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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 4L - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Alterações do aparelho estomatognático em edentados totais. Alternativas para reabilitação com aparelhos removíveis imediatos. Prótese removível total (PRT). Overdentures. Reparos em PRT.
JUSTIFICATIVA
O Brasil vive um período de transição demográfica, com nítido envelhecimento populacional (VASCONCELOS; GOMES, 2012). O grupo dos idosos passou de 4,7% da população, em 1960, para 12,6% em 2012, e a estimativa é que em 2030, esse grupo seja maior que o grupo de crianças com até 14 anos. Avanços tecnológicos e melhoria das políticas de saúde pública possibilitaram o aumento da expectativa de vida da população brasileira. Porém a saúde bucal da população, especialmente dos idosos não acompanhou estes avanços. Especula-se que o número de pacientes edêntulos nesta população idosa poderá chegar a 64 milhões em 2040. Logo, a necessidade de reabilitar proteticamente esses pacientes continuará sendo uma constante em saúde pública (CARDOSO et al., 2016; VASCONCELOS; GOMES, 2012). Essa situação contribui, para o estabelecimento de uma alteração funcional e estética facial bastante importante e por consequência dificuldade de socialização e redução da autoestima/autoconfiança. Isso demonstra a existência de uma vasta demanda em prótese e, portanto, a necessidade de qualificação do Cirurgiões Dentistas (CD) ofertarem uma atenção à saúde bucal desta população. Nota-se que grande parte dessa população está presente em classe social de menor recurso econômico e as próteses removíveis são, dentre as opções de reabilitação oral, aquelas que oportunizam aos indivíduos edêntulos uma reabilitação mais rápida e menos onerosa financeiramente, oportunizando sua recuperação estética com retorno ao convívio social e nítida melhora em sua autoestima/autoconfiança. Portanto, faz-se necessário que o conhecimento das práticas odontológicas para reabilitação de indivíduos edêntulos, por meio da construção de aparelhos removíveis por técnicas usuais, sejam de domínio dos CDs e que, mediante o volumoso e rápido surgimento de novas tecnologias, devam ser continuamente atualizados.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Racionalizar procedimentos clínicos e de laboratório capazes de tornar os alunos aptos à execução de Próteses Removíveis Totais (PRT); - Sensibilizar o aluno para a compreensão das funções e estruturas dos tecidos da cavidade oral mediante o edentulismo total. |
Objetivos Específicos: |
- Realizar exame, diagnóstico e planejamento para reabilitação com PRT mediata e imediata; - Executar procedimentos clínicos e laboratoriais para a confecção de PRT; - Conhecer, indicar e manusear os materiais odontológicos para confecção de PRT; - Planejar e reabilitar os pacientes edêntulos totais com PRTs. |
PROGRAMA
O programa envolve todo o conteúdo necessário para capacitar os discentes quanto à execução de Próteses Removíveis Totais (PRT) e divide-se em:
1. Conceitos, classificações, terminologias, finalidades e requisitos das próteses removíveis totais.
2. Meios e sistemas de retenção e estabilidade em PRT.
3. Materiais e princípios de moldagem em PRT.
4. Exame clínico, moldagem anatômica, modelo anatômico e delineamento da área basal.
5. Moldeiras individuais, moldagem funcional e modelos de funcionais/trabalho.
6. Bases de prova, planos de orientação e registro intermaxilar.
7. Seleção de dentes, montagem em ASA e montagem de dentes artificiais.
8. Avaliação funcional dos dentes artificiais, ceroplastia/escultura.
9. Processamento das próteses, instalação e controle.
10. Prótese total imediata.
Prática: clínica e laboratorial para construção de próteses totais removíveis.
METODOLOGIA
- Aulas teóricas expositivas
- Atividades práticas clínicas e laboratoriais, em grupo de 4 alunos, envolvendo o atendimento odontológico de um paciente totalmente desdentado para a confecção de próteses totais removíveis superior e inferior. Os alunos desenvolverão todas as etapas do tratamento, desde o exame clínico do paciente até a instalação e controles posteriores das próteses.
Cronograma das aulas teóricas e atividades práticas laboratoriais/ clínicas (20/05 a 18/09/2024):
Dia |
Mês |
D/S |
Tipo de Aula |
Horário |
Conteúdo Programático |
Professor |
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20 |
05 |
Seg |
Teórica |
14:00 – 17:40 |
INTRODUÇÃO À PRÓTESE REMOVÍVEL - Apresentação da disciplina; - Sistema de avaliação (cronograma, fichas planejamento e acompanhamento clínico/laboratorial, instrumentais). - Conceitos, classificações e terminologias (sequência clínica geral) - Finalidades e Requisitos das próteses removíveis. |
LUIZ CARLOS |
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22 |
05 |
Qua |
Teórica |
08:00 – 11:30 |
- Meios e Sistemas de Retenção; Estabilidade e Suporte em prótese removível total; - Princípios de Moldagem em prótese removível; - Materiais de moldagem usados em próteses removíveis |
ANDRÉA |
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27 |
05 |
Seg |
Prát. clín/lab. |
14:00 – 17:40 |
- Exame clínico |
ANDRÉA, JULIANA, LUIZ CARLOS, LUCAS |
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29 |
05 |
Qua |
Teórica |
08:00- 11:30 |
- Exame Clínico em pacientes com necessidade de reabilitação oral por prótese removível total. Problematização e discussão do exame clínico, diagnóstico e prognóstico dos casos de prótese total removível bimaxilar da clínica de PR2 (valor: 2 pontos). |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUIZ CARLOS, LUCAS |
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03 |
06 |
Seg |
Prát. clín/lab. |
14:00 – 17:40 |
- Moldagem estudo e confecção modelo estudo |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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05 |
06 |
Qua |
Teórica |
08:00 – 11:30 |
- Moldagem de estudo e confecção modelo estudo |
JULIANA |
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10 |
06 |
Seg |
Prát. clín/lab. |
14:00 – 17:40 |
- Moldagem estudo e confecção modelo estudo - Delimitação área basal |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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12 |
06 |
Qua |
Teórica |
08:00 – 11:30 |
- Delimitação área basal - Confecção moldeira individual |
GERMANA |
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17 |
06 |
Seg |
Prát. clín/lab. |
14:00 – 17:40 |
- Delimitação área basal - Confecção moldeira individual |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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19 |
06 |
Qua |
Prát. clín/lab. |
08:00 – 11:30 |
- Confecção moldeira individual - Moldagem funcional e obtenção do modelo de trabalho |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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24 |
06 |
Seg |
Prát. clín/lab. |
14:00 – 17:40 |
- Moldagem funcional e confecção do modelo funcional/trabalho |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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26 |
06 |
Qua |
Teórica |
08:00 – 11:30 |
- Moldagem funcional e confecção do modelo funcional/trabalho - Confecção das bases provisórias - Problematização e discussão dos casos de prótese total removível bimaxilar da clínica de PR2 quanto à moldagem funcional (valor: 2 pontos). |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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01 |
07 |
Seg |
Prát. clín/lab. |
14:00 – 17:40 |
- Moldagem funcional e confecção do modelo funcional/trabalho - Confecção das bases provisórias |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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03 |
07 |
Qua |
Teórica/ Lab. |
08:00 – 11:30 |
- Primeira avaliação teórica - Confecção das bases provisórias |
LUCAS EQUIPE |
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- Moldagem funcional e Obtenção dos modelos de trabalho |
GERMANA |
08 |
07 |
Seg |
Prát. clín/lab. |
14:00 – 17:40 |
- Registro maxilomandibular - Seleção de dentes artificiais |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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GERMANA |
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10 |
07 |
Qua |
Teórica |
08:00 – 11:30 |
- Relações intermaxilares e Planos de orientação |
ANDRÉA |
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15 a 27 - recesso |
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29 |
07 |
Seg |
Prát. clín/lab. |
14:00 – 17:40 |
- Registro maxilomandibular - Seleção de dentes artificiais - Montagem dos modelos em ASA |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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31 |
07 |
Qua |
Prát. clín/lab. |
08:00 – 11:30 |
- Montagem em ASA e montagem de dentes artificiais em P.R.T. |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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05 |
08 |
Seg |
Teórica |
14:00 – 17:40 |
- Dentes artificiais (ASA, dentes até montagem, ceroplastia e avaliação funcional) |
LUCAS |
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07 |
08 |
Qua |
Prát. clín/lab. |
08:00 – 11:30 |
- Montagem de dentes artificiais em P.R.T. |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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12 |
08 |
Seg |
Prát. clín/lab. |
14:00 – 17:40 |
- Montagem de dentes artificiais em P.R.T. - Avaliação funcional - Ceroplastia |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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14 |
08 |
Qua |
Teórica |
08:00 – 11:30 |
- Processamento e Instalação dos aparelhos removíveis |
GERMANA |
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19 |
08 |
Seg |
Prát. clín/lab. |
14:00 – 17:40 |
- Avaliação funcional da montagem de dentes em P.R.T - Ceroplastia |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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21 |
08 |
Qua |
Teórica |
08:00 – 11:30 |
- Controle posterior e manutenção das Próteses Totais Removíveis. - Problematização e discussão dos casos de prótese total removível bimaxilar da clínica de PR2 quanto ao controle posterior e manutenção (valor: 2 pontos). |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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26 |
08 |
Seg |
Prát. clín/lab. |
14:00 – 17:40 |
- Processamento: Preparo do molde da inclusão (Abertura da mufla, eliminação da cera e base de prova); Acrilização [prensagem da RAAT (Caracterização), polimerização} |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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28 |
08 |
Qua |
Prát. clín/lab. |
08:00 – 11:30 |
- Processamento: Preparo do molde da inclusão (Abertura da mufla, eliminação da cera e base de prova); Acrilização [prensagem da RAAT (Caracterização), polimerização} |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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02 |
09 |
Seg |
Prát. clín/lab. |
14:00 – 17:40 |
- Processamento: Preparo do molde da inclusão (Abertura da mufla, eliminação da cera e base de prova); Acrilização [prensagem da RAAT (Caracterização), polimerização}, acabamento e polimento. - Instalação das Próteses Removíveis |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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04 |
09 |
Qua |
Prát. clín/lab. |
08:00 – 11:30 |
- Processamento: Preparo do molde da inclusão (Abertura da mufla, eliminação da cera e base de prova); Acrilização [prensagem da RAAT (Caracterização), polimerização}, acabamento e polimento. - Instalação das Próteses Removíveis |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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09 |
09 |
Seg |
Prát. clín/lab. |
14:00 – 17:40 |
- Processamento: Acabamento e Polimento das próteses - Instalação das Próteses Removíveis - Controle posterior |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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11 |
09 |
Qua |
Teórica |
08:00 – 11:30 |
- Segunda prova - Correção conjunta com os alunos |
JULIANA EQUIPE |
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16 |
09 |
Seg |
Prát. clín/lab. |
14:00 – 17:40 |
- Controle posterior |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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18 |
09 |
Qua |
Prát. clín/lab. |
08:00 – 11:30 |
- Controle posterior |
ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS |
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- Espaço físico para aulas teóricas: Bloco 4L, Anexo A, laboratório pré-clinico ou sala de aula no Bloco 8C
- Espaço físico para aulas laboratoriais: Bloco 4L, Anexo A, sala 13 (laboratório pré-clínico)
- Espaço físico para aulas clínicas: Hospital Odontológico, Bloco 4L
AVALIAÇÃO
Os tipos/modalidades de avaliações estabelecidas e que serão desenvolvidas, no componente curricular da Prótese Removível II, para o acompanhamento e a verificação da aprendizagem do estudante, serão:
7.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DIÁRIA: fichas preenchidas pelos alunos que consta a atividade/procedimento a ser executado no dia do atendimento ao paciente, o objetivo da realização do mesmo, a enumeração de todos os materiais e instrumentais que serão utilizados, além da sequência clínica do procedimento a ser realizado.
Essa ação visa instigar os acadêmicos a fazerem uma leitura prévia de cada procedimento a ser realizados em clínica e/ou em laboratório para que eles tenham um conhecimento mínimo prévio do assunto e consigam melhor entenderem os objetivos de cada procedimento e dessa forma, o executarem com melhor qualidade, sempre sob a tutoria de um docente. Lembramos que os procedimentos são, na sua maioria, executados prévios às aulas teóricas. O último campo do documento de planejamento, será preenchido pós realização de cada procedimento para que os discentes possam descreva/discutir a sua percepção sobre o procedimento em termos da sua execução e aprendizado (Sua importância, justificativa da necessidade do mesmo no processo e entendimento dos passos realizados bem como as dificuldades encontradas).Portanto, espera-se que as dúvidas oriundas da prática sejam elementos geradores/norteadores das discussões dos temas em sala de aula.
Critérios de avaliação: Entrega nos momentos determinados; Preenchimento de todos os campos; Conteúdo (completo sem ser extenso e com boa redação; sequencial; lógico; ter correlação com o clínico não sendo uma mera transcrição de textos). Todos os campos serão avaliados em 100% e a avaliação final de cada planejamento/fundamentação será a média das avaliações parciais em cada campo e resultará uma média final, em porcentagem, de todas as fundamentações. Essa porcentagem final será utilizada para gerar a pontuação final através de uma proporcionalidade em relação aos pontos destinados à essa ação (ver quadro com sistema de avalição/distribuição pontuação).
Obs: A fundamentação teórica diária deverá ser enviada com dois dias de antecedência da atividade clínica/laboratorial para o docente responsável via e-mail (os e-mails de todos os docentes da APROR estão descritos no cabeçalho deste plano de ensino)
7.2 REGISTRO DO TRATAMENTO (CADERNO DE ACOMPANHAMENTO)
O arquivo da apostila com o plano de tratamento entregue pela área, deverá ser impressa e preenchida pelo grupo conforme a evolução do atendimento dos pacientes e aulas práticas durante todo o semestre e entregue ao final do mesmo.
As atividades clínicas e/ou laboratoriais serão monitoradas/acompanhadas pelo preenchimento de um documento modelo elaborado pela área de prótese removível. Esse documento tem por objetivo o registro de todos os procedimentos executados com anotações das ocorrências ou intercorrências, as quais discutidas com o docente tutor colaborarão para o entendimento de todas as ações realizadas no processo de reabilitação de um edêntulo total.
Critérios de avaliação: da mesma forma que na fundamentação teórica, cada procedimento será avaliado em 100% e a avaliação final será a média das avaliações parciais de cada procedimento e resultará uma média final, em porcentagem. Essa porcentagem final será utilizada para gerar a pontuação final através de uma proporcionalidade em relação aos pontos destinados à essa ação (ver quadro com sistema de avalição/distribuição pontuação).
7.3 AVALIAÇÕES TEÓRICAS
Serão realizadas duas avaliações teóricas no decorrer do semestre.
Obs: A última avaliação será realizada em grupo (mesmo grupo das atividades práticas). Os alunos do grupo deverão discutir sobre as questões abordadas, chegar a um consenso e, entregar ao final da prova apenas uma via da avaliação teórica por grupo.
7.4 AVALIAÇÃO DO TRABALHO PRÁTICO
Essa avaliação se refere ao trabalho prático clínico e laboratorial de confecção das próteses removíveis totais dos pacientes desempenhado individualmente por cada aluno do grupo.
A aferição do aproveitamento e da assiduidade na disciplina se dará em acordo com os artigos 162, 163 e 164 das normas gerais de graduação, ou seja: durante o semestre, serão distribuídos 100 pontos entre as várias atividades avaliativas conforme apresentado no quadro sistema de avaliação (prática e/ou teórica). Ainda, serão considerados o acompanhamento da frequência/assiduidade. O discente deve atingir no mínimo 60 pontos no aproveitamento e 75% de assiduidade/frequência, salvo o aplicável à questão das atividades de recuperação conforme Resolução CONGRAD 46/2022 e Normas gerais de Graduação Art. 141 e Resolução COLCOCOD Nº 1, de 25 de agosto de 2022 (Avaliação de Recuperação)
7.5 PROBLEMATIZAÇÃO E DISCUSSÃO DOS CASOS CLÍNICOS EM SALA DE AULA
Durante o semestre, nas aulas teóricas referentes ao exame clínico, moldagem funcional e controle posterior/manutenção das próteses totais removíveis será utilizado metodologia ativa envolvendo a problematização das particularidades dos casos clínicos da clínica de PR2 quanto a esses conteúdos. Cada grupo será avaliado individualmente quanto a sua assiduidade, participação nas atividades propostas e protagonismo do conhecimento. As atividades propostas poderão corresponder às seguintes situações: apresentação de caso clínico com discussão em sala de aula guiada; estudo de caso em grupo, devendo cada grupo compartilhar suas conclusões com a turma; debate guiado com base em evidências científicas e raciocínio clínico. Os pontos serão atribuídos aos alunos com base em sua capacidade de diagnosticar corretamente casos clínicos, propor planos de tratamento adequados e participar ativamente das discussões em sala de aula
As modalidades de avaliações estabelecidas que serão desenvolvidas na disciplina para o acompanhamento e a verificação da aprendizagem do discente e os valores destinadas a cada um serão:
Sistema de Avaliação (avaliação prática e/ou teórica) |
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Descrição |
Valor |
1ª AVALIAÇÃO TEÓRICA |
30,0 |
2ª AVALIAÇÃO TEÓRICA |
30,0 |
AVALIAÇÃO DO TRABALHO PRÁTICO – (Clínico/Laboratorial) |
20,0 |
Registro do tratamento – caderno de acompanhamento |
7,0 |
Fundamentação teórica por procedimento |
7,0 |
PROBLEMATIZAÇÃO E DISCUSSÃO DOS CASOS CLÍNICOS EM SALA DE AULA |
6,0 |
TOTAL |
100,00 |
AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO |
100,00 |
Caso o aluno não tenha um aproveitamento de 60% na disciplina ao longo do semestre, este poderá realizar a avaliação de recuperação desde que tenha 75% de frequência (RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022, título VII, capítulo II, seção III, artigo 141; RESOLUÇÃO COLCOCOD Nº 1, DE 25 DE AGOSTO DE 2022, artigo 1º). A avaliação teórica será realizada no final do semestre e englobará todo o conteúdo ministrado ao longo do semestre na disciplina de Prótese Removível II e terá um formato dissertativo com valor de 100 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1) PRISCO DA CUNHA, V. P.; MARCHINI, L. Prótese Total Contemporânea na Reabilitação Bucal. 2ª ed. São Paulo: Santos, 2014. 268 p.
2) TELLES, D. M. Prótese total: convencional e sobre implantes. São Paulo: Santos, 2013. 512 p.
3) ZARB, G.; HOBKIRK, J. A.; ECKERT, S. E.; JACOB, R. F. Tratamento protético para os pacientes edêntulos: próteses totais convencionais e implantossuportadas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 464p.
Complementar
ANUSAVICE, K. J.; CHIAYI, S.; RAWLS, H. R. Phillips materiais dentários. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 592 p.
ASSAOKA, S. K.; CESAR, E. A; OLIVEIRA, F. J. Prótese dentária: princípios fundamentais técnicas laboratoriais. 3ª ed. Nova Odessa: Napoleão, 2014. 271 p.
COSTA, S. C.; REBOLLAL, J.; UDE BRAZ, D. B. Descomplicando a prótese total: perguntas e respostas. São Paulo: Napoleão, 2012. 354 p.
FIGUN, M. E.; GARINO, R. R. Anatomia odontológica funcional e aplicada. São Paulo: Artmed, 2003. 532 p.
MONTENEGRO, F. L. B.; MARCHINI, M.; BRUNETTI, R. F. Aspectos importantes na prótese total para a terceira idade. In: Prisco da Cunha V.P.; Marchini L. Prótese Total Contemporânea na Reabilitação Bucal. São Paulo: Santos; 2007. 179-94.
TURANO, J. C. et al. Fundamentos de prótese total. São Paulo: Santos, 2010. 569 p.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Germana De Villa Camargos, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/05/2024, às 20:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.028848/2024-77 | SEI nº 5408264 |