UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO026/ICHPO31708

Período/Série:

5º p/7ºp

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Antonio de Oliveira Junior

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

Evolução teórico-metodológica da abordagem regional na ciência geográfica. Regionalização do espaço brasileiro. Regiões, regionalismos e métodos de análise regional. Perspectivas contemporâneas da geografia regional. Regionalismo e questões étnico raciais.

 

JUSTIFICATIVA

A disciplina, Região e da Regionalização do Espaço, tem sua importância no debate acerca da noção de região e suas problemáticas. Pensar o espaço regionalmente foi importante para as estratégias político-administrativas ao longo de toda a História. A palavra região, antes mesmo de compor o quadro teórico da Geografia, já era tomada para designar a relação entre uma determinada área e o poder político-administrativo exercido sobre ela. Desta forma, podemos estudar a super􀄰 cie de qualquer parte do planeta, dividindo-o em regiões geográficas, contudo, a divisão não é realizada de uma única forma. Ela está subordinada a critérios de classificação. É importante que o trabalho com o conceito de região propicie a compreensão do do fenômeno regional num processo histórico e social responsável por diferenças entre áreas, em diferentes escalas.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o conceito de região, sua diversidade, importância e aplicabilidade na ciência geográfica

 

Objetivos Específicos:

  1. Entender os principais conceitos de região desenvolvidos no pensamento geográfico.
  2. Inter-relacionar os fundamentos filosóficos da ciência Geográfica e o conceito de região e regionalização.
  3. Refletir sobre a regionalização do território brasileiro tendo em vista os conceitos e conteúdos socioespaciais e políticos.
  4. Analisar as principais regionalizações realizadas no território brasileiro.
  5. Desenvolver questionamentos de natureza teórico-conceitual acerca da inter-relação entre o poder (Estado), sociedade e território e suas implicações nas formações regionais.
  6. Debater a questão da relação entre etnia/raça e região, através dos regionalismos e manifestações culturais.
  7. Compreender as questões da diversidade de faixa geracional e a questão da migração e uso do território no Brasil.

PROGRAMA

  1. EVOLUÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ABORDAGEM REGIONAL NA CIÊNCIA GEOGRÁFICA. 1.1 - Região como recorte espacial e como categoria de análise geográfica. 1.2 - Conceitos de região, seus pressupostos filosóficos e metodológicos no pensamento geográfico.
  2. A QUESTÃO DA REGIONALIZAÇÃO. 2.2 - Regionalização como classificação. 2.3 - Regionalização como instrumento de ação.
  3. REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. 3.1 - Formação do espaço brasileiro e as desigualdades regionais. 3.2 - Gênese e evolução da divisão político-administrava: conceitos, métodos e realidades. 3.3 - Regiões de planejamento. 3.4 - Regiões geoeconômicas.
  4. REGIÕES, REGIONALISMOS E MÉTODOS DE ANÁLISE REGIONAL. 4.1 – Região: um conceito complexo. 4.2 – Região, etnia, raça, cultura e regionalismo. 4.3 - A diversidade de faixa geracional.
  5. PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DA GEOGRAFIA REGIONAL. 5.1 - Região no contexto da globalização econômica. 5.2 - Inter-relação entre o poder (Estado), sociedade e território e suas implicações nas formações regionais.

METODOLOGIA

  1. Este componente curricular será ministrado no formato presencial, não havendo nenhum encontro virtual ou gravado assim como avaliações.
  2. Todas os protocolos de segurança em vigência e recomendados pelo Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU deverão ser seguidos e respeitados, assim como a Portaria REITO nº287, de 03 de março de 2022, no que se refere à comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19.
  3. Nas aulas presenciais, os conteúdos previstos no programa da disciplina serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas, debates sobre os textos previamente definidos, discussões em grupo, além da participação dos alunos nos debates. Os recursos didáticos utilizados serão: textos, lousa e projetor multimídia. 
  4. A LEITURA DOS TEXTOS OBRIGATÓRIOS É FUNDAMENTAL PARA A DISCIPLINA.
  5. O cronograma a seguir apresenta o detalhamento da programação da disciplina.
  6. As orientações para o trabalho será discutida no primeiro dia de aula.
  7. Todas as avaliações deverão ser entregues escritas a mão (avaliação dissertativa) e digitadas e impressas (trabalho prático)

CRONOGRAMA

aula

dia

conteúdo

1ª aula 29/set apresentação do geral, orientações do trabalho e introdução ao conteúdo
2ª aula 06/out 1 - EVOLUÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ABORDAGEM REGIONAL NA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
3ª aula 13/out 1 -  EVOLUÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ABORDAGEM REGIONAL NA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
4ª aula 20/out 1 -  EVOLUÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ABORDAGEM REGIONAL NA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
5ª aula 27/out 2 - A QUESTÃO DA REGIONALIZAÇÃO.
6ª aula 03/nov 2 - A QUESTÃO DA REGIONALIZAÇÃO.
7ª aula 10/nov 3 - REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
8ª aula 17/nov 3 - REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
9ª aula 24/nov 1ª avaliação presencial - 30 pontos
10ª aula 01/dez 4. REGIÕES, REGIONALISMOS E MÉTODOS DE ANÁLISE REGIONAL.
11ª aula 08/dez 4. REGIÕES, REGIONALISMOS E MÉTODOS DE ANÁLISE REGIONAL.
12ª aula 15/dez Seminário Regionalizações do Território - 40 pontos
13ª aula 22/dez Seminário Regionalizações do Território - 40 pontos
14ª aula 05/jan 5 - PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DA GEOGRAFIA REGIONAL.
15ª aula 12/jan 5 - PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DA GEOGRAFIA REGIONAL.
16ª aula 19/jan 2ª avaliação presencial - 30 pontos
17ª aula 26/jan Avaliação de recuperação
18ª aula 02/fev Entrega das notas finais

 

AVALIAÇÃO

odas as avaliações serão realizadas presencialmente e será constituída de 2 (duas) provas dissertativas, a elaboração de um trabalho escrito baseado nas atividades práticas da disciplina, que será sobre regionalizações do território e a apresentação do mesmo na forma de seminário.

Com o objetivo de tornar as condições do trabalho escrito igualitária para todos os grupos, todos deverão entregar a parte escrita no dia 15 de dezembro de 2022, assim como um roteiro da apresentação no formato de seminário. 

MODALIDADE

DATA

VALOR

1ª avaliação presencial 24/11/2022 30,0
Trabalho escrito 15/11/2022 20,0
Seminário do trabalho escrito 15/11 e 22/11/2022 20,0
2ª avaliação presencial 19/01/2023 30,0
Avaliação de recuperação 26/01/2023  

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BEZZI, M. L. Anexos. Uma (Re) visão Historiográfica – da gênese aos novos paradigmas. Santa Maria:  Editora da UFSM, 2004

CORREA, Roberto Lobato. Algumas considerações sobre análise regional. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, ano 49, n.4, out/dez., 1987, pp.47-52.

CORREA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 2000

GUIMARÃES, Fábio Macedo Soares. O Pensamento de Fábio Macedo Soares Guimarães: uma seleção de textos. Rio de Janeiro: IBGE, Centro de Documentação e Disseminação de Informações, 2006.

IBGE. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias: Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de Geografia, 2017.

IBGE. Divisão regional do Brasil em mesorregiões e microrregiões geográficas. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de Geografia, 1990

IBGE. Divisão regional do Brasil em microrregiões homogêneas, 1968. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de Geografia, 1970

IBGE. Regiões de influência das cidades2018. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de Geografia, 2020

IBGE. Evolução da divisão territorial do Brasil, 1872-2010. Rio de Janeiro: IBGE, Centro de Documentação e Disseminação de Informações, 2011

HAESBAERT, Rogério. Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na Geografia Contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

LACOSTE, Yves. A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1989. 

LENCIONE, S. Região e Geografia. São Paulo: EDUSP, 1999.

LIMONAD, Ester; HAESBAERT, Rogério; MOREIRA, Ruy. Brasil, Século XXI – por uma nova regionalização? Processos, escalas, agentes. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2015.

SILVA, Carlos Alberto Franco da e MONTEIRO, Jorge Luiz Gomes. A geografia regional do Brasil. Rio de Janeiro: Consequência, 2020

 

Complementar

CORREA, Roberto Lobato. Região: a tradição geográfica. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, ano 57, n.3,jul/set, 1995. pp.21-28.

DUARTE, A. C. et al. O conceito de totalidade aplicado à identificação de uma região. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v. 50, n. 2, p. 99-106, abr./jun. 1988.

GEORGE, P. et all. Geografia Ativa. Sao  Paulo: Difel, 1968. 

FIGUEIREDO, Adma Hamam de. Brasil: uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI. Rio de Janeiro : IBGE, Coordenação de Geografia, 2016.

FREMONT, A. A região, espaço vivido. Coimbra: Livraria Almedina, 1980

RIBAS, A. D.; SPOSITO, E. S.; SAQUET, M. A. (orgs.). Território e Desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco  Beltrão: Unioeste, 2004.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Antonio de Oliveira Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/10/2022, às 11:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 SEI nº 4022180