UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, 2º piso, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4395 - inhis@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História do Impresso

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

PROFHIS14

Período/Série:

 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

( x )

Professor(A):

Daniela Magalhães da Silveira

Ano/Semestre:

2020.3

Observações:

danielasilveira@hotmail.com

 

EMENTA

A revolução de Gutenberg. Difusão do impresso. Literatura de rua. Literatura e transmissão de modelos de comportamento. Intermediários. Impresso e revolução. Mundos do texto e mundos do leitor. Leitura e construção de sentido. Historiografia do impresso e da leitura.

JUSTIFICATIVA

Fontes impressas constituem-se em material recorrentemente usado por professores em diferentes etapas do processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se abordar discussões relativas ao uso dos impressos em sala de aula, bem como estratégias de pesquisa e de elaboração de planos de aulas que contemplem impressos diversificados, como jornais e revistas, livros de literatura e histórias em quadrinhos. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Buscar possibilidades de pensar o Ensino de História a partir dos impressos.

Objetivos Específicos:

- Possibilidades de levar a literatura brasileira clássica para as aulas de História do ensino fundamental e médio.

- Os quadrinhos como recurso didático.

- Jornais e revistas como ferramenta para o estudo de temáticas específicas.

- Incitar a discussão teórico-metodológica sobre História do livro e da leitura.

PROGRAMA

Imprensa e ensino de História.

Quadrinhos e ensino de História.

Literatura e ensino de História.

 

METODOLOGIA

Procedimentos: Aulas de discussão de textos, compreendidas em dois momentos:

Assíncronas: levantamento das ideias principais de cada texto, com obrigatoriedade de entrega de ficha de leitura, realizada por e-mail 30 minutos antes do início do debate do mesmo texto de modo síncrono. Carga horária: 30 H.

Síncronas: debates de textos anteriormente lidos e fichados, com objetivo de a professora fazer uma explanação geral sobre o conteúdo lido, correlações com outros textos complementares e dúvidas gerais. Carga horária: 30 H.

Recursos: Google Meet e lista de e-mails. Todos os textos trabalhados ao longo da disciplina estarão disponíveis no Google Drive.

Mídias, que dizem respeito ao suporte tecnológico: computador; smartphone; tablete, outros.

 

AVALIAÇÃO

Todo o processo avaliativo será individual e contará de:

- Fichas de leituras dos textos obrigatórios de cada aula: 7 fichas no valor individual de 5 pontos (Total: 35 pontos)

- Trabalho final composto de duas etapas:

1ª etapa: produção de proposta escrita de atividades com alunos de ensino fundamental/médio, a partir da utilização de impressos como quadrinhos, jornais e revistas. (Valor: 40 pontos)

2ª etapa: apresentação oral da proposta. Tempo de cada apresentação: 15 minutos.

(Valor: 25 pontos)

As fichas de leituras deverão ser enviadas por e-mail, 30 minutos antes de cada aula síncrona (o aluno que não puder participar da aula síncrona também terá a sua ficha avaliada).

As fichas deverão conter: cabeçalho, levantamento de ideias principais do texto (em tópicos), reflexão analítica sobre como o texto pode ajudar a pensar o ensino de História, apontamento de questões teóricas levantadas pelo texto. Máximo de duas páginas.

O trabalho final deverá ser enviado por e-mail, no dia 11/12 e constará de Plano de aula com objetivos, requisitos, avaliação e proposta de utilização dos impressos. Máximo de quatro páginas.

A apresentação oral do trabalho final deverá ser um resumo da proposta e terá a duração de, no máximo, 15 minutos. Após todas as apresentações, o debate será proposto pela professora.

Todos os trabalhos deverão ser digitados com letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1 ½ e margens de 2 cm.

A correção levará em consideração: redação, organização, compreensão dos textos estudados, exequibilidade da proposta final.

Devem ser enviados para o e-mail: danielasilveira@hotmail.com

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

Correia, Janaína dos Santos. “O uso da fonte literária no ensino de História: diálogo com o romance Úrsula (final do século XIX)”. Em História & Ensino, Londrina. V. 18. N. 2. 2012. PP. 179-201.

Engel, Magali Gouveia. “Literatura e ensino de História – Parte I – Lima Barreto”. Em Crônica carioca e ensino de História. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. PP. 10-34.

Fontineles Filho, Pedro Pio. “Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História”. Em Revista História Hoje. V. 5. N. 9. PP. 285-308. Ano: 2016.

Lima, Douglas Mota Xavier de. “Histórias em quadrinhos e ensino de História”. Em Revista História Hoje. V. 6. N. 11. PP. 147-171. Ano: 2017.

Moraes, Dislane Zerbinatti. “A “tagarelice” de Macedo e o ensino de História do Brasil”. Em História, São Paulo, 23, PP. 85-107. Ano: 2004.

Pinto, Adriana Aparecida. “A imprensa em Mato Grosso: subsídios para o ensino de História Regional no século XIX (1880-1890)”. Em Revista História Hoje. V. 3. N. 6. PP. 343-369. Ano: 2014.

Thimoteo, Saulo Gomes. “A reconstrução d’O Cortiço: estratégias de adaptação do romance de Aluísio de Azevedo para um jogo de tabuleiro”. Em Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. N. 50, 2020. PP. 1-11.

Complementar

ABREU, Márcia (org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas: Mercado Aberto; São Paulo: FAPESP, 1999.

BOLLÈME, Geneviève. Les Almanachs populaires aux XVIIe et XVIIIe siècles. Essai d'histoire sociale. Paris: Mouton & Co, 1969.

BOLLÈME, Geneviève; ANDRIÈS, Lise. La Biblothèque bleue: la littérature de colportage. Paris: R. Laffont, 2003.

BURKE, Peter. A Escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.

CHARTIER, Roger. Os Desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.

____. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, Lisboa: DIFEL; 1990.

____. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: UNESP, 2004.

_____ (dir.). Les usages de l’imprimé. Paris: Fayard, 1987.

CHARTIER, Roger (org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

CHARTIER, Roger; CAVALLO, Guglielmo (org.) História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1998. 2 vol.

CHARTIER, Roger; LUSEBRINK, Hans-Jürgen (dir.). Colportage et lecture populaire. Imprimés de large circulation en Europe XVIe-XIXe siècles. Actes du Colloque des 21-24 avril 1991. Wolfenbüttel; Paris: IMEC/Maison des Sciences de l'Homme, 1996.

CHARTIER, Roger, MARTIN, Henri-Jean (dir.). Histoire de l’édition française, tome 1: Le livre conquérant. Du Moyen-Âge au milieu du XVIIe siècle. Paris: Promodis, 1982.

DARNTON, Robert. Os Best-sellers proibidos da França pré-revolucionária. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

____. Boemia literária e revolução: o submundo das letras no Antigo Regime. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

____. O Diabo na água benta, ou a arte da calúnia e da difamação de Luís XIV a Napoleão. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

____. O Grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

____. O Iluminismo como negócio: história da publicação da Enciclopédia 1775-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.

DAVIS, Natalie Z. Culturas do Povo: sociedade e cultura no início da França Moderna. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1990.

____. Histórias de perdão e seus narradores na França do século XVI. São Paulo: Cia. das Letras, 2001.

____. “Boundaries and the Sense of Self in Sixteenth-Century France”. In: HELLER, T. C. et alii. (ed.). Reconstructing Individualims. Autonomy, Individuality, and the Self in Western Thought. Stanford: Stanford University Press, 1997.

GEREMEK, Bronislaw. Os Filhos de Caim: vagabundos e miseráveis na literatura européia: 1400- 1700. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

EISENSTEIN, Elizabeth L. The Printing revolution in Early Modern Europe. Cambridge: Cambridge University, 2005.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. 2 v.

FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henri-Jean. O Aparecimento do livro. São Paulo: UNESP, 1992.

GARIN, Eugenio (org.). O Homem Renascentista. Lisboa: Presença, 1991.

GINZBURG, Carlo. O Fio e os rastros. Verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

____. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

GRAFTON, Anthony. What was History? The Art of History in Early Modern Europe. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

HILL, Christopher. O Mundo de Ponta Cabeça. Idéias Radicais durante a Revolução Inglesa de 1640. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.

JARDINE, Lisa. Wordly Goods. A new history of the Renaissance. New York/London: W. W. Norton, 1996.

JOUHAUD, Christian. “Littérature et Histoire: Présentation”. In : Annales HSS, Paris, 49 (2), 1994, p. 271-276.

LIEBEL, Silvia. Les Médées modernes: la cruauté féminine d’après les canards imprimés français (1574-1651). Rennes: PUR, 2013.

LIMA, Luiz Costa. História. Ficção. Literatura. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.

MAN, John. A Revolução de Gutenberg. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

MANDROU, Robert. De la culture populaire aux XVIe e XVIIe siècles. La Bibliothèque bleue de Troyes. Paris: Stock, 1975.

MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. São Paulo: UNESP, 2003.

MUCHEMBLED, Robert. Culture populaire et culture des élites dans la France moderne (XVe-XVIIIe siècle). Paris: Flammarion, 1978.

____. L’Invention de l’homme moderne: Cultures et sensibilités en France du XVe au XVIIIe siècle. Paris: Fayard, 1988.

WILTENBURG, Joy. Disorderly Women and Female Power in the Street Literature of Early Modern England and Germany. Charlottesville: University Press of Virginia, 1992.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 

CRONOGRAMA

DATAS

ATIVIDADES

16/10

Atividade síncrona:

Aprovação do plano de curso; debate sobre as propostas individuais de pesquisa e as possibilidades de utilização de impressos em cada proposta; apresentação de plataformas online que contém jornais e revistas e suas possibilidades no ensino de História.

23/10

Atividade síncrona:

Temática: Imprensa e ensino de História.

Debate de texto: “A imprensa em Mato Grosso: subsídios para o ensino de História Regional no século XIX (1880-1890)”, de Adriana Aparecida Pinto. Em Revista História Hoje. V. 3. N. 6. PP. 343-369. Ano: 2014.

Atividade assíncrona:

produção de ficha de leitura do texto, referente ao mesmo dia e que será debatido na aula síncrona.

30/10

Atividade síncrona:

Temática: Quadrinhos e ensino de História.

Debate de texto: “Histórias em quadrinhos e ensino de História”, de Douglas Mota Xavier de Lima. Em Revista História Hoje. V. 6. N. 11. PP. 147-171. Ano: 2017.

Atividade assíncrona:

produção de ficha de leitura do texto, referente ao mesmo dia e que será debatido na aula síncrona.

06/11

Atividade síncrona:

Temática: Quadrinhos e ensino de História

Debate de texto: “Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História”, de Pedro Pio Fontineles Filho. Em Revista História Hoje. V. 5. N. 9. PP. 285-308. Ano: 2016.

Atividade assíncrona:

produção de ficha de leitura do texto, referente ao mesmo dia e que será debatido na aula síncrona.

13/11

Atividade síncrona:

Temática: Literatura e ensino de História

Debate de texto: “A “tagarelice” de Macedo e o ensino de História do Brasil”, de Dislane Zerbinatti Moraes. Em História, São Paulo, 23, PP. 85-107. Ano: 2004.

Atividade assíncrona:

produção de ficha de leitura do texto, referente ao mesmo dia e que será debatido na aula síncrona.

20/11

Atividade síncrona:

Temática: Literatura e ensino de História

Debate de texto: “Literatura e ensino de História – Parte I – Lima Barreto”, de Magali Gouveia Engel. Em Crônica carioca e ensino de História. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. PP. 10-34.

Atividade assíncrona:

produção de ficha de leitura do texto, referente ao mesmo dia e que será debatido na aula síncrona.

27/11

Atividade síncrona:

Temática: Literatura e ensino de História

Debate de texto: “A reconstrução d’O Cortiço: estratégias de adaptação do romance de Aluísio de Azevedo para um jogo de tabuleiro”, de Saulo Gomes Thimoteo. Em Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. N. 50, 2020. PP. 1-11.

Atividade assíncrona:

produção de ficha de leitura do texto, referente ao mesmo dia e que será debatido na aula síncrona.

04/12

Atividade síncrona:

Temática: Literatura e ensino de História

Debate de texto: “O uso da fonte literária no ensino de História: diálogo com o romance Úrsula (final do século XIX)”, de Janaína dos Santos Correia. Em História & Ensino, Londrina. V. 18. N. 2. 2012. PP. 179-201.

Atividade assíncrona:

produção de ficha de leitura do texto, referente ao mesmo dia e que será debatido na aula síncrona.

11/12

Atividade síncrona:

Apresentação do trabalho final

Atividade assíncrona:

redação do trabalho final.


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Documento assinado eletronicamente por Daniela Magalhães da Silveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/11/2020, às 09:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Newton Dangelo, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/11/2020, às 17:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.041630/2020-84 SEI nº 2153973