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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS39045 |
COMPONENTE CURRICULAR: Identidade, Cultura e Política |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral: Abordar a questão das identidades, em sua relação com as dimensões cultural e política, a
partir de reflexões alternativas ao eurocentrismo e ao colonialismo.
Objetivos Específicos:
a) Apresentar, de forma sistematizada, princípios teóricos básicos dos estudos pós-coloniais (e decoloniais).
b) Discutir teoricamente a noção de “lugar de fala” a partir do ponto de vista do feminismo negro e de outras
“minorias”.
c) Abordar a relação entre cultura e política, sob a perspectiva crítica ao eurocentrismo, calcada em reflexões
teóricas e epistemológicas de autoras(es) oriundas(os) da América Latina, África e Ásia.
d) Discutir sobre as “minorias” identitárias e processos de exclusão social, considerando a dimensão de classe
e enfatizando as dimensões de gênero (à luz das teorias Queer, pós-colonial, do Sul e Global e do feminismo
negro), étnica (à luz da produção de autoras/es negras/os e da cosmovisão indígena).
Ementa
A construção das identidades sociais como processos modelados pela cultura. A diversidade de identidades
no contexto da cultura. Diferentes possibilidades de elaboração da identidade: etnia, gênero, idades, etc. A
identidade enquanto categoria de análise.
PROGRAMA
1. Identidade como categoria de análise
1.1. Introduzindo reflexões sobre a(s) identidade(s) a partir de Stuart Hall
1.2. Perspectivas dos estudos pós-coloniais sobre a(s) identidade(s).
1.3. Identidades e “lugar de fala”
2. Cultura e Política.
2.1. Estudos pós-coloniais, decolonialismo e reflexões críticas ao eurocentrismo: alternativas teóricas e
epistemológicas
3. Identidades e “minorias”
3.1. Relações de gênero e a política de gênero (Teorias Queer, pós-colonial e do Sul e Global)
3.2. Feminismo negro e feministas negras
3.3. Cosmovisões - pensadores indígenas
3.4. Exclusão e excluídos: figuras do pária
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: EdUFMG, 2014.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2015.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras,
2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo horizonte: EdUFMG, 2014.
GILROY, Paul. Entre campos: nações, cultura e o fascínio da raça. São Paulo: Annablume, 2007.
GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo; Rio de Janeiro: Ed. 34:
UCAM, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2012.
HALL, S. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: EdUFMG, 2003.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.
SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 | SEI nº 1839912 |