|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Área de recursos, Área de produção, Área financeira, Área de marketing, Área de Administração geral.
JUSTIFICATIVA
Os conteúdos explorados durante o semestre letivo ajudam a esclarecer aos alunos a importância do administrador nas organizações. Por outro lado, os conteúdos de administração dão também fundamento para o futuro profissional atuar em atividades gerenciais na empresa em que estiver atuando. Por fim, a disciplina cria um ambiente propício para o desenvolvimento crítico e posicionamento quanto às diversas abordagens do pensamento administrativo a partir do conhecimento teórico e vivencial das diversas contribuições e dos diversos enfoques da administração aplicada à Engenharia Mecânica, Aeronáutica e Mecatrônica.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Possibilitar aos alunos o conhecimento dos processos administrativos a partir do conhecimento científico da administração, de forma a possibilitar um nível maior de compreensão da realidade por eles vividos nas empresas. |
Objetivos Específicos: |
- Apresentar as principais escolas da administração no seu contexto e comparar sua evolução; - Conhecer e interpretar conceitos aplicados a administração nas empresas; - Entender e exercitar as etapas do processo administrativo como uma ferramenta indispensável para o exercício profissional; - Conhecer os ambientes das organizações: social, político e mercadológico e a forma como as organizações influenciam e são influenciadas por esses ambientes; - Aplicar conceitos a exercícios práticos para desenvolver o senso crítico a partir dos conceitos desenvolvidos na teoria. |
PROGRAMA
5.1. INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
AULA 1 - AULA INTRODUTORIA
AULA 2 – RH
AULA 3 - RECRUTAMENTO E SELECAO DE PESSOAS
AULA 4 - OS MODELOS DE ORGANIZACAO DO TRABALHO
AULA 5 - PERFIL DO PROFISSIONAL
AULA 6 - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
AULA 7 – LIDERANÇA
5.2. PROCESSOS DE PRODUÇÃO
AULA 8 – ERGONOMIA
AULA 9 - QUALIDADE TOTAL
AULA 10 - DINAMICA DA QUALIDADE TOTAL
AULA 11 - AS ORGANIZACOES E O SISTEMA DE PRODUCAO
AULA 12 - A HISTORIA DA GESTAO DA PRODUCAO - O SECULO XX
AULA 13 - FILME FABRICA DE LOUCURAS
AULA 14 - PROVA SUBSTITUTIVA
AULA 15 - DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EM PRODUCAO
AULA 16 - PROJETO DE INOVAÇÃO
AULA 17 - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
5.3. MARKETING
AULA 18 - PESQUISA DE MERCADO - CONCEITOS E APLICACOES
AULA 19 - APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INOVAÇÃO
AULA 20 - PESQUISA DE MERCADO - DO PROBLEMA A SOLUCAO
AULA 21 - BENCHMARKING COMO BASE PARA COMPETICAO
AULA 22 - INTELIGENCIA COMPETITIVA - CONCEITOS E APLICACOES
AULA 23 - TECNICAS DE NEGOCIACAO E VENDAS - CONCEITOS INTRODUTORIOS
AULA 24 - VENDAS E MARKETING
AULA 25 - A GESTAO DE CLIENTES DO SECULO XXI
AULA 26 - ESTRATEGIAS DE RELACIONAMENTO
5.4. LOGÍSTICA
AULA 27 - ENTENDENDO A LOGISTICA E A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
5.5. EMPREENDEDORISMO
AULA 28 - CONCEITUANDO O EMPREENDEDORISMO
AULA 29 - COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR E PLANO DE NEGOCIOS
5.6. ORGANOGRAMA E PROCESSOS
AULA 30 - FLUXOGRAMA E ENGENHARIA DE PROCESSOS
AULA 31 - REENGENHARIA DE PROCESSOS
AULA 32 – LAYOUT
AULA 33 - ORGANOGRAMA
5.7. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
AULA 34 - A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
AULA 35 - TAXA DE JUROS SIMPLES
AULA 36 - TAXA DE JUROS COMPOSTOS
AULA 37 – DESCONTOS
METODOLOGIA
As aulas são compostas por dois momentos distintos. O primeiro momento pode ser descrito como a explanação do conteúdo daquela aula através de comunicação síncrona via MICROSOFT TEAMS e através de vídeo aulas disponibilizadas no moodle. O segundo momento é formado por uma avaliação no valor de 5 pontos. As avaliações serão realizadas via moodle no mesmo dia em que seu conteúdo for explanado. A presença do aluno na ferramenta MICROSOFT TEAMS não contabilizará pontos. Serão disponibilizadas 20 avaliações de 5 pontos. Essa pontuação semanal computa, portanto, 100 pontos. Na última semana de aula, que compreende o período letivo entre os dias 28∕03 e 02∕04, será realizada uma atividade síncrona SUBSTITUTIVA no valor de 100 pontos, composta por 20 questões das quais, cada aluno, que decidir realizá-la, deverá fazer apenas as questões relacionadas às avaliações perdidas durante o semestre letivo.
Link no moodle: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=6452
Chave no moodle: 123456
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
SEMANA |
MÓDULOS ∕ CONTEÚDOS |
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS PREVISTAS |
PONTUAÇÃO ∕ CARGA-HORÁRIA |
ATIVIDADES SÍNCRONAS PREVISTAS |
PONTUAÇÃO ∕ CARGA-HORÁRIA |
29∕11∕2021 |
INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO |
- |
- |
- |
- |
1ª (29∕11 a 04∕12) |
APRESENTAÇÃO PROFESSOR E ALUNOS |
Apresentação |
- |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 29∕11∕21 Horário: 08:50 |
1h40m |
1ª (29∕11 a 04∕12) |
AULA SOBRE A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS |
Áudio ∕ aula + Apresentação |
- |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 01∕12∕21 Horário: 07:10 |
1h40m |
2ª (06 a 11∕12) |
AULA INTRODUTORIA
|
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 06∕12∕21 Horário: 08:50 |
5 pontos∕1h40m |
2ª (06 a 11∕12) |
RH - RECRUTAMENTO E SELECAO DE PESSOAS
|
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
- |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 08∕12∕21 Horário: 07:10 |
1h40m |
3ª (13 a 18∕12) |
RH - RECRUTAMENTO E SELECAO DE PESSOAS
|
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
- |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 13∕12∕21 Horário: 08:50 |
1h40m |
3ª (13 a 18∕12) |
RH - RECRUTAMENTO E SELECAO DE PESSOAS
|
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 15∕12∕21 Horário: 07:10 |
5 pontos∕1h40m |
4ª (20 a 22∕12 |
OS MODELOS DE ORGANIZACAO DO TRABALHO
|
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 20∕12∕21 Horário: 08:50 |
5 pontos∕1h40m |
4ª (20 a 22∕12 |
PERFIL DO PROFISSIONAL
|
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
5 pontos∕60 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 22∕12∕21 Horário: 07:10 |
5 pontos∕1h40m |
5ª (05∕01 a 08∕01) |
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
|
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 05∕01∕22 Horário: 07:10 |
5 pontos∕1h40m |
6ª (10 a 15∕01) |
LIDERANÇA
|
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 10∕01∕22 Horário: 08:50 |
5 pontos∕1h40m |
6ª (10 a 15∕01) |
ERGONOMIA |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 12∕01∕22 Horário: 07:10 |
5 pontos∕1h40m |
7ª (17 a 22∕01) |
QUALIDADE TOTAL |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 17∕01∕22 Horário: 08:50 |
5 pontos∕1h40m |
7ª (17 a 22∕01) |
AS ORGANIZACOES E O SISTEMA DE PRODUCAO |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 19∕01∕22 Horário: 07:10 |
5 pontos∕1h40m |
8ª (24 a 29∕01) |
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
|
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 24∕01∕22 Horário: 08:50 |
5 pontos∕1h40m |
8ª (24 a 29∕01) |
PESQUISA DE MERCADO: – CONCEITOS E APLICAÇÕES – DO PROBLEMA A SOLUÇÃO
|
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 26∕01∕22 Horário: 07:10 |
5 pontos∕1h40m |
9ª (31∕01 a 05∕02) |
BENCHMARKING COMO BASE PARA COMPETICAO |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 31∕01∕22 Horário: 08:50 |
5 pontos∕1h40m |
9ª (31∕01 a 05∕02) |
INTELIGENCIA COMPETITIVA: CONCEITOS E APLICACOES |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 02∕02∕22 Horário: 07:10 |
5 pontos∕1h40m |
10ª (07 a 12∕02) |
TECNICAS DE NEGOCIACAO E VENDAS: CONCEITOS INTRODUTORIOS |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 07∕02∕22 Horário: 08:50 |
5 pontos∕1h40m |
10ª (07 a 12∕02) |
MARKETING
|
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 09∕02∕22 Horário: 07:10 |
5 pontos∕1h40m |
11ª (14 a 19∕02) |
LOGÍSTICA |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 14∕02∕22 Horário: 08:50 |
5 pontos∕1h40m |
11ª (14 a 19∕02) |
EMPREENDEDORISMO |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 16∕02∕22 Horário: 07:10 |
5 pontos∕1h40m |
12ª (21 a 26∕02) |
GESTÃO POR PROCESSOS |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
- |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 21∕02∕22 Horário: 08:50 |
1h40m |
12ª (21 a 26∕02) |
GESTÃO POR PROCESSOS |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
- |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 23∕02∕22 Horário: 07:10 |
1h40m |
13ª (07 a 12∕03) |
GESTÃO POR PROCESSOS |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
- |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 07∕03∕22 Horário: 08:50 |
1h40m |
13ª (07 a 12∕03) |
GESTÃO POR PROCESSOS |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 09∕03∕22 Horário: 07:10 |
5 pontos∕1h40m |
14ª (14 a 19∕03) |
LAYOUT |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
- |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 14∕03∕22 Horário: 08:50 |
1h40m |
14ª (14 a 19∕03) |
APRESENTAÇÃO TRABALHO LAYOUT |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
30 m |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 16∕03∕22 Horário: 07:10
|
5 pontos∕1h40m |
15ª (21 a 26∕03) |
REVISÃO CONTEÚDO (DICAS DE COMO SE PORTAR EM AMBIENTES DE TRABALHO) |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
- |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 21∕03∕22 Horário: 08:50 |
1h40m |
15ª (21 a 26∕03) |
REVISÃO CONTEÚDO (DICAS DE COMO SE PORTAR EM AMBIENTES DE TRABALHO) |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
- |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 23∕03∕22 Horário: 07:10
|
1h40m |
16ª (28∕03 a 02∕04)
|
REVISÃO CONTEÚDO (DICAS DE COMO SE PORTAR EM AMBIENTES DE TRABALHO) |
Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle |
- |
Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 28∕03∕22 Horário: 08:50 |
1h40m |
16ª (28∕03 a 02∕04)
|
AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA |
Avaliação no Moodle |
- |
Avaliação no MOODLE Dia: 30∕03∕22 Horário: 07:10 |
1h40m |
02∕04∕2022 |
TÉRMINO DO SEMESTRE LETIVO |
- |
10 horas |
- |
64 horas∕aula X 100 PONTOS |
AVALIAÇÃO
Quantidade de avaliações: 20 avaliações com questões de múltipla escolha e dissertativas no valor de 5 pontos cada.
Periodicidade das avaliações: todos os dias letivos.
Formas de avaliação: questões de múltipla escolha e questões dissertativas (de reflexão e de cunho criativo).
BIBLIOGRAFIA
Básica
- CARAVANTES, G. R.; PANNO, C. C.; KLOECKNER, M. C. Administração: teorias e processo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
- DAFT, R.L. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
- SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
Complementar
- CERTO, Samuel C. Administração moderna. 9ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
- CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração, Editora Makron Books, São Paulo, 1992.
- GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira, Editora Atlas, São Paulo, 1976.
- LACOMBE, F. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
- LUSSIER, R. N.; REIS, A.C.; FERREIRA, A. A. Fundamentos de administração: tradução e adaptação da 4ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
- MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing, Editora Atlas, São Paulo, 1993.
- MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 6. ed. Rev . e Ampl. São Paulo: Atlas, 2004.
- MOREIRA, D. Administração da Produção e Operações, Editora Pioneira, 1989.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Eustáquio São José de Faria, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/11/2021, às 08:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3166688 e o código CRC 60F60EDB. |
Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 | SEI nº 3166688 |