UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Gestão de Pessoas

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4132 - 1F 216
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Gestão de Carreira e Projeto de Vida

Unidade Ofertante:

FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN31532

Período/Série:

 

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

( )

Optativa:

(x)

Professor(A):

Profª. Drª Marcia Mitie Durante Maemura

Ano/Semestre:

 

Observações:

De acordo com a Resolução CONGRAD 106/2023 que altera o Calendário Acadêmico da Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, referente ao semestre letivo de 2023/1

 

EMENTA

Carreiras, conceitos e tendências: o desenvolvimento do conceito de carreira e sua aplicação para pessoas e organizações; A gestão estratégica de carreiras; Trajetórias de carreiras; Orientação Profissional; Projeto de Vida.

JUSTIFICATIVA

A disciplina visa desenvolver a consciência crítica em relação aos aspectos do trabalho humano e dos principais aspectos que envolvem a administração de carreiras, proporcionando aos alunos oportunidade refletir a respeito de suas expectativas de carreira. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os principais aspectos que envolvem a administração de carreiras e suas implicações nas organizações contemporâneas, visando desenvolver um processo reflexivo e critico sabre os aspectos intervenientes nas carreiras organizacionais. 

Objetivos Específicos:

Compreender os principais aspectos que envolvem a administração de carreiras e suas implicações nas organizações contemporâneas, visando desenvolver um processo reflexivo e critico sabre os aspectos intervenientes nas carreiras organizacionais

PROGRAMA

1. Carreiras, conceitos e tendências: o desenvolvimento do conceito de carreira e sua aplicação para pessoas e organizações

1.1 Conceitos tradicionais: carreiras lineares

1.2 Conceitos contemporâneos: carreira multidirecional - sem fronteiras; carreira proteana, carreira gerencial

1.3 Carreiras com múltiplo paralelismo e carreiras em "Y"

2. A gestão estratégica das carreiras

2.1 0 novo contrato psicológico

2.2 Gestão de competências: complexidade, desenvolvimento e aplicação

3. Trajetórias de carreira nas organizações

3.1 A autogestão de carreira

3.2 Trajetórias e diretrizes de carreiras organizacionais

3.3 Trilhas de carreiras: desenvolvimento e aprendizagem continua

3.4 Transição de carreiras

4. Orientação profissional

4.1 Aconselhamento de carreira: mentoringe coachingexecutivo

4.2 Redes sociais

4.3 Ancoras de carreira

5. Carreira e projeto de vida

5.1 Vida profissional e vida pessoal: separação ou integração?

5.2 Projeto de vida integrado ao planejamento de carreira

METODOLOGIA

Técnicas de ensino e de aprendizagem.

As estratégias de ensino e de aprendizagem, no âmbito da disciplina, baseiam-se nos seguintes elementos:

a) A cada semana, haverá aulas presenciais que terão por finalidade a exposição e discussão dos assuntos, inclusive aqueles que tiverem sido estudados previamente, por meio dos estudos dirigidos; a apresentação das atividades previstas para a semana; o esclarecimento de dúvidas quanto aos assuntos abordados e às atividades realizadas e previstas; a realização de atividades de estudo e práticas, em sala de aula;

b) O aprofundamento do conhecimento dos temas se dará, adicionalmente, por meio de estudos dirigidos de textos e de produção de análises;

c) A aplicação prática dos temas se dará, adicionalmente, por meio de atividades orientadas ao desenvolvimento de projetos

 

Tecnologias digitais da informação e da comunicação

Para o suporte ao desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem da disciplina, será utilizada a seguinte plataforma Moodle, por meio do qual serão disponibilizados materiais de apoio e roteiros de atividades. O Moodle será também o meio exclusivo para a postagem de relatórios das atividades avaliativas pelos estudantes.

A chave de inscrição (método referente a auto inscrição) será padronizada com o código: FAGEN

 

Atividades Assíncronas:

Carga Horária: Serão cumpridas quatro horas-aulas por meio de atividades assíncronas, no âmbito da atividade de desenvolvimento do projeto aplicado de gestão de pessoas. As horas relativas às atividades assíncronas estão relacionadas no Quadro 1 (Cronograma de atividades).

TDIC: As Atividades Assíncronas serão disponibilizadas no Moodle (https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=11710 ). Senha: FAGEN

 

Formas de apuração da assiduidade das atividades assíncronas:

1 - A assiduidade será avaliada com as entregas das atividades assíncronas dentro dos prazos estipulados no quadro em referência.

2 – O aluno utilizará o Moodle UFU para o envio das atividades avaliativas. Após o término da atividade, será entregue a chave de correção com esclarecimentos de dúvidas via: atividades assíncronas (fórum de dúvida - individual) e/ou atividades síncronas previstas no cronograma de atividades.

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

 

SEMANA

MÓDULOS

ATIVIDADES PREVISTAS

CARGA-HORÁRIA

INÍCIO DO SEMESTRE – 27/02/2022

Semana 1

02/08/2023

Introdução

 

Apresentação da ementa, conteúdo programático, atividades avaliativas, formação dos grupos e orientação sobre as atividades assíncronas complementares de carga horária da disciplina.

2 horas/aula

Semana 2

09/08/2023

Módulo 1 - Carreiras, conceitos e tendências: o desenvolvimento do conceito de carreira e sua aplicação para pessoas e organizações

  • Conceitos tradicionais: carreiras lineares

  • Conceitos contemporâneos: carreira multidirecional - sem fronteiras; carreira proteana, carreira gerencial

Carreiras com múltiplo paralelismo e carreiras em "Y"

2 horas/aula

Semana 3

16/08/2023

Módulo 1 - Carreiras, conceitos e tendências: o desenvolvimento do conceito de carreira e sua aplicação para pessoas e organizações

  • Conceitos tradicionais: carreiras lineares

  • Conceitos contemporâneos: carreira multidirecional - sem fronteiras; carreira proteana, carreira gerencial

Carreiras com múltiplo paralelismo e carreiras em "Y"

2 horas/aula

Semana 4

23/08/2023

Módulo 2 - A gestão estratégica das carreiras

Discussão dos temas abaixo listados:

  • O novo contrato psicológico

Gestão de competências: complexidade, desenvolvimento e aplicação

2 horas/aula

Semana 5

30/08/2023

Módulo 3 - Bem estar e a carreira

Erros de concepções de carreiras

Carreiras e realização pessoal = ?

O que potencializa uma carreira?

Estratégias de atingimento de objetivos

2 horas/aula

Semana 6

06/09/2023

Módulo 3 - Bem estar e a carreira

Erros de concepções de carreiras

Carreiras e realização pessoal = ?

O que potencializa uma carreira?

Estratégias de atingimento de objetivos

2 horas/aula

Semana 7

13/09/2023

Módulo 3 - Bem estar e a carreira

Erros de concepções de carreiras

Carreiras e realização pessoal = ?

O que potencializa uma carreira?

Estratégias de atingimento de objetivos

2 horas/aula

Semana 8

20/09/2023

Avaliação – Módulos 1 ao 3

Peso: 35 pontos

2 horas/aula

Semana 9

27/09/2023

Módulo 4 - Trajetórias de carreira nas organizações

A autogestão de carreira

Trajetórias e diretrizes de carreiras organizacionais

Trilhas de carreiras: desenvolvimento e aprendizagem continua

Transição de carreiras

Etarismo e a carreira

2 horas/aula

Semana 10

04/10/2023

Módulo 4 - Trajetórias de carreira nas organizações

A autogestão de carreira

Trajetórias e diretrizes de carreiras organizacionais

Trilhas de carreiras: desenvolvimento e aprendizagem continua

Transição de carreiras

Etarismo e a carreira

2 horas/aula

Semana 11

11/10/2023

Módulo 4 - Trajetórias de carreira nas organizações

A autogestão de carreira

Trajetórias e diretrizes de carreiras organizacionais

Trilhas de carreiras: desenvolvimento e aprendizagem continua

Transição de carreiras

Etarismo e a carreira

2 horas/aula

Semana 12

18/10/2023

Módulo 5 - Orientação profissional

 

Aconselhamento de carreira: mentoring e coaching executivo

Redes sociais

Ancoras de carreira

 

2 horas/aula

Semana 13

25/10/2023

Módulo 5 - Orientação profissional

 

Aconselhamento de carreira: mentoring e coaching executivo

Redes sociais

Ancoras de carreira

 

2 horas/aula

Semana 14

01/11/2023

Avaliação – Módulos 4 e 5

Peso: 35 pontos

2 horas/aula

Semana 15

08/11/2023

Atividade prática

Apresentações de alunos

Peso: 15 pontos apresentações

15 pontos trabalhos escritos

2 horas/aula

Semana 16

15/11/2023

  • Feriado

2 horas/aula

Semana 17

22/11/2023

Módulos 1 ao 5

Prova substitutiva

Peso: 100 pontos

2 horas/aula

Semana 18

29/11/2023

 

Revisões

2 horas/aula

TÉRMINO DO SEMESTRE – 29/06/2023

36 horas/aula

 

AVALIAÇÃO

 

A seguir Quadro especificando: as datas, horários, critérios para a realização e correção das atividades avaliativas e validação da assiduidade dos discentes; e ainda, as formas previstas para o envio pelos discentes, via moodle UFU, de atividades avaliativas ou outras produções, que deverão ocorrer nos prazos estipulados pelo período letivo da disciplina

 

Instrumento

Valor

Formato

Data

Primeira avaliação

35

individual

20/09/2023

Segunda avaliação

35

individual

01/11/2023

Trabalho escrito

15

grupal

08/11/2023

Apresentações

15

grupal

08/11/2023

TOTAL

100,0

 

 

Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar avaliação de recuperação no formato de prova. 

A prova de recuperação será realizada para discentes que não ficaram reprovados por falta e que obtiveram nota final abaixo da nota de aprovação de 60,0 pontos. Será aplicada uma prova abordando todo o conteúdo da disciplina. Valor:100,0 pontos.

 

Essa prova será aplicada no dia 13/11/2023

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

DUTRA, J. S. Administração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.

DUTRA, J. S. (org.). Gestão de carreiras na empresa contemporânea. São Paulo: Atlas, 2010.

WOOD JR., T.; PICARELLI FILHO. V. (coord.). Remuneração e carreira por habilidades e por competências: preparando a organização para a era das empresas de conhecimento intensivo. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

 

Complementar

BITENCOURT, C. (org.). Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2004.

BOHLANDER, G.; SNELL, S. Administração de recursos humanos. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010.

CHIAVENATO, l. Desempenho humano nas empresas: como desenhar cargos e avaliar o desempenho. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. 33. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2008.

CHIAVENATO, I. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos à empresa. 7. ed. Barueri: Manole, 2009.

 

Observação: Referências bibliográficas e o material de apoio utilizados na disciplina serão disponibilizados ao longo do período letivo no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU: o Moodle (www.moodle.ufu.br).

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcia Mitie Durante Maemura, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/08/2023, às 18:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4734101 e o código CRC 5F6F2BC8.




Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4734101