UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Economia e Relações Internacionais

Av. João Naves de Ávila, nº 2121, Bloco 1J - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4327 - http://www.ie.ufu.br/ - ie@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Ciências Econômicas

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Código:

IEUFU39901

Período/Série:

Turma:

B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Raphael Rodrigues de Oliveira

Ano/Semestre:

2021-1

Observações:

 

 

EMENTA

Introdução à teoria básica e aplicações à engenharia elétrica de micro e macro economia. Engenharia econômica.

JUSTIFICATIVA

Dentro de uma perspectiva da formação em Engenharia Elétrica é importante a compreensão do funcionamento do sistema econômico mediante a idenficação do comportamento dos agentes econômicos no nível microeconômico e dos agregados macroeconômicos, assim como dos elementos básicos que conformam o mercado e a política econômica. Dessa forma, a disciplina de Ciências Econômicas se enquadra como uma disciplina que apresenta esses elementos considerando a sua interação dentro do sistema econômico.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar elementos introdutórios referentes a análise microeconômica e macroeconômica, assim como assuntos e conceitos relacionados a viabilidade econômica de projetos

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de 1) identificar os fenômenos econômicos que afetam a vida das pessoas, das empresas e do governo; (2) debater os conceitos fundamentais da ciência econômica com conhecimento do funcionamento dos mercados de bens e serviços, de trabalho, monetário, e cambial; (3) distinguir o comportamento e a interação de agentes econômicos individuais, bem como os elementos de uma análise em perspectiva agregada, envolvendo o sistema econômico como um todo; (4) analisar a viabilidade econômica de projetos

PROGRAMA

I. Introdução a economia
A ciência econômica
Teoria e Política Econômica

II. Fundamentos da Microeconomia
A Microeconomia
Teoria do Consumidor
Teoria da Firma
Estruturas de Mercado

III. Fundamentos de Macroeconomia
A Macroeconomia
Óticas de mensuração do Produto, Fluxo Circular da Renda, Identidade Macroeconômica
Moeda: Conceito e funções
Inflação
Principais Agregados Macroeconômicos: Produto, Juros, Inflação, Balança Comercial, Emprego e Desemprego

IV. Noções de Engenharia Econômica
 

METODOLOGIA

De maneira geral, serão utlizados o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU (Moodle: www.moodle.ufu.br) e a plataforma Microsoft Teams®. O link da disciplina no Moodle e o código de acesso ao Teams serão disponibilizados por e-mail a partir da lista de estudantes matriculados na disciplina no portal docente.

 

Atividades Síncronas:

50% da carga horária será constituída de aulas expositivas síncronas utilizando prioritariamente o aplicativo Microsoft Teams®. Como alternativa em caso de impossibilidade ou problemas técnicos, será utilizado o aplicativo Google Meet (Hangout). Para tanto, considera-se importante que seja feita a leitura dos materiais de referência que serão disponibilizados pelo docente.

A assiduidade nas atividades síncronas será verificada mediante relatórios de presença a serem gerados a partir do software utilizado nesse tipo de atividade.

 

Atividades Assíncronas:

50% da carga horária será constituída de atividades assíncronas correspondendo ao envio, por parte do docente, de materiais para leitura pelos discentes e de atividades avaliativas, considerando o prazo previsto para a realização e o envio das atividades ao docente.

Os materiais para leitura e as atividades a serem realizadas serão disponibilizados na plataforma Moodle.

 

Observações:

I) Os horários das atividades síncronas serão comunicados pelo docente na primeira aula da disciplina, de acordo com os horários estabelecidos para a disciplina pelo curso;

II) O limite de ausências é determinado pelas regras da universidade, cabendo ao docente fazer o controle da assiduidade e reportar as informações no sistema. Diz o artigo 162 e 164 do regimento de graduação da UFU:

"Art. 162. A avaliação será feita por componente curricular, abrangendo os aspectos de assiduidade e aproveitamento acadêmico.

§ 1 o A assiduidade quantifica percentualmente a frequência do discente às atividades correspondentes ao componente curricular.

§ 2 o O aproveitamento, ou nota, é o resultado da avaliação do discente nas atividades desenvolvidas no componente curricular [...]

Art. 164. Para ser aprovado, o discente deverá alcançar, no mínimo, 60 pontos no aspecto do aproveitamento e 75% no aspecto da assiduidade às atividades curriculares efetivamente realizados. Ambos os índices determinam o aproveitamento final no componente curricular."

 

III) Assistir as gravações das aulas não conta como assiduidade e não abonam ausências. As gravações apenas cumprem a função de servir como material de estudo e para comprovação de que as atividades planejadas estão sendo cumpridas;

IV) Somente será feito abono de ausência nos casos previstos no regimento de graduação da UFU;

V) A qualquer momento o discente pode requerer ao docente a informação sobre o número de ausências na disciplina.

AVALIAÇÃO

Duas listas de questões (50 pontos cada): resolução, por parte dos discentes, de duas listas de questões que serão disponibilizadas pelo docente na plataforma Moodle. As questões terão por referência os assuntos que constituem os tópicos do programa da disciplina e que serão apresentados durante as atividades síncronas e assincronas. Podem ser respondidas individualmente ou em grupo de até cinco (5) estudantes, e enviadas para o e-mail do docente (raphael.oliveira@ufu.br) conforme os prazos estabelecidos no quadro abaixo.

 

Tipo de Avaliação

Modo de Resolução

Modo de Envio pelo Docente/Discente

Datas de Envio/Disponibilização pelo Docente

Datas de Entrega pelos Discentes (por e-mail)

Lista de Questões 1

Responder as questões que serão enviadas pelo docente (individualmente ou em grupo de até cinco (5) estudantes)

Moodle/E-mail

 

14/01

 

 

Até o dia 18/01

 

Lista de Questões 2

Responder as questões que serão enviadas pelo docente (individualmente ou em grupo de até cinco (5) estudantes)

Moodle/E-mail

18/02

Até o dia 25/02

 
 

Observações:

1) Para alcançar a aprovação, o discente tem de cumprir o disposto nos supracitados artigos 162 e 164 do regimento de graduação da UFU;

2) Considerando o prazo que é dado, e a recomendação para que sejam realizadas em grupo de até cinco (5) estudantes, em nenhuma hipótese, salvo comunicado pelo docente, as listas de questões podem ser entregues em data posterior a prevista;

3) Abre-se a possibilidade de realização individual das avaliações. Neste caso, também não será aceita a entrega da avaliação em data posterior ao prazo estabelecido e, apenas por motivo previsto pelo regimento de graduação da UFU, será aplicada avaliação substitutiva;

4) Todas as avaliações devem ser enviadas para o docente por e-mail (raphael.oliveira@ufu.br) e identificadas pelo nome e a matrícula do(s)/da(s) discentes que realizaram, com o cabeçalho das questões, e no formato pdf;

5) Avaliação substitutiva apenas nos casos previstos pelo regimento de graduação da UFU;

6) Outras informações específicas serão comunicadas e enviadas pelo docente no decorrer do curso.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ASSAF NETO, Alexandre. Matemática financeira e suas aplicações. São Paulo: Editora Atlas, 14ª edição, 2019.
LOPES, Luiz Martins; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de (Orgs.). Manual de Macroeconomia: básico e intermediário. São Paulo: Editora Atlas, 3ª edição, 2008.
MANKIW, Nicholas Gregory. introdução à economia. São Paulo: Editora Cengage Learning, 3ª edição, 2014.
PAIVA, Carlos Águedo Nagel; CUNHA, André Moreira. Noções de economia. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2008. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/al000313.pdf>.
PAULANI, Leda; BRAGA, Márcio Bobik. A Nova contabilidade social: uma introdução à macroeconomia. São Paulo: Editora Saraiva, 5ª edição, 2020.
PINDYCK, Robert Stephen; RUBINFELD, Daniel Lee. Microeconomia. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 8ª edição, 2013.
PINHO, Diva Benevides; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval (Orgs.). Manual de economia. São Paulo: Editora Saraiva, 6ª edição, 2011.
ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. São Paulo: Editora Atlas, 21ª edição, 2018.
VASCONCELLOS; Marco Antonio Sandoval de. Economia: micro e macro. São Paulo: Editora Atlas, 2ª edição, 2001.
VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de economia. São Paulo: Editora Saraiva, 6ª edição, 2018.
 

Complementar

CASAROTTO FILHO, Nelson. Análise de investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. São Paulo: Editora Atlas, 11ª edição, 2010.

FROYEN, Richard T. Macroeconomia. São Paulo: Editora Saraiva, 1999.

MANKIW, Nicholas Gregory. Macroeconomia. Rio de Janeiro: Editora LTC, 5ª edição, 2004.

MENDES, Carlos Magno (et. al.). Introdução à economia. Brasília: CAPES/UAB/PNAP/UFSC, 3ª edição, 2015. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/401353/1/introducao_a_ec
onomia-3ed-miolo-online-atualizado.pdf>.

SILVA, Maria Valesca Damásio de Carvalho. Introdução às teorias econômicas. Salvador: UFBA. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/174982/4/eBook_Int
roducao_as_Teorias_Economicas-Ci%C3%AAncias_Contabeis_UFBA.pdf>.

VARIAN, Hal Ronald. Microeconomia: princípios básicos. Rio de Janeiro: editora Campus, 6ª edição, 2003.
 

 

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Raphael Rodrigues de Oliveira, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 11/11/2021, às 20:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3166489 e o código CRC 8BE3708F.




Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 SEI nº 3166489