UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Teorias da História

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

MH121

Período/Série:

1

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60H

Prática:

 

Total:

60H

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Alexandre de Sá Avelar

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

Estudo das vertentes teóricas da historiografia nacional e internacional em correlação direta e objetiva com os campos de atuação das linhas de pesquisa “Linguagens, identidades e subjetividades”, “História, territorialidades e diversidades” e “Práticas culturais e relações de poder”. Discussão e problematização dos autores clássicos e das perspectivas contemporâneas sobre as teorias e escritas da História, bem como sua importância para o desenvolvimento das investigações empreendidas nas linhas.

JUSTIFICATIVA

Aquilo que entendemos como teoria da história (ou, na especificidade brasileira, teoria da história e história da historiografia) assumiu sentidos distintos ao longo. Longe de pensarmos tal campo como a aplicação instrumental de conceitos e noções, muitos deles oriundos de outros domínios disciplinares, o curso se orientará a partir de algumas interrogações: 1) Quais são os limites da função disciplinar da história no mundo contemporâneo? 2) Quais são as condições de possibilidade da escrita da história em um contexto de claro recuo das Humanidades; 3) Em que medida, a teoria da história e a história da historigorafia se relaciona com o mundo da vida social, refletindo sobre suas demandas e questões. Além de promover discussões que possam subsdiar os discentes em suas pesquisas, o curso pretende oferecer um panorama acerca de alguns dos debates.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Discutir um conjunto de autores / referenciais e perspectivas contemporâneas sobre as teorias e escritas da História, bem como sua importância para o desenvolvimento das investigações empreendidas nas linhas de pesquisa do PPGHI/INHIS/UFU.

Objetivos Específicos:

Aprofundar a reflexão sobre paradigmas, vertentes e elaborações conceituais que configuram pressupostos, áreas e ferramentas analíticas e interpretativas do conhecimento histórico.

Localizar historicamente as perspectivas teórico-metodológicas e as condições de produção do fazer historiográfico no passado e na contemporaneidade.

Discutir sobre caminhos teóricos refletidos, metodologias e abordagens possíveis ante os problemas e o escopo documental dos projetos de pesquisa em andamento.

PROGRAMA

Unidade I: Limiares disciplinares;

Unidade II: Questões colocadas à (in)disciplina da história;

Unidade III: Aberturas

METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas. Debates a partir dos textos do programa e com a mediação dos discentes. Os textos do curso serão disponibilizados em um link do Dropbox a ser enviado aos alunos.

6.1 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

SEMANA

UNIDADE/EIXO TEMÁTICO (QUANDO HOUVER)

ATIVIDADES PREVISTAS

CARGA HORÁRIA

1ª – 20/03

 

Apresentação do programa

04h

2ª – 27/03

Unidade I: Limiares disciplinares

Discussão dos textos:

-GORDON, Lewis. Decadência disciplina e de(s)colonização do conhecimento. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu/PR, v.1, n.1, p.110-126, 2017.

-ÁVILA, Arthur Lima de. A História no labirinto do presente: notas sobre a crise de produção, reprodução e legitimação da historiografia disciplinada contemporânea. In: A história no labirinto do presente: ensaios (in) disciplinados sobre teoria da história, história da historiografia e usos políticos do passado. Vitória: Milfontes, 2022.

04h

3ª – 03/04

Unidade I:

Discussão do texto

-CHAKRABARTY, Dipesh. La idea de provincializar Europa. In: Al margen de Europa: pensamiento poscolonial y diferencia historica. Barcelona: Ensaios Tusquets Editores, 2008.

04 h

4ª – 10/04

Unidade I

Discussão do texto:

-DOMANSKA, Ewa. Wondering about history in times of permanent crisis. Conferência inaugural do 23º Congresso Internacional de Ciências Históricas. Poznan, Polônia, 2022.

04h

5ª – 17/04

Unidade II: Questões colocadas à (in) disciplina da história.

Tempo e história I

Discussão dos textos:

- BEVERNAGE, Berber.  A passeidade do passado: reflexões sobre a política da historicização e a crise da passeidade historicista. Revista de Teoria da História, v.24, n.1, p.21-39, 2021.

- MUDROVCIC, Maria Inés. El “giro temporal” en perspectiva. Los presentes de la historia o ¿con quiénes vivimos juntos? Texto inédito cedido pela autora. 2022.

 

04h

6ª – 24/04

Unidade II

Tempo e história II

Discussão dos textos:

- PÉREZ, Moira. Caught between past and future: on the uses of temporal figurations for political exclusion. In: SIMON, Zoltán B. e DEILE, Lars (eds.). Historical understanding: past, presente and future. London: Bloomsbury, 2022.

-ARAÚJO, Valdei Lopes e PEREIRA, Mateus. Atualismo e teoria. In: Atualismo 1.0: como a ideia de atualismo mudou o mundo. Vitória: Milfontes, 2019.

04h

7ª – 08/05

Unidade II

História e ética.

Discussão dos textos

-RAPHAEL, Lutz e ZACHARIAN, Benjamin. Intellectual honesty and the purposes of history. Londo: Bloomsbury Publishing, 2021. (Bloomsbury History: Theory and method articles).

-GRINBERG, Keila. O mundo não é dos espertos: história pública, passados sensíveis, injustiça histórica. História da Historiografia, v.12, n.31, p.145-176, 2019.

04h

8ª – 15/05

Unidade II

Memória

-ASSMANN, Aleida. Re-framing memory. Between  individual and collective forms of constructing the past. In:TILMANS, Karin, VAN VREE, Frank e WINTER, Jay (eds.). Performing the past: memory, history and identity in modern Europe. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2010.

-JELIN, Elizabeth. Memoria: ¿para quê? Hacia un futuro más democrático. In: La lucha por el pasado: cómo construímos la memoria social. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2017.

04h

9ª – 22/05

Unidade II

Arquivo.

Discussão do texto.

-TACCETTA, Natalia. Resto y archivo: la arqueología como resistencia. ArtCultura, v.22. n.40, p.28-47, 2020.

04h

10ª – 29/05

Unidade II

Narrativa

Discussão dos textos

-THOMPSON, Veronica Tozzi. Narrativism. In: VAN DEN AKKER, Chiel (ed.). The Routledge companyon to historical theory. London: New York: Routledge, 2022.

-FARIA, Daniel. Anaformose de um dia: o tempo da história e o dia 11 de dezembro de 1972. História da Historiografia, v.8, n.17, p.11-29, 2015.

 

04h

11ª – 05/06

Unidade II

Gênero

Discussão do texto:

 

LUGONES, Maria. Colonialidad y género. Tabula Rosa, Bogotá – Colombia, n.9, p.73-101, 2008

04h

12ª – 12/06

Unidade II

História Pública.  Discussão do texto:

 

LUCCHESI, Anita. Conversas na antessala da academia: o presente, a oralidade e a história pública digital. História Oral. v. 17, n. 1, p. 39-69, 2014.

04h

13ª – 19/06

Unidade III: Aberturas

Historicidades não-hegemônicas I

Discussão do texto

-PEREIRA, Allan Kardec. Escritas insubmissas: indisciplinando a história com Hortense Spillers e Saidyia Hartman. História da Historiografia, v.14, n.36, p. 481-508, 2021.

04h

14ª – 26/06

Unidade III

Historicidades não-hegemônicas II.

Discussão do texto

-BIANCHI, Guilherme. Arquivo histórico e diferença indígena: repensando os outros da imaginação histórica ocidental. Revista de Teoria da História, v.22, n.20, p.264-296,

04h

15ª – 03/07

Unidade III

Decolonialidade e escrita da história.

Discussão dos textos:

-OLIVEIRA, Maria da Glória. Quando será o decolonial? Colonialidade, reparação histórica e politização do tempo. Caminhos da História, v.27, n.2, p.58-78, 2022.

-RUFER, Mario. La raza como efecto de conquista. ArtCultura, v.22. n.41, p.30-49, 2020.

04h

16ª – 10/07

 

Encerramento

04h

AVALIAÇÃO

A avaliação consistirá em:

1) Mediação do debate a respeito de ao menos um texto do programa – Valor 30 pontos

2) Paper final (data de entrega a ser combinada) ariculando ao menos uma das questões tratadas no curso com o projeto de pesquisa em desenvolvimento – Valor: 50 pontos

3) Participação nos debates – 20 pontos.

Serão considerados como critérios avaliativos: clareza e exposição das ideias, coerência argumentativa e diálogo com os temas e autores mobilizados ao longo do curso.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ÁVILA, Arthur Lima de, NICOLAZZI, Fernando e TURIN (orgs.). A história (in) disciplinada. Teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico. Vitória: Editora Milfontes, 2019.

ARAÚJO, Valdei Lopes e PEREIRA, Mateus. Atualismo e teoria. In: Atualismo 1.0: como a ideia de atualismo mudou o mundo. Vitória: Milfontes, 2019.

HARTOG, François. Crer em história. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

JELIN, Elizabeth. La lucha por el pasado: cómo construímos la memoria social. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2017.

SIMON, Zoltán B. e DEILE, Lars (eds.). Historical understanding: past, presente and future. London: Bloomsbury, 2022

VAN DEN AKKER, Chiel (ed.). The Routledge companyon to historical theory. London: New York: Routledge, 2022.

Complementar

AROSTÉGUI, Júlio. A pesquisa histórica.

DUMOULIN, Olivier. O papel social do historiador: da cátedra ao tribunal. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

HARTOG, François.  Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

KOSELLECK, Reinhart, Histórias de conceitos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

VARELLA, Flávia (et al). Tempo presente e usos do passado. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2012.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: 25/05/2023

Coordenação do Curso de Pós-Graduação: Profª. Drª. Ana Flávia Cernic Ramos

Portaria de Pessoal UFU Nº 6071/2022

 


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Documento assinado eletronicamente por Ana Flavia Cernic Ramos, Coordenador(a), em 29/05/2023, às 07:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Alexandre de Sá Avelar, Membro de Comissão, em 12/06/2023, às 14:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lainister de Oliveira Esteves, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/06/2023, às 12:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.089826/2022-11 SEI nº 4526171