UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Marketing

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Telefone: (34) 3239-4132 - 1F 216
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estratégia Mercadológica

Unidade Ofertante:

FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN31702

Período/Série:

Turma:

INTEGRAL

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Cristiane Betanho 

Ano/Semestre:

2023-1

Observações:

 

 

EMENTA

JUSTIFICATIVA

Trata-se de disciplina obrigatória do campo do Marketing que busca apresentar o conceito e as ferramentas de estratégia e planejamento mercadológico, de forma a estabelecer habilidades de planejamento e implementação para o curto, médio e longo prazo.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Possibilitar ao aluno ter uma visão crítico-analítica de negócios com relação a atuação de uma organização no mercado, estabelecendo habilidades de planejamento e implementação para o curto, médio e longo prazo.

Objetivos Específicos:

Apoiar o desenvolvimento do aluno em:

  • Associar conhecimentos de marketing absorvidos no curso;
  • Interferir sobre realidades: utilizar conhecimento para desenvolver soluções para problemas práticos em marketing;
  • Enxergar de forma sistêmica e integrada a organização e seu ambiente;
  • Aprofundar seu espírito observador e crítico em relação às informações;
  • “Rever” conhecimentos e, portanto, enxergar novas possibilidades além dos paradigmas organizacionais;
  • Trabalhar em equipe e de se comunicar multilateralmente, partilhando significados.

PROGRAMA

5.1. Conceito de estratégia, marketing e estratégia mercadológica;

5.2. Conceitos iniciais de estratégia - as declarações de propósito e a adequação estratégica;

5.3. Análise do ambiente externo - o macroambiente;

5.4. Análise do ambiente externo - análise setorial;

5.5. O ambiente de mercado - análise da concorrência;

5.6. O ambiente de mercado - análise dos clientes;

5.7. Análise do ambiente interno - recursos e competências;

5.8. A matriz SWOT e metodologia para reflexão sobre prioridades;

5.9. Redação dos objetivos;

5.10. Escolha das estratégias de marketing e dos movimentos competitivos: tipos, indicações, consequências no marketing mix;

5.11. Escolha das estratégias de sustentação: tipos, indicações e consequências no marketing mix;

5.12. Estratégias e táticas: diferenças e complementaridades;

5.13. Desenvolvimento do plano tático- os 4P's;

5.14. Análise de viabilidade e controle do plano.

METODOLOGIA

TÉCNICAS DE ENSINO, CARGA HORÁRIA E TECNOLOGIAS DITIGAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A metodologia a ser utilizada no percurso da disciplina visa a promover a autoaprendizagem, isto é, a discente e o discente serão estimulados a desenvolver sua capacidade de construção e aplicação de conhecimentos e aprofundar sua capacidade crítica a partir das seguintes estratégias:

• Leitura PRÉVIA do conteúdo a ser trabalhado em sala;

• Apresentação do conteúdo pela professora;

• Discussões em plenária e em grupo;

• Elaboração de trabalhos individuais e em grupos;

• Apresentação das observações individuais e dos grupos;

• Avaliação da absorção de conhecimento por meio de sua construção e aplicação.

Para tanto, desenvolveremos atividades síncronas e assíncronas, que serão discriminadas conforme cronograma a seguir.

As aulas serão às segundas-feiras, das 8h às 11h30, conforme horário da oferta.

TDIC: O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU - o Moodle (www.moodle.ufu.br).

Disciplina: FAGEN31702 Estratégia Mercadológica

Link de acesso: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=4437

Chave de inscrição: FAGEN31702

Forma de apuração da assiduidade das aulas síncronas / presenciais: chamada.

Formas de apuração da assiduidade das atividades assíncronas / remotas: entrega das atividades no prazo indicado.

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

SEMANA

MÓDULOS

ATIVIDADES PREVISTAS

CARGA-HORÁRIA

31/07/2023

Abertura

Apresentação da disciplina

Acompanhamento e forma de avaliação

Formação de grupos

Organização dos grupos para as atividades coletivas

Forum de discussão

4 horas

07/08/2023

Conceito de estratégia, marketing e estratégia mercadológica;

Forum de discussão

 

4 horas

14/08/2023

As declarações de propósito e a adequação estratégica

Glossário de estratégia

 

4 horas

21/08/2023

Análise do ambiente externo: macroambiente

Wiki: análise do ambiente de MKT

 

4 horas

28/08/2023

Análise do ambiente externo: ambiente de mercado

Wiki: análise do ambiente de MKT

 

4 horas

04/09/2023

Análise do ambiente interno

 

Wiki: análise do ambiente de MKT

 

4 horas

11/09/2023

Matriz SWOT

Wiki: análise do ambiente de MKT

 

4 horas

18/09/2023

Redação dos objetivos;

Envio de arquivo: segmentação

4 horas

25/09/2023

Escolha das estratégias de marketing e dos movimentos competitivos

Envio de arquivo: benchmarking

4 horas

02/10/2023

Escolha das estratégias de sustentação: tipos, indicações e consequências no marketing mix

Envio de arquivo: posicionamento

4 horas

09/10/2023

Estratégias e táticas: diferenças e complementaridades

Envio de arquivo: posicionamento

4 horas

16/10/2023

Desenvolvimento do plano tático- os 4P's

Plano de Marketing para novos negócios

 

4 horas

23/10/2023

Desenvolvimento do plano tático- os 4P's

Plano de Marketing para novos negócios

 

4 horas

30/10/2023

Desenvolvimento do plano tático- os 4P's

Plano de Marketing para novos negócios

 

4 horas

06/11/2023

Desenvolvimento do plano tático- os 4P's

Plano de Marketing para novos negócios

Apresentações

 

4 horas

13/11/2023

Análise de viabilidade e controle do plano

Plano de Marketing para novos negócios

Apresentações

 

4 horas

27/11/2023

Análise de viabilidade e controle do plano

Vistas de avaliação e fechamento das notas

PROVA DE RECUPERAÇÃO (art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022)

4 horas

 

 

AVALIAÇÃO

Os discentes serão avaliados em caráter contínuo, a partir do desenvolvimento e aprofundamento das reflexões que realizam nas tarefas, individuais e em grupo, solicitadas ao longo do curso.

Todas as atividades serão entregues via Moodle, sendo os critérios de avaliação discriminados na apresentação de cada atividade proposta, privilegiando o caráter contínuo e a participação na realização das atividades. As mesmas serão avaliadas na plataforma, dando publicidade ao aproveitamento na sequência da correção.

Essas tarefas têm um prazo fluido para desenvolvimento, para além de uma semana letiva, posto que muitos dos desafios se complementam.

• Avaliações: 60% - assíncronas, agendadas no Moodle

• Trabalho prático de fechamento de disciplina: 40% (entrega e apresentações previstas no cronograma da disciplina)

OBSERVAÇÃO: Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina, e ao menos 40% das atividades entregues, que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação, poderá realizar avaliação de recuperação. No nosso caso, constará de prova valendo 100 pontos (portanto, a avaliação substituirá todas as avaliações do semestre, inclusive as notas de trabalho). A mesma será aplicada no dia 27/11/2023.

BIBLIOGRAFIA

Básica

HOOLEY, G. J.; PIERCY, N. F.; NICOLAUD, B. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4a ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2011.

STEVENS, R. E.; LOUDON, D. L.; WRENN, B.; WARREN, W. E. Planejamento de Marketing. São Paulo: Makron Books, 2001.

WESTWOOD, J. 0 Plano de Marketing. 3a Ed. São Paulo: M.Books, 2007.

Complementar

CHURCHILL JR.; GILBERT, A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

HAMEL, G.; PRAHALAD, C.K. Competindo pelo futuro. 10a ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12a ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

MAUBORGNE, R. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tomar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise da indústria e da concorrência. 7a ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Betanho, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/08/2023, às 14:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4766924