UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS31401

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                                  Antropologia IV

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                                                  Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                       INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

---

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

 

Possibilitar aos estudantes conhecer e compreender abordagens contemporâneas em Antropologia.

Ementa

 

Antropologia contemporânea. Redefinições, críticas e proposições em torno de conceitos chave na
Antropologia ao longo da sua história, tais como: sociedade, cultura, indivíduo e pessoa, saber e poder,
estrutura, identidade, agência. Antropologia e decolonialidade.

PROGRAMA

1. Vertentes pós-estruturalistas da Antropologia
1.1 A Modernidade e o projeto de uma ontologia da atualidade
1.2 O Novo Mundo, a modernidade e a colonização


2. Redefinições e críticas em torno dos conceitos de sociedade, cultura, indivíduo e pessoa, saber e poder,
estrutura, identidade, agência


3. O debate pós-colonial na Antropologia
3.1 Pós-colonialismo e pós-desenvolvimento
3.2 Modernidade/colonialidade perspectivas pós-colonialistas
3.3 A Antropologia e a descolonização das perspectivas europeias

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

STRATHERN, Marylin. O gênero da dádiva: problemas com as mulheres e problemas com a sociedade na
Melanésia. Campinas: EdUNICAMP, 2006.


VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

 

WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

APPADURAI, Arjun. O medo ao pequeno número. São Paulo: Iluminuras, 2009.


BHABHA, Homi K. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: EdUFMG, 2001.


CLIFFORD, James. A experiência etnográfica. Antropologia e literatura no séc. XX. Rio de Janeiro:
EdUFRJ, 1998.


LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de Antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.


SAHLINS, Marshall. Como pensam os nativos. São Paulo: EdUSP, 2001.

 

 

aprovação

 

    Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso  de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais


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Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 1824613