UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso III

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GHS:037

Período/Série:

Turma:

ANGELA III

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15h

Prática:

45h

Total:

60h

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Angela Aparecida Teles

Ano/Semestre:

2021-1

Observações:

Período letivo 2021-1 (29/11/21 a 02/04/22). AVA Moodle e Microsoft Teams - Equipe TCC- Angela Teles

 

EMENTA

Redação autoral do trabalho de conclusão de curso que deverá conter no mínimo: problematização do objeto, discussão teórico-metodológica e bibliográfica, análise das fontes de pesquisa e adequação às normas da ABNT.

JUSTIFICATIVA

O conhecimento acerca da produção da pesquisa histórica é uma característica imprescindível para o acadêmico em História. O domínio teórico-metodológico possibilita aos alunos refletir sobre temas e problemáticas que podem ter desdobramentos em pesquisas posteriores. A redação final do Trabalho de Conclusão de Curso habilita o aluno a desenvolver um posicionamento crítico em relação á produção do conhecimento historiográfico.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Defesa pública de monografia de conclusão de curso.

 

Objetivos Específicos:

  • Concluir a pesquisa iniciada em TCCI e TII;
  • Apresentar a redação final da monografia  

PROGRAMA

I – Orientação e acompanhamento da redação do trabalho de conclusão de curso.

  II – Orientação e acompanhamento da revisão para versão final.

  III – Apresentação e defesa do trabalho de conclusão de curso.

METODOLOGIA

Reuniões síncronas com os alunos. Apontamentos e correção dos capítulos da monografia.

Atividades síncronas: 2h/a (1h40) semanais – orientação no Teams

Horário: sábado, das 14h às 15h40

Plataforma de TI : Office.com – Microsoft Teams – TCC- Angela Teles

Atividades assíncronas: 2h/a (1h40 )semanais

Produção da monografia

Assiduidade: controle da frequência nas atividades síncronas via presença nos encontros síncronos e da realização das atividades assíncronas.

 

AVALIAÇÃO

 

A avaliação será composta pela participação nas reuniões e pela escrita e defesa do trabalho de conclusão de curso, totalizando 100 pontos.

  Monografia: 70 pontos

Defesa: 30 pontos 

BIBLIOGRAFIA

Básica

FUCHS, Angela Maria S.;  FRANÇA, Maira Nani ; FREITAS, Maria Salete de F. P.  Guia para normalização de publicações técnico-científicas. Uberlândia : EDUFU, 2013.  Disponível em:<https://www.bibliotecas.ufu.br/servicos/guia-para-normalizacao-de-publicacoes-tecnico-cientificas>. acessos 28 out. 2021.

PINSKY, Carla Bassanesi (ORG.) Fontes Históricas. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2011. Disponível em:<https://teams.microsoft.com/l/file/F52C1F64-658C-4325-A2B1-4CD6339ADD67?tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451&fileType=pdf&objectUrl=https%3A%2F%2Fufubr.sharepoint.com%2Fsites%2FTCC-ANGELATELES%2FDocumentos%20Compartilhados%2FGeneral%2FTEXTOS%2FFontes%20Histo%CC%81ricas%20-%20Karla%20Pinsky.pdf&baseUrl=https%3A%2F%2Fufubr.sharepoint.com%2Fsites%2FTCC-ANGELATELES&serviceName=teams&threadId=19:45c8ae95e3744a7cbd0643c204a2d3df@thread.tacv2&groupId=b64e6f83-05da-4573-97ab-9166801aa453>

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educ. Real., Porto Alegre ,  v. 20, n. 2, 1995. Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721 o>. acessos em  28  out.  2021.

Complementar

COSTA, Ana Alice Alcântara. O movimento feminista no Brasil: dinâmicas de uma intervenção política. Revista Gênero, Niterói, V. 5, N. 2 (2005). Disponível em:

https://periodicos.uff.br/revistagenero/issue/view/1676/showToc> acessos 28 0ut.2021.

DE LAURETIS, Teresa. Através do Espelho: mulher, cinema, linguagem.  Rev. Estud. Fem.,  Florianópolis ,  v. 1, n. 1,1993.   Disponível em < https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/issue/view/295> acessos em  28  out.  2021.

DIAS, M. O. da S. Novas subjetividades na pesquisa histórica feminista: uma hermenêutica das diferenças. Revista de Estudos Feministas, Rio de Janeiro, CIEC/ECO/ UFRJ, v. 2, n. 2, 1994. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/issue/view/298>. Acessos 28 out.2021.

RIDENTI, Marcelo. Artistas e intelectuais no Brasil pós-1960. Tempo Soc., São Paulo,  v. 17, n. 1, p. 81-110,  jun.  2005 .   Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702005000100004&lng=pt&nrm=iso. acessos em 28 out.  2021.

SARTI, Cynthia Andersen. O feminismo brasileiro desde os anos 1970: revisitando uma trajetória. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 35-50, ago.  2004. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/issue/view/339>. Acessos em 28 out. 2020.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Angela Aparecida Teles, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/11/2021, às 20:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3161755