UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Gestão de Pessoas

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4132 - 1F 216
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Empresa e produto

Unidade Ofertante:

FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

 FAGEN31603

Período/Série:

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

 

Total:

 

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Vitor Fonseca Machado Beling Dias

Ano/Semestre:

Presencial

Observações:

 

 

EMENTA

I. Decisão de preço no Contexto de Mercado Competitivo.

II. Entendendo o Lado do Consumidor: a Teoria do Comportamento do Consumidor e da Demanda.

III. - Entendendo o Lado da Empresa: a Teoria do Comportamento do Produto e da Oferta

IV. - O ambiente em que são tomadas as Decisões de Produção e Consumo: As Estruturas de Mercado e suas Implicações na Tomada de Decisão

V. - Negociação: Teoria dos Jogos

VI. - Falhas de Mercado

JUSTIFICATIVA

A atual conjuntura econômica globalizada exige a compreensão da teoria econômica, sua evolução e seu impacto sobre o mundo dos negócios e das organizações. Diante disso, torna-se necessário o entendimento da economia, em seus aspectos macro e microeconômicos. Nesta disciplina, nos determos no âmbito da microeconomia, avaliando o comportamento do consumidor e do produtor para entender como suas decisões são tomadas. É importante também a análise que será feita da estrutura de custos dos produtores e o comportamento dos diversos tipos de mercados.

 

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Tornar os alunos capazes de analisar o ambiente econômico em que uma empresa opera, entendendo os limites que este ambiente coloca para a empresa perseguir seus objetivos.

Objetivos Específicos:

Ao final da disciplina o aluno será capaz de compreender e aplicar os conceitos de Oferta e demanda entendendo tanto o lado do consumidor quanto do produtor e compreender as decisões de consumo e produção que permeiam o mercado.

PROGRAMA

1.1. O Mecanismo do Mercado: Oferta e Demanda na determinação do preço

1.1.1. Equilíbrio de Mercado

1.1.2. Choques Exógenos no lado da Demanda ou da Oferta

1.1.3. Avaliação do Efeito (Parcial) de Bem-Estar Econômico de Políticas Públicas em Mercados Competitivos (impostos, subsídios, tarifas, quotas, preços controlados).

1.2. Elasticidades

2. Entendendo o Lado do Consumidor: a Teoria do Comportamento do Consumidor e da demanda

2.1. Os Desejos dos Consumidores

2.2. A Renda Limitada

2.3. O Processo Racional de Escolha

2.4. A Relação entre Preço e Consumo

2.5. Efeito Renda, Efeito Substituição e a Inclinarão da Curva de Demanda

2.6. A Lei da Demanda

2.7. A Curva de Demanda Individual

2.8. A Relação entre Renda e Consumo- Curva de Engel

2.9. Elasticidades de Preço da Demanda

3. Entendendo o Lado da Empresa: A Teoria do Comportamento do Produtor e da Oferta

3 .1. Produção

3.2. Custos

3.3. Maximização de Lucros e Perfeita Competição

3.4. A Curva de Oferta Individual e Agregada

3.5. Elasticidades de preço da Oferta

4. O Ambiente em que São Tomadas as Decisões de Produção e Consumo: As Estruturas de Mercado e suas Implicações na Tomada de Decisão.

4.1. Perfeita Competição

4.2. Monopólio

4.3. Precificação Avançada

4.4. Concorrência Monopolística

4.5. Oligopólio

5. Negociação: Teoria dos Jogos

5.1. Jogos e Decisões Estratégicas

5.2. Jogos Repetitivos e Sequenciais

5.3. Decisões Estratégicas dos Oligopolistas

6. Falhas de Mercado

6.1. Externalidades

6.2. Bens Públicos

6.3.Informação Assimétrica

 

 

METODOLOGIA

Horário das aulas presenciais: Segunda-feira das 19:00h às 22:30

Carga Horária Total: 60 h/a

As Aulas serão realizadas presencialmente

1 – Semanalmente será efetuado um encontro de 4h/a com a turma, respeitando os horários e turnos das ofertas das disciplinas.

2 -  A assiduidade das aulas presenciais será apurada mediante chamada no final de cada aula, podendo também ser realizada entre os intervalos da primeira para a segunda aula.

3 - Assiduidade das atividades extraclasse: participar das atividades do moodle e entregar as atividades com pontuação (no prazo estabelecido).

A disciplina irá se desenvolver por meio de aulas expositivas, discussão de casos, seminários, estudos e leituras dirigidas, leitura de artigos, etc. Para as atividades extraclasse será utilizada a plataforma Moodle. Todo o material bibliográfico da disciplina será disponibilizado no Moodle.

Link da disciplina: https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=11695

Nome da disciplina: Empresa e Produto - ADM - extra
Chave de inscrição: EMPprod2023/1


CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
 

SEMANA

MÓDULOS

CARGA-HORÁRIA

1ªSEMANA

31/08

Apresentação da Disciplina – Introdução ao conteúdo

 

4h/a

2ªSEMANA

07/08

Decisão de Preço no Contexto de Mercado Competitivo – parte 1

 

4h/a

3ªSEMANA

14/08

Decisão de Preço no Contexto de Mercado Competitivo / Exercícios Moodle

 

4h/a

4ªSEMANA

21/08

Decisão de Preço no Contexto de Mercado Competitivo – parte 2

 

4h/a

5ªSEMANA

28/08

Entendendo o Lado do Consumidor: a Teoria do Comportamento do Consumidor e da demanda

 

4h/a

6ªSEMANA

04/09

Entendendo o Lado da Empresa: A Teoria do Comportamento do Produtor e da Oferta / Exercícios Moodle

 

4h/a

7ªSEMANA

11/09

Revisão

8h/a

8ªSEMANA

18/09

Prova 1

 

4h/a

9ªSEMANA

25/09

Estrutura de mercado – parte 1

 

4h/a

10ªSEMANA

02/10

Estrutura de mercado – parte 2 

 

4h/a

11ªSEMANA

09/10

Equilíbrio Geral

 

4h/a

12ªSEMANA

16/10

Falhas de mercado / Exercícios Moodle

 

4h/a

13ªSEMANA

23/10

Teoria dos jogos

 

8h/a

14ªSEMANA

30/10

Revisão

 

4h/a

15ªSEMANA

06/11

Prova 2

 

4h/a

16ªSEMANA

13/11

Trabalho final

 

4h/a

17ªSEMANA

27/11

Prova de recuperação / Encerramento da disciplina

 

Total de Horas/aula dadas no semestre

 

72 h/a

 

 

 

AVALIAÇÃO

 

Serão distribuídos 60 pontos em 2 provas. Além disso serão distribuídos 25 pontos em um estudo de caso e 15 pontos em questionários disponibilizados no moodle.

 

Ressalta-se que não serão recebidas atividades fora dos prazos estipulados no quadro. As atividades avaliativas (exceto as provas) devem ser enviadas por meio do Moodle.

SEMANA

ATIVIDADE AVALIATIVA

PONTUAÇÃO

3ªSEMANA

14/08

1ª Lista – moodle

 

Atividade 1:

Responder às questões, disponíveis no Moodle:

Valor: 5 pontos.

Data de início da atividade: 14/08/2023

Horário de início: 22:30h

Data Final: até 20/08/2023

Horário de entrega: até 23:59h

5 pontos

6ªSEMANA

04/09

2ª Lista – moodle

 

Atividade 2:

Responder às questões, disponíveis no Moodle:

Valor: 5 pontos.

Data de início da atividade: 04/09/2023

Horário de início: 22:30h

Data Final: até 10/09/2023

Horário de entrega: até 23:59h

5 pontos

8ªSEMANA

18/09

Prova 1

 

30 pontos

11ªSEMANA

09/10

3ª Lista – moodle

 

Atividade 3:

Responder às questões, disponíveis no Moodle:

Valor: 5 pontos.

Data de início da atividade: 09/10/2023

Horário de início: 22:30h

Data Final: até 14/10/2023

Horário de entrega: até 23:59h

5 pontos

15ªSEMANA

06/11

Prova 2

 

30 pontos

16ªSEMANA

13/11

Trabalho final

 

25 pontos

17ªSEMANA

27/11

Prova de recuperação

100 pontos

 

Recuperação de Aprendizagem: Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma Prova Substitutiva na última de aula.

BIBLIOGRAFIA

Básica

1.PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo: Pearson Education, 2010.
2.YGOSSE BATTISTI, Jolanda E., A Volta a Microeconomia em 80+ Ferramentas. Workbook
em Microeconomia Intermediaria com Aplicações Brasileiras e Internacionais, 2006.
3. VASCONCELLOS, M. A. S. Economia: micro e macro. São Paulo: Atlas, 2011.

 

Complementar

1. KRUGMAN, P. e R. WELLS. Introdução a Economia. Editora Campus, 2007
2. MENDES, R. C.; KESHAR, T.; BAlDY A, N. Introdução a Microeconomia. São Paulo: Atlas, 1999.
3. MILLER, Roger LeRoy. Microeconomia: teoria, questões e aplica96es. 4. Ed. São Paulo: McGraw-
Hill. 1981.
4. SALVATORE, Dominick. Microeconomia. São Paulo: McGraw-Hill. 1984.
5. SIMONSEN, Mario Henrique. Teoria microeconômica. Rio de Janeiro: FGV. 1969.

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Vitor Fonseca Machado Beling Dias, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 10/08/2023, às 18:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4729254 e o código CRC 3D045AF7.




Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4729254