UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Odontologia

Av. Pará, 1720, Bloco 4L - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320
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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PRÓTESE REMOVÍVEL II

Unidade Ofertante:

ÁREA DE PRÓTESE REMOVÍVEL E MATERIAIS ODONTOLÓGICOS (APROR)

e-mail da área: apror@foufu.ufu.br

Código:

FOUFU31606

Período/Série:

6º SEXTO

Turma:

94

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

90

Total:

120

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

-Andréa Gomes de Oliveira (coordenadora)

E-mail: andrea.gomes@ufu.br

-Juliana Bisinotto Gomes Lima

E-mail: julianalima@ufu.br

Germana de Villa Camargos

E-mail: germana.camargos@ufu.br

-Luiz Carlos Gonçalves

E-mail: luizcgrr@ufu.br

-Lucas Do Nascimento Tavares

E-mail: lucasnascimentotavares@hotmail.com

 

Ano/Semestre:

2024/1 (ano civil 2024)

Observações:

orientações da RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 118, de 10 de novembro de 2023 que altera a RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 73, de 17 de outubro DE 2022 e da Resolução COLCOCOD Nº 1, de 25 de agosto de 2022 (Avaliação de Recuperação)

 

EMENTA

Alterações do aparelho estomatognático em edentados totais. Alternativas para reabilitação com aparelhos removíveis imediatos. Prótese removível total (PRT). Overdentures. Reparos em PRT.

JUSTIFICATIVA

O Brasil vive um período de transição demográfica, com nítido envelhecimento populacional (VASCONCELOS; GOMES, 2012). O grupo dos idosos passou de 4,7% da população, em 1960, para 12,6% em 2012, e a estimativa é que em 2030, esse grupo seja maior que o grupo de crianças com até 14 anos. Avanços tecnológicos e melhoria das políticas de saúde pública possibilitaram o aumento da expectativa de vida da população brasileira. Porém a saúde bucal da população, especialmente dos idosos não acompanhou estes avanços. Especula-se que o número de pacientes edêntulos nesta população idosa poderá chegar a 64 milhões em 2040. Logo, a necessidade de reabilitar proteticamente esses pacientes continuará sendo uma constante em saúde pública (CARDOSO et al., 2016; VASCONCELOS; GOMES, 2012). Essa situação contribui, para o estabelecimento de uma alteração funcional e estética facial bastante importante e por consequência dificuldade de socialização e redução da autoestima/autoconfiança. Isso demonstra a existência de uma vasta demanda em prótese e, portanto, a necessidade de qualificação do Cirurgiões Dentistas (CD) ofertarem uma atenção à saúde bucal desta população. Nota-se que grande parte dessa população está presente em classe social de menor recurso econômico e as próteses removíveis são, dentre as opções de reabilitação oral, aquelas que oportunizam aos indivíduos edêntulos uma reabilitação mais rápida e menos onerosa financeiramente, oportunizando sua recuperação estética com retorno ao convívio social e nítida melhora em sua autoestima/autoconfiança.  Portanto, faz-se necessário que o conhecimento das práticas odontológicas para reabilitação de indivíduos edêntulos, por meio da construção de aparelhos removíveis por técnicas usuais, sejam de domínio dos CDs e que, mediante o volumoso e rápido surgimento de novas tecnologias, devam ser continuamente atualizados.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Racionalizar procedimentos clínicos e de laboratório capazes de tornar os alunos aptos à execução de Próteses Removíveis Totais (PRT);

- Sensibilizar o aluno para a compreensão das funções e estruturas dos tecidos da cavidade oral mediante o edentulismo total.

Objetivos Específicos:

- Realizar exame, diagnóstico e planejamento para reabilitação com PRT mediata e imediata;

- Executar procedimentos clínicos e laboratoriais para a confecção de PRT;

- Conhecer, indicar e manusear os materiais odontológicos para confecção de PRT;

- Planejar e reabilitar os pacientes edêntulos totais com PRTs.

PROGRAMA

O programa envolve todo o conteúdo necessário para capacitar os discentes quanto à execução de Próteses Removíveis Totais (PRT) e divide-se em:

1. Conceitos, classificações, terminologias, finalidades e requisitos das próteses removíveis totais.

2. Meios e sistemas de retenção e estabilidade em PRT.

3. Materiais e princípios de moldagem em PRT.

4. Exame clínico, moldagem anatômica, modelo anatômico e delineamento da área basal.

5. Moldeiras individuais, moldagem funcional e modelos de funcionais/trabalho.

6. Bases de prova, planos de orientação e registro intermaxilar.

7. Seleção de dentes, montagem em ASA e montagem de dentes artificiais.

8. Avaliação funcional dos dentes artificiais, ceroplastia/escultura.

9. Processamento das próteses, instalação e controle.

10. Prótese total imediata.

Prática: clínica e laboratorial para construção de próteses totais removíveis.

METODOLOGIA

- Aulas teóricas expositivas

- Atividades práticas clínicas e laboratoriais, em grupo de 4 alunos, envolvendo o atendimento odontológico de um paciente totalmente desdentado para a confecção de próteses totais removíveis superior e inferior. Os alunos desenvolverão todas as etapas do tratamento, desde o exame clínico do paciente até a instalação e controles posteriores das próteses.

Cronograma das aulas teóricas e atividades práticas laboratoriais/ clínicas (20/05 a 18/09/2024):

Dia

Mês

D/S

Tipo de Aula

Horário

Conteúdo Programático

Professor

 

20

05

Seg

Teórica

14:00 – 17:40

INTRODUÇÃO À PRÓTESE REMOVÍVEL

- Apresentação da disciplina;

- Sistema de avaliação (cronograma, fichas planejamento e acompanhamento clínico/laboratorial, instrumentais).

- Conceitos, classificações e terminologias (sequência clínica geral)

- Finalidades e Requisitos das próteses removíveis.

LUIZ CARLOS

 

22

05

Qua

Teórica

08:00 – 11:30

- Meios e Sistemas de Retenção; Estabilidade e Suporte em prótese removível total;

- Princípios de Moldagem em prótese removível;

- Materiais de moldagem usados em próteses removíveis

ANDRÉA

 

27

05

Seg

Prát. clín/lab.

14:00 – 17:40

- Exame clínico

ANDRÉA, JULIANA, LUIZ CARLOS, LUCAS

 

29

05

Qua

Teórica

08:00- 11:30

- Exame Clínico em pacientes com necessidade de reabilitação oral por prótese removível total. Problematização e discussão do exame clínico, diagnóstico e prognóstico dos casos de prótese total removível bimaxilar da clínica de PR2 (valor: 2 pontos).

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUIZ CARLOS, LUCAS

 

03

06

Seg

Prát. clín/lab.

14:00 – 17:40

- Moldagem estudo e confecção modelo estudo

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

05

06

Qua

Teórica

08:00 – 11:30

- Moldagem de estudo e confecção modelo estudo

JULIANA

 

10

06

Seg

Prát. clín/lab.

14:00 – 17:40

- Moldagem estudo e confecção modelo estudo

- Delimitação área basal

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

12

06

Qua

Teórica

08:00 – 11:30

- Delimitação área basal

- Confecção moldeira individual

GERMANA

 

17

06

Seg

Prát. clín/lab.

14:00 – 17:40

- Delimitação área basal

- Confecção moldeira individual

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

19

06

Qua

Prát. clín/lab.

08:00 – 11:30

- Confecção moldeira individual

- Moldagem funcional e obtenção do modelo de trabalho

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

24

06

Seg

Prát. clín/lab.

14:00 – 17:40

- Moldagem funcional e confecção do modelo funcional/trabalho

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

26

06

Qua

Teórica

08:00 – 11:30

- Moldagem funcional e confecção do modelo funcional/trabalho

- Confecção das bases provisórias

- Problematização e discussão dos casos de prótese total removível bimaxilar da clínica de PR2 quanto à moldagem funcional (valor: 2 pontos).

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

01

07

Seg

Prát. clín/lab.

14:00 – 17:40

- Moldagem funcional e confecção do modelo funcional/trabalho

- Confecção das bases provisórias

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

03

07

Qua

Teórica/ Lab.

08:00 – 11:30

- Primeira avaliação teórica

- Confecção das bases provisórias

LUCAS

EQUIPE

 

 

 

 

- Moldagem funcional e Obtenção dos modelos de trabalho

GERMANA

08

07

Seg

Prát. clín/lab.

14:00 – 17:40

- Registro maxilomandibular

- Seleção de dentes artificiais

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

 

 

 

GERMANA

 

10

07

Qua

Teórica

08:00 – 11:30

- Relações intermaxilares e Planos de orientação

ANDRÉA

 

15 a 27 - recesso

 

29

07

Seg

Prát. clín/lab.

14:00 – 17:40

- Registro maxilomandibular

- Seleção de dentes artificiais

- Montagem dos modelos em ASA

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

31

07

Qua

Prát. clín/lab.

08:00 – 11:30

- Montagem em ASA e montagem de dentes artificiais em P.R.T.

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

05

08

Seg

Teórica

14:00 – 17:40

- Dentes artificiais (ASA, dentes até montagem, ceroplastia e avaliação funcional)

LUCAS

 

07

08

Qua

Prát. clín/lab.

08:00 – 11:30

- Montagem de dentes artificiais em P.R.T.

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

12

08

Seg

Prát. clín/lab.

14:00 – 17:40

- Montagem de dentes artificiais em P.R.T.

- Avaliação funcional

- Ceroplastia

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

14

08

Qua

Teórica

08:00 – 11:30

- Processamento e Instalação dos aparelhos removíveis

GERMANA

 

19

08

Seg

Prát. clín/lab.

14:00 – 17:40

- Avaliação funcional da montagem de dentes em P.R.T

- Ceroplastia

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

21

08

Qua

Teórica

08:00 – 11:30

- Controle posterior e manutenção das Próteses Totais Removíveis.

- Problematização e discussão dos casos de prótese total removível bimaxilar da clínica de PR2 quanto ao controle posterior e manutenção (valor: 2 pontos).

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

26

08

Seg

Prát. clín/lab.

14:00 – 17:40

- Processamento: Preparo do molde da inclusão (Abertura da mufla, eliminação da cera e base de prova); Acrilização [prensagem da RAAT (Caracterização), polimerização}

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

28

08

Qua

Prát. clín/lab.

08:00 – 11:30

- Processamento: Preparo do molde da inclusão (Abertura da mufla, eliminação da cera e base de prova); Acrilização [prensagem da RAAT (Caracterização), polimerização}

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

02

09

Seg

Prát. clín/lab.

14:00 – 17:40

- Processamento: Preparo do molde da inclusão (Abertura da mufla, eliminação da cera e base de prova); Acrilização [prensagem da RAAT (Caracterização), polimerização}, acabamento e polimento.

- Instalação das Próteses Removíveis

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

04

09

Qua

Prát. clín/lab.

08:00 – 11:30

- Processamento: Preparo do molde da inclusão (Abertura da mufla, eliminação da cera e base de prova); Acrilização [prensagem da RAAT (Caracterização), polimerização}, acabamento e polimento.

- Instalação das Próteses Removíveis

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

09

 

09

Seg

Prát. clín/lab.

14:00 – 17:40

- Processamento: Acabamento e Polimento das próteses

- Instalação das Próteses Removíveis

- Controle posterior

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

11

 

09

Qua

Teórica

08:00 – 11:30

- Segunda prova

- Correção conjunta com os alunos

JULIANA

EQUIPE

 

16

09

Seg

Prát. clín/lab.

14:00 – 17:40

- Controle posterior

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

18

09

Qua

Prát. clín/lab.

08:00 – 11:30

- Controle posterior

ANDRÉA, JULIANA, GERMANA, LUCAS

 

- Espaço físico para aulas teóricas: Bloco 4L, Anexo A, laboratório pré-clinico ou sala de aula no Bloco 8C 

- Espaço físico para aulas laboratoriais: Bloco 4L, Anexo A, sala 13 (laboratório pré-clínico)

- Espaço físico para aulas clínicas: Hospital Odontológico, Bloco 4L

AVALIAÇÃO

Os tipos/modalidades de avaliações estabelecidas e que serão desenvolvidas, no componente curricular da Prótese Removível II, para o acompanhamento e a verificação da aprendizagem do estudante, serão:

7.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DIÁRIA: fichas preenchidas pelos alunos que consta a atividade/procedimento a ser executado no dia do atendimento ao paciente, o objetivo da realização do mesmo, a enumeração de todos os materiais e instrumentais que serão utilizados, além da sequência clínica do procedimento a ser realizado.

Essa ação visa instigar os acadêmicos a fazerem uma leitura prévia de cada procedimento a ser realizados em clínica e/ou em laboratório para que eles tenham um conhecimento mínimo prévio do assunto e consigam melhor entenderem os objetivos de cada procedimento e dessa forma, o executarem com melhor qualidade, sempre sob a tutoria de um docente. Lembramos que os procedimentos são, na sua maioria, executados prévios às aulas teóricas. O último campo do documento de planejamento, será preenchido pós realização de cada procedimento para que os discentes possam descreva/discutir a sua percepção sobre o procedimento em termos da sua execução e aprendizado (Sua importância, justificativa da necessidade do mesmo no processo e entendimento dos passos realizados bem como as dificuldades encontradas).Portanto, espera-se que as dúvidas oriundas da prática sejam elementos geradores/norteadores das discussões dos temas em sala de aula.

Critérios de avaliação: Entrega nos momentos determinados; Preenchimento de todos os campos; Conteúdo (completo sem ser extenso e com boa redação; sequencial; lógico; ter correlação com o clínico não sendo uma mera transcrição de textos). Todos os campos serão avaliados em 100% e a avaliação final de cada planejamento/fundamentação será a média das avaliações parciais em cada campo e resultará uma média final, em porcentagem, de todas as fundamentações. Essa porcentagem final será utilizada para gerar a pontuação final através de uma proporcionalidade em relação aos pontos destinados à essa ação (ver quadro com sistema de avalição/distribuição pontuação).

Obs: A fundamentação teórica diária deverá ser enviada com dois dias de antecedência da atividade clínica/laboratorial para o docente responsável via e-mail (os e-mails de todos os docentes da APROR estão descritos no cabeçalho deste plano de ensino)

 

 

7.2 REGISTRO DO TRATAMENTO (CADERNO DE ACOMPANHAMENTO)

O arquivo da apostila com o plano de tratamento entregue pela área, deverá ser impressa e preenchida pelo grupo conforme a evolução do atendimento dos pacientes e aulas práticas durante todo o semestre e entregue ao final do mesmo.

As atividades clínicas e/ou laboratoriais serão monitoradas/acompanhadas pelo preenchimento de um documento modelo elaborado pela área de prótese removível. Esse documento tem por objetivo o registro de todos os procedimentos executados com anotações das ocorrências ou intercorrências, as quais discutidas com o docente tutor colaborarão para o entendimento de todas as ações realizadas no processo de reabilitação de um edêntulo total.

Critérios de avaliação: da mesma forma que na fundamentação teórica, cada procedimento será avaliado em 100% e a avaliação final será a média das avaliações parciais de cada procedimento e resultará uma média final, em porcentagem. Essa porcentagem final será utilizada para gerar a pontuação final através de uma proporcionalidade em relação aos pontos destinados à essa ação (ver quadro com sistema de avalição/distribuição pontuação).

7.3 AVALIAÇÕES TEÓRICAS

Serão realizadas duas avaliações teóricas no decorrer do semestre.

Obs: A última avaliação será realizada em grupo (mesmo grupo das atividades práticas). Os alunos do grupo deverão discutir sobre as questões abordadas, chegar a um consenso e, entregar ao final da prova apenas uma via da avaliação teórica por grupo.

7.4 AVALIAÇÃO DO TRABALHO PRÁTICO

Essa avaliação se refere ao trabalho prático clínico e laboratorial de confecção das próteses removíveis totais dos pacientes desempenhado individualmente por cada aluno do grupo.

A aferição do aproveitamento e da assiduidade na disciplina se dará em acordo com os artigos 162, 163 e 164 das normas gerais de graduação, ou seja: durante o semestre, serão distribuídos 100 pontos entre as várias atividades avaliativas conforme apresentado no quadro sistema de avaliação (prática e/ou teórica). Ainda, serão considerados o acompanhamento da frequência/assiduidade. O discente deve atingir no mínimo 60 pontos no aproveitamento e 75% de assiduidade/frequência, salvo o aplicável à questão das atividades de recuperação conforme Resolução CONGRAD 46/2022 e Normas gerais de Graduação Art. 141 e Resolução COLCOCOD Nº 1, de 25 de agosto de 2022 (Avaliação de Recuperação)

7.5 PROBLEMATIZAÇÃO E DISCUSSÃO DOS CASOS CLÍNICOS EM SALA DE AULA

Durante o semestre, nas aulas teóricas referentes ao exame clínico, moldagem funcional e controle posterior/manutenção das próteses totais removíveis será utilizado metodologia ativa envolvendo a problematização das particularidades dos casos clínicos da clínica de PR2 quanto a esses conteúdos. Cada grupo será avaliado individualmente quanto a sua assiduidade, participação nas atividades propostas e protagonismo do conhecimento. As atividades propostas poderão corresponder às seguintes situações: apresentação de caso clínico com discussão em sala de aula guiada; estudo de caso em grupo, devendo cada grupo compartilhar suas conclusões com a turma; debate guiado com base em evidências científicas e raciocínio clínico. Os pontos serão atribuídos aos alunos com base em sua capacidade de diagnosticar corretamente casos clínicos, propor planos de tratamento adequados e participar ativamente das discussões em sala de aula

 

As modalidades de avaliações estabelecidas que serão desenvolvidas na disciplina para o acompanhamento e a verificação da aprendizagem do discente e os valores destinadas a cada um serão:

Sistema de Avaliação (avaliação prática e/ou teórica)

Descrição

Valor

1ª AVALIAÇÃO TEÓRICA

30,0

2ª AVALIAÇÃO TEÓRICA

30,0

AVALIAÇÃO DO TRABALHO PRÁTICO – (Clínico/Laboratorial)

20,0

Registro do tratamento – caderno de acompanhamento

7,0

Fundamentação teórica por procedimento

7,0

PROBLEMATIZAÇÃO E DISCUSSÃO DOS CASOS CLÍNICOS EM SALA DE AULA

6,0

TOTAL

100,00

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO

100,00

 
AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO
 

Caso o aluno não tenha um aproveitamento de 60% na disciplina ao longo do semestre, este poderá realizar a avaliação de recuperação desde que tenha 75% de frequência (RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022, título VII, capítulo II, seção III, artigo 141; RESOLUÇÃO COLCOCOD Nº 1, DE 25 DE AGOSTO DE 2022, artigo 1º). A avaliação teórica será realizada no final do semestre e englobará todo o conteúdo ministrado ao longo do semestre na disciplina de Prótese Removível II e terá um formato dissertativo com valor de 100 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

1)     PRISCO DA CUNHA, V. P.; MARCHINI, L. Prótese Total Contemporânea na Reabilitação Bucal. 2ª ed. São Paulo: Santos, 2014. 268 p.

2)     TELLES, D. M. Prótese total: convencional e sobre implantes. São Paulo: Santos, 2013. 512 p.

3)     ZARB, G.; HOBKIRK, J. A.; ECKERT, S. E.; JACOB, R. F. Tratamento protético para os pacientes edêntulos: próteses totais convencionais e implantossuportadas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 464p.

Complementar

  1. ANUSAVICE, K. J.; CHIAYI, S.; RAWLS, H. R. Phillips materiais dentários. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 592 p.

  2. ASSAOKA, S. K.; CESAR, E. A; OLIVEIRA, F. J. Prótese dentária: princípios fundamentais técnicas laboratoriais. 3ª ed. Nova Odessa: Napoleão, 2014. 271 p.

  3. COSTA, S. C.; REBOLLAL, J.; UDE BRAZ, D. B. Descomplicando a prótese total: perguntas e respostas. São Paulo: Napoleão, 2012. 354 p.

  4. FIGUN, M. E.; GARINO, R. R. Anatomia odontológica funcional e aplicada. São Paulo: Artmed, 2003. 532 p.

  5. MONTENEGRO, F. L. B.; MARCHINI, M.; BRUNETTI, R. F. Aspectos importantes na prótese total para a terceira idade. In: Prisco da Cunha V.P.; Marchini L. Prótese Total Contemporânea na Reabilitação Bucal. São Paulo: Santos; 2007. 179-94.

  6. TURANO, J. C. et al. Fundamentos de prótese total. São Paulo: Santos, 2010. 569 p.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Germana De Villa Camargos, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/05/2024, às 20:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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