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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Projeto de pesquisa. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Pesquisa qualitativa e geografia. Metodologias/técnicas/instrumentos da pesquisa qualitativa. Planejamento da pesquisa qualitativa. Confiabilidade da pesquisa qualitativa.
JUSTIFICATIVA
A disciplina se justifica pela necessidade de padronizar e adequar os projetos de pesquisa propostos às normas vigentes do Programa, bem como a ABNT.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
A disciplina Seminários visa ampliar o conhecimento dos alunos de Pós-graduação oferecendo uma série de apresentações em várias áreas da ciência integrando discentes e docentes do programa de Pós-graduação. |
Objetivos Específicos: |
Com o desenvolvimento das atividades, os alunos deverão desenvolver habilidades para a construção das suas apresentações tanto como atividade da disciplina como para as etapas exigidas no programa como o Exame de Qualificação e defesa de dissertação. |
PROGRAMA
PARTE 1 - O ponto de partida: tópicos do projeto de pesquisa
1. Tema
2. Problema/Problematização
3. Hipótese
4. Objetivos: Geral e Específicos
5. Referencial teórico
6. Metodologia
7. Referências
PARTE 2 - Nas trilhas da pesquisa científica
2.1 Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa
2.2 O planejamento e as etapas para realização da pesquisa qualitativa e quantitativa
2.3 Metodologias/Técnicas/Instrumentos/ para a coleta de dados
2.3.1 Observação
2.3.2 Observação participante/pesquisa participante
2.3.3 Pesquisa-ação
2.3.4 Entrevista
2.3.5 Questionário
2.3.6 Diário de campo
2.3.7 História oral
2.3.8 Análise do discurso e análise de conteúdo
2.3.9 Estudo de caso
2.4. Uso de Fotografias e imagens: recursos usados na pesquisa geográfica
PARTE 3 – A etapa final
3.1 A dissertação e sua estrutura
3.2 O artigo científico e sua estrutura
3.3. A Defesa do Projeto, qualificação e defesa final
METODOLOGIA
(Descrever a forma de organização das aulas ou como será desenvolvido o trabalho com os estudantes. Em outras palavras, apresentar as técnicas de ensino que serão utilizadas (seminários, debates, painéis, estudos dirigidos, aulas expositivas, exposições dialogadas, desenvolvimento de pesquisas, demonstrações, oficinas, realização de experimentos, dinâmicas de grupo, exercícios etc.). Pode-se aqui apresentar o cronograma de desenvolvimento do conteúdo proposto, bem como os recursos didáticos (quadro e giz, lousa branca, recursos audiovisuais (retroprojetor, data-show, tv, vídeo, aparelho de som, gravador etc.)
AVALIAÇÃO
(Descrever o tipo/modalidade de avaliação a ser desenvolvida para o acompanhamento e a verificação da aprendizagem do estudante. É importante que estejam explicitadas a periodicidade do processo avaliativo, os instrumentos/formas avaliação a serem empregados: provas (dissertativas, objetivas, práticas, individuais, grupais, com consulta, sem consulta), estudos de casos, relatórios (de pesquisa, de experimentos, de visitas técnicas), elaboração de textos (individuais, em grupo), fichamentos, sínteses, apresentações orais, resenhas etc, finalmente os critérios a serem considerados e, finalmente, o valor atribuído a cada instrumento proposto. Deve-se seguir o art. 163 das Normas Gerais da Graduação vigentes na UFU e as normas do Projeto Pedagógico do Curso.)
BIBLIOGRAFIA
Básica
Será utilizada no decorrer das aulas. No mínimo 3 (três) títulos. Cada título citado deve ter um exemplar na Biblioteca para cada 6 estudantes de seu curso.
Complementar
Para enriquecimento dos estudos. No mínimo 5 títulos.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Gerusa Gonçalves Moura, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/03/2023, às 16:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.007533/2023-13 | SEI nº 4317613 |