|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Carreiras, conceitos e tendências: o desenvolvimento do conceito de carreira e sua aplicação para pessoas e organizações; A gestão estratégica de carreiras; Trajetórias de carreiras; Orientação Profissional; Projeto de Vida.
JUSTIFICATIVA
A disciplina visa desenvolver a consciência crítica em relação aos aspectos do trabalho humano e dos principais aspectos que envolvem a administração de carreiras, proporcionando aos alunos oportunidade refletir a respeito de suas expectativas de carreira.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os principais aspectos que envolvem a administração de carreiras e suas implicações nas organizações contemporâneas, visando desenvolver um processo reflexivo e critico sabre os aspectos intervenientes nas carreiras organizacionais. |
Objetivos Específicos: |
Compreender os principais aspectos que envolvem a administração de carreiras e suas implicações nas organizações contemporâneas, visando desenvolver um processo reflexivo e critico sabre os aspectos intervenientes nas carreiras organizacionais |
PROGRAMA
1. Carreiras, conceitos e tendências: o desenvolvimento do conceito de carreira e sua aplicação para pessoas e organizações
1.1 Conceitos tradicionais: carreiras lineares
1.2 Conceitos contemporâneos: carreira multidirecional - sem fronteiras; carreira proteana, carreira gerencial
1.3 Carreiras com múltiplo paralelismo e carreiras em "Y"
2. A gestão estratégica das carreiras
2.1 0 novo contrato psicológico
2.2 Gestão de competências: complexidade, desenvolvimento e aplicação
3. Trajetórias de carreira nas organizações
3.1 A autogestão de carreira
3.2 Trajetórias e diretrizes de carreiras organizacionais
3.3 Trilhas de carreiras: desenvolvimento e aprendizagem continua
3.4 Transição de carreiras
4. Orientação profissional
4.1 Aconselhamento de carreira: mentoringe coachingexecutivo
4.2 Redes sociais
4.3 Ancoras de carreira
5. Carreira e projeto de vida
5.1 Vida profissional e vida pessoal: separação ou integração?
5.2 Projeto de vida integrado ao planejamento de carreira
METODOLOGIA
Técnicas de ensino e de aprendizagem.
As estratégias de ensino e de aprendizagem, no âmbito da disciplina, baseiam-se nos seguintes elementos:
a) A cada semana, haverá aulas presenciais que terão por finalidade a exposição e discussão dos assuntos, inclusive aqueles que tiverem sido estudados previamente, por meio dos estudos dirigidos; a apresentação das atividades previstas para a semana; o esclarecimento de dúvidas quanto aos assuntos abordados e às atividades realizadas e previstas; a realização de atividades de estudo e práticas, em sala de aula;
b) O aprofundamento do conhecimento dos temas se dará, adicionalmente, por meio de estudos dirigidos de textos e de produção de análises;
c) A aplicação prática dos temas se dará, adicionalmente, por meio de atividades orientadas ao desenvolvimento de projetos
Tecnologias digitais da informação e da comunicação
Para o suporte ao desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem da disciplina, será utilizada a seguinte plataforma Moodle, por meio do qual serão disponibilizados materiais de apoio e roteiros de atividades. O Moodle será também o meio exclusivo para a postagem de relatórios das atividades avaliativas pelos estudantes.
A chave de inscrição (método referente a auto inscrição) será padronizada com o código: FAGEN
Atividades Assíncronas:
Carga Horária: Serão cumpridas quatro horas-aulas por meio de atividades assíncronas, no âmbito da atividade de desenvolvimento do projeto aplicado de gestão de pessoas. As horas relativas às atividades assíncronas estão relacionadas no Quadro 1 (Cronograma de atividades).
TDIC: As Atividades Assíncronas serão disponibilizadas no Moodle (https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=11710 ). Senha: FAGEN
Formas de apuração da assiduidade das atividades assíncronas:
1 - A assiduidade será avaliada com as entregas das atividades assíncronas dentro dos prazos estipulados no quadro em referência.
2 – O aluno utilizará o Moodle UFU para o envio das atividades avaliativas. Após o término da atividade, será entregue a chave de correção com esclarecimentos de dúvidas via: atividades assíncronas (fórum de dúvida - individual) e/ou atividades síncronas previstas no cronograma de atividades.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
SEMANA |
MÓDULOS |
ATIVIDADES PREVISTAS |
CARGA-HORÁRIA |
INÍCIO DO SEMESTRE – 27/02/2022 |
|||
Semana 1 02/08/2023 |
Introdução
|
Apresentação da ementa, conteúdo programático, atividades avaliativas, formação dos grupos e orientação sobre as atividades assíncronas complementares de carga horária da disciplina. |
2 horas/aula |
Semana 2 09/08/2023 |
Módulo 1 - Carreiras, conceitos e tendências: o desenvolvimento do conceito de carreira e sua aplicação para pessoas e organizações |
Carreiras com múltiplo paralelismo e carreiras em "Y" |
2 horas/aula |
Semana 3 16/08/2023 |
Módulo 1 - Carreiras, conceitos e tendências: o desenvolvimento do conceito de carreira e sua aplicação para pessoas e organizações |
Carreiras com múltiplo paralelismo e carreiras em "Y" |
2 horas/aula |
Semana 4 23/08/2023 |
Módulo 2 - A gestão estratégica das carreiras |
Discussão dos temas abaixo listados:
Gestão de competências: complexidade, desenvolvimento e aplicação |
2 horas/aula |
Semana 5 30/08/2023 |
Módulo 3 - Bem estar e a carreira |
Erros de concepções de carreiras Carreiras e realização pessoal = ? O que potencializa uma carreira? Estratégias de atingimento de objetivos |
2 horas/aula |
Semana 6 06/09/2023 |
Módulo 3 - Bem estar e a carreira |
Erros de concepções de carreiras Carreiras e realização pessoal = ? O que potencializa uma carreira? Estratégias de atingimento de objetivos |
2 horas/aula |
Semana 7 13/09/2023 |
Módulo 3 - Bem estar e a carreira |
Erros de concepções de carreiras Carreiras e realização pessoal = ? O que potencializa uma carreira? Estratégias de atingimento de objetivos |
2 horas/aula |
Semana 8 20/09/2023 |
Avaliação – Módulos 1 ao 3 Peso: 35 pontos |
2 horas/aula |
|
27/09/2023 |
Módulo 4 - Trajetórias de carreira nas organizações |
A autogestão de carreira Trajetórias e diretrizes de carreiras organizacionais Trilhas de carreiras: desenvolvimento e aprendizagem continua Transição de carreiras Etarismo e a carreira |
2 horas/aula |
Semana 10 04/10/2023 |
Módulo 4 - Trajetórias de carreira nas organizações |
A autogestão de carreira Trajetórias e diretrizes de carreiras organizacionais Trilhas de carreiras: desenvolvimento e aprendizagem continua Transição de carreiras Etarismo e a carreira |
2 horas/aula |
Semana 11 11/10/2023 |
Módulo 4 - Trajetórias de carreira nas organizações |
A autogestão de carreira Trajetórias e diretrizes de carreiras organizacionais Trilhas de carreiras: desenvolvimento e aprendizagem continua Transição de carreiras Etarismo e a carreira |
2 horas/aula |
Semana 12 18/10/2023 |
Módulo 5 - Orientação profissional
|
Aconselhamento de carreira: mentoring e coaching executivo Redes sociais Ancoras de carreira
|
2 horas/aula |
25/10/2023 |
Módulo 5 - Orientação profissional
|
Aconselhamento de carreira: mentoring e coaching executivo Redes sociais Ancoras de carreira
|
2 horas/aula |
Semana 14 01/11/2023 |
Avaliação – Módulos 4 e 5 Peso: 35 pontos |
2 horas/aula |
|
Semana 15 08/11/2023 |
Atividade prática |
Apresentações de alunos Peso: 15 pontos apresentações 15 pontos trabalhos escritos |
2 horas/aula |
Semana 16 15/11/2023 |
|
2 horas/aula |
|
Semana 17 22/11/2023 |
Módulos 1 ao 5 |
Prova substitutiva Peso: 100 pontos |
2 horas/aula |
Semana 18 29/11/2023 |
|
Revisões |
2 horas/aula |
TÉRMINO DO SEMESTRE – 29/06/2023 |
36 horas/aula |
AVALIAÇÃO
A seguir Quadro especificando: as datas, horários, critérios para a realização e correção das atividades avaliativas e validação da assiduidade dos discentes; e ainda, as formas previstas para o envio pelos discentes, via moodle UFU, de atividades avaliativas ou outras produções, que deverão ocorrer nos prazos estipulados pelo período letivo da disciplina
Instrumento |
Valor |
Formato |
Data |
Primeira avaliação |
35 |
individual |
20/09/2023 |
Segunda avaliação |
35 |
individual |
01/11/2023 |
Trabalho escrito |
15 |
grupal |
08/11/2023 |
Apresentações |
15 |
grupal |
08/11/2023 |
TOTAL |
100,0 |
Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar avaliação de recuperação no formato de prova.
Essa prova será aplicada no dia 13/11/2023
BIBLIOGRAFIA
Básica
DUTRA, J. S. Administração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.
DUTRA, J. S. (org.). Gestão de carreiras na empresa contemporânea. São Paulo: Atlas, 2010.
WOOD JR., T.; PICARELLI FILHO. V. (coord.). Remuneração e carreira por habilidades e por competências: preparando a organização para a era das empresas de conhecimento intensivo. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
Complementar
BITENCOURT, C. (org.). Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2004.
BOHLANDER, G.; SNELL, S. Administração de recursos humanos. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010.
CHIAVENATO, l. Desempenho humano nas empresas: como desenhar cargos e avaliar o desempenho. São Paulo: Editora Atlas, 2001.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. 33. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2008.
CHIAVENATO, I. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos à empresa. 7. ed. Barueri: Manole, 2009.
Observação: Referências bibliográficas e o material de apoio utilizados na disciplina serão disponibilizados ao longo do período letivo no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU: o Moodle (www.moodle.ufu.br).
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Marcia Mitie Durante Maemura, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/08/2023, às 18:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4734101 e o código CRC 5F6F2BC8. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4734101 |