UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História Medieval.

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal. ICHPO.

Código:

ICHPO32202

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

 

Total:

60h

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Geovanna de Lourdes Alves Ramos.

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

As Aulas serão ministradas às segundas-feiras. Atendimento aos discentes será na terça-feira. Horários poderão ser agendados pelo e-mail: geovanna@ufu.br

 

EMENTA

Introdução aos estudos da Idade Média Ocidental e Oriental. A cisão entre Ocidente e Oriente. Diferenças étnicas e religiosas. Economia, cultura e sociedade do período medieval. Legado histórico, cultural e filosófico.

JUSTIFICATIVA

A disciplina analisa temáticas fundamentais para a reflexão de fenômenos e processos localizados nos períodos - mais comumente - identificados por Idade Média Ocidental e Oriental. Nessa direção é fundamental entender alguns conceitos historiográficos que estabelecem bases para a compreensão da sociedade feudal/medieval, e promovem-se, junto aos discentes, possibilidades de interpretação do contexto histórico e das dinâmicas sociais para a construção dos processos de autonomia intelectual. Temáticas como a fé cristã, a constituição das relações de poder, a vida urbana, os mecanismos de controle social e sua transformação são pertinentes para a compreensão do período histórico.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer uma Introdução aos estudos da Idade Média Ocidental e Oriental compreendida como período privilegiado de formação e estruturação da Europa Ocidental.

Objetivos Específicos:

Compreender a dinâmica e estrutura do período medieval;

Discutir a formação da civilização do Ocidente Medieval;

Identificar e problematizar os conceitos de Ocidente e Oriente;

Refletir sobre as relações entre Igreja, poder e sociedade;

Compreender as especificidades medievais das concepções de tempo e espaço;

Analisar documentos medievais considerando as suas especificidades.

 

PROGRAMA

Unidade 1: O Ocidente Medieval (Sécs. V-X)

O declínio do Império Romano (século III-IV).

Ascensão do Cristianismo.

Dinâmicas migratórias e tensões territoriais.

Formação dos reinos latino-germânicos.

 

Unidade 2: O Oriente Medieval (Sécs. IV-XI)

Bizâncio I: formação (sécs. VI-VII).

Bizâncio II: o apogeu do oriente (séc. VIII-XI).

A formação do Islã.

 

Unidade 3: Ocidente Medieval (Sécs. X-XV)

Feudalismo.

Igreja e Estado no Ocidente.

As Heresias Medievais no Ocidente.

Cultura e arte medievais.

 

Unidade 4: O Oriente Medieval (Sécs. X-XV)

A expansão e fragmentação no Mundo muçulmano na Idade Média.

Transformações e crise no oriente.

 

METODOLOGIA

A disciplina “História Medieval” (carga horária de 60 horas) será ofertada em 15 semanas.

Nesse sentido, a carga horária da disciplina constará de 60 horas teóricas. O curso se desenvolverá a base de aulas expositivas e seminários de interpretação de textos autorais ou documentais, que serão fornecidos aos discentes no decorrer no curso, buscando-se estimular a capacidade de leitura e interpretação dos mesmos.

Métodos Didáticos/Recursos didáticos: aulas expositivas presenciais, quadro e giz; recursos audiovisuais (Datashow e aparelho de som) e leituras dirigidas.

Leitura e análise de Obra literária.

Seminários; Atividades em sala e Avaliação.

 

AVALIAÇÃO

Critérios Avaliados: O desempenho dos alunos será avaliado mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, presença nas aulas; interesse demonstrado nas mesmas; participação nos seminários e discussões em classe sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma, cumprimento dos prazos e, sobretudo, pelo aproveitamento de todas as atividades do curso demonstrado na prova escrita que será realizada na disciplina.

Obs.: Toda e qualquer comunicação com a docente deverá ser feita via e-mail institucional (geovanna@ufu.br) . A docente não atenderá nenhum discente via whatsapp.

Seminário: A Avaliação do Seminário será individual e coletiva: Apresentação oral/individual (Valor: 20,0 pontos). O grupo deverá entregar um Relatório que terá como base o desenvolvimento da apresentação em sala. O Relatório (coletivo) deverá ser entregue no dia da apresentação do Seminário em uma via impressa e uma cópia via e-mail da docente (no mesmo dia da apresentação). E-mail da docente: geovanna@ufu.br Normas: o texto deverá ser entregue em formato .doc ou .docx (caso seja enviado em outro formato o valor do Seminário - apresentação e relatório - será reduzido em 50% por cento do valor real). Após a apresentação do Seminário a docente fará perguntas para dois discentes do grupo. Obs.: Não serão aceitos Relatórios pós-data estipulados pela docente. Os Seminários ocorrerão no 1º e 2º horários. Caso o grupo opte por apresentação de slides favor levar o notebook. Datas dos Seminários: 04/03,2024; 11/03/2024; 18/03/2024 e 18/04/2024.

 

# Atividades em sala de aula (nos dois últimos horários – toda semana). Valor: 20,0 pontos.

# Leitura e análise da Obra: Tristão e Isolda, autoria de Joseph Bédier (obra disponibilizada pelo docente).

Obs.: Os alunos deverão elaborar um Texto Dissertativo Argumentativo em diálogo com os textos discutidos da Unidade 3. Valor: 20,0 pontos. Data de entrega: 01/04/2024.

Normas: o texto deverá ser entregue em formato .doc ou .docx O texto deverá conter o nome completo do discente e o número de Matrícula.

Atenção: redigir conforme as Normas da ABNT. O texto deverá ser entregue na data estipulada pelo docente. Obs.: Caso o discente entregue o trabalho sem as respectivas Normas o mesmo será corrigido com o valor de 50% do valor real (10,0 pontos).

Avaliação: a avaliação consistirá em uma prova com três (03) questões. No dia da aplicação o discente escolherá uma das três questões, não sendo permitida a consulta a qualquer material. Valor: 40,0 pontos. Data: 01/04/2024.

Critérios de recuperação: Conforme Resolução Congrad n°46, de 28 de março de 2022: os discentes que não atingirem a nota de mínima de 60 terão direito a recuperação da aprendizagem mediante a frequência de 75%. A recuperação constará de 1 Avaliação dos textos discutidos nas aulas (Valor: 100,0 pontos).  Data: 22/04/2024.

BIBLIOGRAFIA

Básica

DUBY, Georges. Idade Média, idade dos homens: do amor e outros ensaios. São Paulo: Companhia de Bolso, 2011.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do ocidente. 2ª Ed. Rev. e Ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001.

LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Bauru: EDUSC, 2005.

Complementar

BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006.

DUBY, Georges. Ano 1000, ano 2000: na pista de nossos medos. São Paulo: Ed. da UNESP, 1998.

DUBY, Georges. O tempo das catedrais: a arte e a sociedade (980-1420). Lisboa: Editorial Estampa, 1993.

HUIZINGA, Johan. O outono da idade média: estudo sobre as formas de vida e de pensamento dos séculos XIV e XV na França e nos Países Baixos. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/01/2024, às 16:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 SEI nº 5142393