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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
JUSTIFICATIVA
Trata-se de disciplina obrigatória do campo do Marketing que busca apresentar o conceito e as ferramentas de estratégia e planejamento mercadológico, de forma a estabelecer habilidades de planejamento e implementação para o curto, médio e longo prazo.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Possibilitar ao aluno ter uma visão crítico-analítica de negócios com relação a atuação de uma organização no mercado, estabelecendo habilidades de planejamento e implementação para o curto, médio e longo prazo. |
Objetivos Específicos: |
Apoiar o desenvolvimento do aluno em:
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PROGRAMA
5.1. Conceito de estratégia, marketing e estratégia mercadológica;
5.2. Conceitos iniciais de estratégia - as declarações de propósito e a adequação estratégica;
5.3. Análise do ambiente externo - o macroambiente;
5.4. Análise do ambiente externo - análise setorial;
5.5. O ambiente de mercado - análise da concorrência;
5.6. O ambiente de mercado - análise dos clientes;
5.7. Análise do ambiente interno - recursos e competências;
5.8. A matriz SWOT e metodologia para reflexão sobre prioridades;
5.9. Redação dos objetivos;
5.10. Escolha das estratégias de marketing e dos movimentos competitivos: tipos, indicações, consequências no marketing mix;
5.11. Escolha das estratégias de sustentação: tipos, indicações e consequências no marketing mix;
5.12. Estratégias e táticas: diferenças e complementaridades;
5.13. Desenvolvimento do plano tático- os 4P's;
5.14. Análise de viabilidade e controle do plano.
METODOLOGIA
TÉCNICAS DE ENSINO, CARGA HORÁRIA E TECNOLOGIAS DITIGAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
A metodologia a ser utilizada no percurso da disciplina visa a promover a autoaprendizagem, isto é, a discente e o discente serão estimulados a desenvolver sua capacidade de construção e aplicação de conhecimentos e aprofundar sua capacidade crítica a partir das seguintes estratégias:
• Leitura PRÉVIA do conteúdo a ser trabalhado em sala;
• Apresentação do conteúdo pela professora;
• Discussões em plenária e em grupo;
• Elaboração de trabalhos individuais e em grupos;
• Apresentação das observações individuais e dos grupos;
• Avaliação da absorção de conhecimento por meio de sua construção e aplicação.
Para tanto, desenvolveremos atividades síncronas e assíncronas, que serão discriminadas conforme cronograma a seguir.
As aulas serão às segundas-feiras, das 8h às 11h30, conforme horário da oferta.
TDIC: O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU - o Moodle (www.moodle.ufu.br).
Disciplina: FAGEN31702 Estratégia Mercadológica
Link de acesso: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=4437
Chave de inscrição: FAGEN31702
Forma de apuração da assiduidade das aulas síncronas / presenciais: chamada.
Formas de apuração da assiduidade das atividades assíncronas / remotas: entrega das atividades no prazo indicado.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
SEMANA |
MÓDULOS |
ATIVIDADES PREVISTAS |
CARGA-HORÁRIA |
31/07/2023 |
Abertura Apresentação da disciplina Acompanhamento e forma de avaliação Formação de grupos |
Organização dos grupos para as atividades coletivas Forum de discussão |
4 horas |
07/08/2023 |
Conceito de estratégia, marketing e estratégia mercadológica; |
Forum de discussão
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4 horas |
14/08/2023 |
As declarações de propósito e a adequação estratégica |
Glossário de estratégia
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4 horas |
21/08/2023 |
Análise do ambiente externo: macroambiente |
Wiki: análise do ambiente de MKT
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4 horas |
28/08/2023 |
Análise do ambiente externo: ambiente de mercado |
Wiki: análise do ambiente de MKT
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4 horas |
04/09/2023 |
Análise do ambiente interno
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Wiki: análise do ambiente de MKT
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4 horas |
11/09/2023 |
Matriz SWOT |
Wiki: análise do ambiente de MKT
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4 horas |
18/09/2023 |
Redação dos objetivos; |
Envio de arquivo: segmentação |
4 horas |
25/09/2023 |
Escolha das estratégias de marketing e dos movimentos competitivos |
Envio de arquivo: benchmarking |
4 horas |
02/10/2023 |
Escolha das estratégias de sustentação: tipos, indicações e consequências no marketing mix |
Envio de arquivo: posicionamento |
4 horas |
09/10/2023 |
Estratégias e táticas: diferenças e complementaridades |
Envio de arquivo: posicionamento |
4 horas |
16/10/2023 |
Desenvolvimento do plano tático- os 4P's |
Plano de Marketing para novos negócios
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4 horas |
23/10/2023 |
Desenvolvimento do plano tático- os 4P's |
Plano de Marketing para novos negócios
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4 horas |
30/10/2023 |
Desenvolvimento do plano tático- os 4P's |
Plano de Marketing para novos negócios
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4 horas |
06/11/2023 |
Desenvolvimento do plano tático- os 4P's |
Plano de Marketing para novos negócios Apresentações
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4 horas |
13/11/2023 |
Análise de viabilidade e controle do plano |
Plano de Marketing para novos negócios Apresentações
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4 horas |
27/11/2023 |
Análise de viabilidade e controle do plano |
Vistas de avaliação e fechamento das notas PROVA DE RECUPERAÇÃO (art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022) |
4 horas |
AVALIAÇÃO
Os discentes serão avaliados em caráter contínuo, a partir do desenvolvimento e aprofundamento das reflexões que realizam nas tarefas, individuais e em grupo, solicitadas ao longo do curso.
Todas as atividades serão entregues via Moodle, sendo os critérios de avaliação discriminados na apresentação de cada atividade proposta, privilegiando o caráter contínuo e a participação na realização das atividades. As mesmas serão avaliadas na plataforma, dando publicidade ao aproveitamento na sequência da correção.
Essas tarefas têm um prazo fluido para desenvolvimento, para além de uma semana letiva, posto que muitos dos desafios se complementam.
• Avaliações: 60% - assíncronas, agendadas no Moodle
• Trabalho prático de fechamento de disciplina: 40% (entrega e apresentações previstas no cronograma da disciplina)
OBSERVAÇÃO: Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina, e ao menos 40% das atividades entregues, que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação, poderá realizar avaliação de recuperação. No nosso caso, constará de prova valendo 100 pontos (portanto, a avaliação substituirá todas as avaliações do semestre, inclusive as notas de trabalho). A mesma será aplicada no dia 27/11/2023.
BIBLIOGRAFIA
Básica
HOOLEY, G. J.; PIERCY, N. F.; NICOLAUD, B. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4a ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2011.
STEVENS, R. E.; LOUDON, D. L.; WRENN, B.; WARREN, W. E. Planejamento de Marketing. São Paulo: Makron Books, 2001.
WESTWOOD, J. 0 Plano de Marketing. 3a Ed. São Paulo: M.Books, 2007.
Complementar
CHURCHILL JR.; GILBERT, A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
HAMEL, G.; PRAHALAD, C.K. Competindo pelo futuro. 10a ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12a ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
MAUBORGNE, R. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tomar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise da indústria e da concorrência. 7a ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Betanho, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/08/2023, às 14:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4766924 e o código CRC 3EEA8AFE. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4766924 |