UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Física das Radiações Ionizantes

Unidade Ofertante:

Instituto de Física

Código:

INFIS39019

Período/Série:

6o período

Turma:

G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

-

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Diego Merigue da Cunha

Ano/Semestre:

2021/02

Observações:

 

 

EMENTA

1. Conceitos básicos de física atômica e nuclear; 2. Modos de decaimento radioativo; 3. Radioatividade; 4. Interação de partículas carregadas rápidas com a matéria; 5. Interação de raios X e gama com a matéria; 6. Interação de nêutrons com a matéria

 

JUSTIFICATIVA

Os conteúdos a serem desenvolvidos na disciplina são de extrema importância na formação do futuro físico médico, pois permitem compreender os mecanismos básicos de produção e interação das radiações ionizantes com a matéria.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Utilizar os conceitos da física atômica e nuclear para compreender a produção de radiação. Explicar os mecanismos de interação da radiação ionizante com a matéria.

Objetivos Específicos:

A fim do semestre o aluno deverá ser capaz de:

- Compreender os mecanismos básicos de produção das radiações ionizantes

- Compreender os mecanismos básicos de interação da radiação ionizante (partículas carregadas rápidas, raios X e gama e nêutrons) com a matéria

 

PROGRAMA

 

1. Conceitos básicos de física atômica e nuclear: 1.1 Estrutura atômica e processos de desexcitação atômica; 1.2 O núcleo atômico; 1.3 Energia de ligação nuclear e estabilidade nuclear

 

2. Modos de decaimento radioativo: 2.1 Decaimento por emissão alfa; 2.2 Decaimento por emissão beta- ; 2.3 Decaimento por emissão beta+; 2.4 Decaimento por captura de elétron

 

3. Radioatividade: 3.1 Atividade; 3.2 Lei do decaimento exponencial; 3.3 Tempo de meia-vida e vida média; 3.4 Decaimentos em série

 

4. Interação de partículas carregadas rápidas com a matéria: 4.1 Caracterização das interações; 4.1 Poder de freamento para partículas carregadas pesadas; 4.2 Poder de freamento para partículas carregadas leves; 4.3 Alcance; 4.4 Densidade de ionizações e transferência linear de energia

 

5. Interação de raios X e gama com a matéria: 5.1 Espalhamento Compton; 5.2 Espalhamento coerente (Rayleigh); 5.3 Efeito fotoelétrico; 5.4 Produção de par; 5.5 Atenuação do feixe de fótons; 5.6 Coeficientes mássicos de transferência e de absorção de energia

 

6. Interação de nêutrons com a matéria: 6.1 Aspectos gerais; 6.2 Espalhamento elástico; 6.3 Espalhamento inelástico; 6.4 Captura de nêutrons; 6.5 Fissão nuclear induzida

7. Introdução à radiobiologia (opcional)

 

METODOLOGIA

A metodologia a ser empregada consiste no Ensino Híbrido, utilizando o método de Sala de Aula invertida: O material referente ao assunto a ser estudado em cada aula será disponibilizado previamente por meio da plataforma MS Teams. O aluno deverá estudar o material e responder às questões propostas. Em sala, o assunto será apresentado de forma dialógica, discutido e debatido, e serão propostas atividades para desenvolvimento.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de forma contínua ao longo do semestre, por meio da participação dos alunos nas atividades propostas. A pontuação será distribuída da seguinte forma:

Atividades pré-aula: 15 pontos

Atividades em sala de aula: 10 pontos

1a Prova: 20 pontos

2a Prova: 20 pontos

3a Prova: 20 pontos

Seminário: 15 pontos

Avaliação de recuperação (fim do semestre): 100 pontos.


Obs.: Avaliação de recuperação será aplicada ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e apresentar frequência mínima de 75%.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

− ATTIX, F. H.  Introduction to Radiological Physics and Radiation Dosimetry. Weinheim, GE: Wiley-VCH, 2004.
− PODGORSAK, E. B. Radiation Physics for Medical Physicists. New York: Springer, 2010.
− JOHNS, H. E.; CUNNINGHAM, J. R. The Physics of Radiology. Springfield, Illinois: C. C. Thomas, 1983.

 

Complementar

− CEMBER, H.; JOHNSON, T. E. Introduction to Health Physics. New York: McGraw-Hill Medical, 2009.
− OKUNO, E.; CALDAS, I. L.; CHOW, C. Física para ciências biológicas e biomédicas. São Paulo: Harbra, 1982.
− OKUNO, E.; YOSHIMURA, E. M. Física das radiações. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.
− MARTIN, J. E. Physics for Radiation Protection: a handbook . Weinheim: Wiley-VCH, 2006.
− REITZ, J. R.; MILFORD, F. J.; CHRISTY, R. W. Fundamentos da Teoria Eletromagnética. Rio de Janeiro: Campus, 1982.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Diego Merigue da Cunha, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/05/2022, às 15:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.022730/2022-73 SEI nº 3565889