UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA BIOMÉDICA

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT31106

Período/Série:

1

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

00

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Adriano Alves Pereira

Ano/Semestre:

2020/Etapa 1

Observações:

O cronograma apresentado pode sofrer modificações devido a mudanças de datas solicitadas pelos palestrantes ou necessidades advindas da própria disciplina.

 

EMENTA

Visão geral da atuação técnica, social e ambiental dos estudantes, dos engenheiros e da engenharia. Ter conhecimento de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

JUSTIFICATIVA

Existe uma grande dificuldade dos estudantes ingressantes em entender a organização da Universidade Federal de Uberlândia, seja dos órgãos superiores ou do próprio Curso e da Faculdade na qual se insere. Nesta disciplina o estudante terá contato com profissionais das várias áreas da saúde e da própria área em que atuará, servindo como portal de entrada para a compreensão da profissão na qual atuará.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia Biomédica, da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Universidade Federal de Uberlândia, além de mostrar as vertentes da futura profissão.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

  • Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes);
  • Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos, Colegiados);
  • Conhecer os conceitos básicos associados à Engenharia Biomédica;
  • Compreender a importância dos modelos abstratos, das simulações, das pesquisas e dos projetos na área da engenharia biomédica e da saúde;
  • Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros.
  • Ter conhecimento de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

PROGRAMA

  1. A graduação em engenharia biomédica da UFU
  1. Palestras
  1. Fundamentos e Conhecimento das Relações Étnico-Raciais

Diversidade Regional e Local

METODOLOGIA

Técnicas de ensino:

               Para a aquisição de conhecimento será utilizado a leitura de artigos e outros materiais bibliográficos, plataformas sociais, pesquisas, estudos de caso, encontros semanais para discussões e apresentação de dúvidas.

Vídeos disponibilizados nas Plataformas Moodle, Mconf e Microsoft Teams

Leituras de textos disponibilizados no ambiente

Palestras

Recursos didáticos:

               Livros;

               Internet;

               Bases de dados científicos;

               Plataformas de longo alcance, Mídias sociais e serviços de e-mails.

Plataformas e mídias sociais (aqui deve ser informado as Plataformas de TI e softwares que serão utilizados)

               Microsoft Teams

               Moodle

               Mconf

Acesso aos arquivos da aula:

               Será disponibilizado um link para os estudantes acessarem os arquivos das aulas.

Acesso a bibliografia:

               Os estudantes terão acesso a bibliografia disponibilizada online pela biblioteca da UFU, periódicos que disponibilizam gratuitamente acesso à base de periódicos e links de livros gratuitos fornecidos pelas editoras.

Cronograma:

Período

Conteúdo

Atividades

Horas

Semana 1

Apresentação do Curso de Engenharia Biomédica

Palestra – Prevenção às drogas

Vídeo-aula 12/08/2020 (8:50-10:30)

Vídeo-aula 14/08/2020 (14:00-15:40)

 

3h20m

Atividade 1

Resumo das vídeos-aulas – 15/08/2020

40min

Semana 2

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia biomédica

Estudo e questionário sobre o Guia Acadêmico

Palestra – Técnicas de apresentação

Vídeo-aula. 19/08/2020 (8:50-10:30)

Leitura do PPC do curso de Engenharia Biomédica.

Leitura do Guia Acadêmico

Discussões.

 

1h40min

Atividade 2

Resumo das atividades – 22/08/2020

1h20min

Semana 3

Palestra - Prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público

Palestra - Engenharia Clínica

Vídeo-aula 26/08/2020 (8:50-10:30)

Discussões.

 

1h40min

Atividade 3

Resumo das atividades – 29/08/2020.

1h20min

Semana 4

Palestra – Professores da Engenharia Biomédica

Palestra – Professores da Engenharia Biomédica

Vídeo-aula 02/09/2020 (8:50-10:30)

Discussões.

 

3hs

Atividade 4

Resumo das atividades – 05/09/2020

1h

Semana 4

Atividade Avaliativa 1

Avaliação 1

30min

Semana 5

Palestra – Educação Étnico-Racial

 

Vídeo-aula 09/09/2020 (8:50-10:30)

Discussões.

 

1h40min

Atividade 5

Resumo das atividades – 12/09/2020.

1h20min

Semana 6

Palestra - CREA

Palestra – Professores da Engenharia Biomédica

Vídeo-aula 16/09/2020 (8:50-10:30)

Discussões.

 

1h40min

Atividade 6

Resumo das atividades – 19/09/2020.

1h20min

Semana 7

Palestra – Professores da Engenharia Biomédica

Palestra – Professores da Engenharia Biomédica

Vídeo-aula 23/09/2020 (8:50-10:30)

Discussões.

 

1h40min

Atividade 7

Resumo das atividades – 26/09/2020.

1h20min

Semana 8

Palestra – Professores da Engenharia Biomédica

Palestra – Professores da Engenharia Biomédica

Vídeo-aula 30/09/2020 (8:50-10:30)

Discussões.

1h40min

Atividade 8

Resumo das atividades – 03/10/2020.

1h20min

Semana 9

Palestra – Professores da Engenharia Biomédica

Palestra – Professores da Engenharia Biomédica

Vídeo-aula 07/10/2020 (8:50-10:30)

Discussões

1h40min

Atividade 9

Resumo das atividades – 06/10/2020.

1h20min

Semana 9

Atividade Avaliativa 2

Avaliação 2

30min

AVALIAÇÃO

            Serão realizadas duas avaliações objetivas as quais serão disponibilizadas na plataforma Moodle.

Datas e horários:

Avaliação 1 – será disponibilizada no dia 02/09/2020, a partir das 11:00hs ficando disponível por 12hs.

Avaliação 2 – será disponibilizada no dia 07/10/2020, a partir das 11:00hs ficando disponível por 12hs.

Critérios para a realização e correção das atividades avaliativas

            A realização das atividades avaliativas será por meio da plataforma Moodle, a avaliação será composta por questões de múltipla escolha e selecionadas aleatoriamente para cada estudante (cada estudante terá um conjunto diferente de questões). A avaliação ficará disponível por doze horas. Porém, após o estudante acessar a atividade ele terá 30 minutos para finalizar a avaliação. A correção das avaliações será realizada automaticamente pela plataforma Moodle.

            Os resumos semanais serão avaliados de acordo com a entrega do material até a data estipulada.

Validação da assiduidade dos discentes

Formulários para registro de frequência

Entrega das atividades

Envio das atividades avaliativas:

As avaliações 1 e 2 serão enviadas automaticamente via Moodle.

Os resumos semanais serão enviados via Moodle nas datas estabelecidas no cronograma.

Notas atribuídas por atividade:

Atividade

Valor

1. Avaliação 1

40 pontos

2. Avaliação 2

40 pontos

3. Resumos semanais

20 pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica

       i.          UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Projeto político pedagógico do curso de Engenharia Biomédica. Uberlândia: UFU, 2013.

     ii.          UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Guia acadêmico do curso de Engenharia Biomédica. Uberlândia: UFU, 2020.

   iii.          BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES METODOLÓGICAS Elaboração de Estudos para Avaliação de Equipamentos médico-assistenciais. 1. ed. Brasília.

Complementar

  1. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES METODOLÓGICAS elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. 1. ed. Brasilia, DF.
  2. Artigos das bases CAPES. (https://www.periodicos.capes.gov.br/ )
  3. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC 15 de 15 de Março de 2012. Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências. Disponível em: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/legislacao/item/rdc-15-de-15-de-marco-de-2012.
  4. Schneider, Vania Elisabete; Stedile, Nilva Lúcia Rech. Resíduos de serviços de saúde: um olhar interdisciplinar sobre o fenômeno. 3. ed., ampl. e atual. – Caxias do Sul, Educs, 2015. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook_residuos.pdf.
  5. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC 15 de 15 de Março de 2012. Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências. Disponível em: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/legislacao/item/rdc-15-de-15-de-marco-de-2012.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Adriano Alves Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/08/2020, às 09:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2196551 e o código CRC 9E0F16B1.




Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 SEI nº 2196551