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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Observações: |
EMENTA
A atividade enfatizará os conhecimentos relacionados aos circuitos neurais e neurotransmissores envolvidos na formação da memória e na fisiopatologia de transtornos relacionados a memória e os mecanismos de ação de drogas usadas no tratamento desses transtornos, bem como fármacos que possam afetar o bom funcionamento da memória.
JUSTIFICATIVA
Entender melhor como funciona o encéfalo e os problemas causados pelo mau funcionamento de áreas encefálicas é um dos maiores desafios da biologia e da medicina. A memória é uma característica fundamental para o desenvolvimento do indivíduo. É através da memória que o homem consegue relacionar-se afetivamente e também adquirir uma fundamental tarefa para o desenvolvimento intelectual que é o aprendizado. Nesse sentido, estudar a memória, drogas que a afetam negativamente e drogas que podem ser usadas para tratar os transtornos que envolvem o prejuízo da memória torna-se útil e relevante no campo da biologia e da medicina, pois tais transtornos colabora com o comprometimento da saúde mental e geral dos indivíduos portadores, comprometendo sobremaneira a qualidade de vida e o desenvolvimento escolar e profissional, além do enorme impacto social que promove. Assim, torna-se relevante entender a neurobiologia e os possíveis tratamentos com suas potencialidades e fragilidades.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
A atividade (minicurso) tem como objetivo discutir os a neurobiologia e as drogas que atuam tanto negativamente quanto positivamente na memória. |
Objetivos Específicos: |
-Apresentar e explicar conceitos gerais em psicofarmacologia, sistema límbico relacionado a dependência e funções que desempenha, -Discutir a neurobiologia e fisiopatologia dos transtornos relacionados a dependência de drogas, -Discutir a ação farmacológica, a ação tóxica das principais drogas e os tratamentos farmacológicos dos dependentes das drogas de abuso, -Discutir modelos animais de estudo e ferramentas experimentais que auxiliam na pesquisa científica dos transtornos relacionados à dependência |
PROGRAMA
-Abordagem cognitiva da memória (teorias, paciente HM, tipos de memória)
- Neuroanatomia da memória
- Neurobiologia da memória (plasticidade sináptica, neurotransmissão, etc)
- Estudo da memória em modelos animais
- Drogas que estimulam a memória (que podem ser usadas no tratamento de disfunções de memória)
- Drogas que prejudicam a memória
- Atualizações
METODOLOGIA
Serão utilizadas técnicas pedagógicas diversificadas que promovam a interação dos alunos e do professor constantemente. O curso será inteiramente de forma remota com apresentação de videoaulas síncronas e/ou assíncronas.
As seguintes técnicas de ensino poderão ser utilizadas: seminários, estudos dirigidos, videoaulas expositivas, exercícios, trabalhos e outras formas.
Informações de acordo com a Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação:
a) *Atividades síncronas: 2 horas/aula por semana
* Horários das atividades síncronas: terça-feira 14h00min
* Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Moodle
b) *Atividades assíncronas: 2 horas/aula por semana
* Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: Moodle
AVALIAÇÃO
A verificação e o acompanhamento da aprendizagem do estudante serão realizados através da resolução dos exercícios e entrega dos trabalhos, bem como a resposta das atividades avaliativas que serão disponibilizadas na plataforma moodle. Os pontos, totalizando 100, serão distribuídos da seguinte maneira: (a)lista de exercícios e trabalhos: 50 pontos e (b)atividades avaliativas 50 pontos (as atividades serão divididas em três atividades, mas terá a somatória igual a 50 pontos). Para ser aprovado o aluno deverá apresentar rendimento igual ou superior a 60%.
BIBLIOGRAFIA
Básica
GOLAN, D. E.; TASHJIAN JR, A. H.; ARMSTRONG, E. J.; ARMSTRONG, A. H. Princípios de Farmacologia: A base fisiopatológica da Farmacologia. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 3ª ed., 2014.
KATZUNG, B.G.; MASTERS, S.B.; TREVOR, A.J. Farmacologia Básica e Clínica. Artmed, Porto Alegre, 12ª ed., 2013.
RANG, H.P; DALE, M.M; RITTER, J.M. Farmacologia. 8ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier. 2016.
Complementar
BRUNTON, L. L.; LAZO, J. S.; PARKER, K. L. Goodman & Gilman. As bases farmacológicas da terapêutica. 12ª ed. McGraw Hill/Artmed, Porto Alegre, 2012.
CRAIG, Charles R. Farmacologia Moderna. Rio de Janeiro: Edit. Guanabara Koogan, 2003.
LÜLLMANN, H; MOHR, K; ZIEGLER, A.; BIEGER. D. Color atlas of pharmacology. 2a. ed. New York, Thieme, 2000.
SILVA. P. Farmacologia. 8ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2010.
STAHL, S. M. Psicofarmacologia - Bases Neurocientíficas e Aplicações Práticas. Editora Guanabara Koogan S/ª Rio de Janeiro, 3a. Edição, 2010
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Tarciso Tadeu Miguel, Coordenador(a), em 23/09/2020, às 23:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2278127 e o código CRC 4FCA0C61. |
Referência: Processo nº 23117.051578/2020-74 | SEI nº 2278127 |