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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Introdução aos estudos da Idade Média Ocidental e Oriental. A cisão entre Ocidente e Oriente. Diferenças étnicas e religiosas. Economia, cultura e sociedade do período medieval. Legado histórico, cultural e filosófico.
JUSTIFICATIVA
A disciplina analisa temáticas fundamentais para a reflexão de fenômenos e processos localizados nos períodos - mais comumente - identificados por Idade Média Ocidental e Oriental. Nessa direção é fundamental entender alguns conceitos historiográficos que estabelecem bases para a compreensão da sociedade feudal/medieval, e promovem-se, junto aos discentes, possibilidades de interpretação do contexto histórico e das dinâmicas sociais para a construção dos processos de autonomia intelectual. Temáticas como a fé cristã, a constituição das relações de poder, a vida urbana, os mecanismos de controle social e sua transformação são pertinentes para a compreensão do período histórico.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Fornecer uma Introdução aos estudos da Idade Média Ocidental e Oriental compreendida como período privilegiado de formação e estruturação da Europa Ocidental. |
Objetivos Específicos: |
Compreender a dinâmica e estrutura do período medieval; Discutir a formação da civilização do Ocidente Medieval; Identificar e problematizar os conceitos de Ocidente e Oriente; Refletir sobre as relações entre Igreja, poder e sociedade; Compreender as especificidades medievais das concepções de tempo e espaço; Analisar documentos medievais considerando as suas especificidades.
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PROGRAMA
Unidade 1: O Ocidente Medieval (Sécs. V-X)
O declínio do Império Romano (século III-IV).
Ascensão do Cristianismo.
Dinâmicas migratórias e tensões territoriais.
Formação dos reinos latino-germânicos.
Unidade 2: O Oriente Medieval (Sécs. IV-XI)
Bizâncio I: formação (sécs. VI-VII).
Bizâncio II: o apogeu do oriente (séc. VIII-XI).
A formação do Islã.
Unidade 3: Ocidente Medieval (Sécs. X-XV)
Feudalismo.
Igreja e Estado no Ocidente.
As Heresias Medievais no Ocidente.
Cultura e arte medievais.
Unidade 4: O Oriente Medieval (Sécs. X-XV)
A expansão e fragmentação no Mundo muçulmano na Idade Média.
Transformações e crise no oriente.
METODOLOGIA
A disciplina “História Medieval” (carga horária de 60 horas) será ofertada em 15 semanas.
Nesse sentido, a carga horária da disciplina constará de 60 horas teóricas. O curso se desenvolverá a base de aulas expositivas e seminários de interpretação de textos autorais ou documentais, que serão fornecidos aos discentes no decorrer no curso, buscando-se estimular a capacidade de leitura e interpretação dos mesmos.
Métodos Didáticos/Recursos didáticos: aulas expositivas presenciais, quadro e giz; recursos audiovisuais (Datashow e aparelho de som) e leituras dirigidas.
Leitura e análise de Obra literária.
Seminários; Atividades em sala e Avaliação.
AVALIAÇÃO
Critérios Avaliados: O desempenho dos alunos será avaliado mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, presença nas aulas; interesse demonstrado nas mesmas; participação nos seminários e discussões em classe sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma, cumprimento dos prazos e, sobretudo, pelo aproveitamento de todas as atividades do curso demonstrado na prova escrita que será realizada na disciplina.
Obs.: Toda e qualquer comunicação com a docente deverá ser feita via e-mail institucional (geovanna@ufu.br) . A docente não atenderá nenhum discente via whatsapp.
Seminário: A Avaliação do Seminário será individual e coletiva: Apresentação oral/individual (Valor: 20,0 pontos). O grupo deverá entregar um Relatório que terá como base o desenvolvimento da apresentação em sala. O Relatório (coletivo) deverá ser entregue no dia da apresentação do Seminário em uma via impressa e uma cópia via e-mail da docente (no mesmo dia da apresentação). E-mail da docente: geovanna@ufu.br Normas: o texto deverá ser entregue em formato .doc ou .docx (caso seja enviado em outro formato o valor do Seminário - apresentação e relatório - será reduzido em 50% por cento do valor real). Após a apresentação do Seminário a docente fará perguntas para dois discentes do grupo. Obs.: Não serão aceitos Relatórios pós-data estipulados pela docente. Os Seminários ocorrerão no 1º e 2º horários. Caso o grupo opte por apresentação de slides favor levar o notebook. Datas dos Seminários: 04/03,2024; 11/03/2024; 18/03/2024 e 18/04/2024.
# Atividades em sala de aula (nos dois últimos horários – toda semana). Valor: 20,0 pontos.
# Leitura e análise da Obra: Tristão e Isolda, autoria de Joseph Bédier (obra disponibilizada pelo docente).
Obs.: Os alunos deverão elaborar um Texto Dissertativo Argumentativo em diálogo com os textos discutidos da Unidade 3. Valor: 20,0 pontos. Data de entrega: 01/04/2024.
Normas: o texto deverá ser entregue em formato .doc ou .docx O texto deverá conter o nome completo do discente e o número de Matrícula.
Atenção: redigir conforme as Normas da ABNT. O texto deverá ser entregue na data estipulada pelo docente. Obs.: Caso o discente entregue o trabalho sem as respectivas Normas o mesmo será corrigido com o valor de 50% do valor real (10,0 pontos).
Avaliação: a avaliação consistirá em uma prova com três (03) questões. No dia da aplicação o discente escolherá uma das três questões, não sendo permitida a consulta a qualquer material. Valor: 40,0 pontos. Data: 01/04/2024.
Critérios de recuperação: Conforme Resolução Congrad n°46, de 28 de março de 2022: os discentes que não atingirem a nota de mínima de 60 terão direito a recuperação da aprendizagem mediante a frequência de 75%. A recuperação constará de 1 Avaliação dos textos discutidos nas aulas (Valor: 100,0 pontos). Data: 22/04/2024.
BIBLIOGRAFIA
Básica
DUBY, Georges. Idade Média, idade dos homens: do amor e outros ensaios. São Paulo: Companhia de Bolso, 2011.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do ocidente. 2ª Ed. Rev. e Ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001.
LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Bauru: EDUSC, 2005.
Complementar
BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006.
DUBY, Georges. Ano 1000, ano 2000: na pista de nossos medos. São Paulo: Ed. da UNESP, 1998.
DUBY, Georges. O tempo das catedrais: a arte e a sociedade (980-1420). Lisboa: Editorial Estampa, 1993.
HUIZINGA, Johan. O outono da idade média: estudo sobre as formas de vida e de pensamento dos séculos XIV e XV na França e nos Países Baixos. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/01/2024, às 16:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 | SEI nº 5142393 |