.

PENIN, S. T. S. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura.5ªed. Campinas: Papirus, 1994. 181p.

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. 192 p.

 

aprovação

 

ALESSANDRA MAIA DE CASTRO PRADO

Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia

Portaria R. 754/2019

JOSÉ ANTÔNIO GALO

Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas

Portaria R. 887/2017

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alessandra Maia de Castro Prado, Coordenador(a), em 07/08/2019, às 16:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por José Antonio Galo, Diretor(a), em 08/08/2019, às 16:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1448374 e o código CRC D008A768.




Referência: Processo nº 23117.069334/2019-12 SEI nº 1448374