UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado de Extensão do Instituto de Psicologia

Av. Pará, 1720, Bloco 2C - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: 34 3225-8505 - coext@ipsi.ufu.br e seccoext@ipsi.ufu.br
  

Timbre

plano de extensão da unidade - pex

O PRESENTE PLANO TEM RESPALDO LEGAL NAS SEGUINTES NORMATIVAS:

 

1.            Resolução nº 07/2018, do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação (CNE/MEC), que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências.

2.            Resolução nº 25/2019, do Conselho Universitário (CONSUN) UFU, que estabelece a Política de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia, e dá outras providências.

3.            Resolução Sei Nº 07/2018, do Conselho Universitário (CONSUN) UFU que aprova a criação da Coordenação de Extensão do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, e dá outras providências.

4.            Resolução nº 13/2019, do Conselho de Graduação (CONGRAD), que regulamenta a inserção das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFU e altera as Resoluções nº 15/2011 e nº 15/2016.

5.            Resolução nº 06/2020, do Graduação (CONGRAD), Conselho de que dispõe sobre a sistematização da extensão no âmbito da UFU.

6.            Resolução no. 39/2022, do Graduação (CONGRAD) que regulamenta a operacionalização das Atividades Curriculares de Extensão - ACE nos Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPC em articulação com os Planos de Extensão das Unidades - PEX, e dá outras providências.

7.            Resolução nº 5/2020, do Conselho de Extensão (CONSEX) UFU, que dispõe sobre a elaboração do Plano de Extensão da Unidade (PEX) nas Unidades Acadêmicas e Unidades Especiais de Ensino, e dá outras providências.

8.            Resolução nº 18/2022, do Conselho de Extensão (CONSEX) UFU, que estabelece cronograma de avaliação dos Planos de Extensão das Unidades Acadêmicas e Unidades Especiais de Ensino, a fim de cumprir a Resolução nº 25/2019, do Conselho Universitário.

9.            Resolução nº 01/2010, do Conselho de Extensão (CONSEX) UFU, que estabelece diretrizes para a constituição da Coordenação de Extensão nas Unidades Acadêmicas da Universidade Federal de Uberlândia, e dá outras providências.

10.          Resolução nº 07/2018, do Conselho de Extensão (CONSEX) UFU, que aprova a criação da Coordenação de Extensão do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, e dá outras providências.

11.          Resolução nº 02/2017, do Conselho do Instituto de Psicologia (CONSIP) UFU, que constitui a Coordenação de Extensão na Unidade Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia, e dá outras providências.

 

IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE

Nome da Unidade:

Instituto de Psicologia- IPUFU

Cursos Oferecidos na Unidade

(Descrever todos os cursos oferecidos pela Unidade: ensino básico, técnico, graduação e pós-graduação)

Áreas do Conhecimento (CNPq)

Psicologia (Bacharelado)

Ciências Humanas

Programa Mestrado Acadêmico em Psicologia

Ciências Humanas

APRESENTAÇÃO GERAL DO PLANO DE EXTENSÃO DA UNIDADE - PEX

Apresentação geral da extensão na unidade:

              

O curso de Licenciatura em Psicologia da UFU foi criado em novembro de 1975, com início efetivo no primeiro semestre de 1976, sendo a unidade pertencente na época à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia. Em 1978 foi autorizada a habilitação de Formação de Psicólogo, tendo como característica marcante do curso, desde seus primórdios, a dimensão prática, viabilizada através dos estágios profissionalizantes e também da extensão universitária (Pereira, 2011). Um equipamento importante nesse sentido tem sido o Centro de Psicologia – CENPS, que entrou em funcionamento em 1980 e se constitui como importante canal de assistência psicológica à população de Uberlândia, abrigando atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Em 1990, foi criada a habilitação de Bacharelado em Psicologia. Posteriormente, foi suspensa a habilitação em Licenciatura e, na atualidade, o curso de Bacharelado em Psicologia se constitui a partir de três ênfases formativas: Psicologia Clínica e Social; Psicologia e Processos de Gestão; Psicologia Escolar e Educacional.

Do ponto de vista administrativo, diversas foram as configurações assumidas pela unidade ao longo de suas quase 5 décadas de funcionamento: inicialmente configurou-se como Departamento de Psicologia, que se dividiu em dois (Departamento de Psicologia-DEPSI e Departamento de Psicologia Social e Organizacional-DPSOE), e que posteriormente foram unificados, constituindo a Faculdade de Psicologia (FAPSI). Em 2004 a Unidade Acadêmica tornou-se o atual Instituto de Psicologia (IPUFU).

Em 2002 foi criado o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PGPSI), que oferece Mestrado com área de concentração em Psicologia, através de quatro linhas de pesquisa: Processos Cognitivos; Processos Organizacionais; Processos Psicossociais em Saúde e Educação; Psicanálise e Cultura. Ressalta-se que o curso de Doutorado em Psicologia foi autorizado pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia em novembro de 2020 (Resolução Nº 10/2020 - CONSUN) e, no momento, aguarda a análise e aprovação da CAPES para iniciar suas atividades.

Atualmente o IPUFU é constituído pelo curso de graduação em Psicologia, que possui 422 discentes matriculados, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com 62 pós-graduandos matriculados e pelo Centro de Psicologia (CENPS). Conta com 10 Técnicos Administrativos e 44 docentes vinculados a dez laboratórios e distribuídos em sete núcleos: Núcleo da Intersubjetividade; Núcleo de Práticas Clínicas; Núcleo de Processos Cognitivos; Núcleo de Processos Educacionais, Cultura e Formação do Psiquismo; Núcleo de Psicologia Escolar e Educacional; Núcleo de Psicologia Organizacional e do Trabalho; Núcleo de Psicologia Social e da Saúde.

A Coordenação de Extensão (COEXT) do IPUFU foi constituída formalmente em 2017, através da  Resolução nº 02/2017 do Conselho do Instituto de Psicologia e da Resolução nº 07/2018 do Conselho Universitário UFU que estabelece em seu Artigo 5º que essa instância funcionará como órgão de planejamento, divulgação, assessoramento, apoio, acompanhamento e organização de todas as atividades de Extensão da Unidade Acadêmica, devendo ser constituída por um(a) Coordenador(a), por um Colegiado de Extensão e por um(a) técnico(a) administrativo de apoio (Artigo 7º). O Colegiado tem a seguinte composição: quatro docentes e dois discentes (um vinculado à graduação e outro à pós -graduação), além do Coordenador (a) e do(a) técnico(a) - administrativo, sendo as reuniões ordinárias de caráter mensal e com realização de reuniões extraordinárias sempre que forem necessárias. A Tabela 1 descreve sucintamente o histórico da Coordenação de Extensão do IPUFU, apresentando as datas e quais eventos ocorreram no que se refere ao funcionamento desse colegiado e à organização da extensão na Unidade, bem como os documentos legais que referendaram os eventos institucionalizados emitidos por diferentes instâncias da Universidade, a saber: CONSUN, CONSEX, CONSIP.

Tabela 1 – Histórico da Coordenação de Extensão IPUFU.

Data

Evento

Documento

Até 2016

As funções da Coordenação de Extensão eram exercidas pela Diretoria do IPUFU.

-

2016 a 02/2017

Representante da Extensão: Prof. Dr. Emerson Fernando Rasera.

-

Fevereiro/2017

Comissão para elaboração de Resolução de Criação da COEXT-IPUFU.

Processo 76/2017/SEGER

Maio/2017

Representante da Extensão: Profª. Drª. Ana Paula de Ávila Gomide.

-

Junho/2017

CONSIP manifestou-se favorável à criação da COEXT-IPUFU.

Resolução nº 2/2017-CONSIP

Agosto/2017

CONSEX manifestou-se favorável à criação da COEXT-IPUFU.

Parecer 1/2017-(Documento SEI 0011967)

Agosto/2017

Portarias foram emitidas para Comissões formadas por docentes do IPUFU, compostas por um Presidente e dois membros, para avaliarem cada Ação de Extensão proposta. Participaram das Comissões os seguintes docentes: Profª. Drª. Carmen Lúcia Reis; Profª. Drª. Cirlei Evangelista Silva; Profª. Drª. Juçara Clemens; Profª. Drª. Lígia Carolina Oliveira Silva; Profª. Drª. Lígia Ferreira Galvão; Profª. Me Lorraine Possamai Salvador Azevedo; e Profª. Drª. Miriam Tachibana.

-

Novembro/2017

Representante da Extensão: Profª. Me. Lorraine Possamai Salvador Azevedo.

-

22/05/2018

Nomeação da Coordenadora de Extensão: Prof.ª Dr.ª Jeanny Joana Rodrigues Alves de Santana. Membros do Colegiado de Extensão: Profª. Drª. Cirlei Evangelista Silva; Profª. Drª. Miriam Tachibana; e Prof. Dr. Ruben de Oliveira Nascimento.

Portaria SEI IPUFU nº 68, de 22 de maio de 2018

17/08/2018

CONSUN: manifestou-se favorável à criação da COEXT-IPUFU

Resolução nº 7/2018-CONSUN

Março/2019

Eleição CONSIP para Coordenação e Membros do Colegiado de Extensão (biênio 2019-2021), Processo SEI nº 23117.083582/2018-87. Presidente: Prof.ª Dr.ª Jeanny Joana Rodrigues Alves de Santana. Membros: Prof.ª Dr.ª Cirlei Evangelista Silva; Prof.ª Dr.ª Miriam Tachibana; e Discente Igor Martins Ferreira.

Portaria DIRIPUFU nº 25, de 10 de julho de 2019

Fevereiro/2021

Nomeação de Membros Pró-tempore (até 30/04/2021) do Colegiado de Extensão IPUFU. Presidente: Prof.ª Dr.ª Cirlei Evangelista Silva. Membros: Prof.ª Dr.ª Miriam Tachibana; Prof.ª Dr.ª Luciana Pereira de Lima; Discente Igor Martins Ferreira.

Portaria DIRIPUFU nº 2, de 3 de fevereiro de 2021

Abril/2021

Eleição CONSIP de Coordenação e Membros do Colegiado de Extensão biênio 2021-2023, Processo SEI nº 23117.006027/2021-37. Presidente: Prof.ª Dr.ª Cirlei Evangelista Silva. Membros: Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia Reis; Prof.ª  Dr.ª Maristela de Souza Pereira; Discente Viki Campos Ribeiro.

Portaria DIRIPUFU nº 26, de 29 de abril de 2021 e

Portaria DIRIPUFU nº 27, de 29 de abril de 2021

Abril/2022

Coordenação e Membros do Colegiado de Extensão biênio 2022-2023, Processo SEI nº23117.007743/2022-12- Portaria . Presidente: Prof.  Dr. Caio César Souza Camargo Próchno. Membros: Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia Reis; Prof.ª. Dr.ª Maristela de Souza Pereira; Discente Gabriel Barra Falconieri Oliveira

PORTARIA DE PESSOAL UFU Nº 1393 .

Maio/2022

Coordenação e Membros do Colegiado de Extensão biênio 2022-2023, Processo SEI no.23117.007743/2022-12 . Presidente: Profa. Dra. Renata Ferrarez Fernandes Lopes. Membros: Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia Reis; Prof.ª Dr.ª Maristela de Souza Pereira; Discente Gabriel Barra Falconieri Oliveira

PORTARIA DE PESSOAL UFU Nº 1964, DE 05 DE MAIO DE 2022

                           

Organização da extensão na unidade:

        

Tomando-se como ponto de partida para a análise da organização da extensão, as informações obtidas em pesquisa junto ao corpo docente e de técnicos administrativos do IPUFU, revelam que 71,4% dos respondentes já desenvolveu atividades extensionistas.

Gráfico 1: Participação do corpo docente e técnicos-administrativos em atividades extensionistas.

Fonte: Pesquisa sobre atividades extensionistas do IPUFU-2022.

Considerando que o IPUFU iniciou o registro das ações de forma digital (via SIEX) em 2009, tem-se que no período compreendido até 2021 foram realizadas um total de 594 ações de extensão, subdivididas nas seis modalidades de extensão: projeto, prestação de serviços, programa, curso, evento, e publicação, conforme pode-se observar na Tabela 2.

Tabela  2 – Extensão no Instituto de Psicologia - UFU (2009 – 2021).

Modalidades

2009

2010

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2020

2021

Total

Projeto

2

13

15

11

24

29

24

42

34

32

37

30

10

303

Prestação de serviços

1

0

3

1

3

3

3

3

6

7

2

2

1

35

Programa

0

2

1

0

1

0

1

0

0

2

0

3

1

11

Curso

0

4

5

7

12

10

10

10

13

3

4

4

3

85

Evento

0

6

3

4

10

4

14

18

65

10

13

6

5

158

Publicação

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

2

2

Total por Modalidades

3

25

27

23

50

46

52

73

118

54

56

45

22

594

 

Fonte: SIEX/PROEXC/UFU (2022)

 

Com relação à modalidade das ações desenvolvidas no IPUFU, o Gráfico 2 indica que o tipo de ação extensionista  que se destaca é a modalidade projeto, que anualmente representou o maior número de ações e no período correspondeu a 51% do total dessas. Também se mostram significativas as ações referentes a eventos (27% do total) e cursos (14%), sendo menos expressivas aquelas voltadas à prestação de serviços (6%) e na modalidade de programas (2%). Na Tabela 3 observamos que a maioria das ações foi deferida pelo COLEX-IPUFU.

Gráfico 2– Porcentagem de Ações por Modalidades de Extensão no IPUFU (2009-2021).

Fonte: SIEX/PROEXC/UFU (2022).

 

Tabela 3- Status das Ações de Extensão.

Status das Ações de Extensão

 

Deferido

523

Devolvido para Correção pela COEXT

37

Devolvido para Correção pela PROEXC

19

Indeferida pela PROEXC

7

Indeferida pela Unidade

8

Total

594

Fonte: SIEX/PROEXC/UFU (2022) .          

   

Conforme pode ser observado no Gráfico 3, a maior parte das ações realizadas pelo IPUFU (n= 463) não estava vinculada a programas de extensão já cadastrados no SIEX.

Gráfico 3 – Ações vinculadas a Programas de Extensão.

       

Fonte: SIEX/PROEXC/UFU (2021).

Dentre as ações vinculadas, verifica-se no Gráfico 4, que 39 das ações realizadas estavam vinculadas a editais divulgados pela PROEXC, como(Programa Institucional de Apoio a Eventos de Extensão (PIAEV), Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária  Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária  (PIBEX) , Programa de Extensão Integração UFU/Comunidade (PEIC), dentre outros. O CENPS e o DEPAE – Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial  possuem o maior número de ações vinculadas, sendo 29 e 20 ações respectivamente.

Gráfico 4 – Ações de Extensão por Programa vinculado.

Fonte: SIEX/PROEXC/UFU (2021).

Outro aspecto a ser destacado refere-se à duração das ações que, em sua grande maioria, possuem menos de 40 horas de carga horária (49%), sendo escassas aquelas com mais de 240 horas (21%). Tal fato pode ser explicado pela quantidade de ações desenvolvidas no IPUFU nas modalidades evento e curso/oficina, que perfazem o total de 41% das propostas e possuem carga horária menor (Gráfico 5).

Gráfico 5 – Ações de Extensão do IPUFU divididas por Carga Horária.

Fonte: SIEX/PROEXC/UFU (2021).

De acordo com os dados apresentados no Gráfico 6, no IPUFU sobressaem as ações realizadas em um curto período de tempo, sendo que 31% se dão em até cinco dias. Destacam-se também aquelas realizadas em um período de até quatro meses (24%), o que pode estar relacionado com o fato de maior parte das ações se configurar enquanto eventos e cursos/oficinas.

 

Gráfico 6– Ações de Extensão do IPUFU divididas por intervalo de duração.

Fonte: SIEX/PROEXC/UFU (2021).

As atividades da extensão no IPUFU estão organizadas segundo um fluxograma, tendo início a partir do registro da ação no SIEX e envio para deferimento da unidade, conforme exposto no esquema a seguir:

O fluxograma se inicia com o cadastro da ação de extensão no SIEX, que é realizada pelo proponente desta. Após cadastrada, o(a) Coordenador(a) de Extensão recebe um e-mail informando-o(a) sobre a submissão realizada. Este(a), então, encaminha a ação para o(a) membro(a) do COLEX-IPUFU, que emitirá o parecer, com cópia para o(a)s demais membro(a)s e para o(a) secretário(a) para que ele(a) possa abrir o processo no SEI. Neste e-mail, todo(a)s são informado(a)s de que o parecer precisa ser providenciado para relatoria na próxima reunião ordinária do Colegiado, que ocorre mensalmente.

O parecer elaborado pelo(a) membro(a) é lido, apreciado, colocado em votação e, posteriormente, assinado por aquele(a) que fez a relatoria. Caso seu status seja “deferido”, o(a) secretário(a) faz a decisão administrativa. Nos casos em que a legislação prevê a necessidade de aprovação no Conselho da Unidade, o processo é enviado para o CONSIP, que deverá colocá-lo em pauta para que possa ser votado em reunião pelo(a)s conselheiro(a)s. Sendo aprovada a decisão de deferimento pelo CONSIP, o(a) secretário(a) da Direção do IPUFU faz a decisão administrativa que é assinada pelo(a) Diretor(a) e a insere no SEI.

Caso seu status seja “devolvido para correção”, o(a) Coordenador(a) de Extensão envia o parecer para o proponente, via SIEX, apontando quais os aspectos devem ser revistos, antes de empreender a nova solicitação de deferimento da mesma ação. Nesta, caso tenham sido atendidas todas as solicitações, o parecer é aprovado e o(a) secretário(a) faz a decisão administrativa para posterior deferimento no SIEX pelo(a) Coordenador(a).

Em ambos os casos, após a inserção deste último documento no SEI, o(a) Coordenador(a) de extensão envia email informando o deferimento para o proponente via SIEX.

No COLEX-IPUFU trabalha-se com o objetivo de dar maior celeridade ao trâmite de apreciação das ações de extensão cadastradas no SIEX, e enviar um retorno em tempo hábil para o proponente da ação.

As ações de extensão são apreciadas pelo COLEX-IPUFU utilizando-se de um formulário confeccionado com as seguintes informações relacionadas  à proposta: ano base, modalidade, data de início e término, carga horária, resumo, resultado e outras referentes aos pareceres anteriores apresentados para a ação, no caso de devoluções para correção, explicitando as devidas legislações da extensão.

A avaliação das ações é realizada após sua conclusão e encerramento da ação no SIEX, com o preenchimento do relatório final pelo proponente, o qual é apreciado pelo COLEX-IPUFU, que emite parecer dando deferimento para que sejam emitidos os certificados do(a)s participantes.

Objetivos da extensão na unidade:

                                           

A Resolução 02/2017 do IPUFU não refere objetivos específicos da extensão na unidade. Neste sentido, são obedecidos os princípios gerais da extensão preconizados pela Resolução 25/2019 do CONSUN, a saber:

I – promover a relação Universidade/sociedade, articulando o ensino e a pesquisa, por meio da arte, da ciência, da tecnologia e da inovação;

II – dar reconhecimento da extensão como dimensão relevante da atuação universitária, conforme previsão no Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI);

III – integrar temáticas de relevância social no processo de formação dos estudantes da Universidade;

IV – estimular atividades de extensão cujos desenvolvimentos impliquem relações multi, inter e/ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da Universidade e da sociedade;

V – possibilitar novos meios e processos de produção, inovação e disponibilização de conhecimentos, permitindo a ampliação do acesso aos diferentes saberes-fazeres produzidos na Universidade e na sociedade e o desenvolvimento tecnológico, social e cultural do país;

VI – estimular as atividades voltadas para o desenvolvimento, a produção e a preservação cultural e artística, reconhecendo a sua relevância para a construção das identidades locais, bem como a importância das manifestações locais e regionais para o contexto nacional;

VII – tornar permanente a avaliação institucional das atividades de extensão universitária como um dos parâmetros de avaliação da própria Universidade;

VIII – valorizar os programas de extensão interinstitucionais, sob a forma de consórcios, redes e/ou parcerias;

IX – colaborar para a internacionalização da extensão;

X – estimular a pesquisa na Instituição; e

XI – contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

     

Linhas de extensão a serem atendidas:

(as atividades de extensão são organizadas pelas linhas descritas no quadro II do Anexo, da Resolução 06/2020 - CONSEX/UFU)

                                                 

No que tange às linhas de extensão, até o momento, dentre as 53 linhas descritas no Quadro II do Anexo da Resolução 06/2020 (CONSEX UFU), o IPUFU desenvolveu ações que abrangeram 36 linhas no total. Percebe-se que as mais contempladas são aquelas relativas à Saúde Humana (n=158), Pessoas com Deficiências, Incapacidades e Necessidades Especiais (n=86), Infância e Adolescência (n=73), Formação Docente (n=36), Educação Profissional (n=32) e Saúde e Proteção no Trabalho (n=23). Por outro lado, nota-se um número reduzido de ações voltadas às linhas de Comunicação Estratégica, Desenvolvimento de Produtos, Propriedade Intelectual e Patentes, bem como de Esporte e Lazer, Patrimônio Cultural, Histórico, Natural e Cultural, além das relacionadas aos Hospitais e Clínicas Universitárias. (Gráfico 7)

Torna-se relevante salientar a importância de serem revistas e ampliadas as linhas de extensão realizadas no IPUFU, o que poderá contribuir para a formação dos estudantes ao apresentá-los para participação em ações voltadas para diferentes temáticas e com público diverso, favorecendo a dialogicidade e as trocas entre UFU e a comunidade externa.

Gráfico 7 – Linhas de Extensão do IPUFU.

Fonte: SIEX/PROEXC/UFU (2021).

 

Modalidades de extensão a serem implementadas:

O Gráfico 8 relaciona o número de ações de extensão propostas pelo IPUFU, demonstrando que estas foram realizadas em todas as modalidades, ainda que em números maiores para projeto (n=303) e evento (n=158), seguidos de curso (n=85), prestação de (n=35) e programa (n=11).

Gráfico 8 – Quantidade de Ações por Modalidades de Extensão.

Fonte: SIEX/PROEXC/UFU (2022).

Neste sentido, o IPUFU continuará realizando ações em todas as modalidades, conforme marcação abaixo, mantendo e consolidando aquelas que já se apresentam em um número significativo, ao mesmo tempo em que buscará ampliar a implementação daquelas que ainda apresentam números mais modestos.

 (X) PROGRAMA

 (X) PROJETO

 

 (X) CURSO E/OU OFICINA

 

 (X) EVENTO

 

 (X) PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

 

EVOLUÇÃO DA EXTENSÃO NA UNIDADE

Evolução da extensão na unidade:

Conforme já foi apresentado anteriormente neste texto, entre os anos de 2009 e 2021 foram realizadas, pelo IPUFU, um total de 594 ações de extensão. Observa-se, no Gráfico 9, que o registro das ações de extensão começaram de maneira tímida no SIEX, com apenas 3 ações no primeiro ano (2009), e foi aumentanto gradativamente.

De maneira geral, mantiveram-se em crescimento até o ano de 2016, tendo um pico importante em 2017, ano em que realizou-se um número expressivo de eventos de formação para professores, tendo como Linha de Extensão as Pessoas com Deficiências, Incapacidades e Necessidades Especiais.

Gráfico 9 – Total de Ações de Extensão por Ano.

                             

Fonte: SIEX/PROEXC/UFU (2021).

 

A partir de 2018, verifica-se uma diminuição no número de ações realizadas em todas as modalidades. Já no ano de 2020 e 2021, um dos fatores que pode ter interferido, sobremaneira, para a diminuição de ações implementadas, foi a pandemia da COVID 19, o que dificultou a realização de atividades em duas áreas que normalmente comportavam um número maior de ações: Educação e Saúde.

Em se tratando das áreas temáticas propostas pelas ações de extensão pelo IPUFU, o Gráfico 10 mostra que Educação (n=254) e Saúde (n=238) foram as áreas que mais abarcaram as ações da Unidade, revelando-se assim uma vocação extensionista deste Instituto voltada essencialmente para as dimensões da saúde/cuidado e da formação/educação.

Gráfico 10 – Área Temática Principal de Extensão.

Fonte: SIEX/PROEXC/UFU (2021).

 

No intervalo de tempo analisado (2009 a 2021), verifica-se que do total das ações de extensão realizadas, 577 foram coordenadas por docentes e somente 17 pelos técnicos administrativos da unidade. A Tabela 4 mostra que a quantidade máxima de ações propostas pelos docentes foi de 117 em um único ano e 4 para os técnicos administrativos. Este número pode ser explicado tendo como uma de suas razões principais a dificuldade dos técnicos administrativos poderem assumir a proposição e a implementação de ações, visto que estão em número aquém daquele desejável para realizar todas as atividades que desempenham no IPUFU.

Tabela 4: Coordenadoria de Ações de Extensão por Ano.

Fonte: SIEX/PROEXC/UFU (2022).

 

O Gráfico 11 demonstra que não houve variação significativa no número de ações apresentadas anualmente pelos técnicos administrativos, sendo que somente no ano de 2010 foram 4, 2018 foram 3 e nos demais anos abaixo de 2 ações, ressaltando que em 2009 e 2019 não foi proposta nenhuma. Já quanto aos docentes, eles começaram os registros das ações no SIEX, de maneira tímida, somente com 3 em 2009, mas até 2017 o número foi aumentando gradativamente. Após 2018, houve uma tendência de queda nas ações realizadas. Cabe ressaltar que os anos de 2020 e 2021 foram anos atípicos em função da pandemia que resultou na suspensão das atividades presenciais e de muitas ações extensionistas realizadas na comunidade.

Gráfico 11 –  Coordenadoria de ação de extensão por Ano.

Fonte: SIEX/PROEXC/UFU (2022).

Um dado relevante a ser apontado é que 84% dos docentes do IPUFU já propuseram, pelo menos, 1 ação de extensão.

Por outro lado, um número que merece menção e tratativas para transformação refere-se aos 23% de docentes que nunca propuseram nenhuma ação de extensão ou propuseram ações que foram indeferidas ou devolvidas para correção, as quais se mantêm com este status no SIEX, não tendo sido realizadas.

Verifica-se, assim, no Gráfico 12, que o IPUFU teve uma quantidade expressiva de ações de extensão com o status “deferida”, no entanto as ações que estão com status “devolvida para correção” pela PROEXC ou pela Unidade e com o status “indeferida” pela PROEXC ou pela Unidade (n=71), apontam para a necessidade de se trabalhar no sentido de instrumentalizar e orientar técnicos administrativos e docentes sobre a extensão e o cadastro no SIEX.

Gráfico 12 – Status das Ações de Extensão propostas pelo IPUFU.

Fonte: SIEX/PROEXC/UFU (2022).

Conforme relatado nas informações relacionadas ao curso de graduação em Psicologia da UFU, os docentes do Instituto de Psicologia são divididos por núcleos. O Gráfico 13 apresenta as ações de extensão desenvolvidas por cada núcleo. Pode se verificar que o Núcleo de Psicologia Escolar e Educacional foi o que mais desenvolveu ações (n=145), seguido pelo Núcleo de Práticas Clínicas (n=77) e, pelo Núcleo de Psicologia Social e da Saúde (n=62). Observa-se que encontram-se separadas neste gráfico as informações referentes às ações desenvolvidas por docentes ou técnicos já aposentados ou que não se encontram atualmente no IPUFU (n=117) e, ainda, docentes que desenvolveram ações no IPUFU (n=11), mas que não pertencem a esta Unidade.

Gráfico 13 – Ações de Extensão desenvolvidas por Núcleo.

 

Fonte: Silva (2022).

Programas e projetos de extensão consolidados na unidade:

Nº Registro SIEX

Título da Atividade

Área Temática da Extensão

Linha de Extensão

Coordenador(a) Responsável

21435

Psicoterapia individual na perspectivia winnicottiana

Saúde

Saúde Humana

MARIA JOSE RIBEIRO

22432

Trilhares - Adolescência, Aprendizagem e Desenvolvimento

Educação

Infância e adolescência

CARMEN LUCIA REIS

16913

Revista Psicologia Escolar e Educacional

Educação

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

SILVIA MARIA CINTRA DA SILVA

22433

Medicalização da Educação e da Vida: saberes e fazeres

 Educação

Temas específicos

CARMEN LUCIA REIS 

21438

Grupos de Desenvolvimento e Aprendizagem (GDA): atendimento às queixas escolares

Saúde

Infância e adolescência

MARIA JOSE RIBEIRO

22434

E agora, José? - Orientação Profissional com grupos de adolescentes 

Educação

Jovens e adultos

CARMEN LUCIA REIS

19953

Atenção Psicológica em unidades do Sistema Único de Assistência Social

Direitos Humanos e Justiça

Direitos individuais e coletivos

TATIANA BENEVIDES MAGALHÃES BRAGA

15564

A inserção da Psicologia no campo da Saúde do Trabalhador

Saúde

Saúde e proteção no trabalho

MARISTELA DE SOUZA PEREIRA

17874

"Parangolé: Brincando com Arte"

Educação

Infância e adolescência

PAULA CRISTINA MEDEIROS REZENDE

21262

Sofrimento psíquico materno: acolhimento as mães que buscam atendimento no Banco de Leite Humano do HCU-UFU

Saúde

Saúde Humana

JUÇARA CLEMENS

16047

Orientação Profissional/Vocacional: saberes e fazeres

Educação

Educação profissional 

CARMEN LUCIA REIS 

21436

Introdução à obra de D. W. Winnicott

Saúde

Saúde Humana

MARIA JOSE RIBEIRO

20230

Experienciando a clínica a partir da Gestalt-terapia

Saúde

Saúde Humana

MARCIANA GONCALVES FARINHA

21345

Conhecendo as Vivências Universitárias

Saúde

Saúde Humana

MARCIANA GONCALVES FARINHA

16939

Atuação em Psicologia Escolar/Educacional: avaliação psicoeducacional

Educação

Infância e Adolescência

PAULA CRISTINA MEDEIROS REZENDE

17223

Acompanhamento Terapêutico na Rede de Atenção Psicossocial de de Uberlândia 

Saúde

Saúde Humana

RICARDO WAGNER MACHADO DA SILVEIRA

Considerações sobre os Programas e Projetos Consolidados na Unidade:

                       

Para identificar projetos consolidados, o COLEX-IPUFU definiu que a ação tenha sido reeditada pelo menos 3 (três) vezes, e que sua última edição não tenha sido finalizada há mais de cinco anos (2015-2020).

Seguindo esse critério, identificou-se 16 ações no total, descritas na Tabela 5. Quanto à Modalidade da ação, destacam-se 11 Projetos; 2 Cursos; 2 Prestação de Serviço; 1 Publicação. Quanto à “Temática principal”, observou-se: (8) em Saúde; (7) em Educação; (1) em Direitos Humanos e Justiça. Quanto às “Linhas de Extensão”: (6) Saúde Humana; (4) Infância e Adolescência; (1) Temas específicos; (1) Metodologias e Estratégias de ensino/aprendizagem; (1) Jovens e Adultos; (1) Direitos individuais e coletivos; (1) Saúde e proteção no trabalho; (1) Educação Profissional.

Tabela 5:          Ações consolidadas no IPUFU

 

Nº de Ações

Nº Registro SIEX

Título da atividade

Data de início e término da última replicação da ação

Público alvo

 

Objetivo

 

1

21435

Psicoterapia individual na perspectivia winnicottiana

Início:

11/08/2020 Término: 15/12/2020

 

Crianças, adolescentes e adultos com necessidade de psicoterapia.

Atendimento em psicoterapia individual de crianças, adolescentes e adultos com necessidades de acompanhamento psicológico, apresentando sintomas descritos na obra de D. W. Winnicott.

Primeiro registro da ação: 2014

2

22432

Trilhares - Adolescência, Aprendizagem e Desenvolvimento

Início: 21/09/2020 Término: 22/02/2021

Adolescentes entre 12 e 16 anos de idade de ambos os sexos, regularmente matriculados no Programa ABC Glória.

Possibilitar espaços de diálogo e reflexão sobre temáticas importantes para adolescentes em tempo de isolamento social utilizando contribuições da Psicologia e das Artes.

Primeiro registo da ação: 2018

3

16913

Revista Psicologia Escolar e Educacional

Início: 02/01/2018 Término: 31/12/2019

Psicólogos, educadores, estudantes e profissionais de Psicologia e áreas afins.

Colaborar com a editoração e publicação de artigos científicos na área de Psicologia Escolar e Educacional.

Ano de Início: 2014

4

22433

Medicalização da Educação e da Vida: saberes e fazeres

Início: 01/09/2020 Término: 31/10/2021

Educadores, profissionais da saúde, estudantes do ensino superior, comunidade em geral e interessados na temática.

Propiciar a integração e divulgação do conhecimento científico, teórico e prático sobre a temática Medicalização na vida e na Educação, fortalecendo discussões e práticas não medicalizantes.

Primeiro registo da ação: 2017

5

21438

Grupos de Desenvolvimento e Aprendizagem (GDA): atendimento às queixas escolares

Início: 11/08/2020 Término: 15/12/2020

Estudantes e docentes do curso de psicologia (UFU), equipe de educadores de escolas da rede pública da cidade de Uberlândia e os alunos com queixas escolares que buscam o serviço na CLIPS.

Possibilitar a formação em Psicologia Escolar aos acadêmicos da Psicologia do IPUFU e demais discentes dos cursos de licenciaturas e a interlocução com a comunidade diretamente relacionada a esta população, tais como familiares, professores e gestores das escolas. Proporcionar o atendimento das queixas escolares a população que procura a Clínica de Psicologia e orientação aos educadores das escolas.

Primeiro registo da ação: 2014

6

22434

E agora, José? - Orientação Profissional com grupos de adolescentes

Início: 01/09/2020 Término: 28/02/2021

Estudantes do ensino médio e de cursinhos alternativos de escolas públicas que estejam vivenciando o processo de escolha profissional.

Criar um espaço de discussão on-line, com adolescentes que estejam cursando o Ensino Médio ou em cursos alternativos preparatórios para processos seletivos no Ensino Superior sobre planejamento de vida, realidade social, escolha profissional e mundo do trabalho.

Primeiro registo da ação: 2018

7

19953

Atenção Psicológica em unidades do Sistema Único de Assistência Social

Início: 20/08/2019 Término: 30/07/2020

Pessoas em situação de violação de direitos, em situação de vulnerabilidade social e profissionais voltados ao atendimento dessa população.

Atender pessoas em situação de violação de direitos e atores institucionais envolvidos em sua assistência nos campos psicossocial e educacional, tanto na intervenção direta quanto na capacitação de profissionais.

Primeiro registo da ação: 2016

8

15564

A inserção da Psicologia no campo da Saúde do Trabalhador

Início: 24/08/2017 Término: 14/12/2017

 

Estudantes de Psicologia e psicólogos.

Apresentar aos discentes e aos profissionais de Psicologia o campo da Saúde do Trabalhador e a sub-área de Saúde Mental no Trabalho, enquanto espaço de pesquisas, intervenção e atuação profissional, visando desenvolver sua capacidade reflexiva sobre o mundo do trabalho na atualidade e propiciar elementos para uma atuação profissional pautada nas necessidades humanas e sociais que emergem deste cenário.

Primeiro registo da ação: 2015

 

Contando com 2 edições em 2016

9

17874

Parangolé: Brincando com Arte

Início: 01/08/2019 Término: 31/12/2021

Crianças e adolescentes que estiverem acompanhando pais ou responsáveis em atendimento psicoterápico, médico e/ou outros serviços na Clínica Psicológica e, ainda, em consultas no Hospital das Clínicas da UFU. Alunos de escolas e creches públicas. Filhos de funcionários, professores, técnicos e alunos da UFU. Discentes do curso de psicologia e outros cursos que se interessem pela temática, visando a formação profissional e o desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Desenvolvimento e ampliação das atividades realizadas na “Brinquedoteca”, alocada no Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, podendo contribuir para o fortalecimento dos serviços oferecidos pela instituição à população da cidade de Uberlândia. Pretendemos ainda, possibilitar o encontro entre a arte, infância e educação, tendo a Brinquedoteca como espaço legítimo de produção de práticas qualificadas direcionadas para o atendimento de crianças e adolescentes.

Primeiro registo da ação: 2013

10

21262

Sofrimento psíquico materno: acolhimento as mães que buscam atendimento no Banco de Leite Humano do HCU-UFU

Início: 16/03/2020 Término: 10/07/2020

Mulheres que amamentam em sofrimento psíquico que buscam atendimento do BLH do HCUFU.

Proporcionar um espaço de acolhimento para a singularidade da vivência de amamentação da mulher-mãe permitindo a apropriação do cuidado de si.

Ano Primeiro registo da ação: 2019

Contando com 2 edições 2019

11

16047

Orientação Profissional/Vocacional: saberes e fazeres

Início: 01/08/2017 Término: 22/12/2017

Estudantes da graduação, pós-graduação e profissionais em Psicologia e áreas afins.

Promover um espaço para estudo sobre os saberes e fazeres do orientador profissional/vocacional.

Ano de Início: 2016

2 edições 2017

12

21436

Introdução à obra de D. W. Winnicott

Início: 20/03/2020 Término: 17/12/2020

Psicólogos, estudantes de psicologia e profissionais de áreas afins

Estudar as ideias do psicanalista D. W. Winnicott e seus seguidores, a fim de subsidiar o aprofundamento teórico e prático daqueles que se interessarem em conhecer sua obra, e relacioná-la com a nossa realidade social, visando à transformação social da mesma.

Primeiro registo da ação: 2015

13

20230

Experienciando  a clínica a partir da Gestalt-terapia

Início: 29/07/2019 Término: 23/12/2019

Crianças, adolescentes e adultos que buscam atendimento psicoterápico na clínica de Psicologia da UFU.

Oferecer atendimento clínico à população de Uberlândia que procuram atendimento na Clínica de Psicologia da UFU por alunos de psicologia que já tenham cumprido os pré-requisitos para atendimento clínico e já tenham cumprido a carga horária de estágio obrigatória ou estejam em estágios em outras ênfases.

 

Primeiro registo da ação: 2018; contando com2 edições 2019

14

21345

Conhecendo as Vivências Universitárias

Início: 25/03/2020 Término: 30/08/2020

Estudantes universitários da UFU e de outras instituições de ensino da cidade.

Promover intervenção grupal como foco em promoção de saúde e aprendizado para intervenção grupal.

Primeiro registo da ação: 2018

15

16939

Atuação em Psicologia Escolar/Educacional: avaliação psicoeducacional

Início: 08/01/2018 Término: 01/03/2018

Famílias que aguardam atendimento na Clínica de Psicologia (UFU) relatando queixa escolar de seus filhos doze professores de escolas públicas.

Avaliar e intervir nos aspectos psicoeducacionais apresentados por famílias que relatam queixa escolar de seus filhos, promovendo estreita interlocução com o espaço escolar.

Primeiro registo da ação: 2017 contando com 2 edições 2017

16

17223

Acompanhamento Terapêutico na Rede de Atenção Psicossocial de de Uberlândia

Início: 16/04/2018 Término: 14/07/2018

Diretamente pacientes e familiares indicados e atendidos na RAPS, particularmente os indicados pelos CAPS, CAPSad, Consultório na Rua e Serviço de Psiquiatria do HCUFU, indiretamente a comunidade do território em que vivem os pacientes atendidos.

Prestar serviços de atendimento clínico na modalidade Acompanhamento Terapêutico (AT) para pacientes portadores de transtornos mentais graves e de abuso e/ou dependência de álcool e outras drogas indicados pelos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Uberlândia, particularmente pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS e CAPSad) e Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCUFU).

Primeiro registo da ação: 2016

     

SETORES DE EXECUÇÃO DA EXTENSÃO

Descrição dos setores de execução da extensão:

                                            

No IPUFU as ações extensionistas são cadastradas no SIEX por docentes efetivos em nossa Unidade Acadêmica. De acordo com as especificidades de cada Núcleo ou Laboratório e das ações extensionistas propostas, destacam-se parceiros internos/externos diferentes. Segundo levantamento junto aos docentes e técnicos administrativos,  as ações de extensão são realizadas na UFU e vinculadas a empresas públicas e privadas de diversos segmentos, instituições diversas, dentre outros.

As ações extensionistas têm a participação de discentes, da comunidade interna à UFU e da comunidade externa. Futuramente, as parcerias internas atuais deverão ser mantidas e poderão ser realizadas novas parcerias com outras Unidades Acadêmicas da UFU, com o Hospital Universitário, e com outros órgãos complementares ou suplementares da UFU que tenham afinidade com o campo da Psicologia. As contribuições das parcerias deverão constar detalhadamente nas propostas encaminhadas pelo proponente da ação extensionista e deverão ser analisadas pelo COLEX-IPUFU. Todos os potenciais parceiros devem ter interesses afins com o curso de Graduação em Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia. As parcerias deverão contribuir para o atingimento dos objetivos da atividade de extensão proposta, conforme previsto no PPC-IPUFU e nas resoluções da UFU sobre ações extensionistas. Todos os participantes das ações terão seus dados protegidos de acordo com Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no âmbito do serviço público federal. O IPUFU também participará de projetos em outras Unidades Acadêmicas.

   

FORMAS DE VINCULAÇÃO ESTUDANTIL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Vinculação Estudantil:1

                                             

Seguindo as diretrizes da Universidade Federal de Uberlândia que regulamentam a extensão, o discente do IPUFU deve ser priorizado nas ações de extensão, participando de seu planejamento e organização, assim como da avaliação das “Atividades Curriculares de Extensão” (ACEs) e das atividades não curricularizadas. 

A vinculação do discente do IPUFU será feita através de:

  1. Matrícula nas ACEs previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Psicologia (em construção), cujas ações extensionistas estejam cadastradas pelo docente responsável no SIEX/PROEXC/UFU;

  2. Participação em ações que atendem às exigências legais, mas não estejam previstas no PPC, podendo, a critério do Colegiado do curso, ser consideradas como parte dos 10% da carga horária total do curso em ações de extensão. Essas ações deverão estar cadastradas previamente no SIEX/PROEXC/UFU pelo Proponente da ação.

A forma de reconhecimento das ações cadastradas no SIEX/PROEXC/UFU, como parte integrante da carga horária das ACEs, deverá estar disposta no PPC do curso de Graduação em Psicologia que poderá estipular:

1 – as ações previstas nas fichas das ACEs poderão ser validadas diretamente pelo(s) docente(s) responsável(is) pela ACE. Dessa forma, as ACEs deverão ter um docente responsável e respectivo Diário de Classe. De acordo com o previsto na Resolução nº 13/2019 do Conselho de Graduação, que diz respeito ao registro em Diário, deverá constar o tipo de atividade e a modalidade que está sendo ofertada. O diário é de responsabilidade do docente e é a base legal para se verificar a execução didática da ação extensionista. O docente responsável pela ACE deverá fazer o registro da ação no sistema, que possui fluxo estabelecido e validação da ação pela COEXT-IPUFU. Os estudantes participantes da ação também deverão ser inseridos no registro do SIEX/PROEXC/UFU para efeito de emissão de declarações e/ou certificados. O cadastro e o acompanhamento das ACEs, em cada semestre, caberão ao docente responsável pelo componente curricular. As ACEs serão/estarão devidamente registradas nas fichas dos Componentes Curriculares do PPC, no plano de ensino do docente e junto ao SIEX/PROEXC/UFU, em tempo hábil, para que a proposta siga a tramitação até ser aprovada pela Unidade e assim possa ser ofertada.

2 – As ações não previstas nas fichas das ACEs, mas que ocorrerem, seguindo os trâmites da ação extensionista, poderão ser validadas pelo Colegiado do Curso de Graduação, conforme estabelecido pelo PPC do Curso de Graduação em Psicologia.

O curso de Graduação em Psicologia do IPUFU deverá prever, em seu PPC, uma porcentagem mínima de ações não curricularizadas de extensão, de acordo com o pré-estabelecido no PIDE_IPUFU, coordenadas por docentes e/ou técnicos-administrativos(as) vinculados(as)  ao próprio curso de graduação, ou, caso haja entendimento diverso pelo Colegiado de Curso, justificar a não previsão desta porcentagem mínima. 

Os estudantes do curso de Pós-Graduação em Psicologia poderão participar de ações de extensão oferecidas pelo IPUFU. Para isso deverão ser cadastrados, prévia ou posteriormente ao início da ação (mas antes da sua data de término) no sistema SIEX/UFU, pelo proponente da ação.

O estudante de graduação poderá realizar atividade de extensão em outra unidade. Caso venha a requerer a curricularização dessa atividade, a solicitação deverá ser apreciada e validada pelo Colegiado de graduação, de acordo com os critérios para equivalência previstos nas Normas Acadêmicas, Resolução Nº 46/CONGRAD/2022 (confirmer se houve mudança).

O Colegiado do curso de graduação em Psicologia poderá autorizar situações de vinculação excepcionais, em que a vinculação estudantil poderá dar-se de maneira não prevista nas fichas das ACEs, visando o cumprimento do percentual mínimo de 10% da carga horária total do curso em atividades de extensão.

Nestes casos, o Colegiado de curso poderá considerar a participação do estudante:

a) como matriculado(a) na ação de extensão não prevista nas ACEs, mediante aprovação do Colegiado do Curso de Graduação, com o parecer do(a)s responsável(is) pelas atividades de ACE naquele período letivo. Exemplo: estudantes de graduação que participaram de eventos científicos (de extensão) em que haja participação da comunidade externa à UFU, com apresentação de trabalho, oferta de minicursos, oficinas etc.;

b) na elaboração de laudos ou pareceres para instruir processos que correm em segredo de justiça, e que estejam vinculados a ações de extensão aprovadas no SIEX. Ações dessa natureza têm forte impacto e contribuição para com a comunidade externa. No entanto, a restrição de acesso ao laudo/parecer ocasiona a não vinculação estudantil direta;

c)  situações análogas ao exemplo anterior, o Colegiado de Curso poderá considerar como ação de extensão curricularizável atividades derivadas de atuação restrita/sigilosa, em que o(a) proponente cadastre a ação no SIEX/PROEXC/UFU, garantindo a proteção de dados que impôs o sigilo ou devido à situação que impeça a vinculação estudantil direta;

d) na publicação de artigos e outros produtos oriundos de ações de extensão, devidamente registrados no SIEX/PROEXC/UFU, publicados/aceitos por periódicos científicos, ou apresentados em eventos científicos, com a devida certificação; 

e)  programas existentes ou que surgirem posteriormente no IPUFU, como Programa de Educação Tutorial (PET); novas Ligas Acadêmicas; Atléticas etc.

Ainda cabe destacar que é essencial que as atividades curricularizadas sejam ofertadas no(s) horário(s) em que o(a)s discente(s) estiverem matriculado(a)s. Em casos excepcionais o Colegiado da Graduação pode aprovar ações extensionistas curricularizadas fora do horário das ACEs , com parecer favorável do COLEX-IPUFU, nas quais a atividade extensionista demande, por sua natureza, um horário alternativo. O Colegiado de Graduação também poderá decidir pela criação de atividades de extensão curricularizadas não previstas inicialmente nas ACEs. Nesse caso, tais atividades devem ser distribuídas em dias e turnos específicos, evitando sua concentração. Por sua vez, as atividades não-curricularizadas poderão ocorrer em horários em que o Proponente da ação estabelecer.

   

Planejamento - Metas e Estratégias:

                             

O IPUFU fará uma implantação progressiva da extensão curricularizada nos próximos 5 (cinco) anos, sempre em um estreito diálogo entre o COLEX- IPUFU, Colegiado da Graduação, Pós-Graduação, Direção e NDE. Buscará atingir as seguintes metas visando o fortalecimento das atividades de extensão:

1°. Elevar o número de ações de extensão na Unidade Acadêmica de acordo com o PIDE-IPUFU, atendendo às diretrizes da extensão previstas na Política de Extensão da UFU, cadastradas no SIEX/PROEXC/UFU, com base na seguinte estimativa:

META: Elevar a taxa de participação de docentes na Extensão

Quadro 1: Descrição das Metas PIDE-IPUFU para elevar a taxa de participação de docentes na Extensão

 

2022

2023

2024

2025

2026

2027

84%

85%

86%

87%

89%

90%

 

O que será feito?

Como será feito?

Onde será feito?

Quando será feito?

Por que será feito?

Quem fará?

Desenvolver campanha de conscientização dos docentes acerca da importância e obrigatoriedade de oferta de ações de extensão

Sensibilização dos docentes acerca das contribuições da extensão para a formação do estudante

IPUFU

Semestralmente

Para aumentar a disponibilidade de opções de ações extensionistas

DIRIPUFU, COPSI e COEXT

Registrar os projetos de extensão que se articulem com ensino e pesquisa

Será solicitado aos docentes a relação dos projetos de extensão que se articulem com ensino e pesquisa

COEXT

Semestralmente

Para acompanhar os projetos de extensão em andamento

COPSI e COEXT

Registrar os projetos de extensão articulados com PGPSI

Será solicitado aos docentes a relação dos projetos de extensão articulados com PGPSI

COEXT

Semestralmente

Para acompanhar os projetos de extensão articulados com PGPSI em andamento

Coordenação PGPSI

COEXT

 

META: Elevar a taxa de participação de Técnicos administrativos na Extensão

Quadro 2: Descrição das Metas PIDE-IPUFU para elevar a taxa de participação de técnicos administrativos  na Extensão

2022

2023

2024

2025

2026

2027

12,50%

12,50%

18,18%

18,18%

18,18%

18,18%

 

O que será feito?

Como será feito?

Onde será feito?

Quando será feito?

Por que será feito?

Quem fará?

Desenvolver campanha de conscientização dos TAE acerca da importância da participação e da oferta de ações de extensão

Sensibilização dos TAE acerca das contribuições da extensão para atuação do TAE e a formação do estudante

IPUFU

Semestralmente

Para aumentar a disponibilidade de opções de ações extensionistas

DIRIPUFU, CENPS,

COPSI e COEXT

2º. Incentivar e favorecer ações de extensão que se apoiem em parcerias entre os Núcleos/Laboratórios do Instituto de Psicologia, para que trabalhem de forma cooperativa.

3º. Incentivar a participação de todos os Núcleos/Laboratórios nas ações de extensão curricularizadas e não curricularizadas.

4º. Elevar a realização das ações de extensão realizadas no IPUFU, em estreito alinhamento com a distribuição de recursos da Matriz Orçamentária, da Pró-Reitoria de Gestão e Planejamento (PROPLAD/UFU), elevando o percentual de programas e projetos em, pelo menos, 5 % por ano em relação aos dados consolidados dos cinco anos anteriores (2016 a 2020).

5º. Incentivar por meio de divulgação e orientação da Coordenação da Extensão a busca por fomentos externos, garantindo fontes diversas de financiamento, para a efetivação de ações de extensão curricularizadas e/ou curricularizáveis, articuladas com o ensino e a pesquisa.

6°. Elevar o direcionamento de recursos da Unidade Acadêmica para ações de extensão, especialmente dos recursos financeiros repassados pela Administração Superior, via Matriz Orçamentária, conforme disponibilidade de recursos e planejamento do Instituto de Psicologia.

7°. Garantir que a COEXT-IPUFU– obtenha, em até 5 anos, equipamentos essenciais (material audiovisual, material de escritório, espaço físico para a COEXT-IPUFU etc) para a realização de atividades de extensão em espaços externos ao Instituto de Psicologia.

8°. Criar instrumentos de aferição e avaliação pela comunidade externa e pelos discentes acerca das ações de extensão desenvolvidas no IPUFU.

9°. Construir, um plano de divulgação de ações de extensão realizadas no IPUFU.

10º. Elaborar e publicizar anualmente planilha com os dados das ações de extensão realizadas no Instituto de Psicologia (elaborada com base nos relatórios finais aprovados) e apresentá-la no CONSIP.

11º. Incentivar e apoiar a Empresa Júnior, o Centro de Psicologia, Liga(s) acadêmica(s), PETs,  Atlética etc., na realização ou participação de atividades de Extensão.

12º. Estimular a realização de uma semana de extensão no IPUFU para a realização de ações de extensão não-curricularizadas.

13º Revisão anual das metas e do plano de extensão do IPUFU nos próximos 5 anos.

 

Fomento da Extensão da Unidade:

                               

Uma pesquisa foi realizada junto à Unidade Acadêmica para identificar as fontes dos fomentos recebidos até o momento para as ações extensionistas e indicar novas modalidades para fomentos futuros, que a comunidade IPUFU julgasse mais adequada. O Gráfico 14 mostra que apenas (25 %) dos Proponentes de ações receberam fomento vinculadas ao PEIC, PROEXC, PROEXT.

Gráfico 14: Percentagem de ações extensionistas que receberam fomento no IPUFU

    

Fonte: Questionário enviado aos docentes e técnicos-administrativos do IPUFU, 2022.

A extensão no IPUFU contará com recursos advindos da matriz orçamentária e também de editais e demais fontes internas e externas disponíveis, destinados a atividades extensionistas. Será objetivo da Coordenação da Extensão divulgar amplamente oportunidades de fomento externo, o que se dará por meio de editais destinados à extensão na Universidade e em âmbito nacional. Devem ainda ser estimuladas parcerias públicas e privadas, para que os recursos possam ser direcionados, especialmente, para as ações curricularizadas. Os recursos advindos de fomentos externos devem ser geridos por alguma fundação da UFU.

No que tange à participação remunerada de estudantes da graduação e da pós-graduação e ao fomento de infraestrutura e materiais para ações de extensão, será realizada ampla divulgação de editais específicos da extensão abertos pela PROEXC/UFU.

 

1- Descrever as formas de vinculação dos estudantes de graduação e de pós-graduação na extensão, incluindo mecanismos de indução que promovam a indissociabilidade de extensão com ensino e pesquisa. Para as Unidades Especiais de Ensino, estas poderão prever a participação de estudantes da educação básica em ações de extensão, conforme abrangência das linhas de extensão e modalidades previstas.

AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO NA UNIDADE

Mecanismos de avaliação da extensão na unidade:

                             

A avaliação da ação extensionista deve envolver aspectos técnicos e suas relações com a comunidade externa descrevendo, de forma clara e objetiva, as tarefas a serem desenvolvidas por todos os participantes (discentes, docentes, técnicos-administrativos e comunidade externa). Dessa maneira, é o(a) Proponente da ação quem define a priori, ao apresentar uma ação extensionista, os critérios avaliativos que serão identificados no relatório final, obrigatório para todas as ações extensionistas cadastradas no SIEX.

A pesquisa IBEU (Indicadores Brasileiros de Extensão Universitária) agrupou em 5 Dimensões a “Avaliação da Extensão Universitária” 52 indicadores quantitativos / qualitativos. Nesse sentido, buscamos identificar como docentes e técnicos administrativos avaliam tais dimensões e como elas deveriam ser valorizadas no IPUFU. As respostas da pergunta: “FUTURAMENTE TODAS AS AÇÕES EXTENSIONISTAS DEVERÃO SER AVALIADAS DE ACORDO COM OS INDICADORES BRASILEIROS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA QUE AGREGAM 52 INDICADORES AGRUPADOS EM 5 GRANDES CATEGORIAS. AS 5 CATEGORIAS REPRESENTATIVAS DOS INDICADORES ESTÃO DESCRITAS ABAIXO. ASSINALE TODAS AS QUE VOCÊ JULGA QUE DEVEM SER MAIS VALORIZADAS NO PEX-IPUFU” podem ser observadas no Gráfico 15. Podemos  que as dimensões plano acadêmico (85,7%), relação Universidade-sociedade (82,1%), produção acadêmica (82,1%) foram indicadas como os aspectos da avaliação que deveriam ser mais valorizados.

                   Gráfico 15: Dimensões da Avaliação da Extensão no IPUFU .

 

Fonte: Questionário enviado aos docentes e técnicos-administrativos do IPUFU

 

Dessa forma, a avaliação da ação extensionista no IPUFU será baseada nos objetivos, metas e informações definidos pela(o) Proponente da ação extensionista, cuja análise se dará a partir da proposta inserida no SIEX e, posteriormente, pelo relatório final submetido pela(o) proponente ao SIEX para deferimento. Nos casos em que houver necessidade, a ação proposta (bem como o relatório final) serão devolvidos após análise do Colegiado de Extensão, com a solicitação de correções ou novas informações e, nos casos em que não houver, será deferido, indicando a finalização da ação de extensão no COLEX-IPUFU. Essa análise contemplará as 5 dimensões preconizadas pelo MEC e, ao final, a ação deverá contemplar 60% dos indicadores propostos pelo IBEU. Para aqueles que não atingirem essa porcentagem, serão sugeridas  adequações para ações futuras (ver fluxograma de avaliação).

Fluxo de avaliação:

                                                 

Indicadores de avaliação:

                                       

Serão analisados os dados quantitativos produzidos via relatório SIEX/PROEXC/UFU, em conjunto com dados, gráficos e mapas gerados com base em questionários de avaliação discente e da comunidade externa, produzidos pelos Proponentes das ações ou docentes responsáveis pelas ACEs, quando for cabível.

A seguir apresentamos o Relatório de Pesquisa 2017 - pesquisa IBEU (Indicadores Brasileiros de Extensão Universitária) agrupados nas Dimensões de Avaliação da Extensão Universitária com os 52 indicadores e da Avaliação da Extensão Universitária - Práticas e discussões da comissão permanente de avaliação da extensão (FERPROEX, 2013). O Quadro 3 apresenta os Indicadores qualitativos e quantitativos nas 5 dimensões propostas pelo IBEU:

 Quadro 3: Indicadores qualitativos e quantitativos nas 5 dimensões propostas pelo IBEU

       

  No Quadro 4 sumarizamos os indicadores que serão adotados pelo IPUFU.

Quadro 4: Indicadores que serão adotados pelo IPUFU.

 

 

 

PARCERIAS E RELAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS

Entidades Parceiras da Unidade

Responsáveis Pela Parceria na Unidade

São parceiros do IPUFU em ações extensionistas segmentos e setores da sociedade civil, ONGs, Gestão Municipal e Estadual e suas Secretarias; Redes de Ensino Estadual e Privada, empresas de pequeno e médio porte da região.          

Proponente da Ação extensionista

 

 

 

 

Considerações sobre as Entidades Parceiras

                               

Em pesquisa realizada junto ao corpo docente  e técnicos administrativos do IPUFU, as seguintes parcerias foram nomeadas: Centro Escola de Saúde Jaraguá; CRAS São Jorge; Centro de Atenção Psicossocial da infância e adolescência (CAPSI); Núcleo Uberlândia da ABRAPSO; ABRAPSO Nacional; Empresas externas (BAT, IPÊ, etc); ONG’s e coletivos (ex.: ladies that UX, Reprograma, AS, meninasemstem2D);  outras Universidades e Institutos de pesquisa (ex.: ITA); Centro Educacional Crescer - Uberlândia/MG; Conselho de Psicologia; Centro de referência da assistência social; Prefeitura Municipal de Uberlândia;  Escola Estadual Teotônio Vilela; Colégio Nacional, Escola Estadual René Giannetti, Conselho Regional de Psicologia CRP-MG; ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional); Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia; Escola Estadual Clarimundo Carneiro; Triângulo Trans; Reciclando Mentes; OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que atuam com crianças na educação infantil), CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, PET (Programa de Educação Tutorial) , Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, entre outras.

           Nota-se grande diversidade nas parcerias interinstitucionais e um grande potencial para o incremento dessas parcerias em um futuro breve.

                 

 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Extensão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPCs:

                       

O objetivo da extensão universitária é  promover a articulação entre as instituições de ensino superior e a sociedade a partir da construção e aplicação do conhecimento em constante articulação com pesquisa e ensino, tanto no nível de graduação quanto de pós-graduação. O núcleo de extensão é composto pelas atividades curriculares de extensão que, de acordo com a resolução CNE/CES 07/2018, devem perfazer um total mínimo de 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular do curso.

O Projeto Político Pedagógico do curso de graduação em Psicologia está em processo de reformulação. Considerando que o curso de graduação deve prever pelo menos 10% do total de sua carga horária para extensão, as atividades curricularizadas de extensão (ACEs) deverão ser oferecidas na forma de componentes curriculares que contemplem a diversidade no campo da Psicologia, dialogando com o ensino e a pesquisa. Destaca-se que as ACEs comporão o Núcleo Comum do Curso de Graduação em Psicologia.

Extensão na pós-graduação e inserção social:

                                     

A criação da pós-graduação no Brasil em 1965 (Parecer 977/CNE – Parecer Sucupira) deu-se com o objetivo primordial de buscar meios de desenvolver pesquisas de qualidade em níveis “lato sensu” (cursos de aperfeiçoamento e especialização) e “stricto sensu” (cursos de mestrado e doutorado). De lá para cá, muito se tem feito em relação aos objetivos iniciais, mas necessidades advindas do próprio crescimento e desenvolvimento do sistema de pós-graduação e de seus reflexos sociais, têm desafiado o sistema, levando à expansão daqueles objetivos iniciais, com necessidades mais prementes de vínculos com os cursos de graduação e do estabelecimento de ações que respondam efetivamente ao tripé ensino/pesquisa/extensão. Esse crescimento e desenvolvimento vêm sendo avaliados continuamente e novas políticas para o País contam com o aperfeiçoamento e a oferta de ações que resultem não só em novos conhecimentos (teses, dissertações, artigos, livros etc.), mas também em produtos e serviços que possam ser oferecidos à sociedade, especialmente porque somos um país em desenvolvimento. O Programa de Pós-graduação em Psicologia do IPUFU tem 19 anos de funcionamento e vem formando mestres, com temas variados de interesse da sociedade civil.

Nesse sentido, as ações de extensão, que vêm sendo propostas de forma institucional, através da curricularização (nas chamadas ACEs – Ações Curriculares de Extensão), requer discussões conjuntas entre os envolvidos com a graduação e pós-graduação no IPUFU, buscando a integração necessária para que as ações sejam realizadas. Até o momento, em termos de projeto pedagógico do curso de graduação em Psicologia, essa integração pode ser feita a partir do desenvolvimento conjunto de pesquisas que envolvem alunos de graduação e pós-graduação, por exemplo em programas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), grupos de estudo e outros, sob a coordenação de um docente que participe da graduação e pós-graduação. No entanto, excetuando-se os TCCs, que são obrigatórios para a finalização do curso de graduação, as demais atividades ficam a critério de cada um dos entes envolvidos, motivados por diversos fatores, muitas vezes sem um direcionamento e política adequados para seu desenvolvimento. Em termos de ensino, essa integração graduação-pós-graduação se dá de forma esparsa e não sistematizada por meio do Estágio em Docência, uma disciplina cursada pelo discente de pós-graduação que, em parceria com o docente da Graduação, assume atividades didáticas em disciplinas da Graduação. No entanto, não há uma obrigatoriedade para o cumprimento dessa disciplina, a não ser para os alunos que recebem bolsas das agências públicas de fomento, o que pode produzir assimetrias no processo formativo do pós-graduando.

            O que se pode dizer é que, se o ensino e a pesquisa na pós-graduação, em relação à graduação, mostram deficiências, o que se observa em termos das atividades de extensão é uma ausência quase total na pós-graduação. No entanto, além da exigência dessas ações extensionistas dentro da UFU, inicialmente dirigidas aos cursos de graduação, a política de pós-graduação brasileira vem se pautando, como forma de avaliação dos programas de pós-graduação pela CAPES, no quesito “Impacto na Sociedade”, considerado um dos três pilares da avaliação, sendo os outros dois o “Programa” e a “Formação”. O quesito impacto contém indicadores que se inserem tipicamente nas ações de extensão. Entre esses indicadores, temos:  Cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização voltados ao desenvolvimento profissional do público em geral; Programas de ação ou intervenção junto a instituições diversas e comunidades com necessidades específicas; Organização de evento de divulgação científica voltado para o público técnico e geral; Ações de atenção à educação básica ou de atenção à saúde.

                Nesse sentido, é desejável a criação de uma ACE que vise integrar mais diretamente os alunos da pós-graduação às atividades extensionistas, buscando também uma integração com os alunos da graduação em Psicologia, como ocorre com as atividades de ensino e pesquisa. De forma incipiente e com operacionalização a ser definida com os atores envolvidos, estamos propondo uma ACE intitulada “Extensão em interface com a pesquisa.”

           

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerações Finais:

                                   

O PEX -IPUFU foi uma construção coletiva que envolveu muitos  meses de  discussões com NDE ,  colegiado da Graduação, docentes, discentes e técnicos administrativos do curso de Psicologia. Tal atividade permitiu resgatar a história da extensão em nossa unidade acadêmica, identificar forças e fraquezas no diálogo com o ensino, pesquisa e na relação com a comunidade externa. O levantamento feito das ações desenvolvidas no IPUFU mostra nossa diversidade. Observou-se que a unidade realiza extensão em várias linhas e áreas da Psicologia e em suas interfaces como, por exemplo, com a Educação. As ações extensionistas possibilitam e possibilitarão  ao estudante participação como protagonista, incrementando  a formação, nessa nova fase de curricularização das ações extensionistas. A experiência com a comunidade externa sempre oxigena o ensino, a pesquisa e a própria extensão, à medida que nos desafia a dar acolhimento e alguma resposta aos problemas apresentados.  

A elaboração do PEX-IPUFU foi um convite a avaliar e identificar o que realmente acontece em termos de extensão na unidade, permitindo propor melhorias no que já foi conquistado. Será importante incrementar e diversificar o número de ações, identificar e publicizar parcerias institucionais e fomentos, para garantir que as ações curicularizadas aconteçam de forma contínua para que o aluno possa participar, ser certificado e concluir o curso. Temos consciência do enorme desafio que será ampliar atividades de extensão, de modo que todos os estudantes desenvolvam de forma sistemática, contínua, de qualidade, ao longo das 450 horas dessa atividade formativa  e substancial, o que corresponde a, pelo menos, 10% de sua formação em atividades de extensão.

O acompanhamento permanente das ações desenvolvidas nas ACEs que estão sendo propostas no PPC em construção, será prioritário no âmbito das coordenações de graduação, de extensão, pós-graduação, direção da clínica psicológica e pela direção da Unidade. Procurou-se construir um plano de ação que atenda aos anseios da Comunidade IPUFU e que viabilize a extensão na Unidade. Os Gráficos 16 e 17 são núvens de palavras que apresentam, respectivamente, palavras-chave representativas da extensão no IPUFU em termos do que ela representa e dos anseios futuros. Esses dados foram obtidos com base em pesquisa junto a docentes e técnicos-administrativos e estudantes. 

Gráfico 16: Nuvem de Palavras representativas da Extensão no IPUFU para docentes e técnico-administrativos.

Fonte: Pesquisa sobre atividades extensionistas do IPUFU-2022

 

Gráfico 17: Nuvem  de Palavras representativa da Extensão no IPUFU para estudantes.

Fonte: Pesquisa sobre atividades extensionistas do IPUFU-2022.

O IPUFU aguarda essa nova etapa, a curricularização da extensão, que passa agora a se descortinar na UFU com curiosidade, interesse e preocupações. Estamos dipostos e disponíveis para a nova etapa, conscientes que o percurso será desafiador para todos e para toda a UFU.

             

ELEMENTOS PÓS TEXTUAIS

Responsáveis pela construção do documento:

                                    

Renata Ferrarez Fernandes Lopes

Cirlei Evangelista Silva

Maristela de Souza Pereira

Carmen Lúcia Reis

Rodrigo Sanches Peres

Anabela Almeida Costa e Santos Peretta

Gabriel Barra Falconieri Oliveira

Viki Campos Ribeiro

Jessica Pereira e Moreira            

Outras informações:

                                          ------       

REFERÊNCIAS

Bases legais, referências e normativas:

                                 

BRASIL. Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE – e dá outras providências. Brasília, DF. 2014.

 

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 07 de 19 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei 13.005/2014 e dá outras providências. Brasília, DF. 2018.

 

PEREIRA, M. S. Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, em:  JACÓ-VILELA, Ana. Maria. (Org.). Dicionário Histórico de Instituições de Psicologia no Brasil. Rio de Janeiro: Imago; Brasília, DF: CFP. 2011

 

SILVA, C.  E. Ata  da 6a. Reunião Extraordinária do Colegiado de Extensão do IPUFU. 2022.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho Universitário. Resolução nº 25/2019 de 26 de novembro de 2019.Dispõe sobre a Política de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia.

 

__________________________________. Conselho de Graduação. Resolução 13/2019, de 18 de outubro de 2019. Regulamenta a inserção das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia e altera as resoluções nº 15/2011 e nº 15/2016. Uberlândia, MG. 2019.

 

__________________________________. Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. Resolução 05 de 2020. Aprova as orientações para a sistemática de elaboração do Plano de Extensão da Unidade (PEX), conforme estabelece a Política de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG. 2021

 

__________________________________. Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. Resolução 06/2020. Dispõe sobre a sistematização da Extensão no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG. 2021

 

__________________________________. Conselho de Graduação;    Resolução no. 39/2022, do Graduação (CONGRAD) que regulamenta a operacionalização das Atividades Curriculares de Extensão - ACE nos Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPC em articulação com os Planos de Extensão das Unidades – PEX. Uberlândia, MG. 2022                

Anexos

 I - Ata da 10ª Reunião - COLEXIPUFU - 2021 (SEI nº 3689340

 II - Ata da 12ª Reunião - COLEXIPUFU - 2021 (SEI nº 3689342)  

 III - Ata da 13ª Reunião - COLEXIPUFU - 2021 (SEI nº 3689343)  

IV - Ata da 15ª Reunião - COLEXIPUFU - 2021 (SEI nº 3689344)

V - Ata da 3ª Reunião - COLEXIPUFU - 2022 (SEI nº 3689346)

VI - Ata da 4ª Reunião - COLEXIPUFU - 2022 (SEI nº 3689348)

VII - Ata da 4ª Reunião - NDE - 2022 (SEI nº 3689350)

VIII - Ata da 5ª Reunião - COLEXIPUFU - 2022 (SEI nº 3689352)

IX - Ata da 6ª Reunião - COLEXIPUFU - 2022 (SEI nº 3689354)

X - E-mail para Questionário PEX - Docentes e TAEs (SEI nº 3689360)

XI - E-mail para Questionário PEX - Discentes (SEI nº 3689362)

XII - Resultado do Questionário PEX - Docentes e TAEs (SEI nº 3689363)

XIII - Resultado do Questionário PEX - Discentes (SEI nº 3689365 )                                                           

 

Bases legais para construção do PEX:

1 – Resolução nº 7/2018 – CNE/MEC

2 - Resolução nº 25/2019-CONSUN/UFU

3 – Resolução nº 13/2019 – CONGRAD/UFU

4 - Resolução nº 5/2020 – CONSEX/UFU

5 – Resolução nº 6/2020 – CONSEX/UFU


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Renata Ferrarez Fernandes Lopes, Presidente, em 24/06/2022, às 09:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maristela de Souza Pereira, Membro de Colegiado, em 25/06/2022, às 14:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Anabela Almeida Costa e Santos Peretta, Membro de Colegiado, em 27/06/2022, às 09:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Sanches Peres, Membro de Colegiado, em 27/06/2022, às 11:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carmen Lúcia Reis, Membro de Colegiado, em 27/06/2022, às 13:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Gabriel Barra Falconieri Oliveira, Membro de Colegiado, em 27/06/2022, às 18:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3689322 e o código CRC 338068E2.




Referência: Processo nº 23117.042479/2022-63 SEI nº 3689322