|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
I. Decisão de preço no Contexto de Mercado Competitivo.
II. Entendendo o Lado do Consumidor: a Teoria do Comportamento do Consumidor e da Demanda.
III. - Entendendo o Lado da Empresa: a Teoria do Comportamento do Produto e da Oferta
IV. - O ambiente em que são tomadas as Decisões de Produção e Consumo: As Estruturas de Mercado e suas Implicações na Tomada de Decisão
V. - Negociação: Teoria dos Jogos
VI. - Falhas de Mercado
JUSTIFICATIVA
A atual conjuntura econômica globalizada exige a compreensão da teoria econômica, sua evolução e seu impacto sobre o mundo dos negócios e das organizações. Diante disso, torna-se necessário o entendimento da economia, em seus aspectos macro e microeconômicos. Nesta disciplina, nos determos no âmbito da microeconomia, avaliando o comportamento do consumidor e do produtor para entender como suas decisões são tomadas. É importante também a análise que será feita da estrutura de custos dos produtores e o comportamento dos diversos tipos de mercados.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Tornar os alunos capazes de analisar o ambiente econômico em que uma empresa opera, entendendo os limites que este ambiente coloca para a empresa perseguir seus objetivos. |
Objetivos Específicos: |
Ao final da disciplina o aluno será capaz de compreender e aplicar os conceitos de Oferta e demanda entendendo tanto o lado do consumidor quanto do produtor e compreender as decisões de consumo e produção que permeiam o mercado. |
PROGRAMA
1.1. O Mecanismo do Mercado: Oferta e Demanda na determinação do preço
1.1.1. Equilíbrio de Mercado
1.1.2. Choques Exógenos no lado da Demanda ou da Oferta
1.1.3. Avaliação do Efeito (Parcial) de Bem-Estar Econômico de Políticas Públicas em Mercados Competitivos (impostos, subsídios, tarifas, quotas, preços controlados).
1.2. Elasticidades
2. Entendendo o Lado do Consumidor: a Teoria do Comportamento do Consumidor e da demanda
2.1. Os Desejos dos Consumidores
2.2. A Renda Limitada
2.3. O Processo Racional de Escolha
2.4. A Relação entre Preço e Consumo
2.5. Efeito Renda, Efeito Substituição e a Inclinarão da Curva de Demanda
2.6. A Lei da Demanda
2.7. A Curva de Demanda Individual
2.8. A Relação entre Renda e Consumo- Curva de Engel
2.9. Elasticidades de Preço da Demanda
3. Entendendo o Lado da Empresa: A Teoria do Comportamento do Produtor e da Oferta
3 .1. Produção
3.2. Custos
3.3. Maximização de Lucros e Perfeita Competição
3.4. A Curva de Oferta Individual e Agregada
3.5. Elasticidades de preço da Oferta
4. O Ambiente em que São Tomadas as Decisões de Produção e Consumo: As Estruturas de Mercado e suas Implicações na Tomada de Decisão.
4.1. Perfeita Competição
4.2. Monopólio
4.3. Precificação Avançada
4.4. Concorrência Monopolística
4.5. Oligopólio
5. Negociação: Teoria dos Jogos
5.1. Jogos e Decisões Estratégicas
5.2. Jogos Repetitivos e Sequenciais
5.3. Decisões Estratégicas dos Oligopolistas
6. Falhas de Mercado
6.1. Externalidades
6.2. Bens Públicos
6.3.Informação Assimétrica
METODOLOGIA
Horário das aulas presenciais: Segunda-feira das 19:00h às 22:30
Carga Horária Total: 60 h/a
As Aulas serão realizadas presencialmente
1 – Semanalmente será efetuado um encontro de 4h/a com a turma, respeitando os horários e turnos das ofertas das disciplinas.
2 - A assiduidade das aulas presenciais será apurada mediante chamada no final de cada aula, podendo também ser realizada entre os intervalos da primeira para a segunda aula.
3 - Assiduidade das atividades extraclasse: participar das atividades do moodle e entregar as atividades com pontuação (no prazo estabelecido).
A disciplina irá se desenvolver por meio de aulas expositivas, discussão de casos, seminários, estudos e leituras dirigidas, leitura de artigos, etc. Para as atividades extraclasse será utilizada a plataforma Moodle. Todo o material bibliográfico da disciplina será disponibilizado no Moodle.
Link da disciplina: https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=11695
Nome da disciplina: Empresa e Produto - ADM - extra
Chave de inscrição: EMPprod2023/1
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
SEMANA |
MÓDULOS |
CARGA-HORÁRIA |
1ªSEMANA 31/08 |
Apresentação da Disciplina – Introdução ao conteúdo
|
4h/a |
2ªSEMANA 07/08 |
Decisão de Preço no Contexto de Mercado Competitivo – parte 1
|
4h/a |
3ªSEMANA 14/08 |
Decisão de Preço no Contexto de Mercado Competitivo / Exercícios Moodle
|
4h/a |
4ªSEMANA 21/08 |
Decisão de Preço no Contexto de Mercado Competitivo – parte 2
|
4h/a |
5ªSEMANA 28/08 |
Entendendo o Lado do Consumidor: a Teoria do Comportamento do Consumidor e da demanda
|
4h/a |
6ªSEMANA 04/09 |
Entendendo o Lado da Empresa: A Teoria do Comportamento do Produtor e da Oferta / Exercícios Moodle
|
4h/a |
7ªSEMANA 11/09 |
Revisão |
8h/a |
8ªSEMANA 18/09 |
Prova 1
|
4h/a |
9ªSEMANA 25/09 |
Estrutura de mercado – parte 1
|
4h/a |
10ªSEMANA 02/10 |
Estrutura de mercado – parte 2
|
4h/a |
11ªSEMANA 09/10 |
Equilíbrio Geral
|
4h/a |
12ªSEMANA 16/10 |
Falhas de mercado / Exercícios Moodle
|
4h/a |
13ªSEMANA 23/10 |
Teoria dos jogos
|
8h/a |
14ªSEMANA 30/10 |
Revisão
|
4h/a |
15ªSEMANA 06/11 |
Prova 2
|
4h/a |
16ªSEMANA 13/11 |
Trabalho final
|
4h/a |
17ªSEMANA 27/11 |
Prova de recuperação / Encerramento da disciplina |
|
Total de Horas/aula dadas no semestre |
|
72 h/a |
AVALIAÇÃO
Serão distribuídos 60 pontos em 2 provas. Além disso serão distribuídos 25 pontos em um estudo de caso e 15 pontos em questionários disponibilizados no moodle.
Ressalta-se que não serão recebidas atividades fora dos prazos estipulados no quadro. As atividades avaliativas (exceto as provas) devem ser enviadas por meio do Moodle.
SEMANA |
ATIVIDADE AVALIATIVA |
PONTUAÇÃO |
---|---|---|
3ªSEMANA 14/08 |
1ª Lista – moodle
Atividade 1: Responder às questões, disponíveis no Moodle: Valor: 5 pontos. Data de início da atividade: 14/08/2023 Horário de início: 22:30h Data Final: até 20/08/2023 Horário de entrega: até 23:59h |
5 pontos |
6ªSEMANA 04/09 |
2ª Lista – moodle
Atividade 2: Responder às questões, disponíveis no Moodle: Valor: 5 pontos. Data de início da atividade: 04/09/2023 Horário de início: 22:30h Data Final: até 10/09/2023 Horário de entrega: até 23:59h |
5 pontos |
8ªSEMANA 18/09 |
Prova 1
|
30 pontos |
11ªSEMANA 09/10 |
3ª Lista – moodle
Atividade 3: Responder às questões, disponíveis no Moodle: Valor: 5 pontos. Data de início da atividade: 09/10/2023 Horário de início: 22:30h Data Final: até 14/10/2023 Horário de entrega: até 23:59h |
5 pontos |
15ªSEMANA 06/11 |
Prova 2
|
30 pontos |
16ªSEMANA 13/11 |
Trabalho final
|
25 pontos |
17ªSEMANA 27/11 |
Prova de recuperação |
100 pontos |
Recuperação de Aprendizagem: Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma Prova Substitutiva na última de aula.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1.PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo: Pearson Education, 2010.
2.YGOSSE BATTISTI, Jolanda E., A Volta a Microeconomia em 80+ Ferramentas. Workbook
em Microeconomia Intermediaria com Aplicações Brasileiras e Internacionais, 2006.
3. VASCONCELLOS, M. A. S. Economia: micro e macro. São Paulo: Atlas, 2011.
Complementar
1. KRUGMAN, P. e R. WELLS. Introdução a Economia. Editora Campus, 2007
2. MENDES, R. C.; KESHAR, T.; BAlDY A, N. Introdução a Microeconomia. São Paulo: Atlas, 1999.
3. MILLER, Roger LeRoy. Microeconomia: teoria, questões e aplica96es. 4. Ed. São Paulo: McGraw-
Hill. 1981.
4. SALVATORE, Dominick. Microeconomia. São Paulo: McGraw-Hill. 1984.
5. SIMONSEN, Mario Henrique. Teoria microeconômica. Rio de Janeiro: FGV. 1969.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Vitor Fonseca Machado Beling Dias, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 10/08/2023, às 18:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4729254 e o código CRC 3D045AF7. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4729254 |