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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Reflexões e Planejamento para Aprender a Aprender - prática de estudos |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Biomédicas |
SIGLA: ICBIM |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: - |
CH TOTAL: 30 horas |
OBJETIVOS
- Refletir sobre o papel de cada agente do processo de ensino e aprendizagem no âmbito universitário.
- Analisar a atualidade do PROCESSO no qual o ensinar e o aprender estão inter-relacionados.
- Pensar o planejamento diário, mensal e semestral para prática de estudos.
- Entender o que é e como se pratica o ESTUDAR.
- Análise pessoal: me conhecendo para poder me planejar.
- Planejar para aprender a aprender.
- Entender o papel do docente, do discente e dos demais servidores do processo ensino aprendizagem no âmbito do ensino superior.
Ementa
Compreensão e construção do processo ensino e da aprendizagem. Reflexões sobre o ato de estudar. Reflexões sobre desejos, pensamentos, conceitos como mundo e ser humano. Planejamento para a vida e para os estudos. Planejamento para os estudos na construção do aprender a aprender.
PROGRAMA
Papel do docente, do discente e dos servidores no processo ensino aprendizagem no âmbito universitário.
Caminho da aprendizagem - informação, conhecimento e sabedoria.
O ensino e a aprendizagem como parte de um PROCESSO.
Entendendo o papel individual no processo de aprender a aprender.
Ler, decorar e estudar são ações diferentes.
As Dez-Conexões em análise para a construção do aprender a aprender.
Olhar para dentro – me conhecendo – dificuldades para estudar/aprender.
Planejamento para estudar – propondo, discutindo, praticando e analisando.
Planejamento individual – Planejamento coletivo.
A elaboração e construção do aprender a aprender.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FERNÁNDEZ, A. A atenção aprisionada: psicopedagogia da capacidade atencional. Porto Alegre: Penso, 2012. 235 p.
HUERTA, J. A classificação dos objetivos de aprendizagem. São Paulo: E.P.U. 1979. 138p.
LEAL, E. A; MIRANDA, G. J.; CASA NOVA, S.P.C. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologia ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2017. 234p.
MARCHAND, M. A afetividade do educador. São Paulo: Summus, 1985. 109 p.
MARQUES, J. C. A aula como processo: um programa de auto-ensino. 2.ed. Porto Alegre: Globo, 1976.222 p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CANDAU, V. M. A didática em questão. 36ª.ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 127 p.
COUSINET, R. A formação do educador e a pedagogia da aprendizagem. São Paulo: Ed. Nacional, EDUSP, 1974. 186 p.
EFFREYS, M. V. C. A educação: sua natureza e seu propósito. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1975. 173 p.
KARNAL, L. Conversas com um jovem professor. São Paulo: Contexto, 2016. 144p.
PENIN, S. T. S. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura.5ªed. Campinas: Papirus, 1994. 181p.
PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. 192 p.
aprovação
ALESSANDRA MAIA DE CASTRO PRADO Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia Portaria R. 754/2019 |
JOSÉ ANTÔNIO GALO Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Portaria R. 887/2017 |
Documento assinado eletronicamente por Alessandra Maia de Castro Prado, Coordenador(a), em 07/08/2019, às 16:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por José Antonio Galo, Diretor(a), em 08/08/2019, às 16:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1448374 e o código CRC D008A768. |
Referência: Processo nº 23117.069334/2019-12 | SEI nº 1448374 |