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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI029 |
COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30H |
CH TOTAL PRÁTICA: 30H |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Problematizar os modos de produção do conhecimento histórico e as práticas da escrita da história, tanto no discurso histórico quanto nos materiais para sua socialização;
Compreender como se articula a produção do conhecimento histórico e o modo de ensino;
Refletir sobre como ocorre o diálogo entre o discurso historiográfico em material de ensino-aprendizagem, a partir da escolha de um tema/abordagem historiográfica no material didático;
Analisar as relações entre concepções de história, abordagem historiográfica, discurso histórico, pesquisa histórica (documental e bibliográfica), materiais para socialização do conhecimento e ensino.
Ementa
Historicidade do discurso histórico e do objeto de conhecimento/pesquisa, bem como de sua apropriação nos materiais produzidos para sua socialização no ensino formal e informal, a partir de temas da historiografia geral.
PROGRAMA
Formação do objeto: conhecimento histórico e concepções de história;
Conversão do conhecimento: escrita da história nos discursos históricos e materiais didáticos;
Problematização do objeto: abordagens do ensino de história na perspectiva da historiografia.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ABREU, Marta e SOIHET, Rachel (orgs.) Ensino de História – Conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
FONTANA, J. História: análise do passado e projeto social. Bauru: Edusc, 1998.
GUINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
HUNT, Lynn (org.) A nova história cultural. SP: Martins Fontes, 1995.
KARNAL, Leandro (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.
THOMPSON, Edward P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
VEYNE, Paul. Como se escreve a História, Foucault revoluciona a História. Ed. UnB, 1982.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Busca Vida, 1991.
MARTINS, Maria do Carmo. A história prescrita e disciplinada nos currículos escolares: quem legitima esses saberes? Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
ROSSI, Vera Lúcia Sabongi de e ZAMBONI, Ernesta (orgs.). Quanto tempo o tempo tem! Campinas, SP: Editora Alínea, 2003.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 | SEI nº 1588543 |