UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Curricular Supervisionado I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

GHS021

Período/Série:

Turma:

 HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30 H

Prática:

60 H

Total:

90 H

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Eduardo Moreira de Araújo

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

Período letivo: 2021/1 (29/11/ 2021 a 02/04/2022) conforme Resolução 25/2020 CONGRAD.                  

 

EMENTA

O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio supervisionado: observação do processo pedagógico e análise de programas curriculares, levando-se em conta as especificidades do Ensino Fundamental e as questões pertinentes à faixa etária dos alunos.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Estágio Curricular Supervisionado I tratará dos procedimentos de investigação escolar para diagnóstico e compreensão de ideias, conceitos históricos e representações sociais de jovens estudantes do Ensino Fundamental. Ela destacará a importância de alguns estudos historiográficos para o ensino de História e da problematização de conceitos históricos. Nesse sentido, os repertórios, teórico e prático, oferecidos por meio da leitura e discussão da bibliografia selecionada, das atividades programadas (observação participante remota, análise de livros didáticos, elaboração, análise e apresentação de sequências didáticas e planos de aula, etc.) nas escolas locais propõem exercitar a criação de estratégias educacionais e metodologias de ensino de História que considerem o ensino como pesquisa. A pandemia de COVID – 19 trouxe uma nova realidade para a educação em todos os níveis: o ensino remoto. Teremos um espaço na disciplina para reflexões e análises de tal modalidade e os seus primeiros efeitos no ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica e nos educadores em formação.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Promover a relação teoria e prática na formação dos professores de História demonstrando aos licenciandos que o saber histórico escolar se diferencia em sua natureza e organização daquilo que constitui os princípios observados na ciência de referência.

Objetivos Específicos:
- Analisar os primeiros efeitos do ensino remoto nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica e nos educadores em formação; - Conhecer procedimentos de investigação de representações sociais dos jovens estudantes do ensino fundamental e refletir sobre as ideias históricas de quem aprende e ensina; - Articular a historiografia relativa ao conteúdo do ensino fundamental às propostas oficiais em vigor de modo a desenvolver uma reflexão crítica sobre este nível de ensino, considerando as experiências acadêmicas do aluno; - Desenvolver sequências didáticas, trabalhando com diferentes linguagens e considerando temáticas trabalhadas no ensino fundamental; - Refletir e discutir criticamente sobre as relações entre a formação do professor, os problemas conceituais da História, noções de: tempo histórico, consciência histórica, cultura histórica, opção didática e pedagógica, política pública, currículo e avaliação relativos ao Ensino Fundamental; - Contribuir na formação de futuros educadores que deverão cumprir o que determina as leis nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e nº 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

 

PROGRAMA

UNIDADE I: A função social do ensino e do ensino de História: sociedade, educação e poder.

UNIDADE II: Saberes, práticas docentes e as regências nas escolas-campo de estágio I.

UNIDADE III: Prática docente no Ensino Fundamental: observação e reflexão.
UNIDADE IV: Metodologias e didáticas para o ensino de História.

UNIDADE V: Formação de professores e cidadania

METODOLOGIA

O curso será desenvolvido em atividades síncronas e assíncronas nas plataformas RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos-eduardo-moreira-de-araujo) e Moodle (https://www.moodle.ufu.br) respectivamente.  Serão 15 (quinze) encontros síncronos com duração de 2 horas e 20 minutos (duas horas e vinte minutos) por encontro todas as terças-feiras a partir das 19 horas entre os dias 30/11/2021 e 29/03/2021 na plataforma RNP. No primeiro encontro serão explicitados o conteúdo e formato do curso, a disponibilidade técnica necessária para o acompanhamento da disciplina e as formas de avaliação. Em cada um dos módulos teremos uma atividade síncrona (fóruns) em que todos os alunos participarão de um debate em torno dos autores e conceitos analisados em cada uma das unidades. As atividades assíncronas corresponderão à participação em diversas propostas didáticas presentes em cada um dos módulos, tais como: análise de materiais didáticos, roteiros de leitura, cine debate e execução das atividades avaliativas. Para realização das atividades assíncronas os alunos deverão dispor de 4 (quatro) horas semanais. Os roteiros de leitura serão baseados na bibliografia a ser discutida nas unidades e disponibilizadas na plataforma Moodle. O atendimento individual ou em grupo será realizado pela plataforma RNP MConf através de agendamento prévio por e-mail. Os discentes necessitam dos seguintes equipamentos para a realização das atividades: acesso à Internet; dispositivos eletrônicos como smartphone, tablet ou notebook; domínio das plataformas MConf, Moodle, e possuir e-mail institucional. Os atendimentos remotos individuais deverão ser agendados no e-mail: carloseduardo.araujo@ufu.br  

AVALIAÇÃO

A nota final da disciplina será a média dos seguintes instrumentos avaliativos:

Avaliação 1: Seminário “Documentos Curriculares e o Ensino de História”. Valor: 100 pontos / 10 horas. Datas das apresentações: 22/02/2022 e 08/03/2022.  Avaliação em grupo. Os alunos deverão se organizar por série (do 6º ao 9º ano) e apresentar uma análise dos conteúdos apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Referência de Minas Gerais a partir das questões sobre currículo tratados pela bibliografia de referência. Os grupos deverão propor uma questão geradora e a partir dela apresentar a sua análise de forma remota na plataforma RNP com apresentação de slides. Os discentes deverão agendar por e-mail atendimento em grupo para orientação na confecção da avaliação.

Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; articulação entre as discussões e textos da disciplina; apresentação oral coletiva; registro das referências utilizadas; slides de apresentação da atividade pelo grupo.

Avaliação 2: Sequência Didática. Preparar uma sequência com 3 (três) planos de aulas com tema / série de livre escolha a partir do Currículo Referência de Minas Gerais. Em uma ou mais aulas devem constar uma atividade avaliativa e um ou mais recursos didáticos. Valor: 100 pontos / 30 horas. Avaliação escrita individual que deverá ser entregue até o dia 15/03/2022 através da plataforma Moodle. O modelo da sequência didática estará disponível na mesma plataforma a partir do dia 01/02/2022. Os discentes deverão agendar por e-mail atendimento individual para orientação na confecção da atividade.

Critérios avaliativos: correção ortográfica, coerência textual e pedagógica com a série escolhida, articulação entre as discussões e textos da disciplina, citação bibliográfica e registro das referências utilizadas.

Avaliação 3: Prova escrita, individual e com consulta aos textos e demais materiais indicados nos roteiros de leitura. Valor: 100 pontos. No encontro síncrono do dia 15/03/2022 às 19 horas serão disponibilizadas 3 (três) questões abrangendo todo o conteúdo da disciplina. O estudante deverá escolher 2 (duas) delas para elaborar a sua resposta e entregar em até dia 22/03/2022 às 23:59 via plataforma Moodle.

Critérios avaliativos: correção ortográfica, coerência textual, articulação entre as discussões e textos da   disciplina e destes com outras disciplinas, citação bibliográfica e registro das referências utilizadas.

A assiduidade dos discentes será apurada a partir da entrega das atividades assíncronas na plataforma   Moodle e a participação nas atividades síncronas na plataforma RNP MConf através do recurso “salvar nomes dos participantes”.  

BIBLIOGRAFIA

Básica

ABUD, Kátia Maria Abud; SILVA, André Chaves de Melo; ALVES, Ronaldo Cardoso. Ensino de História. São Paulo: Cengage learning, 2010.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2007.

Complementar

ABREU, M.; SOHIET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Casa da palavra, 2003.

FONSECA, Thais Nivia de Lima. História & Ensino de História. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MONTEIRO, Ana Maria. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

MUNAKATA, Kazumi. História que os livros didáticos contam, depois que acabou a ditadura no Brasil. In: FREITAS, Marcos Cezar (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto / Universidade São Francisco, 1998.

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Moreira De Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/11/2021, às 23:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3166131