UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT 39038 – Tópicos Especiais em Engenharia Biomédica XI

Período/Série:

 

Turma:

V

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

Fi

Professor(A):

João Batista Destro Filho

Ano/Semestre:

2020.3/Etapa I

Observações:

 

 

EMENTA

Método científico - discussão e introdução. Pesquisa bibliográfica: bases de referências, bases de dados, protocolos, livros digitais, patentes. Exercício de uso dos mecanismos de pesquisa bibliográfica. Metodologia experimental: planejamento de experimentos, avaliação de resultados, aspectos éticos. Conclusões: limite de validade dos modelos. Patentes: desenvolvimento, legislação pertinente, metodologia. Estudos de casos práticos em que os estudantes deverão redigir um projeto de pesquisa, a ser submetido ao Ministério da Saúde ou a órgãos de pesquisa, e também ao Comite de Etica da UFU.

JUSTIFICATIVA

No quotidiano da Engenharia Biomédica, é necessário redigir projetos científicos ou tecnológicos para possibilitar a organização e o fomento das atividades de desenvolvimento de equipamentos, métodos e/ou similares. Além disso, o engenheiro é constantemente requisitado para laudos e atividades de gestão de profissionais. É portanto crucial que estudantes tenham contato com estes procedimentos, principalmente no que se refere aos detalhes práticos quanto a comites de ética, patentes e protocolos

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Estruturar o conjunto de elementos que possibilitam a redação de um projeto de pesquisa profissional

Objetivos Específicos:

Realizar pesquisa bibliográfica profissional, em bases de dados científicos e tecnológicos

Estruturar a metodologia de um projeto de pesquisa, incluindo detalhes ligados

PROGRAMA

A emente abaixo será desenvolvida no contexto prático de um projeto de pesquisa da vida real, cujos objetivos serão propostos pelo professor no início do semestre.

 

  1. INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTIFICO
    1. Partes constituintes
    2. Discussão de um projeto completo da vida real
  2. INTRODUÇAO DO PROJETO E PESQUISA BIBLIOGRAFICA PROFISSIONAL
    1. Artigos de congresso, de revista, de informação, resumos
    2. Teses, livros, protocolos,  patentes
    3. Mecanismos de busca: PubMed, OVDI, Medline, Scielo, Biblioteca UFU
    4. Tecnicas de busca e de organização
    5. Seleção e filtragem de artigos
    6. Padrões bibliográficos ABNT
    7. Redação da síntese bibliográfica do projeto a ser desenvolvido
  3. METODOLOGIA

3.1 Aspectos éticos: modo de funcionamento do comitê de ética, Plataforma Brasil, termo de compromisso livre e esclarecido.

3.2 Critérios de inclusão e exclusão, epidemiologia

3.3 Procedimentos clínicos e biológicos

3.4 Procedimentos quantitativos

3.5 Análise bioestatística

3.6 Síntese bibliográfica sobre a metodologia do projeto a ser desenvolvido

 

  1. CONCLUSÕES: limite de validade dos modelos.

PATENTES: desenvolvimento, legislação pertinente, metodologia.

 

O cronograma abaixo é uma primeira sugestão, a ser discutido e acordado com os alunos.

 

Semana

Conteúdo (vide programa)

Atividades

Tarefa e pontuação

10/08/2020 a 16/08/2020

1 Introdução: 1.1 e 1.2

Apresentação da ementa, organização do curso, separação em equipes

Questionário para traçar o perfil da turma

Leitura de artigos e de material introdutório, incluindo projetos da vida real e chamada de projetos

Definição do projeto de cada equipe

T1  5 pts

17/08/2020 a 23/08/2020

2.1 – 2.6: Levantamento bibliografico

Leitura e analise dos diferentes tipos de publicação

Inicio do levantamento bibliografico

T2 – 5 pts

24/08/2020 a 30/08/2020

2.7 – Redação da síntese bibliografica

Seleçao e leitura de artigos, fichamento

Redação da síntese bibliográfica final.

T3 – 5 pts

31/08/2020 a 06/09/2020

3.1 – 3.5 Diversos aspectos gerais da metodologia

Leitura de materiais de apoio

 

Busca de artigos para enriquecer a bibliografia

Analise da metodologia ligada aos artigos selecionados

T4 – 7 pts

07/09/2020 a 13/09/2020

3.1 – Particularização dos aspectos éticos: conceitos gerais e Plataforma Brasil

Levantamento dos aspectos éticos do projeto

Estudo da Plataforma Brasil

T5 – 8 pts

14/09/2020 a 20/09/2020

3.6 – Projeto piloto: conceitos basicos

Leitura de material de apoio e de estudos de casos

T6 – 7 pts

21/09/2020 a 27/09/2020

3.6 Projeto piloto: desenvolvimento da proposta

Proposta de projeto piloto e discussão de seus limites de validade

T7 – 8 pts

28/09/2020 a 04/10/2020

4 Conclusoes e limitações: conceitos gerais

Estudo de material de apoio

Levantamento das limitações do projeto, redação do texto final do mesmo

T8 – 16 pts

05/10/2020 a 11/10/2020

4 Patentes: conceitos gerais

Leitura de material de apoio

Elaboração do vídeo, em equipe, apresentando o projeto

T9 – 15 pts

 

METODOLOGIA

Tecnicas de ensino

O curso objetiva o desenvolvimento, em equipe, de um projeto de pesquisa da vida real, a ser redigido para submissão, e escolhido pela equipe. A proposta do projeto pode partir tanto de uma lista sugerida pelo professor no inicio do semestre, quanto por iniciativa dos alunos. Divididas as equipes no inicio do semestre, a cada semana serão abordados construtivamente as diversas etapas para se concretizar esta tarefa, de tal forma que no final do processo, cada equipe vai apresentar um texto de um artigo completo, bem como um vídeo simples apresentando o mesmo.

Para cada semana, haverá um conjunto de duas aulas gravadas pelo professor, a serem oferecidas na plataforma Moodle e Microsoft Teams. Cada semana diferentes atividades serão realizadas, individual e/ou em grupo, em função do assunto tratado. O professor prestará acompanhamento assíncrono, através de fórum e/ou correio eletrônico. Para os estudantes que quiserem, será oferecida a possibilidade de acompanharem a gravação das aulas todas as sextas-feiras, entre 07h – 08h30, através da plataforma Microsoft Teams. Em horário a ser combinado entre o professor e os alunos, o docente estará disponível para resolução de duvidas na plataforma Microsoft Teams. Estes dois momentos serão posteriormente disponibilizados em formato de vídeo.

A disciplina está estruturada para que a gravação das aulas aas sextas-feiras corresponda ao assunto a ser tratado na semana seguinte, reservando-se um tempo para orientações gerais ligadas aas tarefas desenvolvidas na semana de gravação. Durante os atendimentos via plataforma Microsoft Teams, o docente também fará apreciações dos trabalhos corrigidos durante a semana, fornecendo orientações suplementares, e preparando a etapa seguinte.

.  O Moodle é considerado o principal meio de interação entre professor e os discentes, no que se refere aa  postagem de tarefas realizadas, disponibilização de notas, embora tudo isso também acontecerá por e-mail para evitar perdas informáticas.

 

RECURSOS DIDATICOS

Para a realização das atividades a serem desenvolvidas, o discente necessitará:

# Acesso à internet

# Computador, tablet ou celular;

# Acesso a livros eletronicos, bases de dados de artigos científicos e da plataforma Brasil, bases de patentes

# O professor proporcionara material de apoio atraves do Moodle incluindo acesso aos vídeos das aulas e dos atendimentos

Para implementar as atividades desta componente curricular, serão considerados os seguintes recursos:

# Moodle e repositórios de livros da UFU, Springer e demais de acesso publico;

# E-mails;

# Aplicativos de mensagens

# Plataforma Microsoft Teams

# Acesso a bibliografia gratuita via sitio web da biblioteca da UFU, Springer, e Google Academico

 

CARGA HORARIA (6h 40 min por semana, totalizando 60h em 9 semanas)

 

# Atividades assíncronas

- Video-aulas: 1h 20 min por semana, divididas em dois momentos de  40 min, totalizando 12 h. Ao final da vídeo-aula de cada sexta-feira, será comentado detalhadamente o enunciado da tarefa a ser entregue na quinta-feira seguinte.

- Atendimento ao vivo: 1h 20 min por semana, totalizando 12 h. Este tempo será normalmente dividido, semanalmente, em 20 minutos de comentários sobre as tarefas entregues recentemente, e 1 hora de comentários e de resposta a duvidas apresentadas ao longo da semana e que foram previamente enviadas ao professor. Porem, esta subdivisão dependera das necessidades manifestadas pelos estudantes, modificando-se em conformidade com a dinâmica pedagógica.

- Atividades semanais: 4 horas por semana, totalizando 36 horas.

 

# Carga horária pratica (total 15 h previstos): inclusos dentro das 4 horas semanais ligados aas atividades, pois a pratica desta disciplina corresponde simplesmente a implementar um projeto de pesquisa da vida real

AVALIAÇÃO

O cronograma acima apresentado no item 5 mostra as tarefas semanais e sua respectiva pontuação. Envolvem:

- Atividades de leitura de textos, ou de artigos, ou da elaboração de resenhas ou de sínteses a partir do uso de materiais propostos pelo professor (vídeos, capítulos de livros, etc).

- Atividades de desenvolvimento de textos ou de pequenos trabalhos, a partir do conteúdo apresentado, e através de busca de informação cientifica e/ou tecnológica profissional, em plataformas profissionais tais como Science Direct, Scielo, PubMed.

- Realização de síntese bibliográfica na área do tema do projeto de pesquisa

- Redação de textos correspondentes às diversas partes do projeto de pesquisa final;

- Elaboração de um vídeo curto (15 min), apresentando em equipe o projeto.

 

Cada uma das tarefas semanais T1 – T9 terá seu enunciado divulgado com pelo menos uma semana de antecedência da data de entrega. No momento da gravação da vídeo-aula da sexta-feira, será comentado ao final sobre o enunciado da tarefa a ser enviada via Moodle na semana seguinte.

    O conjunto de tarefas do cronograma do item 5 perfazem, ao total, 76 pontos. Os demais 24 pontos correspondem a avaliações assíncronas realizadas com ajuda do sistema Moodle, referentes ao acesso remoto de material disponibilizado pelo professor.

Deve-se observar que na semana 1 é absolutamente necessário que os alunos se inteirem da ementa e das regras de funcionamento do curso, em particular respondendo ao questionário a respeito de sua experiência com pesquisa e dados de sua vida acadêmica, o que facilitará ao docente preparar a proposta do curso de forma adequada ao perfil da turma. Este questionário, bem como a proposta da formação de equipes, deverão ser enviados até o final da primeira semana de aula, ou seja, na sexta-feira 14/08, por correio eletrônico, ao professor.

Criterios para correção das atividades avaliativas

Dependem da natureza da atividade. Para a busca de informação técnica através de publicações cientificas, serão consideradas apenas validas as fontes profissionais, tais como CAPES, Google Academico, PubMed e ScienceDirect ou Lilacs, seguindo-se as recomendações estabelecidas pelo docente em função de cada etapa do processo. Para a produção de textos, serão consideradas a fluidez, a correção gramatical e a estruturação do discurso, que deve seguir rigorosamente as diretrizes estipuladas em cada tarefa. Referencias bibliográficas e citações deverão seguir um modelo ABNT a ser fixado no inicio do curso. O professor comentará detalhadamente as melhorias a serem implementadas à medida que receberá as tarefas enviadas, divulgando semanalmente a cada grupo as notas obtidas.

Validação da assiduidade dos discentes: via acesso ao sistema Moodle aos enunciados das tarefas e aos materiais didáticos propostos, bem como através de participação em fóruns e chats.

Envio das atividades avaliativas: via plataforma Moodle, a serem disponibilizadas com uma semana de antecedência da data de entrega.

BIBLIOGRAFIA

Básica

Será utilizada no decorrer das aulas. No mínimo 3 (três) títulos. Cada título citado deve ter um exemplar na Biblioteca para cada 6 estudantes de seu curso.

JONKER, J.,PENNINK, B. The essence of research methodology , Springer Verlag, Berlin, 2010.

http://www.yanchukvladimir.com/docs/Library/Essence%20of%20Research%20methodology%20-%20A%20Concise%20Guide%20for%20Master%20and%20PhD%20Students%202010.pdf

ALMEIDA, L.P. O projeto de pesquisa passo a passo : TCC, iniciação científica, pós-graduação. Uberlândia  : Assis Ed., 2012.  230 pg

MINEO, J. R.; OLIVEIRA SILVA, D. A., et alli. Pesquisa na área biomédica: do planejamento à publicação. Uberlândia: EDUFU, 2005. 272 pág.

 

 

Complementar

APPOLINARIO, F. Metodologia da ciência – filosofia, pratica, pesquisa. Cengage Learning Ed., São Paulo, 2012.

BOTELHO, J.M., CRUZ, V.A.G. Metodologia cientifica. Pearson education do Brasil Ed, São Paulo, 2013.

SILVA, Â. M.; PINHEIRO, M. S. F.; FRANÇA, M. N. Guia para Normalização de Trabalhos Técnico-Científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações e teses. Uberlândia: EDUFU, 2004.

Busca de revisões: Nature reviews methods primers

https://www.nature.com/nrmp?gclid=Cj0KCQjwjer4BRCZARIsABK4QeVubo-DxIGsuxJG-vWqXMG3pnkuQ2hC1WFg___3ytlsj_eppCz9O34aAqY8EALw_wcB

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por João Batista Destro Filho, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/07/2020, às 03:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 SEI nº 2158066